As Finanças do Benfica

trainmaniac

Citação de: nmk77 em 27 de Dezembro de 2010, 23:11Sem dúvida Train. Nem disse o contrário. Apenas referi isso pq as dívidas de Sporting e Porto não são apenas aquelas. São em número igualmente bem superior. O que na verdade não muda nada. O que nos interessa é o Benfica.

E mais, com o estádio as contas talvez fossem melhores... no caso do Benfica, se o estádio estivesse fora, as contas mostrar-se-iam ainda mais negras... foi aliás isso que motivou a sua incorporação na SAD.

xeriff

epá não sei como poem o estádio do dragão que foi de borla no mesmo bolo que o do nosso clube , é que não entendo mesmo...com um estádio de borla é natural que o passivo seja menor

TJSF

O Sporting já tem a o Estádio na SAD. Se falirmos, eles vão logo atrás ou então vão primeiro.
O unico clube competitivo financeiramente e com estabilidade para investir forte é o FC Porto. Dificilmente lutaremos por algo nas proxima decada, mas não há problema " somos apeteciveis, recuperamos a credibilidade financeira"

nightcrowler

Citação de: baar99 em 27 de Dezembro de 2010, 22:45
Citação de: nightcrowler em 27 de Dezembro de 2010, 22:37
Citação de: baar99 em 27 de Dezembro de 2010, 22:23
Citação de: nightcrowler em 27 de Dezembro de 2010, 22:04
Citação de: rkc em 27 de Dezembro de 2010, 21:22
Citação de: nightcrowler em 27 de Dezembro de 2010, 21:14
Citação de: rkc em 27 de Dezembro de 2010, 20:54
Citação de: baar99 em 27 de Dezembro de 2010, 20:45
Vamos por uma coisa em pratos limpos:

Activo e passivo de uma empresa é o que quisermos lá por. Posso avaliar o Estádio, como activo que é, em 500 milhões de euros e logo ficamos com saldo positivo !!!!! (só um exemplo)

O preocupante é a divida aos bancos. Essa sim, é que temos de nos preocupar.

Lembrem-se de uma coisa. Passivo e activos dependem sempre de quem avalia.

:2funny:




le-se cada coisa...
dava jeito se o baar fosse roc. conheço umas empresas que até lhe pagavam bem para fazer uma contabilidade desse jeito...

SAbem lá o que dizem...

A minha casa foi avaliada em 217.000 euros, mas custou 150.000. considerando isso o meu passivo, Eu agora, de vontade própria, reavaliava a minha casa em 450.000 euros e considerava-a como activo (que é). Assim, tinha 3x mais activo que passivo.

e terias também um spread bem mais jeitoso...

Pergunta lá a um ROC se não podes pedir uma avaliação de um bem e depois colocar lá esse valor.

Uma empresa avalia os seus bens conforme a função deles na sua actividade. E avalia da maneira que quer. Se for irreal todos sabem que a empresa vale de menos. E essas avaliações é apenas contabilistica, não em termos de dinheiro real. Tal como todos dizem que o Hulqui vale 100M, todos sabemos que ele vai sair por menos de metade. Mas nas contas apenas entra o valor da aquisição do bem, não a sua avaliação.

A minha casa até pode estar avaliada por 200.000 euros pela imobiliaria, 100.000 pelo banco e 500.000 por mim que pouca diferença faz. O valor que devo da casa é que conta para as minahs finanças.

o teu ultimo raciocinio está errado.
o valor que deves, nomeadamente o spread, é uma relação entre o valor do bem (que normalmente serve de garantia) e o valor em divida. portanto, não é algo exogeno, mas endógeno.

em relação ao roc, se fosse assim tão fácil como referes, acredita que um terço das empresas em PT fariam reavaliações. que ROC é que coloca como valor de um activo 500 ou 300, à vontade da empresa?

percebo a tua lógica, mas acho que faltam algumas peças no teu raciocinio.

