As Finanças do Benfica

Dandy


Dandy







   Se ainda não ficou claro, pelo desculpa, vou tentar mais uma vez:

   Estou a tentar saber qual o TOTAL de despesas que o Benfica (escrevo assim para querer dizer tudo) teve em 17/18.

   "Tudo aquilo que pagou" ...

   "Tudo aquilo que teve um custo e cujo pagamento foi honrado" ...

   Em 17/18.



   Sim, incluídos gastos com a dívida ...

   Sim, incluídos juros ...

   Sim, incluídos os custos com antecipações do que quer que seja ...

   Sim, incluídos os custos com o material de escritório ...

   Sim, incluídos os custos com os produtos de limpeza ...

   Sim, incluída a SAD, o clube, isto, aquilo, ...

   TUDO.


   Não, não estou zangado nem sou mal-agradecido ... estou apenas a tentar ser explícito e cristalino ... e muito agradecerei qualquer resposta que entendam dar-me ... mas quando, na mesma página, me respondem valores que distam, entre si, mais de 70 (setenta) milhões de euros ...

   ... seguramente, não estarão a responder ao que estou a perguntar.

   Digo eu.





CitriC

Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 10:38
Citação de: CitriC em 08 de Março de 2019, 10:33
Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 10:08
Citação de: oliverghost em 08 de Março de 2019, 09:46
Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 09:36
Citação de: CitriC em 07 de Março de 2019, 23:37
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 12:31
Citação de: bSY em 07 de Março de 2019, 11:50
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 11:42






   Faz sentido.

   E o "Custo Operacional" (?) de 2017-2018 ... alguém sabe quanto foi, por favor?

   Obrigado.





https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/sad/prest_contas/contas_anuais





   Obrigado mas não sei interpretar ... nem pretendo aprender, com todo o respeito.


É perfeitamente normal não saber interpretar, contudo já não entendo como é que se afirma que "nem pretendo aprender"  quando vi várias páginas para trás com "n" perguntas sobre as finanças do Benfica.


Parece-me também que és suficientemente inteligente para facilmente aprenderes, o que torna ainda mais surpreendente ler esse comentário.







   Respeito as tuas apreciações, com inteira sinceridade ... tal como respeito o meu direito a não querer investir tempo nesse tipo de aprendizagem, baseada na leitura de um documento técnico ... preferindo investir tempo num diálogo com pessoas que (se assim desejarem fazer-me o favor) percebem, em termos técnicos, muito mais do que eu.

   Mas agradeço o conselho altruísta que sugeres.
Não perdes muito. Comparado com o R&C do Sporting, por exemplo, o nosso é um hino à opacidade. Mas é assim que alguém o quer. Não é difícil deduzir porquê.

P.s. Respondendo à tua pergunta, foram cerca de 116,5M.




   Obrigado. :)

   Na minha cabeça de merceeiro, é assim:


   » Se as receitas, sem venda de jogadores, em 17/18 foram de 150 ME (segundo a Deloitte)

   » Se os gastos, em 17/18, foram de 116,5 ME (como referes)

   » Se a dívida total for de 367 ME (como disse outro "user")

   » Se, POR ABSURDO, todos os anos fossem iguais a 17/18



   ... isso quereria dizer que para reduzir a dívida a zero (já sei que não é um objectivo, todas as empresas têm de ter "algum" passivo) ... SEM VENDER JOGADORES, tardaríamos 11 (onze) anos a fazê-lo?


   Fiz as contas assim:


   150 ME - 116,5 ME = 33,5 ME

   367 ME / 33,5 ME = 10,9 (anos)


   Isto tem algum fundamento ou é a coisa mais disparatada deste mundo?

Nao faz sentido o que dizes.

Para já nao faz sentido o que escreveste menosprezando as amortizacoes e os gastos financeiros de 17/18.
Depois há uns comentarios atrás pediste os custos da SAD e do Clube.
Para terminar a Deloitte quando falou em 150M de receitas operacionais foram do Clube+SAD.

Se continuares sem querer aprender continuarás a usar dados errados para fazer comparações que não fazem sentido.

Já agora os custos totais da SAD foram 185M em 17/18.




   Agradeço que me corrijas. :)

   Na pergunta que fiz, ontem ... perguntei quais tinham sido os custos TOTAIS, repito, TOTAIS do Benfica (Clube + SAD + "TUDO").

