O nosso lema - E Pluribus Unum

fhg

#15
Não estou nada ofendido, se o dei a entender peço desculpa.

Eu insurgi-me contra a utilização do termo povo a propósito de um post anterior que não o teu, em que povo foi utilizado na minha opinião na acepção que critico da palavra.
A palavra não tem só conotações marxistas, aliás a acepção medieval parece mais adequada.
O visconde, o papa ,o vendedor de pneus e o rei madail  ;)
    Se a noção corrente é tal como referes a associação á classe operária, acho que concordas quando critico a utilização dessa noção para caracterizar o Benfica até porque tal como dizes o clube generalizou-se a várias camadas sociais.
    A utilização do termo polissémico povo aplicado ao Benfica neste tipo de espaços tem sempre esse significado.
  Concordamos portanto que a palavra povo apenas deve ser usada no seu sentido lato?

Em relação á ligação á cidade, pareceu-me ter ficado claro que a identificação do clube não é com a cidade mas sim com o pais. O facto do clube ter nascido em lisboa não é determinante para afirmar que se identifica com ela, isso ocorre, sim com o fcp não com o Benfica.

Em relação ao congresso concordo com as conclusões que citaste, aliás nem podia deixar de concordar (gostei especialmente do anti-D. Sebastião)

A pobreza é relativa, comparativamente a clubes da 2ª liga ou ao Benfica de Cosme Damião, parece inapropriado chamar o clube de pobre.

  A referência ao património histórico não basta para caracteriza-lo, um clube não é a sua história.
O Benfica evoluiu e tornou-se algo de diferente. As características que nos definem enquanto crianças não são as mesmas enquanto adulto.

O Benfica cresceu.
Já não é criança.
Deve orgulhar-se da sua história mas não se deve deixar definir por ela.

cumprimentos

mutatis 


lonstrup

Uma das coisas que eu gostava que o Benfica mantivesse o mais possível, era não tero nome de nenhum associado a instalações do clube como estádio e assim.

O Benfiquista não quer holofotes, como Cosme Damião. O Benfiquista sente prazer em ajudar e poder participar em algo grandioso que ficará para os filhos da sociedade em que vive.

Exemplar disto é a forma como o antigo estadio foi construído.

Bastian Schweinsteiger

Citação de: fhg em 02 de Março de 2007, 13:23
Citação de: MBACANO em 02 de Março de 2007, 12:54

Conotar o SLB ás classes operárias é um erro.
Nós não somos os queques de alvalade nem os azeiteiros do norte.
O Benfica é formado por benfiquistas, que tem em comum o amor pelo clube.
O estrato social ou formação académica é irrelevante.
Não fazemos descriminações sociais.
Não nos afirmamos como um clube diferente por termos sido fundados por um visconde e assim nos sentirmos especiais.
Não somos um clube regionalista, não nos identificamos com uma cidade, nem com sentimentos anti Lisboa.

O Benfica é os benfiquistas, independentemente da classe social ou zona do mundo de onde provêm

Somos um clube pluralista que integra as particularidades de todos os seu membros, o Benfica não origina em uma cidade ou um homem, o Benfica tem origem nos benfiquistas.

E pluribus unum

O Benfica é os benfiquistas, os benfiquista são o Benfica.

Isto é a mística.

Isto é o Benfica


saudações gloriosas

mutatis

Muito bem mesmo, aplausos.

Quanto a esta interessante história do lema do Benfica..

A tradução do "e pluribus unum" do latim é de facto, "de todos, um", que então também já terá sido no passado o lema dos Estados Unidos da América (lema, á semelhança do que outros países europeus também têm, como a Alemanha, ou Espanha com o seu "plus ultra", Portugal não possui nenhum), mas na fundação do Benfica, estabeleceram o "e pluribus unum" como lema do clube, mas convencionaram que significaria "um por todos, todos por um" em português.
Seria desconhecimento do latim? Ou haveria outra razão por trás para esta tradução completamente distorcida da expressão do latim para ser adoptada como lema do clube? Era interessante saber porquê..  :police:

mrfalcon

independentemente de todas as divergências em torno do termo "povo" e o k ele possa vir a representar em termos de estrato social, aquilo k realmente define o nosso clube é o facto de ser um clube popular... em qualquer cantinho do nosso portugal e também do mundo (basta recordar o sucedido nas últimas eleições) há benfiquistas!

arrisco a dizer k n haverá zona do país onde o número de adeptos do glorioso seja claramente inferior aos de qualquer outro clube nacional... mesmo na cidade do porto!!

é esta a nossa grande força... o povo k segue o clube a todo o lado fazendo-nos jogar sempre em casa! e isso enche-me de orgulho!!

