Emblema do Sport Lisboa e Benfica

pexim

Já agora, fala-se muito de alterar a águia. Mas raramente vejo projetos que respeitem a ideia original da águia romana, que era aquela que estava representada no emblema original.

pirolito1

Citação de: af10 em 11 de Novembro de 2022, 09:52
Proponho duas mudanças:
A primeira é tirar as estrelas. A segunda é dar com uma cadeira nos cornos de qualquer pessoa que fale em mudar o símbolo
As estrelas não fazem parte do símbolo, isso nem é uma questão de mudança.

andre_diogo

Citação de: pexim em 11 de Novembro de 2022, 09:56
E não tinha nenhum mal!
Discordo

Citação de: pexim em 11 de Novembro de 2022, 09:56
Mas, todos o elementos que compõem o emblema têm um simbolismo. Querer retirar algum ou alterar de maneira a que esse simbolismo se perca não deveria ser, nunca, considerado.
Não foi nada disso que eu defendi

af10

Citação de: pirolito1 em 11 de Novembro de 2022, 09:58
Citação de: af10 em 11 de Novembro de 2022, 09:52
Proponho duas mudanças:
A primeira é tirar as estrelas. A segunda é dar com uma cadeira nos cornos de qualquer pessoa que fale em mudar o símbolo
As estrelas não fazem parte do símbolo, isso nem é uma questão de mudança.

No entanto, em tudo o que é meio oficial, o nosso símbolo parece metade dos outros todos, por causa do espaço que as estrelas ocupam

andre_diogo

Citação de: pirolito1 em 11 de Novembro de 2022, 09:57
Citação de: SimaoVintage em 11 de Novembro de 2022, 09:48
Citação de: andre_diogo em 11 de Novembro de 2022, 09:19
Citação de: pirolito1 em 11 de Novembro de 2022, 02:50
Não percebo porque existe ódio ao azul. Eu não odeio cores.

A faixa é azul há mais de 100 anos.

Porque o simbolo é uma salada russa de cores e isso está um pouco fora do que se faz actualmente. Remover o azul ajuda a equilibrar um pouco esse efeito.

Mas mudar nem sequer deve ser uma questão uma vez que é assim já há uma centena de anos. Quanto muito pode-se tentar um azul mais discreto como já vi a tentarem fazer por aí, mas muitas cautelas com isso!

O simbolo do Benfica é especial por uma razão muito simples: é diferente de todos os outros. Se procurarem bem não encontram mais nenhum clube histórico com uma águia, pássaro, ou ave, disposta daquela forma. Há a Lázio, é verdade, mas só começaram a fazer isso nos anos 50. Também há outros clubes em Portugal que fizeram o mesmo e quase de certeza todos o fizeram inspirado no nosso.

O problema é mesmo as demasiadas cores no símbolo. O verde e azul devem sair, não por eventuais ligações a outros clubes, mas para tornar o símbolo mais "clean". Vermelho, Branco, Amarelo são mais que suficientes. Também o cinzento da roda devia ser repensado, mas talvez fique bem na mesma.
"Devem sair"...

Não percebo essa tua obsessão com o "clean". Esses símbolos mais "clean" que põem aí são na maioria horríveis, os restantes são maus.

Talvez não saibas mas o verde tem uma razão para estar lá. O azul, simplesmente, está lá bem.

Antes de quererem mudar o que não precisa de ser mudado deviam estudar os símbolos e a cultura do clube. Quase todos os que querem mudanças parecem saber pouco disso. Alguns parece que começaram a ser Benfiquistas recentemente.
O Miguens já explicou o azul. Creio que tem a ver com a implantação da republica. Caiu o azul da faixa onde diz E Pluribus Enum e acharam que fazia sentido ser mantido. Então introduziram na faixa que sobrepõe a bola de futebol.

andre_diogo

Não percebo essa tua obsessão com o "clean". Esses símbolos mais "clean" que põem aí são na maioria horríveis, os restantes são maus.

Quais? Os que sugerem para o Benfica?

Ou os dos outros clubes?

bmuc79

As estrelas é uma herança do vieirismo.

Apagar essa merda do símbolo.

andre_diogo

Lanço-vos um desavio. Indiquem-me um clube relevante no futebol internacional que seja fiel ao seu simbolo original há tantos anos como o nosso. Googlem por "<clube> badge evolution".

O Barcelona anda lá perto mas perde por dois anos. Talvez o Galatasaray... Do Basel ou Hamburgo não há informação.

pirolito1

Citação de: andre_diogo em 11 de Novembro de 2022, 10:03

Quais? Os que sugerem para o Benfica?

Ou os dos outros clubes?
Os que sugerem para o Benfica.

pirolito1

Citação de: andre_diogo em 11 de Novembro de 2022, 10:42
Lanço-vos um desavio. Indiquem-me um clube relevante no futebol internacional que seja fiel ao seu simbolo original há tantos anos como o nosso. Googlem por "<clube> badge evolution".