   "TUDO" ... não sei que mais hei-de escrever ... porque desconheço a totalidade do universo associado ao nome "Benfica".

   Espremi-me todo ... para transmitir a ideia de que desejava conhecer o TOTAL (quantas vezes terei de escrever esta palavra?) de despesas/gastos/pagamentos feitos por "nós" (será que assim melhorou?) em 17/18.

   E até acrescentei:

   INCLUÍDOS OS GASTOS (juros?) COM A PRÓPRIA DÍVIDA.

   E fiz as contas com aquilo que me disseram. Não menosprezei nada.

Eu percebi e por isso dei-te os custos TOTAIS da SAD, portanto pensa nestes custos E que a partir da epoca 18/19 serao ja bem superiores a 200M.

Os do Clube nao dou, também estou nesse direito...mas como nao tem passivo financeiro, nao precisas para o teu calculo :)

CitriC

Agora até faço melhor. Disponibilizo a evolução dos custos TOTAIS da BenficaSAD no últimos 5 anos

2014/2015  Total = 179M
2015/2016  Total = 192M
2016/2017  Total = 209M
2017/2018  Total = 185.6M
2018/2019  Total = 220/230M ? veremos.


Pode ser que isto também ajude a entender que os orçamentos não ganham campeonatos, mas ajudam....e como o Sporting não tem a capacidade para gerar receitas para comportar orçamentos semelhantes à BSAD, será mesmo muito difícil ganharem um campeonato...

E as dívidas que são do conhecimento geral é porque obviamente viviam acima das suas possibilidades...E nós vamos recuperando o Capital Próprio porque vamos vendendo jogadores....


Até hoje nunca ouvi ninguém a convencer-me que é possível competir e ter a hegemonia desportiva em Portugal e ter lucros sem as vendas dos direitos de atletas.
Contudo agora que finalmente recuperaremos a totalidade dos CPs e teremos uma dívida já mais controlada e uma dívida líquida abaixo dum ano de facturação (com LC) acho que é possível fazer um brilharete na Europa.


Se vencemos um Tetra vendendo uma quantidade enorme de jogadores, que acontecerá se nos próximos 4/5 anos não vendermos a base do nosso plantel ?

MALU15

#67459
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 11:31

...


   Última pergunta e não te incomodo mais:


   Sabes dizer-me, em números redondos, aproximadamente, quanto dinheiro foi necessário para ter TODO (futebol, modalidades, administração, viagens, seguros, jardineiros, cozinheiros, gasolina, JUROS DE DÍVIDA, ...) o Benfica a funcionar, em 2017-2018?

   Não sei se isso se chama "Custos Operacionais" ...


   Ou seja ... quanto foi necessário gastar, em 2017-2018, para cobrir TODAS as contas que apareceram para pagar (incluídos os juros dos créditos que existam)?

   Sabes dizer-me, por favor?

   Obrigado.


Dandy!

Não sei se já chegaste à conclusão que querias no que diz respeito à tua comparação do Benfica com o Ajax. Aqui vai a minha contribuição:

1. Tens que ter em conta que o histórico desportivo e financeiro desde 2000, data da constituição da BSAD, é muito diferente, e isso quer queiras quer não, determina a situação diferente em que se encontram.

Se o Benfica no inicio do período pautou a sua actividade por investimentos nem sempre coerentes, para recuperar o domínio a nível nacional  (e também uma posição nas competições europeias), o qual não tendo sido conseguido (praticamente até 2009) foi gerador de prejuízos acumulados que foi necessário financiar recorrendo ao mercado bancário, criando o consequente desequilíbrio da sua situação financeira, que só veio a melhorar a partir de 2014 com o inicio do ciclo de 5 anos de resultados positivos atingidos (107ME).

O Ajax por sua vez tomou  outras opções, que levaram a que não tivesse feito aquisições significativas no mercado externo e que originaram que em termos desportivos estivesse arredado das competições da UEFA a maior parte dos anos, mas isso tb levou a que não tivesse ficado endividado, esperando apenas pelo sucesso da sua aposta na formação. A posição do Ajax do ranking a 10 anos é disso demonstrativa.

