O nosso lema - E Pluribus Unum

Jonex

"Glorioso" não entendas isto como uma birra ou uma presunção minha, até acho que é de salutar que discutamos o significado do nosso lema, mas já que este assunto foi lançado deviamos esclarecer isto.
Cumprimentos benfiquistas para ti e para o "RED-STAR".  :slb2:

RedStar1982

Citação de: Jonex em 21 de Agosto de 2008, 20:02
"Glorioso" não entendas isto como uma birra ou uma presunção minha, até acho que é de salutar que discutamos o significado do nosso lema, mas já que este assunto foi lançado deviamos esclarecer isto.
Cumprimentos benfiquistas para ti e para o "RED-STAR".  :slb2:

Retribuo o abraço ou não fossemos um de todos...incluindo o Glorioso...!  ;D ;D ;D

Eu tb concordo contigo a 100% nesta questão do nosso lema...!

O_Glorioso

Volto a repetir: significado é, de alguma maneira, diferente de tradução literal.

Agora, dizer que "um (d)entre muitos" não faz sentido é que me parece um bocado despropositado. Não é tão filosófico como "de muitos, um", mas quer dizer o mesmo, no mínimo das hipóteses, no sentido que se quer passar: o conjunto, a união, a reunião, a unidade (e não uma unidade) fazem a força, fazem o que nós somos; nós somos este clube, cada um de nós, diferentes que somos, mas funcionamos como um todo, como uma unidade. É aqui que está a nossa força, a força do SL Benfica.

Um, na sua individualidade, não tem força; por outro lado, todos juntos, muitos, como um só, uma só força, uma só vontade, somos fortes, somos o Benfica.

sete

Citação de: RedStar1982 em 21 de Agosto de 2008, 19:52
Citação de: O_Glorioso em 21 de Agosto de 2008, 19:03
Citação de: RedStar1982 em 21 de Agosto de 2008, 18:54
Citação de: O_Glorioso em 21 de Agosto de 2008, 18:07
Citação de: RedStar1982 em 21 de Agosto de 2008, 16:43
Citação de: O_Glorioso em 21 de Agosto de 2008, 16:14
«"E pluribus unum"

[Pergunta] A propósito do centenário do Benfica, tenho ouvido e lido as mais diferentes traduções da frase latina que integra o emblema do clube da águia: «Um por todos, todos por um», «De entre muitos», «Primeiro entre pares»? E aquele é mesmo assim ("e") ou será, antes, "et"? De resto, num "site" na Internet lê-se o seguinte: «Uma das frases eternas com que os Estados Unidos (sua história, perspectiva e realidade) se identificam é "et pluribus unum", ou seja, dentre muitos, um».
Em que ficamos?
Obrigado.
Jorge Amorim :: :: Lisboa, Portugal

[Resposta] O dístico é corre(c)to tal qual está na bandeira do Benfica. «E pluribus unum», o que significa um entre (ou dentre) muitos. Como é sabido, a língua usa, quase indiferentemente, a construção dire(c)ta e indire(c)ta da frase, sendo que o vernáculo prefere a indire(c)ta. Assim, o dístico benfiquista também poderia ter sido escrito «Unum e(x) pluribus». Mas a musicalidade da língua consagrou-o tal qual está no distintivo encarnado. A confusão pode ter advindo do e. Mas não existe tal, porque o e da preposição ex perde o x antes de palavras começadas por uma consoante. Pode o povo do Benfica continuar com o dístico do seu emblema, que está corre(c)to. Ao menos gramaticalmente...

Alípio de Freitas :: 19/03/2004»

in Ciberdúvidas

Seria ridículo discutir sobre algo tão importante e sagrado como o nosso lema, mas amigo, o nosso lema é E PLURIBUS UNUM e o seu significa está claro em qualquer fonte, ou seja DE MUITOS, UM.

Não tenho duvidas, a menos que alguém prove o contrario.
Uma coisa é uma tradução literal, outra coisa é o seu significado.

Quanto à minha fonte, quem não concorda tem um remédio: envia para o Ciberdúvidas uma mensagem contestando o que o prof. Alípio de Freitas e o Concelho de Consulores do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa dizem.  O0

Claro que tens todo o direito de aceitar o significado que o Professor te enviou. Eu aceito aquele que advém da tradução literal. Que tem um significado muito de acordo com a nossa missão como Benfiquista, de todos formar um...!

Abraço REDSTAR.

NOTA: Não tenho nada que enviar algo para o Ciberduvidas, pois não tenho duvida, E PLURIBUS UNUM para mim tem o significa DE TODOS, UM  O0

E VIVA O BENFICA...
O referido professor não me enviou nada, não foi eu quem enviou a dúvida ao Ciberdúvidas.  O0

Por estas coisas, existe o lema original, latino: E pluribus unum!

