As Finanças do Benfica

MANOCAS37

O aumento com o pessoal é os salarios do Hugo Gil, Zé Marinho, Luis Bernardo e outros avençados vieiristas nas redes sociais?

MANOCAS37

Citação de: patardo_do_isaias em 19 de Setembro de 2017, 19:20
<br /><br />

Aqui é que está o problema.
Enquanto não controlarmos isto, não há contas sãs.

Em tudo o mais, é um bom RC. Não há duvidas. Estamos no caminho certo (excepto quanto aos custos de pessoal)
E ainda falta a 12ª renovação com o Luisão.

mecre90

Citação de: Holmesreis em 19 de Setembro de 2017, 19:08
Citação de: mecre90 em 19 de Setembro de 2017, 18:53
Citação de: Holmesreis em 19 de Setembro de 2017, 18:33
Não sei se o meu sentimento é comum à grande maioria dos benfiquistas, sobretudo a dos outros users, mas aqui vai:

o que me consolava um pouco, no meio de tamanho descalabro que se avizinha em termos futebolísticos, era considerar que tanto desinvestimento na equipa de futebol e modalidades tinha sido uma decisão pensada e coerente de arriscar na descida significativa do passivo.

Agarrei-me à lógica do «É preciso dar um passo atrás para dar dois em frente».

A minha primeira conclusão perante este relatório estilhaçou todas essas minhas esperanças. Mesmo considerando os empréstimos obrigacionistas, o passivo baixou de forma risível e residual.

O campo «Gastos com o pessoal» aumentou para níveis vertiginosos.

Queria muito procurar uma explicação racional, mas apesar de todo o meu QI e códigos de raciocínio lógico, a expressão que passa pela minha cabeça é «Gestão Danosa».

E perdi todo e qualquer capital de confiança que depositava em LFV.

Sinto que deixei de ter qualquer moral para criticar as finanças do FCP, por exemplo.

E vejo-me possuído por uma revolta ainda maior que a que me assolou depois do descalabro de Sábado no Bessa.

Assassinaram a nossa esperança, um dos baluartes da nossa Mística.

Perante isto, como não exigir uma auditoria externa independente?

Sou praticamente leigo na matéria, e o meu QI não é grande coisa. Mas custa-me ver um benfiquista em tamanha agonia, por isso deixo-te dois perguntas para te distrair da dor:
1 - achas que o valor das vendas do exercício 2016/2017 é pago a pronto pelos compradores e portanto poderia     ser abatido no mesmo exercício o passivo?
2 - Achas que o "eventual/aparente" desinvestimento da época que agora se inicia, cujo exercício termina no final de junho de 2018, já estará refletido no exercício que terminou em junho de 2017?

Sou leigo nas finanças, mas olha que no campo, ninguém apanha batatas antes de as semear...
Se pensares bem, as nossas posições complementam-se.
Se no exercício, não estão contempladas as vendas de Nelsinho e Mitroglou (e não me agarro aos objetivos contratuais inerentes), a lógica será pensar na venda de mais duas pérolas em janeiro, para manter a razão direta da descida do passivo.

E quando apareceu um novo relatório a reflectir mais fielmente todo esse desinvestimento na equipa de futebol infelizmente chegaremos à conclusão (sem bolas de cristal) que os gastos com o pessoal manter-se-ão ou aumentarão exponencialemente.

E perante a lógica da batata, mais anedótica é a nossa posição enquanto clubes vendedores: então vendemos os jogadores muito abaixo da cláusula de rescisão e ainda premiamos os clubes compradores com prazos dilatados para pagarem as letras/prestações.

Pergunto-me: para que é que precisamos de implorar ao Jorge Mendes para intermediar os negócios, se não obtemos dividendos visíveis disso?

Ou se calhar, até obtemos, mas isso não aparecerá refletido no Relatório. O que seria caso de polícia. Prefiro não acreditar nisso.

No restante não vou argumentar, até porque também tenho as minhas desconfiancas.

