As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: lonstrup em 16 de Janeiro de 2014, 23:47
Citação de: MALU15 em 16 de Janeiro de 2014, 23:45
Citação de: lonstrup em 16 de Janeiro de 2014, 23:40
mas malu

eu percebo. o que estou a questionar é, perante a magnitude dos valores, as despesa de investimento é justificável pelo valor que pagaríamos de tributação.

se para não pagar 2,5 vamos comprometer 10 , e mais um aumento de despesas de pessoal 0,8 ano num contrato de 5 anos.

esse investimento tem de ser em jogadores? não pode ser em outros mecanismos?
Estamos a falar de taxas da ordem dos 25% sobre a mais valia fiscal e normalmente tem de ser feito em activos da mesma natureza, ainda que isso seja variável por setores de actividade. No caso das SAD`s e não havendo consolidação fiscal, o investimento é quase 100% em jogadores.
quando se fala em mais valia fiscal, falamos sobre o valor que recebemos pela venda de um atleta, ou falamos de um diferencial entre os custos do atleta e o valor da venda?

e o valor que temos de investir para fugir com o rabo à seringa, o valor tem de ser igual da taxa ou ao valor sobre o qual é aplicada a taxa?
Como compreenderás isto é uma matéria muito técnica e com muitos pormenores variáveis todos os anos. Mas este valor de mais valia fiscal tem de ser visto como o saldo anual apurado em que entram tambem as menos valias, perdas de imparidade, ... e o valor que conta para reinvestimento é o valor realizado na venda, depois de deduzidos todos os encargos diretos com as mesmas. 

MALU15

Lonstrup,

Se quiseres ler mais sobre isto, encontras muito por ai, mas aqui vai um doc da pwc

http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2013/irc/mais-valias.jhtml

lonstrup

ok, imaginemos então que no final das contas, somado tudo (vendas, compras, perdas de imparidades etc) o valor com jogadores é positivo em 20 milhões.

será então aplicada a taxa de 25%, e teremos de pagar 5 milhões de taxa, a não ser que num dado período de tempo que de momento não sabemos ao certo (1 a 3 anos possivelmente) nós decidamos investir esses mesmos 20 milhões em jogadores.

Será mais ou menos isto, de uma maneira muito simplista?

Churchill

Citação de: rmbc em 16 de Janeiro de 2014, 23:09
Estive a ler no ultimo relatorio e contas enviado á cmvm 30.11.2013 que temos emprestimos e afins a pagar no espaço de 1 ano num total de 177.480 milhoes de euros ? Pagina 28 e 29. Podem confirmar ? é que se assim for tamos lixados com F grande. Bem podemos vender matic, garay, gaitan, rodrigo, andre gomes e mais 3 ou 4 que mesmo assim nao chega!!!!!

Julgo que o valor será a rondar esse, mas tem que se entender que não são 170M que tens que pagar até ao fim do ano.

Penso que seja isto: (senão for, alguém que corrija)

90M (BES) + 40M (aí atrás falaram em papel comercial) + 40M do EO.

Pergunto-me é senão haverão Benfiquistas suficientes, em número e em interesse, para apresentar um documento devidamente estruturado e fundamentado a questionar não só toda a estratégia que há anos o Benfica vem seguindo como o futuro financeiro a médio-longo prazo do Benfica.

MALU15

Citação de: lonstrup em 17 de Janeiro de 2014, 00:05
ok, imaginemos então que no final das contas, somado tudo (vendas, compras, perdas de imparidades etc) o valor com jogadores é positivo em 20 milhões.

será então aplicada a taxa de 25%, e teremos de pagar 5 milhões de taxa, a não ser que num dado período de tempo que de momento não sabemos ao certo (1 a 3 anos possivelmente) nós decidamos investir esses mesmos 20 milhões em jogadores.

Será mais ou menos isto, de uma maneira muito simplista?
Atenção, para apuramento do saldo a tributar, não somas tudo, só somas as mais e menos valias nas vendas e perdas de imparidade. O valor de realização das compras e das Vendas são apurados para determinar se houve efectivo reinvestimento dos valores que estiveram na origem da geração do saldo das mais e menos valias.
Isto mesmo acontece no IRS. Se tu venderes uma casa de habitação própria e tiveres uma mais valia, se não te comprometeres com o fisco a reinvestir num bem da mesma natureza por um valor pelo menos igual ao da venda, és tributado em sede de IRS sobre a mais valia que realizaste.

lonstrup

pois, no fundo é só mais uma nota de rodapé, que ajuda a perceber a grande falácia que nos têm vendido no futebol português.

realmente este modelo de negócio é bom é para empresários e quem vive de comissões sobre as transferências de jogadores.

para os clubes não é assim também, porque «prende» o clube num ciclo vicioso.

whoisboda

Segundo o ex. Presidente Vilarinho, são apenas meia duzia os Benfiquista, ele incluido, dai ter franqueado a entrada de um homemde confiança de pdc. O que por sua levou a muita transparencia.