2. Respondendo às questões que colocaste e que estão a bold é necessário ter em consideração que a situação económica e financeira das empresas e do Benfica, que é apresentada nas DF`s não se resume num dado período só ao dinheiro que é necessário ter para pagar todas as obrigações, pois há custos ( e tb proveitos) cujo ciclo económico não tem nada a ver com o ciclo financeiro, como são por exemplo as amortizações de activos tangíveis e intangíveis cujos custos são aportados às DF`s em períodos muito diferentes dos dos fluxos financeiros em que ocorrem os pagamentos, e o mesmo acontece também com alguns dos proveitos (vendas de atletas).

3. Para concluir tem em conta os seguintes valores do histórico das contas da BSAD.

. 100,8M de resultados acumulados negativos de 2000 até 30.06.2009;
.  48,8M de resultados acumulados negativos de 01.07.2009 até 30.06.13;
. 106,8M de resultados acumulados positivos de 01.07.14 até 30.06.19.

Ora da leitura destes números facilmente se compreende a razão do forte endividamento bancário (e consequente custo financeiro) a que a BSAD teve de recorrer para fazer face aos resultados negativos acumulados da ordem dos 150M que ocorreram até 2013, e da recuperação que se tornou possível com a chegada do ciclo dos resultados positivos que no final deste ano irá conseguir repor o nível dos 115M do capital social.

GCtano

Boas pessoal,

O meu post não vem contribuir para a conversa, mas com as informações e contributos que que estão partilhados em tantas páginas deste tópico, nós, os leigos nesta matéria, só podemos agradecer por nos ajudarem a colocar alguma luz nestes assuntos!

Abraços e boas discussões O0

flsb

Citação de: GCtano em 08 de Março de 2019, 16:57
Boas pessoal,

O meu post não vem contribuir para a conversa, mas com as informações e contributos que que estão partilhados em tantas páginas deste tópico, nós, os leigos nesta matéria, só podemos agradecer por nos ajudarem a colocar alguma luz nestes assuntos!

Abraços e boas discussões O0

Desculpa, mas substitui o termo luz por clareza .

o_bEnFiQuIsTa

A vitória no campeonato dá direito a prémio financeiro da Liga/Federação?

Dandy

Citação de: CitriC em 08 de Março de 2019, 14:51
Agora até faço melhor. Disponibilizo a evolução dos custos TOTAIS da BenficaSAD no últimos 5 anos

2014/2015  Total = 179M
2015/2016  Total = 192M
2016/2017  Total = 209M
2017/2018  Total = 185.6M
2018/2019  Total = 220/230M ? veremos.







   Agradeço ... faço apenas uma pergunta idiota (se não fizesse uma pergunta idiota não seria eu):


   Em 14/15, foram gastos 179 ME.

   Em 15/16, foram gastos 192 ME ... ou foram gastos 13 ME (que a juntar aos 179 ME, do ano transacto, totalizaram os evocados 192 ME)?

   E assim sucessivamente ...




Dandy

Citação de: MALU15 em 08 de Março de 2019, 16:14
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 11:31

...


   Última pergunta e não te incomodo mais:


   Sabes dizer-me, em números redondos, aproximadamente, quanto dinheiro foi necessário para ter TODO (futebol, modalidades, administração, viagens, seguros, jardineiros, cozinheiros, gasolina, JUROS DE DÍVIDA, ...) o Benfica a funcionar, em 2017-2018?

   Não sei se isso se chama "Custos Operacionais" ...


   Ou seja ... quanto foi necessário gastar, em 2017-2018, para cobrir TODAS as contas que apareceram para pagar (incluídos os juros dos créditos que existam)?

   Sabes dizer-me, por favor?

   Obrigado.


Dandy!

Não sei se já chegaste à conclusão que querias no que diz respeito à tua comparação do Benfica com o Ajax. Aqui vai a minha contribuição:

1. Tens que ter em conta que o histórico desportivo e financeiro desde 2000, data da constituição da BSAD, é muito diferente, e isso quer queiras quer não, determina a situação diferente em que se encontram.

Se o Benfica no inicio do período pautou a sua actividade por investimentos nem sempre coerentes, para recuperar o domínio a nível nacional  (e também uma posição nas competições europeias), o qual não tendo sido conseguido (praticamente até 2009) foi gerador de prejuízos acumulados que foi necessário financiar recorrendo ao mercado bancário, criando o consequente desequilíbrio da sua situação financeira, que só veio a melhorar a partir de 2014 com o inicio do ciclo de 5 anos de resultados positivos atingidos (107ME).

