Sport Lisboa e Benfica - Futebol Feminino 2020/2021

Elio_Ribeiro

Citação de: TeamRocket37 em 24 de Setembro de 2020, 23:27
Citação de: Elio_Ribeiro em 24 de Setembro de 2020, 23:16
Citação de: Elio_Ribeiro em 24 de Setembro de 2020, 22:03
Coloquem-me a par da situação do futebol feminino sff.
Benfica, sporting e Braga continuam a ser as equipas mais fortes, certo ?
Quem parte à frente na teoria ?

As 3 equipas estão mais fracas do que ano passado.

Como so em Janeiro o real campeonato começa, acredito em muitas mexidas em Janeiro de reforços.

Benfica tem melhor equipa, melhor plantel, parte como favorito.
Muito obrigado  :drunk:

anarcos

"Confiança total no trabalho diário"

Fernando Tavares, vice-presidente do SL Benfica, faz o ponto de situação da equipa feminina de futebol, a poucos dias do regresso das competições oficiais.


Fernando Tavares falou ao grupo de trabalho no treino

A poucos dias do regresso das competições oficiais femininas de futebol, o vice-presidente do Clube Fernando Tavares faz o ponto de situação, reforçando as ambições e responsabilidades da equipa do SL Benfica.

"Passados seis longos meses de confinamento, desconfinamento e de uma nova adaptação ao treino, a Equipa Feminina de Futebol do Sport Lisboa e Benfica volta este domingo à principal competição do calendário nacional. Volta exatamente com a mesma ambição que tinha quando as competições foram interrompidas devido à terrível crise pandémica: vencer todas as provas nacionais, obter uma posição de hegemonia nacional e lançar as sementes para um Benfica Europeu. Recebemos a notícia da participação na Liga dos Campeões com satisfação, mas com um enorme sentimento de responsabilidade. Todos os objetivos que ambicionamos só serão possíveis em equipa, com respeito pelos outros competidores e confiança total no trabalho diário do plantel.



Durante o período de confinamento as jogadoras do Benfica demonstraram do que são feitas: profissionalismo, resiliência, espírito de sacrifício no combate ao isolamento e uma enorme capacidade e disciplina para manterem a condição física. Foram momentos difíceis e de grande incerteza que combatemos mantendo um estreito contacto entre o Clube, as jogadoras e as famílias. Tempos em que a prioridade era a saúde de cada jogadora e de cada elemento do staff, e tempos que hoje se mantêm. Tempos de planeamento rigoroso, mas também de improviso; tempos de protocolos muito fechados, mas onde é determinante manter a satisfação no trabalho e a união da equipa.

Após o desconfinamento, voltámos ao trabalho no início do mês de julho. Voltámos com a descrição que os tempos exigiam, cumprindo escrupulosamente as orientações da DGS e os protocolos desenvolvidos pelo departamento clínico do Benfica. Iniciámos os treinos em campo num registo individual, por grupos separados no tempo de jogadoras e mantendo o necessário distanciamento entre todos. Assim nos mantivemos enquanto os treinos coletivos não foram permitidos. Passadas seis semanas foi possível iniciar progressivamente os treinos coletivos, mas ainda sem qualquer possibilidade de fazer jogos particulares.



Apesar de as atletas terem cumprido os planos individuais durante o confinamento, a verdade é que o tipo de trabalho é completamente diferente do trabalho de campo. Foi necessário combater o evidente destreino verificado e introduzindo os jogos particulares. Os jogos particulares foram realizados com protocolos rigorosos e com tempos de jogo diferentes dos habituais 90 minutos, para progressivamente gerir a adaptação das jogadoras aos tradicionais patamares competitivos. Por essa razão o Benfica optou por não divulgar os jogos e resultados que eram absolutamente secundários face às prioridades existentes.



O único particular realizado com 90 minutos e com duas partes de 45 foi o jogo realizado em Condeixa-a-Nova. Durante todo este período atípico foi necessário gerir o evidente destreino a que as atletas tinham sido sujeitas durante a paragem, assim como do ponto de vista clínico as inevitáveis lesões e as contingências impostas pela COVID-19.

Quando, no próximo domingo, a equipa entrar em campo fá-lo-á com a habitual raça e vontade de vencer. Paralelamente estamos a preparar meticulosamente a estreia do Clube na Liga dos Campeões. Um desafio que exigirá o máximo da equipa. Encaramos esta participação com confiança e sentido de Clube."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/09/24/futebol-feminino-benfica-fernando-tavares-ponto-de-situacao-antes-do-arranque-oficial

JMiguel23

Citação de: pcssousa em 24 de Setembro de 2020, 20:58
Impressão minha ou temos esta época um plantel bem mais fraco?
Eu até gosto mais deste tipo de plantel. Com uma DE de qualidade ficaríamos com 11 tão bom ou melhor do que o ano passado. O problema é a profundidade do plantel, muito mais curto. Mas tambem para esta 1ª fase deve ser o suficiente. O que realmente vai contar vai ser em Janeiro. Até lá vai ser uma forma de dar oportunidade a algumas jogadores mostrarem o seu real valor.

BlankFile

Citação de: JMiguel23 em 25 de Setembro de 2020, 00:42
Citação de: pcssousa em 24 de Setembro de 2020, 20:58
Impressão minha ou temos esta época um plantel bem mais fraco?
Eu até gosto mais deste tipo de plantel. Com uma DE de qualidade ficaríamos com 11 tão bom ou melhor do que o ano passado. O problema é a profundidade do plantel, muito mais curto. Mas tambem para esta 1ª fase deve ser o suficiente. O que realmente vai contar vai ser em Janeiro. Até lá vai ser uma forma de dar oportunidade a algumas jogadores mostrarem o seu real valor.

Eu não. Um plantel que não tem uma GR titular de jeito, não tem uma DE titular de jeito...

E no ataque faltam mais armas de peso. Pelo menos mais uma Ala e outra Avançada. Este plantel é curtíssimo, como está agora.

Vamos lá ver o que fazem no mercado depois, para atacar as decisões.

Gradinni

Citação de: BlankFile em 25 de Setembro de 2020, 14:27
Citação de: JMiguel23 em 25 de Setembro de 2020, 00:42
Citação de: pcssousa em 24 de Setembro de 2020, 20:58
Impressão minha ou temos esta época um plantel bem mais fraco?
Eu até gosto mais deste tipo de plantel. Com uma DE de qualidade ficaríamos com 11 tão bom ou melhor do que o ano passado. O problema é a profundidade do plantel, muito mais curto. Mas tambem para esta 1ª fase deve ser o suficiente. O que realmente vai contar vai ser em Janeiro. Até lá vai ser uma forma de dar oportunidade a algumas jogadores mostrarem o seu real valor.

Eu não. Um plantel que não tem uma GR titular de jeito, não tem uma DE titular de jeito...

E no ataque faltam mais armas de peso. Pelo menos mais uma Ala e outra Avançada. Este plantel é curtíssimo, como está agora.

Vamos lá ver o que fazem no mercado depois, para atacar as decisões.
Concordo com quase tudo, so que GR e DE nem titular nem suplente temos de jeito...
E ate Janeiro isto serve internamente, mas ha tambem uma Champions. Mas que com esta mudança de formato e tudo se decidir a 1 jogo ate podemos ir com esta equipa e passar como podiamos ir com uma mais forte e cair.
Em relação a profundidade do plantel, podem ate dizer e concordo que faltam opçoes de mais qualidade para o 11, sobretudo depois de termos uma Julia e uma Thembi, mas a realidade é que para uma equipa que em 90 ou 95% da epoca so joga de domingo a domingo, 2 opçoes por posição chegam e sobram (e ainda ha a B) mas a realidade é que desde o início desta equipa que ha sempre excesso de opçoes para o ataque (e falta delas na defesa). Portanto o problema da profundidade nao acho que se ponha, sobretudo no ataque, onde é mais o inverso.
Posto isto, com uma GR e uma DE de grande qualidade acho que tinhamos um plantel de excelente nivel. Espero que, pelo menos na proxima epoca, se faça esse esforço (e talvez mais uma avançada diferenciada, "uma Julia"...) e se possa atacar a nova Champions com ambição

Mjölnir

Só um pormenor... Porque é que a nossa equipa feminina joga com camisolas standard, quando o Benfica este ano lançou as mesmas camisolas com corte feminino?... Olhámos para as melhores equipas e selecções por esse mundo fora e por norma são usados modelos para mulher. Acho que o Benfica peca muito nestas coisas e parece-me que a secção feminina é mesmo o parente pobre no futebol.  :disgust:

anarcos



Seleção encontra tripla apólice na Luz

São três. São centrais. São jogadoras do Benfica e são o presente e o futuro do eixo defensivo da Seleção Nacional. Sílvia Rebelo, de 31 anos, Carole Costa, de 30, e Ana Seiça, de 19, abriram o jogo ao Lado F, avaliando o estágio na Cidade do Futebol entre 11 e 20 de setembro e o duplo embate da seleção com o Chipre agendado para 23 (fora) e 27 (casa) de outubro para a fase de apuramento do Europeu que continua agendado para Inglaterra, depois do adiamento forçado pela pandemia.

https://youtu.be/YESvV_ZR30s
As três centrais do Benfica e da Seleção estiveram no Lado F

As águias que defendem a equipa das Quinas prolongaram um pouco mais o tempo passado no relvado da Tapadinha, onde o técnico do Benfica, Luís Andrade, acabara de orientar mais uma sessão para darem ao Lado F o seu testemunho enquanto internacionais.

A primeira foi Ana Seiça, jogadora de 19 anos que se estreou nos trabalhos da seleção principal, no estágio aproveitado por Francisco Neto para observar as atletas e preparar a jornada dupla com o Chipre no final de outubro... e lesionou-se. Ainda a cumprir trabalho específico de recuperação – entretanto consumada, tendo mesmo sido convocada para o pontapé de saída do Benfica no Estádio Municipal Quinta da Boneca, frente ao A-dos-Francos, em que as águias não deixaram margem para dúvidas (triunfo por 5-0) da sua candidatura ao título – a dona da camisola 3 encarnada deu conta do entusiasmo com que viveu os dias que passou na Cidade do Futebol, pela primeira vez ao serviço da Seleção Nacional.


Ana Seiça, central de 19 anos do Benfica, estreou-se na Seleção.

"Foi um experiência incrível, poder estar com tanta qualidade e com tanta experiência. Poder aprender e evoluir é sempre muito bom. Infelizmente, para mim acabou um bocadinho mais cedo, por lesão, mas os dias em que lá estive foram incríveis, aprendi imenso, evoluí imenso e é para isso que eu trabalho e quero continuar a crescer", referiu Ana Seiça, antes de assumir uma certa desilusão pela lesão sofrida de Quinas ao peito: "Sim, um bocadinho. Os treinos foram intensos, estava a adorar, só que o corpo não resiste a tudo, foi um bocadinho uma desilusão, mas é o que é, agora tenho de focar-me na recuperação e voltar aos trabalhos o mais rápido possível. Está a correr bem, já estou a começar a reintegrar, em breve vou voltar em pleno." A confiança no seu potencial e na sua margem de progressão dá-lhe uma base sólida para perspetivar uma presença regular ao serviço da seleção, reconhecendo que se vê como "a central do futuro" por Portugal: "Trabalho para poder ser, sim. Tenho noção da minha idade, tenho noção da minha qualidade, mas também tenho noção das centrais que Portugal tem, no momento, e vou continuar a trabalhar para dar o meu máximo, sempre."

A "noção das centrais que Portugal tem" passa, forçosamente, por Carole Costa e Sílvia Rebelo, companheiras no Benfica e habituais titulares na Seleção. A coabitação é, para Seiça, um trunfo inestimável. "Em todos os momentos, eu aprendo muito quer com a Carole como com a Sissi, estamos constantemente a falar e a discutir aspetos de jogo, acho que é importante quer para mim como para elas aprendermos muito umas com as outras. Embora eu seja mais nova, posso também ensinar alguma coisa (risos), mas acima de tudo eu aprender muito com elas", observou a central de 19 anos.



Seguiu-se Sílvia Rebelo que, após mais um treino, teve fôlego ainda para fazer um balanço altamente favorável ao período passado na Cidade do Futebol, entre 11 e 20 de setembro.

