As Finanças do Benfica

lonstrup

Citação de: Maldini em 07 de Junho de 2020, 11:13
Citação de: lonstrup em 07 de Junho de 2020, 08:14
Ainda que seja só uma manifestação de intenção, acho apropriado colocar aqui esta notícia sobre o presidente da FIFA considerar várias propostas para o futebol pos-covid, entre elas tecto salarial e um tecto para transferências. Está em inglês.

https://www.theguardian.com/football/2020/jun/06/gianni-infantino-salary-caps-coronavirus-fifa-premier-league-tests

Concordo totalmente com isto.

E também que nas transferências seja obrigatório a descrição pormenorizada de quem e quanto se recebe/paga
no tecto de transferências, acho que a transferência devia ser indexada ao ordenado que o clube paga ao jogador. temos de terminar com a especulação que é o mundo das transferências, que mais não é que gente a ganhar muito dinheiro à pala do talento do jogador. e com isso tornar o negócio menos apelativo a certo perfil de indivíduos.

quanto ao tecto de salários, é sempre complicado impor isso, porque se tratam de direitos dos trabalhadores.

mas um esquema parecido com o do EUA, com vários escalões de ordenados, e com limites do número de jogadores que os clubes podem ter em cada escalão.

MMeira

Finanças do Benfica:

Miseraveis.

Pra so se contratar defesas e GRs ao desbarato é pq n ha dinheiro pra nais

Andreg86

Citação de: Maldini em 07 de Junho de 2020, 11:13
Citação de: lonstrup em 07 de Junho de 2020, 08:14
Ainda que seja só uma manifestação de intenção, acho apropriado colocar aqui esta notícia sobre o presidente da FIFA considerar várias propostas para o futebol pos-covid, entre elas tecto salarial e um tecto para transferências. Está em inglês.

https://www.theguardian.com/football/2020/jun/06/gianni-infantino-salary-caps-coronavirus-fifa-premier-league-tests

Concordo totalmente com isto.

E também que nas transferências seja obrigatório a descrição pormenorizada de quem e quanto se recebe/paga


Eu também já sou a anos a favor de um tecto salarial.

Na mesma ideia de como se aplica nos EUA. Mas tem de ser muito bem pensado uma vez que na Europa os clubes são igualmente formadores e não como nos EUA onde os jogadores chegam via draft.

Uma coisa que se tem de perceber é que isto não leva ao fim das comissões, pois basta ver o exemplo da NBA existem empresários com mais poder que o Jorge Mendes.

Andreg86

E isto também é tudo uma questão de mentalidades desportivas.

Nos EUA, o que não faltam são equipas a abdicar de anos e anos para poderem sonhar em tentar construir uma equipa para ganhar.

Eu não imagino um cenário onde isso seja possível a nível europeu.

Eles la têm a facilidade de serem um país com um campeonato único, onde toda a cultura desportiva está virada para a parte do ensino e não para os clubes.

Eu para ser sincero concordo claramente com a vertente deles, pois onde é que as crianças passam 60 por cento do seu tempo é na escola.

Para mim as maiores dificuldades de um tecto salarial são : fontes de receitas completamente diferentes nos vários países, formação de jogadores. A parte fiscal não considero relevante pois nos EUA os estados também têm legislação diferente.

Andreg86

O que eu seria a favor era a criação de uma espécie de bolsa de valores onde ficariam cotados todos os clubes, onde as responsabilidades de divulgação fossem iguais para todos e definidas por órgãos independentes.

As transferências teriam igualmente de passar pelo crivo desta "entidade",
Sendo registadas e divulgadas a todos.

Vão existir sempre esquemas, teorias e afins de onde vem e vai o dinheiro, mas seria muito transparente.

Agora para se construir algo com esta magnitude nao seria fácil, e levaria mesmo a muitas mudanças por forma a Que a cotação dos clubes tivesse base semelhantes.


luislima

Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

Diamond_1904

Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

Não era benéfica em nada a não ser para Vieira e seus muchachos...

Já não sabes o que a casa gasta???

paulomaia1972

Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

queríamos ser inovadores, mas afinal estávamos a tentar seguir o modelo do Ajax e Bayern Munique.

luislima

Citação de: paulomaia1972 em 08 de Junho de 2020, 08:30
Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

queríamos ser inovadores, mas afinal estávamos a tentar seguir o modelo do Ajax e Bayern Munique.

Que modelo é esse?

Andreg86

Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

Sem entrar em polémicas ou outras coisas.

Se a intenção passava por no futuro vir a abrir o capital a 2 ou 3 investidores institucionais, um pouco a imagem do bayern, o Benfica por forma a facilitar a operação teria de ter uma percentagem de controlo maior do que a que tem hoje em dia.

Para chegar a esses noventa e muitos por cento, ou mesmo 100 por cento, apenas seria possível através de uma OPA.

Gastavas 30 milhões, mas podias perfeitamente vender mais caro a percentagem aos investidores institucionais, porque na minha opinião a SAD tem um valor superior ao valor que as acções refletem.