Mas acho que continuas a estar equivocado quando dizes "apareceu um novo relatório a refletir mais fielmente todo este desinvestimento na equipa".

Estes dados referem-se a 2016/2017, e a base de comparação (subidas e descidas) é a época 2015/2016!

Ou seja, o que os dados avançados dizem é que a época passada gastou-se mais com pessoal do que à 2 épocas atrás.

Quanto se vai gastar a mais (ou a menos) está época só o saberemos daqui por 1 ano.

mi mi miccoli

Gostava de perceber como fazemos 120M em vendas jogadores mas só ficam nos cofres 60M ?? METADE...Está tudo louco!!! Se alguém fazia melhor ou não  a questão não é essa. Se o negócio do futebol anda assim é escandaloso

rudra28

No final da época ver se reduzimos os salários principalmente de jogadores que não têm já rendimento desportivo( Júlio César, Luisão, Jardel(se continuar com lesões mais vale sair) e Eliseu).

LeandroSLB

Citação de: MANOCAS37 em 19 de Setembro de 2017, 19:23
O aumento com o pessoal é os salarios do Hugo Gil, Zé Marinho, Luis Bernardo e outros avençados vieiristas nas redes sociais?

Se calhar tem uma contribuição.

Mercurio_10

Citação de: ricardo.jcg em 19 de Setembro de 2017, 19:16
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 19:10
Citação de: ricardo.jcg em 19 de Setembro de 2017, 19:09
Citação de: Mercurio_10 em 19 de Setembro de 2017, 19:01
Citação de: ricardo.jcg em 19 de Setembro de 2017, 18:59
Mais ridículo que estas contas é o pessoal que não pesca nada destas cenas a dizer que está tudo muita bom  :rir:

Ou o pessoal que não pesca nada e diz que está muita mau...

Mas esses ao menos ainda acertam.

Tu percebes?

Do que aprendi na faculdade, na cadeira de Gestão Financeira, dá para perceber que naturalmente é um resultado positivo.

No entanto, é bem abaixo do esperado, pelo menos por mim, tendo em conta as declarações do LFV. Além disso, a questão da diminuição dos empréstimos bancários é ais uma "camuflagem" do que outra coisa, pois para ocorrer essa diminuição fez-se o tal novo empréstimo obrigacionista.

Os gastos com pessoal também me parece demasiado alto tendo em conta as entradas/saídas de jogadores, mas não sei ao certo quanto ganham nem se se inclui aí as tais comissões (o que duvido).

Mas isto é o básico. Claro que também tenho curiosidade de ler uma análise bem fundamentada de alguém que trabalhe na área.

Eu acho que quem está 'contra' as contas se baseia em duas falácias:

- a do não investimento quando na realidade há aqui forte investimento no plantel - e concordo no ponto em que a subida de gastos com pessoal é excessiva. Mas este é o exercício em que entraram as compras/assinaturas de Rafa, Zivkovic e Carrillo, e aqui estão muitos milhões.

- o outro ponto é que vender não significa ficar com o dinheiro em caixa. E o facto de o Benfica não fazer factoring e manter e a dívida dos clubes é positivo em termos de tesouraria, pois significa que a necessidade de muito dinheiro em caixa no imediato não urge. As vendas não são pagas a pronto - e por isso o activo subiu porque há um valor grande de dívidas de outros clubes. Depois a troca de empréstimos existe mas é bem feita - não só retira poder aos bancos substituindo-os por pequenos investidores - e na vida de uma sociedade não ter os bancos com poder dá margem negocial importante, como o custo da dívida é menor.

Posto isto, sim acho que os resultados são bons. Bastante bons mesmo.

fabioLupi

Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 19:18
Citação de: ricardo.jcg em 19 de Setembro de 2017, 19:16
Citação de: redeagle7 em 19 de Setembro de 2017, 19:10
Citação de: ricardo.jcg em 19 de Setembro de 2017, 19:09
Citação de: Mercurio_10 em 19 de Setembro de 2017, 19:01
Citação de: ricardo.jcg em 19 de Setembro de 2017, 18:59
Mais ridículo que estas contas é o pessoal que não pesca nada destas cenas a dizer que está tudo muita bom  :rir:

Ou o pessoal que não pesca nada e diz que está muita mau...

