Águia Vitória


Eduardo Gomes

#1141


Eduardo Gomes

#1142



MRwhite

A razão pela qual nunca votarei naquele partido que começa por P e acaba em N. Atacaram uma das poucas coisas que a corja fez bem, só para tentarem ganhar uns votos.

bruno cardoso

PELEJA
@PELEJA
O voo da águia sobre o estádio do Benfica é considerado uma das tradições mais icônicas do mundo do futebol. Mas essa apresentação da ave antes dos jogos já causou muita intriga e envolveu até a polícia.

Te contamos mais dessa história nessa #ThreadPELEJA 📲

Um dos mascotes mais reconhecidos do mundo, a águia que está em cima do escudo do Benfica ganhou uma versão real no início dos anos 2000 e rendeu histórias que envolvem até outros clubes europeus.

O animal está presente desde o primeiro emblema do clube e simboliza autoridade, força, vitória e orgulho.



Pensando nisso, em 2003, durante a inauguração do Estádio da Luz, Juan Barnabé, dono da águia Vitória, fez uma performance em que a ave treinada voava pelo estádio e pousava em cima do escudo que estava no centro do campo.

A apresentação foi tão marcante que se tornou recorrente e uma tradição antes do jogos do Benfica - pelo menos até 2010, quando a relação entre o treinador da águia e o clube azedou.



Durante uma partida entre Benfica e Rio Ave, Barnabé discutiu e chegou a agredir funcionários do clube,
além de criticar os acordos comerciais feitos com o voo da águia e enviar uma carta ao sócios expondo sua indignação com a diretoria.

Após o desligamento do adestrador, a diretoria explicou que os problemas de comportamento já existiam e que a tradição foi manchada quando Barnabé usou a mesma águia para fazer uma apresentação no estádio da Lazio.


Com a saída do Benfica, Barnabé e a águia Vitória foram permanentemente para a Itália realizar apresentações no estádio Olímpico de Roma, a serviço da Lazio, que também tem a ave como mascote.

Mas, em 2021, o adestrador e águia foram demitidos após Barnabé ser flagrado fazendo o gesto fascista para torcedores enquanto os mesmos cantavam "Duce!", uma referência ao ditador Benito Mussolin

Em Lisboa, a tradição segue viva com outro adestrador e duas novas águias, Vitória e Gloriosa, que, para a alegria dos encarnados, sobrevoam o Estádio da Luz antes dos jogos com fitas vermelhas e brancas.