Se o modelo fosse do bayern ganhavas mais do que 2/3 accionistas mas sim 2/3 parceiros de atividade, o que a nível de estabilidade é óptimo.

No bayern tens adidas, allianz e audi, que para além de accionistas sao 3 grandes patrocinadores do mesmo, isto é, está tudo a puxar para o mesmo lado.

sergioneo

Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.
Na minha opinião,a direção do Benfica acha que o valor das acções está baixo em relação ao valor que valem.queriam comprar agora no valor de 5 euros para poder mais tarde vender uma percentagem a um investidor tipo patrocinador,o k fez o Bayern de Munique...imagina a nós ter 20 por cento do Benfica,implicava logo maior impenho na empresa em defender interesses do Benfica

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

paulomaia1972

Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:32
Citação de: paulomaia1972 em 08 de Junho de 2020, 08:30
Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

queríamos ser inovadores, mas afinal estávamos a tentar seguir o modelo do Ajax e Bayern Munique.

Que modelo é esse?

ceder tipo 10% a cada grande investidor/empresa.


luislima

Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 09:57
Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

Sem entrar em polémicas ou outras coisas.

Se a intenção passava por no futuro vir a abrir o capital a 2 ou 3 investidores institucionais, um pouco a imagem do bayern, o Benfica por forma a facilitar a operação teria de ter uma percentagem de controlo maior do que a que tem hoje em dia.

Para chegar a esses noventa e muitos por cento, ou mesmo 100 por cento, apenas seria possível através de uma OPA.

Gastavas 30 milhões, mas podias perfeitamente vender mais caro a percentagem aos investidores institucionais, porque na minha opinião a SAD tem um valor superior ao valor que as acções refletem.

Se o modelo fosse do bayern ganhavas mais do que 2/3 accionistas mas sim 2/3 parceiros de atividade, o que a nível de estabilidade é óptimo.

No bayern tens adidas, allianz e audi, que para além de accionistas sao 3 grandes patrocinadores do mesmo, isto é, está tudo a puxar para o mesmo lado.

Como as coisas estão agora, se fosse para abrir capital a investidores tinha de haver a aprovação do resto dos acionistas? E obrigatoriamente eles tinham de tirar dos 67% do Benfica?

Honestamente, esta operação não me parece má vista dessa forma. No entanto, não sei até que ponto possam existir investidores interessados e que sejam parceiros proveitosos para o Benfica. Com o Bayern entende-se, porque são todas empresas de renome com o extra de serem alemãs. Por isso, será que havia a possibilidade de se fazer isto para dar parte do Benfica a amigos do Vieira?

Desculpem lá se as minhas perguntas parecem parvas, mas eu de economia percebo pouco ou nada  :buck2:

lonstrup

Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?
o que escrevi sobre os potenciais benefícios de uma operação deste tipo, ter 90 ou 100% da SAD.

uma aplicação geral, não especificamente ao caso da nossa OPA em prticular.

Podem ocorrer duas dimensões diferentes.

A mais óbvia seria a distribuição de dividendos, isto é, resultados positivos da SAD poderem reverter valores para investir no Clube e nas modalidades.

Outra dimensão é: numa perspectiva de valorização das SAD/Clubes no médio e longo prazo devido ao crescimento de receitas tv etc, tu poderes vender participações a a parceiros/investidores. Para além da injecção de dinheiro pela venda de participação, também poderá promover uma melhor governance. Aqui entra o exemplo do Bayern, a ideia de teres parceiros fortes, mas ao mesmo tempo exigentes, que sejam um garante de que a SAD é gerida de maneira idónea etc.

Carminati

Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 09:57
Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

Sem entrar em polémicas ou outras coisas.

Se a intenção passava por no futuro vir a abrir o capital a 2 ou 3 investidores institucionais, um pouco a imagem do bayern, o Benfica por forma a facilitar a operação teria de ter uma percentagem de controlo maior do que a que tem hoje em dia.

Para chegar a esses noventa e muitos por cento, ou mesmo 100 por cento, apenas seria possível através de uma OPA.

Gastavas 30 milhões, mas podias perfeitamente vender mais caro a percentagem aos investidores institucionais, porque na minha opinião a SAD tem um valor superior ao valor que as acções refletem.

Se o modelo fosse do bayern ganhavas mais do que 2/3 accionistas mas sim 2/3 parceiros de atividade, o que a nível de estabilidade é óptimo.

No bayern tens adidas, allianz e audi, que para além de accionistas sao 3 grandes patrocinadores do mesmo, isto é, está tudo a puxar para o mesmo lado.

Haveria investidores institucionais dispostos a investir no Benfica, ou mais propriamente no futebol portugues?

Em troca de quê? dividendos (algum clube europeu distribui dividendos?), mais valias futuras?

Acredito que pudesse haver russos, arabes ou chineses dispostos a investir em troca de visibilidade, mas será isso que queriamos?