Mas esses ao menos ainda acertam.

Tu percebes?

Do que aprendi na faculdade, na cadeira de Gestão Financeira, dá para perceber que naturalmente é um resultado positivo.

No entanto, é bem abaixo do esperado, pelo menos por mim, tendo em conta as declarações do LFV. Além disso, a questão da diminuição dos empréstimos bancários é ais uma "camuflagem" do que outra coisa, pois para ocorrer essa diminuição fez-se o tal novo empréstimo obrigacionista.

Os gastos com pessoal também me parece demasiado alto tendo em conta as entradas/saídas de jogadores, mas não sei ao certo quanto ganham nem se se inclui aí as tais comissões (o que duvido).

Mas isto é o básico. Claro que também tenho curiosidade de ler uma análise bem fundamentada de alguém que trabalhe na área.

Obrigado Ricardo.
As comissões são contabilizados em fornecimentos e serviços externos, logo nao influenciam os gastos com o pessoal. O que influencia os gastos com o pessoal são por exemplo premios de assinatura (carrillo por exemplo) e prémios por desempenho.

Shoky

Citação de: rudra28 em 19 de Setembro de 2017, 19:25
No final da época ver se reduzimos os salários principalmente de jogadores que não têm já rendimento desportivo( Júlio César, Luisão, Jardel(se continuar com lesões mais vale sair) e Eliseu).

Vamos reduzir é os do Zivkovic, Pizzi, Grimaldo, Gedson e João Carvalho. E vais com sorte.

FP3

Citação de: MANOCAS37 em 19 de Setembro de 2017, 19:23
O "vai puto" tb não estará nesse lote?

cervi

Citação de: MANOCAS37 em 19 de Setembro de 2017, 19:24
Citação de: patardo_do_isaias em 19 de Setembro de 2017, 19:20
<br /><br />

Aqui é que está o problema.
Enquanto não controlarmos isto, não há contas sãs.

Em tudo o mais, é um bom RC. Não há duvidas. Estamos no caminho certo (excepto quanto aos custos de pessoal)
E ainda falta a 12ª renovação com o Luisão.

A questão é mesmo essa, apesar das saidas, saíram jogadores que eram titulares e grandes jogadores, mas que em termos de custos não eram os mais pesados, no final de contas este ano os custos devem ser semelhantes.

rudra28

Citação de: Shoky em 19 de Setembro de 2017, 19:25

Vamos reduzir é os do Zivkovic, Pizzi, Grimaldo, Gedson e João Carvalho. E vais com sorte.
Bah... Deixa-me acreditar. >:(

MANOCAS37

É tão obvio isto. E levas com renovação do Luisão e do Jardel e não é para ganharem menos.

BossMil

Citação de: Léo_slb20 em 19 de Setembro de 2017, 17:31
Se bem percebi o resumo disto tudo é o seguinte ...

- A sad teve um lucro de 44,5 milhões , o maior lucro de sempre de um clube Português !
- O passivo baixou 17,2 milhões .
- O activo subiu 29,6 milhões .
- A redução dos empréstimos bancários foi de 88,9 milhões .
- Ainda falta contabilizar as vendas do nelson Semedo (30,5) e do Mitroglou (12,5) , um valor total a rondar os 43 milhões.

E ainda há quem critique ?!?

E os valores do Rui Fonte (4,5M€), Celis (1M€) e Carrillo (1M€).

No entanto, apesar de parecer bom, não isenta de críticas, uma vez que não se pode dissociar a parte financeira da desportiva (creio que a opinião generalizada é a de esta última ter sido neglegenciada).

cervi

QUero ver quem ele vai vende no final da epoca e por que valores...