VIVA O NOSSO GRANDIOSO CLUBE!

fhg

Citação de: Bastian Schweinsteiger em 02 de Março de 2007, 16:44
Citação de: fhg em 02 de Março de 2007, 13:23
Citação de: MBACANO em 02 de Março de 2007, 12:54

Conotar o SLB ás classes operárias é um erro.
Nós não somos os queques de alvalade nem os azeiteiros do norte.
O Benfica é formado por benfiquistas, que tem em comum o amor pelo clube.
O estrato social ou formação académica é irrelevante.
Não fazemos descriminações sociais.
Não nos afirmamos como um clube diferente por termos sido fundados por um visconde e assim nos sentirmos especiais.
Não somos um clube regionalista, não nos identificamos com uma cidade, nem com sentimentos anti Lisboa.

O Benfica é os benfiquistas, independentemente da classe social ou zona do mundo de onde provêm

Somos um clube pluralista que integra as particularidades de todos os seu membros, o Benfica não origina em uma cidade ou um homem, o Benfica tem origem nos benfiquistas.

E pluribus unum

O Benfica é os benfiquistas, os benfiquista são o Benfica.

Isto é a mística.

Isto é o Benfica


saudações gloriosas

mutatis

Muito bem mesmo, aplausos.

Quanto a esta interessante história do lema do Benfica..

A tradução do "e pluribus unum" do latim é de facto, "de todos, um", que então também já terá sido no passado o lema dos Estados Unidos da América (lema, á semelhança do que outros países europeus também têm, como a Alemanha, ou Espanha com o seu "plus ultra", Portugal não possui nenhum), mas na fundação do Benfica, estabeleceram o "e pluribus unum" como lema do clube, mas convencionaram que significaria "um por todos, todos por um" em português.
Seria desconhecimento do latim? Ou haveria outra razão por trás para esta tradução completamente distorcida da expressão do latim para ser adoptada como lema do clube? Era interessante saber porquê..  :police:

Desconhecia que tinha sido convencionada essa tradução.  :o
Não me parece que tivesse sido por desconhecimento.

Onde descobriste essa informação?

Era na minha modesta opinião um bom tema para um tópico.

cumprimentos

mutatis

Eagle Fly Free

Concordo com tudo, excepto duas coisas:
- O facto de o clube não estar identificado com Lisboa: são então a favor que o clube mudasse a sua residência para fora de Lisboa em casos extraordinários ou por questões económicas (como os clubes americanos, por exemplo) ?
- Discordo desta frase: "um clube não é a sua história". Eu prefiro: " Um clube também é a sua História".
É que esta frase é a única que nos diferencia de todos os outros. Nem o scp ou o fcp têm uma História tão rica e tão completa quanto a do SLB.
É claro que o Benfica evoluiu, estou de acordo. Mas se mudássemos tudo de acordo com modas e  ao sabor constante do presente, não havia clube que resistisse, na minha opinião.

A expressão "um por todos, todos por um" sempre teve associada ao lema do clube, pelo menos é factual ( o meu avô sempre me disse que era isso o que significava), mas não sei se foi convencionado desde os fundadores, pode ter sido destorcida ao longo do tempo.

fhg

#21
Citação de: Eagle Fly Free em 02 de Março de 2007, 20:10
Concordo com tudo, excepto duas coisas:
- O facto de o clube não estar identificado com Lisboa: são então a favor que o clube mudasse a sua residência para fora de Lisboa em casos extraordinários ou por questões económicas (como os clubes americanos, por exemplo) ?
- Discordo desta frase: "um clube não é a sua história". Eu prefiro: " Um clube também é a sua História".
É que esta frase é a única que nos diferencia de todos os outros. Nem o scp ou o fcp têm uma História tão rica e tão completa quanto a do SLB.
É claro que o Benfica evoluiu, estou de acordo. Mas se mudássemos tudo de acordo com modas e  ao sabor constante do presente, não havia clube que resistisse, na minha opinião.

A expressão "um por todos, todos por um" sempre teve associada ao lema do clube, pelo menos é factual ( o meu avô sempre me disse que era isso o que significava), mas não sei se foi convencionado desde os fundadores, pode ter sido destorcida ao longo do tempo.

Quando disse que o clube não se identifica com uma cidade. Disse-o no contexto da discussão em torno das características particulares do clube.
É óbvio que é o Sport Lisboa e Benfica, e como tal é de Lisboa.
Mas acho que não percebeste o que quis dizer com a afirmação de que discordas ( ou eu não fui claro o suficiente).
O que disse foi que o caracteriza e identifica o clube são os sócios não o local da sede. Por razões históricas e sentimentais é obvio que não concordaria com a deslocação do clube para outra cidade. (para alêm disso sou de Lx  :) ) No entanto isso não torna a cidade o elemento que identifica o clube.

