Plantel para 2009/2010

PATRÃO

Citação de: lobotomizado em 23 de Maio de 2009, 18:07
O losango do F. Santos, por exemplo, fazia aparentar um futebol bonito, com muita posse de bola e troca de bola, mas depois contra os autocarros da liga portuguesa sentia muitas dificuldaes em furar a barreira defensiva, porque ia sistematicamente pelo meio e encontrava uma equipa inteira pela frente, não tendo espaço para jogar. Os jogadores estavam próximos no meio-campo e por isso trocavam muito a bola e não a perdiam, mas depois continuavam a trocar a bola porque não conseguiam avançar. As alas ficavam esquecidas.
Concordo em absoluto com a tua analise, de vez em quando aparecem alguns iluminados como tu neste forum...

Parabens...amigo benfiquista!

Assino em baixo.

Elvio

Citação de: BENFIKA em 23 de Maio de 2009, 18:13
Citação de: Elvio em 23 de Maio de 2009, 18:09
Citação de: BENFIKA em 23 de Maio de 2009, 18:07
Citação de: Elvio em 23 de Maio de 2009, 18:05
Citação de: BENFIKA em 23 de Maio de 2009, 18:02
nao percebo a fixaçao no losango...é uma tactica que nao gosto nada.
Nao serve para o cardozo, implica 2 laterais muito ofensivos que assumam o jogo nas laterais juntamente com os avançados moveis.
Implica MUITAA rotina naquele meio campo, muitas compensaçoes...

Sem duvida que preferia um 4-3-3 ou um 4-2-3-1
A equipa que se acaba de sagrar campeã alemã joga em losango , e joga que é uma coisa louca . . .

Qualquer táctica é boa

mas provavelmente demoraram ate ganharem rotinas, devem ter dois laterais bons e têm la na frente o Grafite e o Dzeko, a serem servidos pelo Misimovic que ja leva umas 20 assistencias
E o Benfica tem Aimar atrás dos avançados .

Todas as tácticas são boas , é preciso é um treinador que a ponha a funcionar .

eu do aimar ainda tenho algum receio do que pode sair dali, desconfio um bocado ainda, mas esta época tmbm jogou fora de posiçao, tal como o reyes.
Mas acho mesmo que o nosso problema em jogar em losango vai ser os avançados.

Mas vamos la ver, eu quero é ganhar, por mim ate podem jogar so com avançados lool
Claro , apenas estamos aqui a divagar  :)
Vamos ver primeiro quem é o treinador , quem são os reforços e daí poderemos falar com maiores certezas .
Em relação ao Cardozo em por acaso acho que ele pode resultar também em losango .

lonstrup

Citação de: rkc em 23 de Maio de 2009, 18:11
Citação de: PATRÃO em 23 de Maio de 2009, 16:43
Num 4x3x3 existe um triangulo invertido com o chamado trinco puro e dois medios interiores esquerdo e direito...

Num 4x2x3x1 existe dois medios centros lado a lado, um mais defensivo e outro mais box to tox, com um n.10 a frente.

Agora votem!!!

O 4x2x3x1 não existe. É uma freitas-lobice antes do Freitas Lobo ser conhecido. Só há 3 sectores. Isso é um 4x5x1.
essas cenas é que confundem. então não são 3 sectores? defesa, meio campo e ataque? que digam variantes do 451, do 433 ou 422 etc. agora redefinirem o conceito que guia a comunicação tactica por meros detalhes não faz sentido.

BENFIKA

Citação de: Elvio em 23 de Maio de 2009, 18:16
Citação de: BENFIKA em 23 de Maio de 2009, 18:13
Citação de: Elvio em 23 de Maio de 2009, 18:09
Citação de: BENFIKA em 23 de Maio de 2009, 18:07
Citação de: Elvio em 23 de Maio de 2009, 18:05
Citação de: BENFIKA em 23 de Maio de 2009, 18:02
nao percebo a fixaçao no losango...é uma tactica que nao gosto nada.
Nao serve para o cardozo, implica 2 laterais muito ofensivos que assumam o jogo nas laterais juntamente com os avançados moveis.
Implica MUITAA rotina naquele meio campo, muitas compensaçoes...

Sem duvida que preferia um 4-3-3 ou um 4-2-3-1
A equipa que se acaba de sagrar campeã alemã joga em losango , e joga que é uma coisa louca . . .