O Ajax por sua vez tomou  outras opções, que levaram a que não tivesse feito aquisições significativas no mercado externo e que originaram que em termos desportivos estivesse arredado das competições da UEFA a maior parte dos anos, mas isso tb levou a que não tivesse ficado endividado, esperando apenas pelo sucesso da sua aposta na formação. A posição do Ajax do ranking a 10 anos é disso demonstrativa.

2. Respondendo às questões que colocaste e que estão a bold é necessário ter em consideração que a situação económica e financeira das empresas e do Benfica, que é apresentada nas DF`s não se resume num dado período só ao dinheiro que é necessário ter para pagar todas as obrigações, pois há custos ( e tb proveitos) cujo ciclo económico não tem nada a ver com o ciclo financeiro, como são por exemplo as amortizações de activos tangíveis e intangíveis cujos custos são aportados às DF`s em períodos muito diferentes dos dos fluxos financeiros em que ocorrem os pagamentos, e o mesmo acontece também com alguns dos proveitos (vendas de atletas).

3. Para concluir tem em conta os seguintes valores do histórico das contas da BSAD.

. 100,8M de resultados acumulados negativos de 2000 até 30.06.2009;
.  48,8M de resultados acumulados negativos de 01.07.2009 até 30.06.13;
. 106,8M de resultados acumulados positivos de 01.07.14 até 30.06.19.

Ora da leitura destes números facilmente se compreende a razão do forte endividamento bancário (e consequente custo financeiro) a que a BSAD teve de recorrer para fazer face aos resultados negativos acumulados da ordem dos 150M que ocorreram até 2013, e da recuperação que se tornou possível com a chegada do ciclo dos resultados positivos que no final deste ano irá conseguir repor o nível dos 115M do capital social.





   Até me sinto mal por fazer-te escrever tanto ... :)





alexalves76

Citação de: oliverghost em 08 de Março de 2019, 09:46
Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 09:36
Citação de: CitriC em 07 de Março de 2019, 23:37
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 12:31
Citação de: bSY em 07 de Março de 2019, 11:50
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 11:42






   Faz sentido.

   E o "Custo Operacional" (?) de 2017-2018 ... alguém sabe quanto foi, por favor?

   Obrigado.





https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/sad/prest_contas/contas_anuais





   Obrigado mas não sei interpretar ... nem pretendo aprender, com todo o respeito.


É perfeitamente normal não saber interpretar, contudo já não entendo como é que se afirma que "nem pretendo aprender"  quando vi várias páginas para trás com "n" perguntas sobre as finanças do Benfica.


Parece-me também que és suficientemente inteligente para facilmente aprenderes, o que torna ainda mais surpreendente ler esse comentário.







   Respeito as tuas apreciações, com inteira sinceridade ... tal como respeito o meu direito a não querer investir tempo nesse tipo de aprendizagem, baseada na leitura de um documento técnico ... preferindo investir tempo num diálogo com pessoas que (se assim desejarem fazer-me o favor) percebem, em termos técnicos, muito mais do que eu.

   Mas agradeço o conselho altruísta que sugeres.
Não perdes muito. Comparado com o R&C do Sporting, por exemplo, o nosso é um hino à opacidade. Mas é assim que alguém o quer. Não é difícil deduzir porquê.

P.s. Respondendo à tua pergunta, foram cerca de 116,5M.

Hino à opacidade por comparacao ao dos lagartos? Há coisas que tenho que ler aqui que enfim... A sério.

Dandy

Citação de: CitriC em 08 de Março de 2019, 14:51
Agora até faço melhor. Disponibilizo a evolução dos custos TOTAIS da BenficaSAD no últimos 5 anos

2014/2015  Total = 179M
2015/2016  Total = 192M
2016/2017  Total = 209M
2017/2018  Total = 185.6M







   Por outras palavras:

   De 14/15 a 17/18 foram gastos 185 ME ...

   ... ou foram gastos 179 ME + 192 ME + 209 ME + 185 ME?


   Eu sei, é muito estúpida a pergunta.





oliverghost

Citação de: alexalves76 em 08 de Março de 2019, 18:26
Citação de: oliverghost em 08 de Março de 2019, 09:46
Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 09:36
Citação de: CitriC em 07 de Março de 2019, 23:37
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 12:31
Citação de: bSY em 07 de Março de 2019, 11:50
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 11:42






   Faz sentido.