Em relação á avaliação pensava como tu até ter falado com um TOC que me disse que o valor de um activo, e leia-se activo algo essencial ao teu negócio, pode ser avaliado pelo seu valor fisico ou pelo valor que gera no negócio. Isso implica que o estádio pode valer muito mais do que aquilo que parece.

O spread mede o valor do risco de pagamento e não o valor do bem a comprar versus o seu real valor. O spread mede o risco de incumprimento. Isto dito pela senhora do banco da ultima vez que lá fui.

Mas o que eu queria mostrar é que tanto o activo como o passivo pode ter avaliações diversas. A divida aos bancos não, é transparente. No ultimo relatório de contas, tens lá o valor dos juros pagos pelo SLB no ultimo ano. E quais as previsões para este ano.



em relação ao TOC, o valor que dá tem que ser justificável. como se explica aquilo que referiste? achas que um estádio pode ter um valor de 200 ou 500 milhões? como se explica uma amplitude dessas? e achas que isso não tem impacto nas contas do clube? não faz sentido nenhum. mas nenhum mesmo.

em relação ao spread, por norma a aquisição do activo tem como garantia o próprio bem. quanto maior forem as garantias, menor será o spread. usando as tuas palavras, quanto maiores (em valor) forem as garantias, e maior o rácio garantias / passivo bancário, menor será o spread, porque diminui o risco da operação. como tal, se tiver uma casa avaliada em 200, ou em 500, para um empréstimo de 50 mil euros, o spread será diferente. acho que isto é óbvio.

se fosse assim tão fácil, como referes, re-avaliar o activo, acredita que tal seria bastante usado por bastantes empresas, por causa dos rácios. este problema dos rácios é BRUTAL para a maioria das empresas. se fosse assim tao facil contornar tal problema, acredita que seria usado regularmente.

nightcrowler

Citação de: xeriff em 27 de Dezembro de 2010, 23:14
epá não sei como poem o estádio do dragão que foi de borla no mesmo bolo que o do nosso clube , é que não entendo mesmo...com um estádio de borla é natural que o passivo seja menor

como é que o estádio foi de borla?

CYBER

D. Luiz - 30, Coentrao - 25, Cardozo - 20, Yebda - 3, E.Luiz - 5, Elkson - 3 + 10 champions.

trainmaniac

Citação de: TJSF em 27 de Dezembro de 2010, 23:15
O Sporting já tem a o Estádio na SAD. Se falirmos, eles vão logo atrás ou então vão primeiro.
O unico clube competitivo financeiramente e com estabilidade para investir forte é o FC Porto. Dificilmente lutaremos por algo nas proxima decada, mas não há problema " somos apeteciveis, recuperamos a credibilidade financeira"

Não é por acaso que têm 95M€ de orçamento... e a diferença para nós nos próximos 5 anos vai aumentar ainda mais.

EPluribusUnum

O ter ido quase sempre à Champions, e quase sempre significa 4 vezes em 5 anos, por exemplo, ajudou muito o Porto no que diz respeito às contas do clube, certo?

trainmaniac

Citação de: EPluribusUnum em 27 de Dezembro de 2010, 23:18
O ter ido quase sempre à Champions, e quase sempre significa 4 vezes em 5 anos, por exemplo, ajudou muito o Porto no que diz respeito às contas do clube, certo?

