O nosso lema - E Pluribus Unum

Menino do Côro

Citação de: Jonex em 07 de Fevereiro de 2010, 21:48
"Non in solo pane vivit homo"

"...sed in omni verbo, quod procedit de ore Dei."

;)

flexluis

Resolvi abrir este tópico por verificar com muita frequência que há muita confusão em relação ao nosso lema, inscrito no nosso emblema.

Estou farto de ler que o "e pluribus unum" significa Um por todos e todos por um e outras coisas sem qualquer nexo.

Para que conste, "E Pluribus Unum" siginifica "DE MUITOS, UM". A interpretação/tradução também pode ser algo como "Único entre muitos" ou algo parecido.

Parem de usar o lema dos 3 mosqueteiros  como se esse fosse o do Benfica. Não é e não tem nada a ver.

Já agora, para os que quiserem aprender, esta frase foi adoptada como lema pelos Estados Unidos da América referindo-se à integração das 13 colónias independentes num único país.

nokas7

Podias sempre pôr.. "O NOSSO EMBLEMA".. E não, o nosso LEMA..


flexluis

#94
Podias sempre pôr.. "O NOSSO EMBLEMA".. E não, o nosso LEMA..


E porque não?

Dikom

Citação de: nokas7 em 19 de Abril de 2010, 11:11
Podias sempre pôr.. "O NOSSO EMBLEMA".. E não, o nosso LEMA..


Ou então "O nosso (emb)lema". :confused:

Joga Bonito

Flex: de muitos um, ou de Todos um?

flexluis

Citação de: Joga Bonito em 19 de Abril de 2010, 11:22
Flex: de muitos um, ou de Todos um?

Sempre tive a idéia que é de MUITOS e é o que encontro na wikipédia também (fui confirmar) mas o tópico serve essencialmente para acabar com o lema dos mosqueteiros como se fosse o nosso.

É impressionante a quantidade de malta que está equivocada e afirma a coisa como se fosse correcta.

Chefe

Se a propria CS comete esse erro, o povo vai atrás

ccm

Citação de: flexluis em 19 de Abril de 2010, 11:25
Citação de: Joga Bonito em 19 de Abril de 2010, 11:22
Flex: de muitos um, ou de Todos um?

Sempre tive a idéia que é de MUITOS e é o que encontro na wikipédia também (fui confirmar) mas o tópico serve essencialmente para acabar com o lema dos mosqueteiros como se fosse o nosso.

É impressionante a quantidade de malta que está equivocada e afirma a coisa como se fosse correcta.

É normal o pessoal confundir-se. nem toda a gente percebe latim ou tem acesso ao significado. ´
Se existe pessoal que vai sempre à Luz e acha o Nuno Gomes um avançado do caraças, como é que não há pessoal que confunda também isto que é bem mais difícil de decifrar?  :tonge:

flexluis

Pelos vistos, a coisa já foi debatida aqui no fórum

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=30377.0

Há pessoal que não sabe nem tem acesso ao significado mas isso não implica forçosamente que inventem.

Oh CCM... relativamente à apreciação das qualidades de jogadores de futebol ela é tão subjectiva que, em relação a um mesmo jogador, há quem ache fenomenal e quem ache medíocre. O Nuno Gomes não foge à regra.  :tickedoff:

perceptionman

A águia foi escolhida como emblema – símbolo de autoridade, espírito da elevação de propósitos e iniciativa. A divisa adoptada foi E pluribus unum. "Ao contrário do que muitos pensam, E Pluribus Unum não significa 'e todos por um'. Significa 'entre muitos, um'. Ou seja, entre muitos, há um que se destaca; esse um é, obviamente, o Benfica", diz Ricardo de Araújo Pereira, humorista, adepto do Benfica.

VodkaBoy

Pluribus parece-me indicar o Plural. Nessa medida acho que o correcto é mesmo o "De Muitos Um"


rkc

Citação de: ccm em 19 de Abril de 2010, 11:30
Citação de: flexluis em 19 de Abril de 2010, 11:25
Citação de: Joga Bonito em 19 de Abril de 2010, 11:22
Flex: de muitos um, ou de Todos um?

Sempre tive a idéia que é de MUITOS e é o que encontro na wikipédia também (fui confirmar) mas o tópico serve essencialmente para acabar com o lema dos mosqueteiros como se fosse o nosso.

É impressionante a quantidade de malta que está equivocada e afirma a coisa como se fosse correcta.

É normal o pessoal confundir-se. nem toda a gente percebe latim ou tem acesso ao significado. ´
Se existe pessoal que vai sempre à Luz e acha o Nuno Gomes um avançado do caraças, como é que não há pessoal que confunda também isto que é bem mais difícil de decifrar?  :tonge: