Futsal Feminino 2020/2021

Gradinni

Também é uma hipotese nao haver subidas, mas vejo mais a fpf a fazer um playoff com todas as equipas da 2ª, sao 12. O playoff no masculino fez-se com 11 (e era para ser 12).

GoldenState

Citação de: Gradinni em 11 de Março de 2021, 15:21
Também é uma hipotese nao haver subidas, mas vejo mais a fpf a fazer um playoff com todas as equipas da 2ª, sao 12. O playoff no masculino fez-se com 11 (e era para ser 12).
Sim, mas seria justo?

A II divisão só fez 2 jornadas, se não estou em erro. Seria justo alguém subir?

Pese embora existam equipas na I divisão que não acrescentam nada, como é o caso da Venda da Luísa.

MuadHib

Da 2ª divisão Nacional só se realizou 1 jogo em ambas as séries.

Não se esqueçam também na total falta de aposta/divulgação/interesse da fpf com o futsal feminino, por isso, acredito que seja cancelada a 2ª nacional, inicia a próxima época com estas mesmas equipas, na minha opinião, a dúvida só fica se com as equipas que descem da 1ª ou mais um ano algumas equipas da 1ª aguentam-se por lá só para dizer que lá estão, como o exemplo da Venda da Luísa

GoldenState

Citação de: MuadHib em 11 de Março de 2021, 15:39
Da 2ª divisão Nacional só se realizou 1 jogo em ambas as séries.

Não se esqueçam também na total falta de aposta/divulgação/interesse da fpf com o futsal feminino, por isso, acredito que seja cancelada a 2ª nacional, inicia a próxima época com estas mesmas equipas, na minha opinião, a dúvida só fica se com as equipas que descem da 1ª ou mais um ano algumas equipas da 1ª aguentam-se por lá só para dizer que lá estão, como o exemplo da Venda da Luísa
A minha preferência pessoal seria descer 2 equipas, avançar para modelo playoff, e aumentar para 6 os participantes na taça da liga.

MuadHib

Acho que quanto mais cedo começar a ser como a Liga Placard, mais competitivo irá ser e será melhor para toda a gente, percebo o descerem 4 que é para atingir os objetivos deles, mas 2 tb não seria mau, mas iria diluir mais no tempo o objetivo de ter 12 equipas na 1ª. E para o universo Português, talvez seja o mais logico, não sei.

Mas acho que devia haver playoff e "playoff de descida" tb, sempre com jogos a doer, quantos mais jogos houverem em regime de playoff melhor para a competição e para o futsal

Teka_91

A Adriana no Benfica seria o mais natural.
Mas será que faz sentido neste momento?

O Benfica não tem espaço no plantel. Só se a Gislene sair, ou fazendo uma troca da Sanheiro para os Lombos, que não sei se fará muito sentido.

E do ponto de vista dela, será que treinar com o plantel do Benfica compensa o tempo de jogo que iria perder? Porque nos Lombos é indiscutível, e no Benfica seria suplente, e com o objectivo de ir à selecção...

TeamRocket37

A Esperança de ver investimento nas equipas adversárias é igual ao Hóquei.

Ou aparece um Porto, um novo Sporting, ou então será mais do mesmo.

Quando a geração da Pisko, Suka, Ana Avezedo, Sara, Carla, Ana Sofia, Catia Silva, Morgado, etc... a qualidade vai baixar.

Porque ao contrário do basket, hóquei, voleibol e o andebol, o futsal será o mais vai sofrer com expansão do futebol feminino nacional.

MuadHib

Citação de: Teka_91 em 11 de Março de 2021, 16:06
A Adriana no Benfica seria o mais natural.
Mas será que faz sentido neste momento?
Neste momento, creio que não, mas num futuro próximo talvez. Ela sempre teve qualidade, agora está a ficar com mais destaque nos Lombos e a cada jornada há um destaque dela, talvez daqui a um par de épocas a continuar a evolução provavelmente irá lá parar, depende de como começar a ficar o nosso plantel, as nossas não duram sempre também. Se os Lombos continuarem com esta aposta e dinâmicas de jogo e aquele grupo, é provável que queira manter-se lá, não vejo jogar nos Lombos algo "mau" para não ir à seleção sinceramente.

Quanto ao investimento das equipas adversárias, o Porto enquanto estiver lá o PdC nunca terá futsal quanto mais futsal feminino...

Acho que a Novasemente e Sta Luzia irão na mesma tentar apostar, o Nun'Alvares tem tudo para mantendo as jogadoras deste ano e ir buscar mais para ter mais banco para ter mais competitividade tanto no plantel (banco muito jovem e só jogam quando os jogos estão feitos e este ano até jogam bastante porque tem corrido bem) e os Lombos é dar continuidade na minha opinião.

A Seleção, quando as mais velhas deixarem de jogar, é um tema recorrente, vai ser uma altura mais complicada de manter o nível, mas há que ir preparando, tanto clubes como seleção, é inevitável essa passagem de testemunho, é criar mais torneios, mais jogos, mais treinos de teste (com covid foi mais complicado acredito) mas é esse o caminho na minha opinião.

E também concordo que a aposta da FPF no futebol feminino o principal alvo pela negativa vai ser claramente o futsal feminino, já o está a ser, mas no futuro ainda mais.

Gradinni

Citação de: GoldenState em 11 de Março de 2021, 15:29
Citação de: Gradinni em 11 de Março de 2021, 15:21
Também é uma hipotese nao haver subidas, mas vejo mais a fpf a fazer um playoff com todas as equipas da 2ª, sao 12. O playoff no masculino fez-se com 11 (e era para ser 12).
Sim, mas seria justo?

A II divisão só fez 2 jornadas, se não estou em erro. Seria justo alguém subir?

Pese embora existam equipas na I divisão que não acrescentam nada, como é o caso da Venda da Luísa.
Na 2ª div. masc. no ano passado nao se fez nenhum jogo da 2ª fase.
Mas ainda assim fizeram playoff no inicio desta epoca com todas as equipas
Obviamente que nao é a solução ideal, mas tambem acho que é melhor isto que nada

Gradinni

Citação de: GoldenState em 11 de Março de 2021, 15:47
Citação de: MuadHib em 11 de Março de 2021, 15:39
Da 2ª divisão Nacional só se realizou 1 jogo em ambas as séries.

Não se esqueçam também na total falta de aposta/divulgação/interesse da fpf com o futsal feminino, por isso, acredito que seja cancelada a 2ª nacional, inicia a próxima época com estas mesmas equipas, na minha opinião, a dúvida só fica se com as equipas que descem da 1ª ou mais um ano algumas equipas da 1ª aguentam-se por lá só para dizer que lá estão, como o exemplo da Venda da Luísa
A minha preferência pessoal seria descer 2 equipas, avançar para modelo playoff, e aumentar para 6 os participantes na taça da liga.
Penso que a ideia é mesmo essa, o masculino tambem vai descer ate as 12 equipas.
E penso que tambem esta planeado o feminino passar a ter playoff a partir de 22-23, mas isto nao tenho a certeza

GoldenState

Citação de: TeamRocket37 em 11 de Março de 2021, 16:16
A Esperança de ver investimento nas equipas adversárias é igual ao Hóquei.

Ou aparece um Porto, um novo Sporting, ou então será mais do mesmo.

Quando a geração da Pisko, Suka, Ana Avezedo, Sara, Carla, Ana Sofia, Catia Silva, Morgado, etc... a qualidade vai baixar.

Porque ao contrário do basket, hóquei, voleibol e o andebol, o futsal será o mais vai sofrer com expansão do futebol feminino nacional.
Duas realidades sem comparação.
Quantas atletas novas inscreve a FPP por ano? 20? Talvez nem chegue a isso.

O Nun'Alvares que é um clube perfeitamente "isolado" e marginal foi buscar 3 estrangeiras, foi buscar uma internacional portuguesa.
A Académica ou o Carvalhos conseguem sequer abordar uma atleta da 2ª divisão espanhola?

Claro que o futebol tira praticantes ao futsal. Mas também as tira ao hóquei, ao andebol, etc.
Sendo que no futsal existem clubes com capacidade para investir: Benfica, Sporting, Sta Luzia, Novasemente, a entrada do Braga que se perspectiva.

"Basta" um empurrão da FPF e os clubes começam a ser capazes de se mexer.

TeamRocket37

Citação de: GoldenState em 11 de Março de 2021, 16:40
Citação de: TeamRocket37 em 11 de Março de 2021, 16:16
A Esperança de ver investimento nas equipas adversárias é igual ao Hóquei.

Ou aparece um Porto, um novo Sporting, ou então será mais do mesmo.

Quando a geração da Pisko, Suka, Ana Avezedo, Sara, Carla, Ana Sofia, Catia Silva, Morgado, etc... a qualidade vai baixar.

Porque ao contrário do basket, hóquei, voleibol e o andebol, o futsal será o mais vai sofrer com expansão do futebol feminino nacional.
Duas realidades sem comparação.
Quantas atletas novas inscreve a FPP por ano? 20? Talvez nem chegue a isso.

O Nun'Alvares que é um clube perfeitamente "isolado" e marginal foi buscar 3 estrangeiras, foi buscar uma internacional portuguesa.
A Académica ou o Carvalhos conseguem sequer abordar uma atleta da 2ª divisão espanhola?

Claro que o futebol tira praticantes ao futsal. Mas também as tira ao hóquei, ao andebol, etc.
Sendo que no futsal existem clubes com capacidade para investir: Benfica, Sporting, Sta Luzia, Novasemente, a entrada do Braga que se perspectiva.

"Basta" um empurrão da FPF e os clubes começam a ser capazes de se mexer.


A FPF vai injetar €€€€ nesses clubes?
Cada vez há menos patrocínios com pandemia e possível crise econômica que possa chegar.
Não estou a ver essas equipas tem dinheiro para ir estrangeiras que possam elevar o nosso campeonato.




MuadHib

Eu não creio num investimento da FPF no futsal feminino sinceramente

TeamRocket37

Citação de: MuadHib em 11 de Março de 2021, 17:03
Eu não creio num investimento da FPF no futsal feminino sinceramente

Obvio que não vai haver, se o Sporting tivesse uma boa equipa talvez a secção que trata do feminino na FPF se lembrasse do futsal feminino.

GoldenState

Citação de: TeamRocket37 em 11 de Março de 2021, 16:55
Citação de: GoldenState em 11 de Março de 2021, 16:40
Citação de: TeamRocket37 em 11 de Março de 2021, 16:16
A Esperança de ver investimento nas equipas adversárias é igual ao Hóquei.

Ou aparece um Porto, um novo Sporting, ou então será mais do mesmo.

Quando a geração da Pisko, Suka, Ana Avezedo, Sara, Carla, Ana Sofia, Catia Silva, Morgado, etc... a qualidade vai baixar.

Porque ao contrário do basket, hóquei, voleibol e o andebol, o futsal será o mais vai sofrer com expansão do futebol feminino nacional.
Duas realidades sem comparação.
Quantas atletas novas inscreve a FPP por ano? 20? Talvez nem chegue a isso.

O Nun'Alvares que é um clube perfeitamente "isolado" e marginal foi buscar 3 estrangeiras, foi buscar uma internacional portuguesa.
A Académica ou o Carvalhos conseguem sequer abordar uma atleta da 2ª divisão espanhola?

Claro que o futebol tira praticantes ao futsal. Mas também as tira ao hóquei, ao andebol, etc.
Sendo que no futsal existem clubes com capacidade para investir: Benfica, Sporting, Sta Luzia, Novasemente, a entrada do Braga que se perspectiva.

"Basta" um empurrão da FPF e os clubes começam a ser capazes de se mexer.


A FPF vai injetar €€€€ nesses clubes?
Cada vez há menos patrocínios com pandemia e possível crise econômica que possa chegar.
Não estou a ver essas equipas tem dinheiro para ir estrangeiras que possam elevar o nosso campeonato.
A FPF não precisa de injectar. Basta ajudar os clubes a tirar a corda da garganta.

A FPF paga as deslocações a todas as equipas do futebol feminino. Porque não o faz no futsal?

É algo mínimo e que corresponde a uma fatia significativa do orçamento dos clubes. A isenção/redução de taxas para o feminino, ajudas de custo a quem participa numa final 4, etc.

E porque não patrocínio das provas nacionais? Pode e deve trabalhar nesse sentido.

O europeu já existe, o mundial e o europeu de clubes serão realidades mais tarde ou mais cedo, e as provas nacionais estão organizadas.
A FPF tem de assumir que somos muito mais atractivos que por exemplo a liga italiana, e trabalhar para efectivar isso.