   E o "Custo Operacional" (?) de 2017-2018 ... alguém sabe quanto foi, por favor?

   Obrigado.





https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/sad/prest_contas/contas_anuais





   Obrigado mas não sei interpretar ... nem pretendo aprender, com todo o respeito.


É perfeitamente normal não saber interpretar, contudo já não entendo como é que se afirma que "nem pretendo aprender"  quando vi várias páginas para trás com "n" perguntas sobre as finanças do Benfica.


Parece-me também que és suficientemente inteligente para facilmente aprenderes, o que torna ainda mais surpreendente ler esse comentário.







   Respeito as tuas apreciações, com inteira sinceridade ... tal como respeito o meu direito a não querer investir tempo nesse tipo de aprendizagem, baseada na leitura de um documento técnico ... preferindo investir tempo num diálogo com pessoas que (se assim desejarem fazer-me o favor) percebem, em termos técnicos, muito mais do que eu.

   Mas agradeço o conselho altruísta que sugeres.
Não perdes muito. Comparado com o R&C do Sporting, por exemplo, o nosso é um hino à opacidade. Mas é assim que alguém o quer. Não é difícil deduzir porquê.

P.s. Respondendo à tua pergunta, foram cerca de 116,5M.

Hino à opacidade por comparacao ao dos lagartos? Há coisas que tenho que ler aqui que enfim... A sério.
Dá-me lá então uma lista sumária dos fornecedores e clientes (e respectivos valores) da SAD... a sério.

CitriC

Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 18:29
Citação de: CitriC em 08 de Março de 2019, 14:51
Agora até faço melhor. Disponibilizo a evolução dos custos TOTAIS da BenficaSAD no últimos 5 anos

2014/2015  Total = 179M
2015/2016  Total = 192M
2016/2017  Total = 209M
2017/2018  Total = 185.6M







   Por outras palavras:

   De 14/15 a 17/18 foram gastos 185 ME ...

   ... ou foram gastos 179 ME + 192 ME + 209 ME + 185 ME?


   Eu sei, é muito estúpida a pergunta.

Se de 14/15 a 17/18 foram gastos 185M isso quereria dizer que por época a BSAD gastou apenas 46.25M



CitriC

Citação de: alexalves76 em 08 de Março de 2019, 18:26
Citação de: oliverghost em 08 de Março de 2019, 09:46
Citação de: Dandy em 08 de Março de 2019, 09:36
Citação de: CitriC em 07 de Março de 2019, 23:37
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 12:31
Citação de: bSY em 07 de Março de 2019, 11:50
Citação de: Dandy em 07 de Março de 2019, 11:42






   Faz sentido.

   E o "Custo Operacional" (?) de 2017-2018 ... alguém sabe quanto foi, por favor?

   Obrigado.





https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/sad/prest_contas/contas_anuais





   Obrigado mas não sei interpretar ... nem pretendo aprender, com todo o respeito.


É perfeitamente normal não saber interpretar, contudo já não entendo como é que se afirma que "nem pretendo aprender"  quando vi várias páginas para trás com "n" perguntas sobre as finanças do Benfica.


Parece-me também que és suficientemente inteligente para facilmente aprenderes, o que torna ainda mais surpreendente ler esse comentário.







   Respeito as tuas apreciações, com inteira sinceridade ... tal como respeito o meu direito a não querer investir tempo nesse tipo de aprendizagem, baseada na leitura de um documento técnico ... preferindo investir tempo num diálogo com pessoas que (se assim desejarem fazer-me o favor) percebem, em termos técnicos, muito mais do que eu.

   Mas agradeço o conselho altruísta que sugeres.
Não perdes muito. Comparado com o R&C do Sporting, por exemplo, o nosso é um hino à opacidade. Mas é assim que alguém o quer. Não é difícil deduzir porquê.

P.s. Respondendo à tua pergunta, foram cerca de 116,5M.

Hino à opacidade por comparacao ao dos lagartos? Há coisas que tenho que ler aqui que enfim... A sério.

Os encargos/comissoes sao realmente mais opacos na BSAD.

No que toca ao investimento em jogadores eles sao realmente maismais transparentes.