Benfica na Liga dos Campeões?

Rendufas

Hoje em dia, para o Benfica atintir algum objectivo, mesmo que seja daqueles minimos, só mesmo através da misería dos outros.


Conquistar algo por mérito proprio, está completamente fora de alcance.  :estrelas:


Isto para aqueles que como eu, são do tempo em que o Benfica dominava, mesmo quando era prejudicado, faz uma imensa confusão...  :tickedoff:

Manuel Costa

scoop

Regulamento alterado depois do «calciocaos»

A exclusão dos clubes associados a corrupção foi acrescentada aos regulamentos pela UEFA recentemente, na sequência do «calciocaos». O Milan viu-se envolvido no processo e a sua participação na Liga dos Campeões foi questionada.

Na altura, a UEFA lamentou que os regulamentos não previssem a questão e decidiu alterá-los.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=951946&div_id=1304

Mialgia De Esforco

A alínea é muito clara... Se nada acontecer é grave.

Manuel Costa

Citação de: Referee em 14 de Maio de 2008, 19:07
Hoje em dia, para o Benfica atintir algum objectivo, mesmo que seja daqueles minimos, só mesmo através da misería dos outros.


Conquistar algo por mérito proprio, está completamente fora de alcance.  :estrelas:


Isto para aqueles que como eu, são do tempo em que o Benfica dominava, mesmo quando era prejudicado, faz uma imensa confusão...  :tickedoff:


são questões diferentes, estou contigo na 1ª mas não deixo de exigir punição para os corruptos

scoop

José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d).

http://diario.iol.pt/desporto/fc-porto-meirim-champions-liga-dos-campeoes-apito-final/952044-4062.html

Enquanto jurista, também creio que a interpretação do Prof. Meirim é a mais acertada.

Mesmo que assim não fosse - e é uma interpretação discutível -, o que me parece difícilimo de sustentar (eu não me atreveria a fazê-lo) é que a regulamentação vigente produza efeitos sobre factos ocorridos antes da sua vigência.

(Pelas razões que já apontei atrás, não excluo que a UEFA venha a recusar a inscrição deles. Mas também acho que em sede de recurso a decisão da UEFA não teria pernas para andar).

Rendufas

Citação de: Manuel Costa em 14 de Maio de 2008, 19:10
Citação de: Referee em 14 de Maio de 2008, 19:07
Hoje em dia, para o Benfica atintir algum objectivo, mesmo que seja daqueles minimos, só mesmo através da misería dos outros.


Conquistar algo por mérito proprio, está completamente fora de alcance.  :estrelas:


Isto para aqueles que como eu, são do tempo em que o Benfica dominava, mesmo quando era prejudicado, faz uma imensa confusão...  :tickedoff:


são questões diferentes, estou contigo na 1ª mas não deixo de exigir punição para os corruptos

Exacto. Eu também não disse o contrario.

Mas não é por isso que deixo mais uma vez de referir o triste estado em que o Benfica se encontra.

Dixi

Se o fcp não puder jogar na Liga dos Campeões poderá ir para a Taça Uefa ou também não?

Manuel Costa

scoop


o parecer do Dr. Meirim vale o que vale

magic_maker

Citação de: the.lowlight em 14 de Maio de 2008, 19:06
Citação de: scoop em 14 de Maio de 2008, 18:58
Citação de: Manuel Costa em 14 de Maio de 2008, 18:41
Citação de: carlossebenta em 14 de Maio de 2008, 18:37
ouvi agora na sic noticias que a uefa vai analisar o caso do porko assim que receber da f p f a lista dos clubes portugueses a entrar nas provas europeias...........pode ser mesmo q se f@d#m

independentemente do ano em que ocorreram os factos,

                      frisou o jornalista

O jornalista é maluco. Se isso fosse assim, o Milan, que até cometeu o ilícito depois das bestas, também seria impedido de participar. E qualquer clube que fosse culpado de viciação de resultados a nível interno seria banido das provas da UEFA para todo o sempre - e isso é absolutamente implausível. Se a interpretação do articulado for estritamente literal, não enquadrada nos princípios gerais, chega-se à conclusão fantástica que qualquer clube culpado de corrupção nunca mais pode participar em provas da UEFA - porque está "cadastrado".

Eu gostava era que a UEFA fizesse uma declaração igual à do Milan, denunciando-os como corruptos perante todo o mundo.

Parece-me mais que o afastamento das competições europeias é o reflexo directo de ter sido provada a tentativa de corrupção. É a pena protogonizada pela UEFA. Cumprida a pena, volta a poder competir...