O Barcelona anda lá perto mas perde por dois anos. Talvez o Galatasaray... Do Basel ou Hamburgo não há informação.
Não que isso interesse muito, porque não temos de mudar porque os outros mudaram. E até já tivemos alterações de visual no emblema.

Mas:
- O Real Madrid desde 1908 não tem alterações significativas, apenas o acrescentar da coroa, quando passou a ser Real, e a retirada durante a República;
- O Borussia Dortmund teve a única mudança significativa durante uns anos na década de 1970 e arrependeram-se bem rápido de terem entrado nessa modernização;
- O Fenerbahçe não teve alterações significativas;
- O Porto desde a introdução do brasão da cidade. Alterando um símbolo simplório;
- O Sevilla desde que deixou de usar apenas uma sigla;
- O Valencia desde que introduziu (bem) o morcego ainda nos primeiros anos.

No entanto, eu não quero mudar os elementos e as cores do símbolo, porque eles estão bem assim. Apenas devem ser alvo de pequenos ajustes.

Kaká

Citação de: SimaoVintage em 11 de Novembro de 2022, 09:48
Citação de: andre_diogo em 11 de Novembro de 2022, 09:19
Citação de: pirolito1 em 11 de Novembro de 2022, 02:50
Não percebo porque existe ódio ao azul. Eu não odeio cores.

A faixa é azul há mais de 100 anos.

Porque o simbolo é uma salada russa de cores e isso está um pouco fora do que se faz actualmente. Remover o azul ajuda a equilibrar um pouco esse efeito.

Mas mudar nem sequer deve ser uma questão uma vez que é assim já há uma centena de anos. Quanto muito pode-se tentar um azul mais discreto como já vi a tentarem fazer por aí, mas muitas cautelas com isso!

O simbolo do Benfica é especial por uma razão muito simples: é diferente de todos os outros. Se procurarem bem não encontram mais nenhum clube histórico com uma águia, pássaro, ou ave, disposta daquela forma. Há a Lázio, é verdade, mas só começaram a fazer isso nos anos 50. Também há outros clubes em Portugal que fizeram o mesmo e quase de certeza todos o fizeram inspirado no nosso.

O problema é mesmo as demasiadas cores no símbolo. O verde e azul devem sair, não por eventuais ligações a outros clubes, mas para tornar o símbolo mais "clean". Vermelho, Branco, Amarelo são mais que suficientes. Também o cinzento da roda devia ser repensado, mas talvez fique bem na mesma.
"Devem sair"...

Talvez não saibas mas o verde tem uma razão para estar lá. O azul, simplesmente, está lá bem.

Antes de quererem mudar o que não precisa de ser mudado deviam estudar os símbolos e a cultura do clube. Quase todos os que querem mudanças parecem saber pouco disso. Alguns parece que começaram a ser Benfiquistas recentemente.

Verdade. Algures neste tópico (penso que seja mesmo este) andei a colocar por ai uns conceitos de modernização (não sou designer nem parecido).

Um pouco a brincar apenas de acordo com o que o regulamento original e em vigor dizia sobre o Emblema. Nao sendo designer fiz com uma águia do CARA*** mas aparentemente realismo é contra as tendências dos ultimos anos ;D

Já há bastante que penso nisto, e é perfeitamente possivel fazer algo a respeitar os regulamentos, a historia, e trazer um simbolo clássico e unico para algo mais moderno.
A única coisa (a alterar de elementos) que eu talvez experimentaria tirar seria os raios da bicicleta. Mantendo a forma circular continua a referência às nossas origens. Mas nem sei se ficaria bem ;D

andre_diogo

Citação de: pirolito1 em 11 de Novembro de 2022, 11:18
Não que isso interesse muito, porque não temos de mudar porque os outros mudaram. E até já tivemos alterações de visual no emblema.

Interessa do ponto de vista de manter a estrutura original do simbolo. É um factor que nos distingue e acho que deve ser valorizado.

Citação de: pirolito1 em 11 de Novembro de 2022, 11:18
Mas:
- O Real Madrid desde 1908 não tem alterações significativas, apenas o acrescentar da coroa, quando passou a ser Real, e a retirada durante a República;
- O Borussia Dortmund teve a única mudança significativa durante uns anos na década de 1970 e arrependeram-se bem rápido de terem entrado nessa modernização;
- O Fenerbahçe não teve alterações significativas;
- O Porto desde a introdução do brasão da cidade. Alterando um símbolo simplório;
- O Sevilla desde que deixou de usar apenas uma sigla;
- O Valencia desde que introduziu (bem) o morcego ainda nos primeiros anos.

No entanto, eu não quero mudar os elementos e as cores do símbolo, porque eles estão bem assim. Apenas devem ser alvo de pequenos ajustes.

Os simbolos da maioria dos clubes que apontas aí datam de 1920. O do Real tem mudanças significativas. O do Fener é um bom exemplo e data de 1910.

DEVILLICA

Adorava ter uma águia mais agressiva a imagem da Lazio.