Qualquer táctica é boa

mas provavelmente demoraram ate ganharem rotinas, devem ter dois laterais bons e têm la na frente o Grafite e o Dzeko, a serem servidos pelo Misimovic que ja leva umas 20 assistencias
E o Benfica tem Aimar atrás dos avançados .

Todas as tácticas são boas , é preciso é um treinador que a ponha a funcionar .

eu do aimar ainda tenho algum receio do que pode sair dali, desconfio um bocado ainda, mas esta época tmbm jogou fora de posiçao, tal como o reyes.
Mas acho mesmo que o nosso problema em jogar em losango vai ser os avançados.

Mas vamos la ver, eu quero é ganhar, por mim ate podem jogar so com avançados lool
Claro , apenas estamos aqui a divagar  :)
Vamos ver primeiro quem é o treinador , quem são os reforços e daí poderemos falar com maiores certezas .
Em relação ao Cardozo em por acaso acho que ele pode resultar também em losango .

pode, desde que o outro avançado faça ambas as alas, o que lhe iria permitir ficar mais fixo na area.

O proximo treinador quase de certeza que sera o Jesus, por isso aposto no 4-4-2 ou 4-3-3

lobotomizado

Citação de: Edu_dv em 23 de Maio de 2009, 18:12
O losango do F. Santos, por exemplo, fazia aparentar um futebol bonito, com muita posse de bola e troca de bola, mas depois contra os autocarros da liga portuguesa sentia muitas dificuldaes em furar a barreira defensiva, porque ia sistematicamente pelo meio e encontrava uma equipa inteira pela frente, não tendo espaço para jogar. Os jogadores estavam próximos no meio-campo e por isso trocavam muito a bola e não a perdiam, mas depois continuavam a trocar a bola porque não conseguiam avançar. As alas ficavam esquecidas.

No principio até posso concordar um pouco contigo... Mas se te recordares bem, quando os jogadores se começaram entrosar e as movimentações começaram a aparecer, lembro-me bem que o Miccoli ou o Simão começavam a aparecer sem oposição... Não me lembres disso, pois tenho muitas saudades e doi-me muito.. Na altura quase me batiam, agora ja à quem concorde comigo, mas isso ja não me consola.. meu rico fernando santos...
Talvez. Não me lembro dessas movimentações, por isso parto do princípio que tens razão.
Simplesmente sempre achei que a equipa ficava muito presa ao meio.

lonstrup

mas aqui alguém verdadeiramente acha que o losango do fernando santos funcionava por causa da tactica? aqui alguém verdadeiramente acredita que aquilo era treinado afincadamente durante a semana?

aquela foi a maneira de juntar tudo na mesma equipa. e quando juntas petit, leo, luisão, katsou, karagounis, rui costa, simão e miccoli na mesma equipa (seja qual for a tactica) jogas sempre de uma maneira agradável. porque para além de jogadores talentosos tens jogadores muito experientes.

bastava ver o que acontecia quando uma peça ou duas faltava, para ver como a tactica era treinada pelo plantel.

shinning___power

O Emerson está sem clube?

E o Rosicky?

SCHUBERTUS

Bruno
                        Moreira
                        Miranda????

Maxi        D.Luiz           Sidnei           A.Pereira/Jonathan
Patric      M.Vitor          Maicon         R.Lima

Amorim
                       Sall (Etienne)
                       Pimenta????/F. Bastos

Ramires                            R.Micael
     R.Elm/Sissokho                   D.Simao????/Yartey

Aimar
                            L.Aguiar/Adu????

Cardozo                    Gomis
           Urreta                       Ciro/Di Maria
           N.Gomes                    N.Oliveira????