SLB É O REI DO MUNDO

Malu, muito obrigado por esta aula de fiscalidade. Desconhecia por completo esse pormenor.

Assim sendo, o problema, ou melhor, o cerne da questão acaba por estar não no quanto investimos mas sim em quem investimos, digo eu.

MALU15

Citação de: lonstrup em 17 de Janeiro de 2014, 00:24
pois, no fundo é só mais uma nota de rodapé, que ajuda a perceber a grande falácia que nos têm vendido no futebol português.

realmente este modelo de negócio é bom é para empresários e quem vive de comissões sobre as transferências de jogadores.

para os clubes não é assim também, porque «prende» o clube num ciclo vicioso.
Eu complementava mesmo com o seguinte: Em todas as SAD´s ( tal como nas empresas em que isso aconteça) que efectuem grandes vendas  que gerem grandes mais valias (e elas ainda serão maiores se oriundas formação) terá de haver sempre compras para reinvestir esses valores, para assim evitarem a forte tributação dessas mais valias. Se não houver reivestimento, uma boa parte dessa maias valia (+ de 25%) vai parar ao fisco. O que vale é que há sempre uns flops que geram menos valias ou imparidades que vão ajudando à festa.

farmacia franco

As finanças dos clubes é como as do Estado, como é que o estado que tributa tudo vive numa falência como no principio do século XX.

Poucos ganham para todos se lixarem.

peter_slb

Malu, vê a página 110 do relatório do final do último exercício e diz-me se eu estou a ler bem e aquilo diz que o Benfica no último ano teve menos valias fiscais de 17 milhões e um prejuízo fiscal de 24, é que se assim for, as contratações feitas deixam de poder ser justificadas pela necessidade de fazer investimentos. O que me parece é que o Benfica todos os anos só tem tido de pagar os impostos resultantes das tributações autónomas.

antonioalves1234

mas vai ter de sair mais alguém em Janeiro?

se tivermos de vender 3 ou 4 jogadores para pagar o que devemos este ano, não saem só 3 ou 4, devem sair 5 ou 6 porque vai ser preciso haver algum dinheiro extra para poder contratar substitutos.

rmbc

Citação de: Churchill em 17 de Janeiro de 2014, 00:14
Citação de: rmbc em 16 de Janeiro de 2014, 23:09
Estive a ler no ultimo relatorio e contas enviado á cmvm 30.11.2013 que temos emprestimos e afins a pagar no espaço de 1 ano num total de 177.480 milhoes de euros ? Pagina 28 e 29. Podem confirmar ? é que se assim for tamos lixados com F grande. Bem podemos vender matic, garay, gaitan, rodrigo, andre gomes e mais 3 ou 4 que mesmo assim nao chega!!!!!

Julgo que o valor será a rondar esse, mas tem que se entender que não são 170M que tens que pagar até ao fim do ano.

Penso que seja isto: (senão for, alguém que corrija)

90M (BES) + 40M (aí atrás falaram em papel comercial) + 40M do EO.

Pergunto-me é senão haverão Benfiquistas suficientes, em número e em interesse, para apresentar um documento devidamente estruturado e fundamentado a questionar não só toda a estratégia que há anos o Benfica vem seguindo como o futuro financeiro a médio-longo prazo do Benfica.

Pois, será esse o fogo no rabo para vender matic (25m) + rodrigo (35m) + garay (15m) + andre gomes (12m) = aki dá 87milhoes e assim pagas os 90m do Bes. por akilo que li no r&c o emprestimo de papel comercial renova-se automaticamente por mes (pagina 29) por isso a bola empurra-se com a barriga.

Ja no outro dia dei a sugestão. tentar convocar uma reuniao ou assembleia e expor tudo isto, para que nós benfiquistas saibamos, 2014 temos isto a pagar, 2015 a mesma coisa e daí adiante. ~
Defendo ainda que caso o montante deste ano seja mesmo os tais 177 milhoes que se assuma e vendamos os jogadores que foram precisos, mas com novas eleições no final desta epoca desportiva.

peterslimer

Tentei procurar, mas alguem sabe me dizer qual o nosso passivo neste momento?

Theroux

Citação de: peterslimer em 17 de Janeiro de 2014, 22:34
Tentei procurar, mas alguem sabe me dizer qual o nosso passivo neste momento?

Primeira página do tópico.