"Foi um estágio bastante positivo. Como não tínhamos competição, conseguimos trabalhar coisas que, em condições normais, não temos tempo para tratar, porque temos de nos focar no jogo. Foi muito tempo sem estarmos juntas, somos de clubes diferentes e acho que foi bastante positivo. Muita exigência, muito trabalho, muito positivo", começou por avaliar a experiente central, antes de olhar para a importância do duplo embate com o Chipre: "Sim, este estágio serviu já também para preparar essa jornada dupla, são dois jogos muitos importantes que Portugal quer ganhar, para continuar a sonhar com o nosso objetivo, que é ir ao Europeu. O Chipre, teoricamente, é uma equipa mais fraca, mas sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades e estivemos a trabalhar para conseguir chegar ao Chipre e em nossa casa e conquistar estes pontos, que são bastante importantes."


Sílvia Rebelo, capitã do Benfica, está prestes a atingir a 100.ª internacionalização

A 10 de março, imediatamente antes de ser decretado o confinamento, a central de 31 anos disputou o seu 99.º jogo por Portugal, na Algarve Cup, diante da Suécia. A perspetiva da próxima internacionalização é encarada com naturalidade... e "orgulho". "Jogar por Portugal é sempre especial. É mais um jogo, claro que 100 não são dois ou três jogos, é um orgulho para mim, mas só me dá mais motivos para continuar a trabalhar, porque a exigência vai ser cada vez maior e a responsabilidade também", referiu Sílvia Rebelo, antes de se pronunciar sobre a parceria com Carole Costa, alargada agora da Seleção ao Benfica, depois da ex-leoa ter assinado esta época pelo clube da Luz: "É verdade que já jogo com a Carole na seleção há bastantes anos e agora tenho a oportunidade de jogar com ela no clube. Claro que facilita, a Carole é uma excelente jogadora e as coisas tornam-se mais fáceis."


Carole leva 114 jogos por Portugal e deixou o Sporting para vestir a camisola 15 do Benfica

Por fim, chega até nós a mais internacional e a mais recente das águias que defendem (literalmente) as cores de Portugal: Carole Costa. A ex-leoa que agora enverga a camisola 15 do Benfica também faz um balanço muito favorável aos dias passados às ordens de Francisco Neto: "Sim, foi um estágio muito positivo, conseguimos assimilar tudo o que o 'míster' nos passou e vejo este estágio como uma boa preparação para o que aí vem, os jogos com Chipre."

"Estes jogos são fundamentais para nós, sabemos que temos de ganhar para estarmos mais perto da Finlândia e da Escócia e é isso que vamos fazer", afiançou Carole, que revelou um pouco do trabalho desenvolvido na Cidade do Futebol, não obstante a ausência de jogos de preparação com outras equipas (o Estoril, a 19, foi a exceção): "Tivemos jogo entre nós. O grupo tem muita qualidade e, graças a Deus, conseguimos fazer onze para onze e foi muito positivo."



A jogadora contratada esta época faz uma avaliação muito positiva dos primeiros tempos ao serviço do Benfica: "Tem sido bom, a equipa já era de grande qualidade, pois eu já a conhecia como adversária e tinha também colegas minhas da Seleção... É um enorme prazer, estou a dar o meu máximo para poder ter minutos também no Benfica e consequentemente ir mais vezes à Seleção, acompanhada pelas minhas colegas. Têm sido momentos fantásticos!"

O entrosamento com Sílvia Rebelo, companheira de longa data na Seleção foi um argumento de peso para optar pelo Benfica, reconhece Carole: "Sim, sem dúvida. Já jogo com a 'Sissi' há já muitos anos – há 13, não tinha noção que era há tantos (risos) -, mas sim, isso vai ajudar sempre em processos de treino e de jogo. O conhecimento do jogo e do próprio treino levam a isso, mas claro que a Seiça e outras miúdas que estão a aparecer têm um potencial enorme para ajudar tanto o Benfica como a Seleção e nós vamos cá estar para ajudar ao máximo, porque elas são o presente e o futuro e será um enorme prazer partilhar o balneário com elas, tanto aqui como na Seleção."