Acho que faz sentido. Como só se provou este ano, apenas este ano podem fazer cumprir a pena. Senão essa alinea era totalmente desnecessária porque muito dificilmente se conseguiria punir um clube por tentativa de corrupção na mesma época que tal acontece..

A outra questão que colocas, ao nível dos regulamentos serem pós-infracção...não sei. Não sou da área de direito.

Claro, senão nenhum clube era punido, já que tem de haver investigação a época acaba, e essa regra da UEFA nem tinha sentido de existir.


A questão é que eles podem alegar que em 2003/2004 altura a que se refere a condenação, a lei ainda não estava em vigor, e só casos que aconteçam depois de 2007 (altura em que a lei foi criada) é que ficam sujeitos a essa mesma lei.

the.lowlight

scoop, nesse caso volto a sugerir aqui o exemplo que dei há umas horas...

Uma equipa que quer apurar-se para a UEFA corrompe no último jogo em pleno Maio...entre averiguações e decisões/recursos..já passou a época a que se refere e não pode ser punida...isto faz algum sentido? Então essa alinea não serve para nada...

Pedro Neto

Citação de: scoop em 14 de Maio de 2008, 18:58
O jornalista é maluco. Se isso fosse assim, o Milan, que até cometeu o ilícito depois das bestas, também seria impedido de participar. E qualquer clube que fosse culpado de viciação de resultados a nível interno seria banido das provas da UEFA para todo o sempre - e isso é absolutamente implausível. Se a interpretação do articulado for estritamente literal, não enquadrada nos princípios gerais, chega-se à conclusão fantástica que qualquer clube culpado de corrupção nunca mais pode participar em provas da UEFA - porque está "cadastrado".

Sendo da área de Direito, como és, sabes que não se pode cumprir pena por um crime, mais do que uma vez. A retirada das competições por um ano, é a pena. Apenas um ano, não pode estar sujeito à mesma o resto da vida.

nsalta

Citação de: Dixi em 14 de Maio de 2008, 19:11
Se o fcp não puder jogar na Liga dos Campeões poderá ir para a Taça Uefa ou também não?

Se não puder ir à Champions também não pode ir à UEFA pois a condição de entrada é a mesma

scoop

Citação de: Manuel Costa em 14 de Maio de 2008, 19:08
scoop

Regulamento alterado depois do «calciocaos»

A exclusão dos clubes associados a corrupção foi acrescentada aos regulamentos pela UEFA recentemente, na sequência do «calciocaos». O Milan viu-se envolvido no processo e a sua participação na Liga dos Campeões foi questionada.

Na altura, a UEFA lamentou que os regulamentos não previssem a questão e decidiu alterá-los.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=951946&div_id=1304

Se leres os meus posts anteriores verás que tenho isso bem presente. Coloca assim a questão: o Porto não viciou resultados (ou tentou, dizem eles) antes do Milan o ter feito? Nessa altura, para um caso e outro, a regulamentação não existia. Pode o Porto ser punido e o Milan não por a justiça desportiva italiana ser mais célere?

Pá, vai por mim: se isto sair do domínio dos orgãos disciplinares desportivos - e se eles forem excluídos, de certeza que sairá, para o TAD - as hipóteses do julgamento não lhes ser favorável são meramente teóricas.

the.lowlight

Citação de: Manuel Costa em 14 de Maio de 2008, 19:12
scoop


o parecer do Dr. Meirim vale o que vale

Também disse que o Gil Vicente não desceria e que o FC Porto só perderia 3 pontos.

scoop

Citação de: Pedro Neto em 14 de Maio de 2008, 19:14
Citação de: scoop em 14 de Maio de 2008, 18:58
O jornalista é maluco. Se isso fosse assim, o Milan, que até cometeu o ilícito depois das bestas, também seria impedido de participar. E qualquer clube que fosse culpado de viciação de resultados a nível interno seria banido das provas da UEFA para todo o sempre - e isso é absolutamente implausível. Se a interpretação do articulado for estritamente literal, não enquadrada nos princípios gerais, chega-se à conclusão fantástica que qualquer clube culpado de corrupção nunca mais pode participar em provas da UEFA - porque está "cadastrado".

Sendo da área de Direito, como és, sabes que não se pode cumprir pena por um crime, mais do que uma vez. A retirada das competições por um ano, é a pena. Apenas um ano, não pode estar sujeito à mesma o resto da vida.

Obviamente. Por isso afirmei que as interpretações estritamente literais do articulado são implausíveis.