Basta comparar o SLB com o fcp, o SLB continuaria a ser o SLB em outro local não me parece que o mesmo ocorre-se com o fcp,  exactamente pelo papel que a cidade do porto tem na identidade do clube.

Aquilo que somos hoje, tem ligação directa com o que fomos ontem.  Nesse sentido a história é importante. Mas não nos define. O que somos agora é algo diferente do que fomos. O que fizeste foi recorrer repetidamente á história para caracterizar o clube, isso para mim é um erro.
Não somos por exemplo o gigante europeu que já fomos (lá chegaremos novamente).

Difenirmo-nos pelo que fizemos esquecendo o que somos, é condenarmo-nos a viver no passado, e isso impede o crescimento necessario para atingir novas metas.

Em relação a mudarmos tudo de acordo com as modas.
Nós não mudamos nada, a mutação é inevitável e não requer nenhuma acção para que ocorra.

Se o Benfica é os benfiquistas.
O Benfica muda quando mudam os benfiquistas.
E os benfiquistas mudaram e muito foram 103 anos de mudança até agora, e com eles o clube também mudou,

E é assim que deve ser, não se deve cristalizar no tempo, fechando os olhos aos adeptos que o formam sob pena de se perder no tempo agarrado a vídeos dos anos 60.

Não é assim que vejo o clube.

Para mim o Benfica é uma entidade dinâmica, adaptando-se e evoluindo para atingir cada vez maiores alturas ( a águia é representativa disso)

O lema e a águia representam isto.

Os benfiquistas e a ambição de chegar cada vez mais alto.

Saudações benfiquistas


P.S.
Em relação ao lema, talvez tenha sido traduzido dessa forma para facilitar a compreensão (na altura o analfabetismo era a regra), um por todos é mais facil de perceber que de muitos um.
Aliás ainda a uns tempos em um blog de um lagarto, li uma analise ao lema do Benfica que era reveladora da dificuldade de compreensão do significado da expressão e pluribus unum (o rapaz tinha inteligência elevadissima para lagarto, o que o coloca pouco abaixo do benfiquista analfabeto da época, permitindo assim o ponto de comparação)
Gostava que o Bastian Schweinsteiger dissesse onde viu essa informação.



Bastian Schweinsteiger

Citação de: fhg em 02 de Março de 2007, 17:33
Citação de: Bastian Schweinsteiger em 02 de Março de 2007, 16:44
Citação de: fhg em 02 de Março de 2007, 13:23
Citação de: MBACANO em 02 de Março de 2007, 12:54

Conotar o SLB ás classes operárias é um erro.
Nós não somos os queques de alvalade nem os azeiteiros do norte.
O Benfica é formado por benfiquistas, que tem em comum o amor pelo clube.
O estrato social ou formação académica é irrelevante.
Não fazemos descriminações sociais.
Não nos afirmamos como um clube diferente por termos sido fundados por um visconde e assim nos sentirmos especiais.
Não somos um clube regionalista, não nos identificamos com uma cidade, nem com sentimentos anti Lisboa.

O Benfica é os benfiquistas, independentemente da classe social ou zona do mundo de onde provêm

Somos um clube pluralista que integra as particularidades de todos os seu membros, o Benfica não origina em uma cidade ou um homem, o Benfica tem origem nos benfiquistas.

E pluribus unum

O Benfica é os benfiquistas, os benfiquista são o Benfica.

Isto é a mística.

Isto é o Benfica


saudações gloriosas

mutatis

Muito bem mesmo, aplausos.

Quanto a esta interessante história do lema do Benfica..

A tradução do "e pluribus unum" do latim é de facto, "de todos, um", que então também já terá sido no passado o lema dos Estados Unidos da América (lema, á semelhança do que outros países europeus também têm, como a Alemanha, ou Espanha com o seu "plus ultra", Portugal não possui nenhum), mas na fundação do Benfica, estabeleceram o "e pluribus unum" como lema do clube, mas convencionaram que significaria "um por todos, todos por um" em português.
Seria desconhecimento do latim? Ou haveria outra razão por trás para esta tradução completamente distorcida da expressão do latim para ser adoptada como lema do clube? Era interessante saber porquê..  :police:

Desconhecia que tinha sido convencionada essa tradução.  :o
Não me parece que tivesse sido por desconhecimento.

Onde descobriste essa informação?

