O nosso lema - E Pluribus Unum

R31D1D

E pluribus unum

E pluribus unum é o lema nacional dos Estados Unidos da América.
Traduzido do latim, significa "De muitos, um".
Refere-se a integração das treze colônias independentes em um país unido, e ganhou um outro significado, da natureza pluralística da sociedade norte-americana devido à imigração. O lema foi escolhido pelo primeiro comitê do Grande Selo em 1776, no começo na Revolução americana. A sugestão veio de Pierre Eugene DuSimitiere. Em 1956, In God We Trust foi adicionado como outro lema nacional.

A frase veio originalmente de Moretum, um poema escrito por Virgílio que tinha como assunto uma receita de salada. No texto do poema, color est e pluribus unus foi mencionado para descrever a mistura das cores em uma só. Este lema era bem conhecido pelos literários norte-americanos do século XVIII. Apareceu na revista Gentleman's Magazine, publicada mensalmente em Londres desde 1731. A legenda E pluribus unum era usada nas páginas de título dos volumes anuais que continham uma coleção das doze edições anuais da revista.

É também o lema do Sport Lisboa e Benfica, clube de futebol português.

http://pt.wikipedia.org/wiki/E_pluribus_unum

duna

Obrigado! É sempre bom saber... "De muitos, um". E olha que realmente nós somos mesmo...MUITOS!!

Afonso

E todos juntos faremos um Benfica enorme e poderoso

MBACANO

e pluribus unum

traduzido á letra:

a união do povo
se preferirem
a união das massas ou dos populares

lema do SLB - e mais que bem posto!


Amsterdam

Nao é Et PLuribus Unum ? :(

Os primeiros voos da águia
Em Lisboa destacam-se alguns clubes. Entre eles o Sport Lisboa e Benfica. Também o passado é marcado pela glória. Nos últimos anos tem sido afastado dos grandes títulos. Campeão nacional em 2004/2005, depois de um jejum de 11 anos. O clube das águias tem as suas origens no Grupo Sport Lisboa, fundado a 1904, em Belém, que apresentava no seu equipamento as actuais cores do Benfica – vermelho e branco, transmissoras de alegria, vivacidade e entusiasmo.

A águia foi escolhida como emblema – símbolo de autoridade, espírito da elevação de propósitos e iniciativa. A divisa adoptada foi Et pluribus unum. "Ao contrário do que muitos pensam, Et Pluribus Unum não significa 'e todos por um'. Significa 'entre muitos, um'. Ou seja, entre muitos, há um que se destaca; esse um é, obviamente, o Benfica", diz Ricardo de Araújo Pereira, humorista, adepto do Benfica.

O actual emblema surge aquando da união entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica – clube que dava especial atenção ao ciclismo e atletismo –, em 1908. Sobre a roda da bicicleta do Sport Benfica justapôs-se o símbolo do Sport Lisboa. "A história do Benfica interessa-me imenso", diz Araújo Pereira. "Sou incapaz de imaginar outro símbolo que não a águia", acrescenta.

fhg

Citação de: MBACANO em 02 de Março de 2007, 12:54
e pluribus unum

traduzido á letra:

a união do povo
se preferirem
a união das massas ou dos populares

lema do SLB - e mais que bem posto!



Conotar o SLB ás classes operárias é um erro.
Nós não somos os queques de alvalade nem os azeiteiros do norte.
O Benfica é formado por benfiquistas, que tem em comum o amor pelo clube.
O estrato social ou formação académica é irrelevante.
Não fazemos descriminações sociais.
Não nos afirmamos como um clube diferente por termos sido fundados por um visconde e assim nos sentirmos especiais.
Não somos um clube regionalista, não nos identificamos com uma cidade, nem com sentimentos anti Lisboa.

O Benfica é os benfiquistas, independentemente da classe social ou zona do mundo de onde provêm

Somos um clube pluralista que integra as particularidades de todos os seu membros, o Benfica não origina em uma cidade ou um homem, o Benfica tem origem nos benfiquistas.

E pluribus unum

O Benfica é os benfiquistas, os benfiquista são o Benfica.

Isto é a mística.