Vendas/Saidas: Balboa 2-3 M
                      Reyes  2 M 25%
                      C.Martins 3-5 M
                      Luisao 12-15 M
                      Ribeiro (Troca)
                      Katsouranis 3 M
                      Binya 1-2 M
                      Moretto (Troca)
                      Yebda 8-10 M
                      Quim 2 M
                      Makukula (Troca)
                      Sepsi (Troca)
                 TOTAL: ~37 M

Compras: Bruno 2-3 M + Moretto
             Ramires 7.5 M
             Patric 2.5 M
             Sall 3-5 M
             Gomis 6-8 M
             R.Elm 2-4 M  ou Sissokho 5-7 M mais caro
             R.Micael 2 M + Jogador
             L.Aguiar 2-3 M + Jogador
             A. Pereira 3-4 M ou Jonathan (Cruzeiro) 2-3 M
             TOTAL:~32 M                     

fidelito

eu acho que se confirmar o JJ, vamos ver:

a variante 4 1 3 2
1 defesa esq dir
1lateral esq dir
um trinco
um 8 feito 10  ou vice versa
um interior ( dar equilibrio defensivo, precisa de uma lateral do seu lado)
um ala ofensivoextremo ( para dar profundidade e usar espaço contra-ataque)
2 avançados mto moveis ( bons no pressing continuado )

nesta tactica, a equipa defende num bloco baixomédio e existe algum espaço entre os medios e avançados.
a logica é o avançados dificultarem a saida de bola e qdo esta chega ao nosso meio campo, nao haver espaço para jogadas de rotura, pois está tudo marcado.
assim que se recupera a bola, normalmente um dos avançados mete-se como ponta de lança, o outro descai para uma ala ( preferencialmente contraria  à do ala extremo) e os medios têm que levar abola com muita rapidez ao ataque, com passes rapidos, para que se efectue um bom contra. ( rodriguinhos, roletas, passar para o lado demasiado ou para traz aniquilia a filosofia desta tactica )...

que a acho mto dinamica.
permite o benfica meter o seu adn na frente ( 2 avançados ), usar um medio de classe que faça a diferença  ( 8  feito 10  ou vice versa).
acho que é uma boa soluçao, para o benfica melhorar as asua transiçoes ofensivas, a sua grande pecha nos ultimos 15 anos.

se a velocidade e a dinamica de jogo nao acontecer naturalmente,
aí já vejo a esquematizaçao do LOSANGO mais definida.
em que jogas com 2 interiores,
um puro 10
um trinco
2 laterais
2 avançados ( um ovel e outro pl )

esta tactica favorece, cardozo em campo, e por exemplo aimar como 10 sem tanto desgaste fisico.
pede que os laterais sejam mais ofensivos e joguem  à linha e centrem.
nos jogos em que se tem que se arriscar mais ou ( contra equipas pequenas na luz )
um dos alas pode dar lugar a um extremo ( reyes por exemplo).
mas mesmo assim, o losango nao é feito para transiçoes mais rapidas que o modelo italiano 4 1 3 2, ritmo é outro permite é maior tempo de controlo da bola, talvez segurança.
passar este 2 esquema para uns ocasionais ( 4 1 4 1 defensivo, ou 4 2 4 ofensivo (alturas de massacre ) ) dependerá mto da resposta dos jogadores a moverem-se como figuras plasticas dentro das linhas geometricas eheheh)

isto do plantel resume a dois coisas:
fazer render o jogo do AIMAR e do CARDOZO !!
um pela a sua dinamica, capacidade passe, inteligência tactica
e outro pela capacidade de fazer golos.

fazer as compatibilidades entre este 2 jogadores e as posiçoes que podem render mais nos  2 modelos tacticos é que uma dificil tarefa.

tudo o resto, os restantes jogadores, acho que têm que complementar depois aqueles 2 !!

é a minha opiniao !!!

com 2 alas interiores, pode-se jogar em pressing mais alto

Jay-C

Como eu dizia há tempos, qualquer táctica é boa e serve para praticar um bom futebol. A táctica é basicamente um rabisco num papel. O que faz com que a táctica funcione é o dinamismo que os jogadores lhe imprimem. Se não houver dinâmica, então esqueçam, daí não vem bom futebol, de certeza.

rkc

Citação de: lonstrup em 23 de Maio de 2009, 18:19
mas aqui alguém verdadeiramente acha que o losango do fernando santos funcionava por causa da tactica? aqui alguém verdadeiramente acredita que aquilo era treinado afincadamente durante a semana?

aquela foi a maneira de juntar tudo na mesma equipa. e quando juntas petit, leo, luisão, katsou, karagounis, rui costa, simão e miccoli na mesma equipa (seja qual for a tactica) jogas sempre de uma maneira agradável. porque para além de jogadores talentosos tens jogadores muito experientes.

bastava ver o que acontecia quando uma peça ou duas faltava, para ver como a tactica era treinada pelo plantel.