Abraço,
Glorioso


Peço desculpa pelo mau entendimento, foi erro meu. Abraço e somos grandes demais para um só lema, podemos ter muitos... O0
E VIVA O BENFICA TODOS POR ELE :slb2:

Jonex



Um, na sua individualidade, não tem força; por outro lado, todos juntos, muitos, como um só, uma só força, uma só vontade, somos fortes, somos o Benfica.

[/quote]

Essa é exactamente o que significado para "DE MUITOS UM" "um entre muitos" parece-me até depreciativo, pois é só mais um.

Repara se estás na luz juntamente com 65 mil pessoas és apenas um no meio de muitos, nada és sozinho, mas 65 mil juntos são apenas um, ou seja BENFICA, "DE MUITOS UM". Mas como disse noutro post vou investigar melhor e depois envio o que descobri, mas até lá mantenho a minha opinião.

O_Glorioso

Citação de: Jonex em 22 de Agosto de 2008, 01:08

Citação
Um, na sua individualidade, não tem força; por outro lado, todos juntos, muitos, como um só, uma só força, uma só vontade, somos fortes, somos o Benfica.


Essa é exactamente o que significado para "DE MUITOS UM" "um entre muitos" parece-me até depreciativo, pois é só mais um.

Repara se estás na luz juntamente com 65 mil pessoas és apenas um no meio de muitos, nada és sozinho, mas 65 mil juntos são apenas um, ou seja BENFICA, "DE MUITOS UM". Mas como disse noutro post vou investigar melhor e depois envio o que descobri, mas até lá mantenho a minha opinião.

Depreciativo?! Será que entendo as coisas de uma forma diferente das outras pessoas? Que seja simples demais, e que faça confusão a algumas pessoas, até estou como o outro... Lembrar que estamos a falar de filosofia, de algum modo; as coisas não precisam de ser à letra...

O indivíduo, só, é apenas um, mas este no meio de muitos outros, iguais ou não nas suas diferenças, é a unidade, a força, o todo. Transcende-se em algo comum.

Eu sou "apenas" mais um, não sou o Benfica; mas eu, tu e todos os outros, juntos, fazemos o Benfica, somos o Benfica.

Ou seja, todos nós, como indivíduos, somos importantes, mas o todo, a unidade, é muito, mas muito, mais importante que cada uma das nossas individualidades...

Vou dou por terminada a minha participação neste tópico.

Um abraço,

Jonex

Não leves isto tão a peito, temos simplesmente opiniões diferentes! este assunto já me pôs a ler os vários livros que tenho sobre a HX do BENFICA e em todos falam ao de leve sobre este assunto dizendo apenas que é um lema que apela á união e que reporta ao lema dos mosqueteiros "um por todos e todos por um" embora saibamos que traduzido literalmente não seja esse o significado. Fiquei também a saber que terá sido o Cosme Damião que terá tido a ideia tanto do lema como da Águia para personificar o espirito da equipa. Embora tenhamos opiniões diferentes quanto á tradução estamos de acordo que a frase é um incentivo á união e força do colectivo! de qualquer maneira achei este tema interessante e prometo pesquisar mais para me elucidar não só ao significado do nosso lema bem como do porque da escolha da dos restantes símbolos.

Cumprimentos benfiquistas  :slb2:

diabinho_in_love

Este é o nosso lema...e com este espírito ninguem nos vencerá  :flagglorioso: :slb2:

red_label

Citação de: diabinho_in_love em 02 de Abril de 2009, 16:45
Este é o nosso lema...e com este espírito ninguem nos vencerá  :flagglorioso: :slb2:



Outro desenterranço....













Ru10


Zé Periquito

 Mas foi por pouco tempo. :cool:


pexim

Eu acho que a intenção na altura da criação do lema não era bem essa. O ênfase da coisa não está nos elementos que compõem o todo, mas sim no todo que é imutável independentemente dos individuos que o compõem. Assim, DE VÁRIOS, "O" UM! é a minha tradução. Aquele que se destaca de entre os seus semelhantes. O Benfica como unidade indivisivel e como exemplo a seguir pelos restantes.
Posso estar completamente errado, é só uma opinião.

RedStar1982

Boas malta, reparei no lema que o grande Ziablo0 colocou no site e gostava de saber se não era melhor esclarecer de uma vez por todos qual é a tradução do latim do nosso lema, é que do que sei e fui pesquisar o lema é;

DE TODOS UM

E para mim faz imenso sentido...!

Alguém pode esclarecer ou acham que não tem mal?

Abraço REDSTAR O0

Berna®

Pelo que sei, também é DE TODOS UM.