Carole e Sílvia jogam juntas na Seleção há 13 anos

Este Verão, Carole foi a figura do mercado ao protagonizar uma mudança do Sporting para o Benfica que poderá ter alterado o paradigma da jogadora profissional em Portugal, com uma mudança directa de um rival para outro. Uma mudança que a internacional portuguesa encara sem qualquer tipo de polémicas. "Tenho muito orgulho na carreira desportiva que tenho vindo a fazer, é claro que esta mudança do Sporting para o Benfica já se sabia que à partida iria suscitar algum desconforto em algumas pessoas, umas ficaram contentes, outras menos...", declarou a central, antes de se pronunciar do reencontro com ex-companheiras agora como rivais: "Isso faz parte do futebol e acho que o caminho é termos de habituar-nos a estas coisas. Estas coisas acontecem, trocar um clube por outro faz parte da carreira de um jogador de futebol, claro que não podemos agradar a toda a gente, mas tomei esta decisão muito consciente do que queria para mim. Estou contente pela minha decisão, apesar de não ter agradado a muita gente. Umas ficaram contentes, outras não, mas isso faz parte e lidei bem com isso. Claro que há sempre comentários menos agradáveis, mas faz parte. Temos de ser fortes e isso faz parte de uma carreira desportiva."

A cumplicidade das titulares

Recordam-se da estreia pela Selecção? Dada a longevidade com que já se conhecem, porventura realizaram a estreia juntas?

Sílvia Rebelo: Penso que não o fizemos juntas, tenho essa ideia...

Carole Costa: Não fizemos a nossa a estreia juntas, o meu primeiro torneio oficial pela Selecção foi na Turquia e o primeiro jogo oficial pela Selecção A foi em Rio Maior e não foi junto com a Sissi. A Sissi é um ano mais velha e estreou-se na Selecção mais cedo. Foi mais cedo, não foi?

Sílvia Rebelo: Sim, depois foste com a Melissa (Antunes) e eu fui ao último jogo do apuramento, na Ucrânia, em que me lembro que não passámos.

Carole Costa: Aliás, a minha estreia lembro-me até que não foi na posição de central, foi a jogar no meio-campo, a '6'.

A Carole chegou, inclusivamente, a ser utilizada como lateral direito na Selecção...

Carole Costa: Sim, faço também alguns jogos como lateral direito e o resto foi como central, sim. Comecei no meio-campo, também já fui referenciada como central mas nessa altura nunca aí joguei, joguei no meio-campo e depois sim, a maior parte dos meus jogos é como central.

A Carole e a Sílvia há muito jogam juntas na Selecção, mas curiosamente nunca tinham jogado juntas a nível de clube. Isso também pesou no momento de escolher o Benfica, saber que a Sílvia seria uma das centrais e que poderiam reeditar no clube a dupla que já formam na Selecção?

(Carole e Sílvia olham-se e riem, de forma cúmplice)
Carole Costa: É assim: quando escolhi o Benfica por ser um grande clube, claro que jogar com a Sissi também ajudou, não vou dizer que não, ajuda sempre ter pessoas experientes, qualidade no plantel como este, que tem muita qualidade, ajudou na minha decisão...e foi isso, não há muito mais a dizer (risos).

A Sílvia já estava no clube e acaba por chegar também a Carole. Para si, acaba por facilitar o processo, uma vez que sendo também centrais, foi determinante receber um reforço que na realidade não é uma novidade, visto que já se conhecem há pelo menos 13 anos?

Sílvia Rebelo: Sim, tal como a Carole falou, o Benfica é um grande clube, com óptimas jogadoras, mas como é óbvio a Carole veio acrescentar qualidade e muita experiência, isso é de valorizar e acho que foi uma boa aposta do Benfica.

https://ladof.pt/2020/09/29/selecao-encontra-tripla-apolice-na-luz/


Mjölnir

Relvado deplorável, recinto tirado de uma foto do pós guerra... Isto são as condições fantásticas que são proporcionadas às nossas atletas.

anarcos

Citação de: anarcos em 08 de Outubro de 2020, 13:49
Pia Sundhage convoca Seleção Feminina para período de preparação em Portugal

Equipe brasileira realizará treinamentos na Data FIFA, entre os dias 19 a 27 de outubro, em Portimão, Portugal. Programação visa a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio

A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta quinta-feira (8), a lista das 24 atletas convocadas para um período de preparação em Portimão, Portugal. A equipe brasileira realizará treinamentos na Data FIFA, entre os dias 19 a 27 de outubro. A programação faz parte do planejamento visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021).