Rui Costa?!?!?!?!?

Nramos

4-3-3 com alas. Este é o "segredo" para os jogadores que o benfica tem, e não me admirava nada que fosse o escolhido para a próxima época.
Ramires, Amorim, Aimar
ED, Cardozo, Reyes/DiMaria/Coentrão, sendo que o ED convém ser um jogador que saiba aparecer como 2º avançado no meio...

Becken

Citação de: Phant em 23 de Maio de 2009, 18:08
Citação de: Arsène em 23 de Maio de 2009, 17:52
Citação de: Phant em 23 de Maio de 2009, 17:46
O Yebda poderá ser o nosso 6 num esquema de losango... Como parece que virá Jesus um meio campo interessante será:

Yebda

Ramires               Amorim

Aimar

Como alternativa ao Yebda podemos deslocar o Ruben ou o Ramires , tendo sempre o Romeu Ribeiro à espreita. Se se optar por contratar um 6 gostaria de ver cá Claudio Yacob, Gary Medel ou Bruno China...

Discordo...

Ora explica lá porquê... Para mim o Yebda tem muito a ganhar se não for apanhado em contra pé com muito espaço nas costas...

Se jogar de forma mais posicional pode ser importante e servir de pêndulo... O jogador em que entra o primeiro passe... Acho que ele não é tão limitado tacticamente como muitos pensam...

Eu explico. Eu acho que o Yebda tem todas, ou tinha todas as condicoes para ser um grande trinco, mas isso nao chega e ele faz de tudo para me contrariar. Comete demasiadas faltas, tem falhas de concentração, é demasiado ingenuo e falha bastantes passes sendo este factor agravado com a incapacidade de reagir com rapidez....! Isto tudo era capaz de se resolver com um pouquinho de concentracao e estrategia...!

LibetiNNe

Citação de: lonstrup em 23 de Maio de 2009, 18:16
Citação de: rkc em 23 de Maio de 2009, 18:11
Citação de: PATRÃO em 23 de Maio de 2009, 16:43
Num 4x3x3 existe um triangulo invertido com o chamado trinco puro e dois medios interiores esquerdo e direito...

Num 4x2x3x1 existe dois medios centros lado a lado, um mais defensivo e outro mais box to tox, com um n.10 a frente.

Agora votem!!!

O 4x2x3x1 não existe. É uma freitas-lobice antes do Freitas Lobo ser conhecido. Só há 3 sectores. Isso é um 4x5x1.
essas cenas é que confundem. então não são 3 sectores? defesa, meio campo e ataque? que digam variantes do 451, do 433 ou 422 etc. agora redefinirem o conceito que guia a comunicação tactica por meros detalhes não faz sentido.

para jogarmos em 422 tinhamos que meter o binya e o yebda bastante assanhados em jogo.

Uma descrição que englobe mais de 3 pontos, isto é X-Y-Z-I, não deixa de ser uma descrição legitima é apenas mais detalhada «

Edu

Citação de: lobotomizado em 23 de Maio de 2009, 18:18
Citação de: Edu_dv em 23 de Maio de 2009, 18:12

No principio até posso concordar um pouco contigo... Mas se te recordares bem, quando os jogadores se começaram entrosar e as movimentações começaram a aparecer, lembro-me bem que o Miccoli ou o Simão começavam a aparecer sem oposição... Não me lembres disso, pois tenho muitas saudades e doi-me muito.. Na altura quase me batiam, agora ja à quem concorde comigo, mas isso ja não me consola.. meu rico fernando santos...
Talvez. Não me lembro dessas movimentações, por isso parto do princípio que tens razão.
Simplesmente sempre achei que a equipa ficava muito presa ao meio.

Não te lembras quando começou a aparecer mais o Karagounis... E daquele passe (penso que foi do Rui contra o Belenenses) e que o Simão ficou isolado e fez um tunel no redes?
E houve mais, os jogos contra o espanol ou contra o boavista, são os que tenho mais presentes na cabeça, pois corria tudo bem... excepto a finalização... mas a parte de partir o puzzle do meio campo teve muito sucesso la para o final...
Olha lembro-me até de que saia da luz quase sempre vitorioso, vinha o caminho sempre na palhaçada... e hoje saio de la sempre cabis-baixo.. e vejo desilusão no rosto de toda a gente...