Era na minha modesta opinião um bom tema para um tópico.

cumprimentos

mutatis

Olha, confesso que não me lembro onde vi exactamente, mas creio estar escrito nos documentos da fundação do clube, tenho quase a certeza disso. Vem o E Pluribus Unum, e a célebre tradução errónea, "Um por todos, todos por um".

Cumprimentos

Eagle Fly Free

O que somos hoje é diferente do que somos - acabaste de definir o que estuda a História - ou  seja, tudo, não é apenas as glórias passadas, mas também os momentos negativos. É por isso que as publicações no âmbito da História do Desporto são bastante fracas, porque só falam de "Glórias" e nos momentos negativos colocam pontos de exclamação... enfim.
Para dizeres que o SLB já não é o gigante europeu dos anos 1960 recorreste à História. A identidade histórica do Benfica prova que nos momentos maus o clube sempre se conseguiu levantar mais forte - e esta frase não caracteriza o clube ?  para dizer isto eu esqueço o que o Benfica é hoje ? ou então significa que vivo no passado ??
Mas porque é que só falas dos anos 1960 ? e não falamos dos anos 1910, quando o Benfica introduziu a iluminação nocturna em Portugal em jogos de futebol (o que é que isto nos diz ácerca do clube ? )  será que a História não nos revela nada sobre o presente ? não concordo.
Como é que podes dizer que a mudança é inevitavelmente positiva ? não posso concordar. O Benfica já mudou diversas vezes para pior e a pobre águia voou baixito, mas não vou recorrer de novo à História para não levar mais na cabeça.  ???

fhg

#24
O que disse foi que, o que somos é diferente do que fomos
Esta frase não define o conceito de história.
A história estuda acontecimentos passados, não o presente

Nunca disse que a história não era importante, não se pode é pura e simplesmente recorrer á História para caracterizar o clube esquecendo a sua evolução.
Sendo que o exemplo paradigmático disso é a caracterização do clube como sendo do povo (na acepção que caracterizaste como marxista) que iniciou este dialogo.

Citei os anos 60 como exemplo da mesma forma que poderia citar outras épocas, mas para ilustrar o meu ponto bastava essa, a que referiste também serve.


A mudança não é positiva nem negativa é inevitável.
O que não se adapta está condenado a morrer.
Como tal prefiro que o meu clube se adapte o que implica que mude.

Os voos baixos que referes, são o preço a pagar por essa mutabilidade.
Por vezes é necessário dar um passo para trás para darmos dois para a frente.
E acredito que no futuro surgiremos mais fortes e voaremos mais alto que anteriormente

Esses ciclos são uma das condições de permanecer vivo por mais de uma centena de anos.
Não existindo nenhuma civilização, organização ou entidade que não passe por eles.

E isso é uma evidência histórica  ;)

São opiniões diferentes, o que revela a pluralidade que associo com orgulho ao Benfica.
Formas diferentes de ver o Benfica.

Visões que junto com muitas outras, formam o clube a que pertencemos e que pertence a todos nós.


Saudações benfiquistas

mutatis

fhg

#25
Gracias Schweinsteiger
Agora só falta agora responder ao mistério da tradução errónea do lema

Di Nes

E pluribus unum

E Pluribus Unum" was, for most of its history, the motto of the United States government. Along with Annuit Coeptis and Novus Ordo Seclorum, E Pluribus Unum was adopted to appear on the Great Seal of the United States in 1782. "E PLURIBUS UNUM", in capital letter spelling, is included on most U.S. currency, with some exceptions to the letter spacing (e.g. the U.S. dime reverse side). It is also stamped on the edge of the new 1 dollar coin. (See United States coinage and paper bills in circulation)

Translated from Latin, it most closely means "Out of many, (is) One." or "From many, (comes) One." Its Anglicized pronunciation is IPA: [ ˈi ˈpluɹɪbəs ˈjunəm ], Classical pronunciation IPA: [ ˈeːˈpluːribus ˈuːnum ]. It refers to the unity of the disparate states of the United States as well as (in modern times) the notion that the nation is a melting pot of peoples.