Isto é o Benfica

saudações gloriosas

mutatis

Eagle Fly Free

Bem, tenho que afirmar que as coisas não são bem assim. No congresso do Benfica, a conclusão terceira foi a seguinte:
três características marcaram o Benfica ao nascer: o ser pobre, popular e português.

Mas, de facto, depois generalizou-se; no entanto, mantém a relevância do povo, já que o povo engloba todas as classes sociais económicas.  ;D
Ao menos alguma referência a Cosme Damião: se não fosse o seu trabalho, de certeza que hoje não havia SLB. Mas Damião era humilde, não queria holofotes ou estátuas e assim se deverá manter o seu estatuto.

fhg

Citação de: Amsterdam em 02 de Março de 2007, 12:55
Nao é Et PLuribus Unum ? :(

Os primeiros voos da águia
Em Lisboa destacam-se alguns clubes. Entre eles o Sport Lisboa e Benfica. Também o passado é marcado pela glória. Nos últimos anos tem sido afastado dos grandes títulos. Campeão nacional em 2004/2005, depois de um jejum de 11 anos. O clube das águias tem as suas origens no Grupo Sport Lisboa, fundado a 1904, em Belém, que apresentava no seu equipamento as actuais cores do Benfica – vermelho e branco, transmissoras de alegria, vivacidade e entusiasmo.

A águia foi escolhida como emblema – símbolo de autoridade, espírito da elevação de propósitos e iniciativa. A divisa adoptada foi Et pluribus unum. "Ao contrário do que muitos pensam, Et Pluribus Unum não significa 'e todos por um'. Significa 'entre muitos, um'. Ou seja, entre muitos, há um que se destaca; esse um é, obviamente, o Benfica", diz Ricardo de Araújo Pereira, humorista, adepto do Benfica.

O actual emblema surge aquando da união entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica – clube que dava especial atenção ao ciclismo e atletismo –, em 1908. Sobre a roda da bicicleta do Sport Benfica justapôs-se o símbolo do Sport Lisboa. "A história do Benfica interessa-me imenso", diz Araújo Pereira. "Sou incapaz de imaginar outro símbolo que não a águia", acrescenta.


O mote é
e pluribus unum
podes ver isso no simbolo do clube

E significa de muitos um, e não de entre muitos um.

a tónica é nos benfiquistas que formam o clube, e não na comparação com outros clubes.

Não se compara o incomparavel  ;)

fhg

Citação de: Eagle Fly Free em 02 de Março de 2007, 13:32
Bem, tenho que afirmar que as coisas não são bem assim. No congresso do Benfica, a conclusão terceira foi a seguinte:
três características marcaram o Benfica ao nascer: o ser pobre, popular e português.

Mas, de facto, depois generalizou-se; no entanto, mantém a relevância do povo, já que o povo engloba todas as classes sociais económicas.  ;D
Ao menos alguma referência a Cosme Damião: se não fosse o seu trabalho, de certeza que hoje não havia SLB. Mas Damião era humilde, não queria holofotes ou estátuas e assim se deverá manter o seu estatuto.

Cosme Damião, teve um papel fundamental na história do clube, mas não é o clube.
O clube identifica-se e deverá sempre se identificar com os seus adeptos(no seu todo).

As origens de um clube não o identificam, é a forma como se desenvolve e cresce que o define.

A palavra povo é polissémica.
Utilizada no seu sentido vulgar, não engloba todas as classes sociais, mas sim as classes operárias.
E é nesse sentido que é associada ao Benfica facto que me irrita solenemente.


Eagle Fly Free

  O clube identifica-se e deverá sempre se identificar com os seus adeptos - mas não é isto o que acontece com todos os clubes ??

As origens de um clube É claro que o identificam. Cosme Damião FOI o clube nos seus primeiros 25 anos. O facto de não estar institucionalizado qualquer visão maior deste senhor, como uma estátua, ou ser atribuído ao estádio o seu nome ou a outro pavilhão, deve-se ao facto de todo o seu trabalho ser considerado desinteresseiro e desprovido de homenagens.
O povo engloba tudo, o que estás é a desviar a palavra para conotações marxistas (é isto que te está a incomodar, certamente).
fhg, por último,  não saberás mais da História do Benfica do que os congressistas que realizaram esse importante evento há uns bons anos atrás.