Sim, mas essencialmente é a gestão de activos que muda tudo. O sucesso desportivo até num clube como o Benfica pode ser insuficiente, como foi no ano passado. A mim parece-me que o ponto-chave é a gestão da carteira de activos, até porque uma boa gestão dos mesmos normalmente também se traduz em condições para se ser competitivo naturalmente.

xeriff

#15489
Citação de: nightcrowler em 27 de Dezembro de 2010, 23:16
Citação de: xeriff em 27 de Dezembro de 2010, 23:14
epá não sei como poem o estádio do dragão que foi de borla no mesmo bolo que o do nosso clube , é que não entendo mesmo...com um estádio de borla é natural que o passivo seja menor

como é que o estádio foi de borla?
olha fernando gomes , luis filipe meneses sabem o que fizeram para que o porto náo gastasse o que os clube de lisboa gastaram com o estádio

nightcrowler

Citação de: EPluribusUnum em 27 de Dezembro de 2010, 23:18
O ter ido quase sempre à Champions, e quase sempre significa 4 vezes em 5 anos, por exemplo, ajudou muito o Porto no que diz respeito às contas do clube, certo?

claro. são uns 15 milhões de euros por ano.
além disso, existe ainda a questão das vendas. eles têm vendido muito jogador a preços exagerados.

tudo isto resulta em resultados anuais muito melhores que os nossos. é normal que isso ajude a terem muito melhores contas que nós.

nmk77

Citação de: trainmaniac em 27 de Dezembro de 2010, 23:12
Citação de: nmk77 em 27 de Dezembro de 2010, 23:11Sem dúvida Train. Nem disse o contrário. Apenas referi isso pq as dívidas de Sporting e Porto não são apenas aquelas. São em número igualmente bem superior. O que na verdade não muda nada. O que nos interessa é o Benfica.

E mais, com o estádio as contas talvez fossem melhores... no caso do Benfica, se o estádio estivesse fora, as contas mostrar-se-iam ainda mais negras... foi aliás isso que motivou a sua incorporação na SAD.

Em termos de valor do passivo o número seria inferior significativamente. E digo isto pq a notícia referia os passivos das SAD.

Relativamente a outros indicadores económico-financeiros claramente seriam ainda piores, como referiste. Concordo em tudo o que disseste.

Tudo isto é fruto da irresponsabilidade dos últimos anos. E agora sem mais recurso a crédito, com a diminuição de receitas (fruto da actual conjectura que se reflecte em todo o tipo de receitas e tb a péssimas politicas desportivas) e com um nível de custos a um nível insuportável, o problema é mto mto mto complicado. Mas há pessoas que só vêem determinadas coisas qd se está prestes a bater contra um muro.

A situação do Benfica é mto semelhante à situação de Portugal. E a irresponsabilidade e incompetência dos seus lideres é tb idêntica.

EPluribusUnum

Com carteira de activos estás a falar de jogadores ou também do estádio, por exemplo?

Domnul de Cauciuc

Sem vendas de jogadores o futebol em Portugal é totalmente impossível.
Como isso inevitavelmente enfraquece quem vende, estamos apenas a seguir o rumo que se previa, assim que apareceu a Lei Bosman.
Resumindo, quem ainda por cima, como é o caso do Benfica, tentou contornar o inevitável, vai pagá-lo bem caro.
Isto se chegar a ter hipóteses de pagar...

nmk77

Citação de: xeriff em 27 de Dezembro de 2010, 23:22
Citação de: nightcrowler em 27 de Dezembro de 2010, 23:16
Citação de: xeriff em 27 de Dezembro de 2010, 23:14
epá não sei como poem o estádio do dragão que foi de borla no mesmo bolo que o do nosso clube , é que não entendo mesmo...com um estádio de borla é natural que o passivo seja menor

como é que o estádio foi de borla?
o do dragão não gastaram um tuste por isso é natural terem menos passivo , assim como tb o centro de estágio e isso faz toda a diferença , enquanto nós e os ranhosos verdes tivemos que pagar milhões para ter um estádio , eles tiveram no de borla , vá se lá saber porque...isso não invalida que a nossa situação seja boa porque não é mas com borlas daquelas tb podiamos estar melhores

O estádio do dragão não foi de borla coisa nenhuma. Apenas não aparece reflectido nas contas da SAD. AS do Sporting tb tenho ideia que não estão incluídas na SAD. Mas não tenho a certeza.