In 1956, the motto was changed to 'In God We Trust' (H.J. Resolution 396). [1]

Usage on coins
According to the U.S. Treasury[1],

" The motto "E Pluribus Unum" was first used on coinage in 1795, when the reverse of the half-eagle ($5 gold) coin presented the main features of the Great Seal of the United States. "E Pluribus Unum" is inscribed on the Great Seal's scroll. The motto was added to certain silver coins in 1798, and soon appeared on all of the coins made out of precious metals (gold and silver). In 1834, it was dropped from most of the gold coins to mark the change in the standard fineness of the coins. In 1837, it was dropped from the silver coins, marking the era of the Revised Mint Code. An Act of February 12, 1873 made the inscription a requirement of law upon the coins of the United States.
"E Pluribus Unum" does appear on all coins currently being manufactured. The motto means "Out of Many, One," and probably refers to the unity of the early States. Colonel Reed of Uxbridge, Massachusetts, is said to have been instrumental in having it placed on our coins.
"

Following the Revolution, Rahway, New Jersey became the home of the first national mint to create a coin bearing the inscription E pluribus unum.

In a quality control error in early 2007 the Philadelphia Mint issued some one Dollar coins without this motto or "In God We Trust" on the rim and these coins have already become collectible.

Other uses
.E Pluribus Unum is a poem written by George Washington Cutter.
.E Pluribus Unum is an album by the band Von Thornstahl.
.E Pluribus Unum is also an album by Sandy Bull (died 2001), where the artist plays all the instruments (by means of multi-track recording).
.In the 1939 film The Wizard of Oz, the Wizard, who was blown into Oz from a state fair in Kansas, never refers to the United States by name, but calls it "the land of 'e pluribus unum.'"
.It is also the motto of the Portuguese football (soccer) club Sport Lisboa e Benfica.
.The meaning has been [further interpreted][2] to provide additional support for a pluralistic nature in America due to immigration.[citation needed]
The term was also used for the integration of the minorities into the public American schools in the early 20th century.[citation needed]
'E Pluribus Unum' can also be found at the bottom of the Statue of Freedom's iron globe stand, located atop the United States' Capital Dome.
.It is the name of Nigerian rapper Modenine commercial album debut.
.Also appears at the end of a short story by Philip K. Dick, "The Impossible Planet".
.Conspiracy theorists may link the concept of "many" becoming "one" to the supposed Illuminati's one world government plan, which was supposedly fabricated shortly after the founding of America. That it is America's motto is a subtle indicator that from America, the wealthiest and most powerful families in the Western World will unite to control the lower classes.
.Unume pluribus is the motto of Wokingham Borough Council in England.

http://en.wikipedia.org/wiki/E_Pluribus_Unum

homemsumol

Sendo o clube com mais sócios no mundo, com milhões de simpatizantes espalhados pelo mundo inteiro, poderemos encontrar representantes de todas as classes e sectores. Isso a mim não me interessa, pois são todos bem vindos.

Quero é que para além de conhecer o nosso lema que quem vá ao estádio, faça daquilo um verdadeiro inferno!!! Se queremos seguir o lema a letra então nós, sócios, adeptos, simpatizantes, direcção, jogadores, equipa técnica, todos os profissionais do clube, etc... teremos de estar TODOS direccionados para o mesmo objectivo!!!.... Se querem uma equipa infernal então façam um apoio infernal!!!! ....

Não sei se sou eu que tenho azar mas quandod vou ao estádio, não vejo a maioria a gritar cantar, puxar pelo clube, estender o cachecol, bater palmas, apoiar seja de que forma for durante a maioria do jogo, mas sim a puxar durante os primeiros 5 minutos, a partir daí, só as claques e alguns "malucos olhados de lado pelos outros, que gostariam que a todos puxassem incessantemente, nem que seja durante os primeiros 15 minutos apenas, para ajudar a equipa a chegar ao golo.

Desculpem o desabafo, mas nesta nova catedral, o melhor jogo que vi em termos de comunhão entre todos no estádio foi quando ganhamos ao MU na LC há 2 anos. Não por a equipa ter dado primeiro a volta ao resultado e depois ser aplaudida. A equipa foi automaticamente e unanimemente aplaudida e incentivada logo a seguir ao golo inaugural do MU. A partir daí trata se da noite mais mágica que vi nesse aspecto no nosso estádio.

Gostava que houvesse mais tardes/noites assim.

E PLURIBUS UNUM

P.S: Desculpem ter me alongado, mas achei que era o tópico mais adequado para deitar isso cá para fora.


X-rated

Todos sabem o nosso lema, então porque não colocar todo o estádio a gritar, de um lado: UM POR TODOS, depois, de outro: TODOS POR UM! Seria tipo um grito de guerra que poderia soar, por exemplo, antes do apito inicial e que ficaria como imagem de marca do público presente no Estádio. É fácil, é barato e pode motivar milhões. Em vez de cânticos demasiado compridos e que demoram a entrar no ouvido, este é curto e o mais importante, é o lema do Benfica: UM POR TODOS X TODOS POR UM.

MasterPT

Ah e tal... de modos que portanto.... :huh: ...pois...