Devido às restrições internacionais de viagem por conta da pandemia de Covid- 19, para esta convocação, Pia Sundhage contará com atletas que atuam em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Entre as convocadas, oito novidades sob o comando da técnica sueca: a goleira Daniele Neuhaus, a defensora Rayanne, as meias Giovanna, Laís e Ana Vitória, além das atacantes Mylena, Nycole e Valéria.

Esta será a terceira convocação deste ano. Em setembro, a Seleção Feminina se reuniu na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para um período de treinamentos com atletas que atuam no Brasil. Em março, a equipe participou do Torneio Internacional da França, quando enfrentou as seleções do Canadá, Holanda e as donas da casa.

Confira a lista de convocadas:

Goleiras:

Aline Reis - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Daniele Neuhaus - Benfica (Portugal)
Natascha - Paris FC (França)

Defensoras:

Antonia - Madrid CFF (Espanha)
Kathellen - Internacional de Milão (Itália)
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)
Rayanne - Sporting Club Braga (Portugal)

Meio-campistas:

Ana Vitória - Benfica (Portugal)
Andressa Alves - Roma (Itália)
Debinha - North Carolina Courage (EUA)
Formiga - Paris St Germain (França)
Giovanna - Barcelona (Espanha)
Laís Araújo - Apollon Limassol (Chipre)
Luana - Paris St Germain (França)
Maria - Juventus (Itália)
Millene - Wuhan Xinjiyuan (China)

Atacantes:

Bia Zaneratto - Wuhan Xinjiyuan (China)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Mylena - FC de Familicão (Portugal)
Nycole Raysla - Benfica (Portugal)
Raquel - Sporting Lisboa (Portugal)
Valéria - Madrid CFF (Espanha)

https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-feminina/pia-sundhage-convoca-selecao-feminina-para-preparacao-em-portugal

JMiguel23

Devem aproveitar o estágio em Portugal para avaliarem as melhores brasileiras a jogarem por cá.

J.P.

Citação de: Mjölnir em 04 de Outubro de 2020, 16:12
Relvado deplorável, recinto tirado de uma foto do pós guerra... Isto são as condições fantásticas que são proporcionadas às nossas atletas.
Exactamente o que comentei durante o último jogo.

Relvado cheio de peladas, e isto no início do Outono, ainda sem grande chuva. Indesculpável.

Bancadas cheias de mato, parece que andaram a semear couves, o facto de não haver público não quer dizer que não tenha que haver manutenção.

Uma autêntica vergonha.

anarcos

#432
Citação de: anarcos em 30 de Julho de 2020, 14:21
[Fica aqui o extracto do Programa da candidatura Rui Gomes da Silva referente ao nosso Futebol Feminino.
Quando outras candidaturas vierem a apresentar propostas sobre o tema, também as divulgarei aqui, se nenhum outro user o tiver feito entretanto, como foi o caso desta.]

Spoiler

Citação de: anarcos em 10 de Setembro de 2020, 04:31
Do Programa da candidatura Francisco Benitez / Movimento "Servir O Benfica":

Spoiler

Citação de: anarcos em 14 de Setembro de 2020, 02:18
Do Programa da candidatura João Noronha Lopes:

Spoiler

Citação de: anarcos em 14 de Setembro de 2020, 02:42
Quanto à candidatura Bruno Costa Carvalho,

Spoiler
não encontrei qualquer menção ao Futebol Feminino do SLB no seu programa / página.

https://todosplobenfica.com/

(Peço que me corrijam caso a minha leitura tenha sido menos atenta.)
[fechar]

Referências ao Futebol Feminino no Manifesto da candidatura do actual Presidente:





https://www.luisfilipevieira2020.com/

anarcos

"ideias para o futuro"?

"projetos para os próximos quatro anos"?

Integração na SAD?

Mudança para o Seixal?

Fernando Tavares?

Nada diz.

Rodrialex