Offspring

tantas traduções... pra mim somos UNICOS e é isso que a frase quer dizer

LeoG

Amsterdam : não é 'Et', isso é um erro, talvez por influência do francês. O "e" na verdade é a forma curta em latim de "ex" (cai o 'x') que quer dizer "de". Logo tens pluribus - de vários / muitos -> unum. é este o significado original da expressão.

Amsterdam

Citação de: LeoG em 02 de Março de 2007, 14:18
Amsterdam : não é 'Et', isso é um erro, talvez por influência do francês. O "e" na verdade é a forma curta em latim de "ex" (cai o 'x') que quer dizer "de". Logo tens pluribus - de vários / muitos -> unum. é este o significado original da expressão.

Thanks... ;)

Sempre pensei que fosse isso :)

fhg

#13
Nem todos os clubes se identificam directamente com os seus sócios.


Dou-te como exemplo o fcp cuja identificação com a cidade do porto é inegavel, tal não ocorre com o Benfica que apesar de ser um clube sediado em lisboa, não tem a mesma ligação á cidade.
O Benfica é português não lisboeta.

A minha intenção não é nem nunca foi, menosprezar o papel de Cosme Damião.
O que quis destacar foi que o Benfica ao contrário de outros clubes nomeadamente o scp, não tem a sua identidade tão intimamente ligada a uma pessoa.
É no entanto obvio que é a personagem que merece mais destaque (para mim pelo menos) na história do Benfica.

Negar que a palavra povo tem conotações na sua utilização vulgar com as classes operárias é negar uma evidência que não me parece poder ser negada.
Basta dares uma volta por este forum para que salte aos olhos o que digo.

Por acaso até nem sou de direita. Não é a conotação marxista que me incomoda.
É a negação do carácter pluralista que para mim é a característica fundamental do clube, característica enunciada aliás no mote do mesmo.

A conclusão do congresso que citaste, refere-se aos traços que identificaram o nascimento do clube não aquilo que identifica o clube presentemente.
Nesse respeito a referência que fazes á autoridade dos membros do painel do citado congresso, não faz na minha opinião sentido, por não negar o que disse.

Como disse anteriormente não são as caracteristicas do clube no seu nascimento que o definem actualmente.
É inegavel que fazem parte do seu património, mas não são necessariamente características que se mantêm.
Ou achas que o Benfica actualmente é pobre, e a sua massa adepta é formada apenas pela classe operária?

cumprimentos

mutatis


Eagle Fly Free

#14
Fhg, eu não te queria ofender com aquilo que eu referi.
Eu disse no meu primeiro post que a massa adepta do Benfica generalizou-se a todas as camadas sociais, o que é evidente, ou não fosse o Benfica aquele que tivesse mais adeptos em Portugal. Eu nunca neguei o carácter pluralista do clube, só disse que o povo, em sentido lato, é por si plural.
O facto de tu e muitos users do Forum, como referes, e admito que muita gente no país e no mundo ( a chamada utilização vulgar), conotar o povo apenas com as classes operárias tem uma clara derivação marxista. Está enraizado, concordo.
Mas o povo engloba a sociedade no todo, não é uma característica identificativa de uma sociedade ou uma referência a um estrato económico-social.
O Benfica tem uma ligação à cidade de Lisboa, para mim é uma evidência. Para alguma coisa servirá a História do clube (Sport Lisboa é parte do nome do clube). O Benfica só se tornou português (no sentido nacional) com as conquistas do Ciclismo, é bom ter isto presente. Depois tornou-se mundial, sabemos bem como. Tens razão em relação ao fcp e ao scp, mas também convém referir que são clubes nacionais.
Em relação ao Congresso, eu apenas referi o terceiro ponto (que diz respeito às origens) em vinte e seis (que englobam todas as áreas) .  ;) Também referem que o SLB tem uma popularidade inultrapassável e é um clube mundial, anti-D. Sebastião, porque passa a fronteira, sempre ganha e sempre regressa (sic).

Em relação  à actual situação do Benfica:  bom, em certo sentido, estamos a recuperar de uma pobreza extrema, não é verdade ?? em relação à massa adepta, já referi o que eu penso ácerca do "povo". Afinal, o património histórico de um clube também não o define ?