Revisão Estatutos

Surfada

O Património

A proposta mantém tudo igual no que à distribuição dos votos dos sócios diz respeito, bem como a continuidade dos votos do betão. Isto não pode passar em AG, não nestes moldes.

You'll Never Drink Alone

Estou a ler por alto e reparei que a renumeração do número de sócios vai ser realizada de 5 em 5 anos.

"1. A numeração dos sócios poderá ser atualizada pela Direção a todo o tempo e
obrigatoriamente de 5 em 5 anos, devendo ser emitidos os novos cartões de sócios."

"6. Nas assembleias gerais do SPORT LISBOA E BENFICA, as casas do Benfica têm direito ao
seguinte número de votos:
a) Com mais de um ano ininterrupto de existência e até cinco anos – um voto;
b) Com mais de cinco anos ininterruptos de existência e até dez anos – cinco votos;
c) Com mais de dez anos ininterruptos de existência e até vinte e cinco anos – vinte votos.
d) Com mais de vinte cinco anos ininterruptos de existência - cinquenta votos."

b) Os sócios que tenham exercido de forma ininterrupta durante os últimos três mandatos as
funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Presidente da Direção e Presidente do
Conselho Fiscal. O impedimento previsto nesta alínea aplica-se apenas à impossibilidade de
candidatura ao órgão social em que exerceu funções durante três mandatos consecutivos

Glori88

Antevejo mais uma luta para se conseguir aprovar estatudos condizentes com a história do clube, nomeadamente no que toca a:
1 - escalões de votos por sócio
2- votos das casas do Benfica

Eram 2 dos 4 principais pontos que teriam de ser alterados e não foram.

Concordo com a alteração dos requisitos para presidente e com a limitação de mandatos.

EDIT: e sobem o número de votos para convocar AGE para 20 mil...gato escaldado...

Red Zeppelin

Vergonha e Vieirismo descarado a situação do número de votos, assim como os votos de betão.

Rei

Quem tem mais anos de associado tem de ter mais votos. E eu sou um deles. Injusto era um gajo qualquer que paga quotas durante uns 2 ou 3 anos ter a mesma quantidade de votos que eu e outros com muitos mais anos.

Glori88

Citação de: gabbana em 13 de Julho de 2023, 14:23Os sócios correspondentes são menos sócios?! Porque razão não podem candidatar-se a cargos de direcção do clube?

sempre foram. e antes com a agravante de não poderem ter 50 votos, independentemente nos anos de filiação.

Retiram essa limitação mas não tocam nos números de votos. é um erro.

Glori88

Citação de: Rei em 14 de Julho de 2023, 16:45Quem tem mais anos de associado tem de ter mais votos. E eu sou um deles. Injusto era um gajo qualquer que paga quotas durante uns 2 ou 3 anos ter a mesma quantidade de votos que eu e outros com muitos mais anos.

concordo mas não nesta escala. mais 1 voto por cada 5 anos de filiação até um máximo de 10.

24-7SLB

Miklosf0rev3r

Citação de: Red Zeppelin em 14 de Julho de 2023, 16:42Vergonha e Vieirismo descarado a situação do número de votos, assim como os votos de betão.
vergonha?

Já visitaste alguma casa do benfica no interior do país?
Eu ja visitei algumas e lá vive-se o Benfiquismo em pleno.

Acho muito bem que o numero de votos das casas tenha em linha de conta a sua antiguidade e acho justo, pq as casas do Benfica são uma extensão do clube para o Mundo inteiro.
E, mais uma vez os votos das casas do Benfica são irrelevantes comparado com o numero de sócios.

24-7SLB

Citação de: Miklosf0rev3r em 14 de Julho de 2023, 16:51
Citação de: Red Zeppelin em 14 de Julho de 2023, 16:42Vergonha e Vieirismo descarado a situação do número de votos, assim como os votos de betão.
vergonha?

Acho muito bem que o numero de votos das casas tenha em linha de conta a sua antiguidade e acho justo, pq as casas do Benfica são uma extensão do clube para o Mundo inteiro.
E, mais uma vez os votos das casas do Benfica são irrelevantes comparado com o numero de sócios.

O presidente da casa já tem os votos que lhe são destinados, cada membro da casa (sendo sócio) já tem os votos que lhe são destinados, não há qualquer justificação para que possam ter opinião a duplicar em relação aos restantes associados que não pertencem a qualquer casa do Benfica.

IloveSLB2014

As casas terem votos acho normal, o problema está na discrepância do nº votos e isso vale para os socios.

N podes passar de 20 votos para 50.

Devia ser algo do género 1,5,10 e máximo 20 votos. Tanto para casas como sócios

Glori88

Citação de: 24-7SLB em 14 de Julho de 2023, 16:51
Citação de: Surfada em 14 de Julho de 2023, 16:13Quais as principais diferenças?

Limitação de mandatos, apenas e só!

não é verdade.

Muito por alto e nos pontos mais impactantes:
1 - Sócios correspondentes deixam de ter limite de 25 votos
2 - Requisitos para requerir AGE passam de 10k votos para 20k
3 - Limitação de mandatos
4 - A Direção passa a ser remunerada
5 - Requisitos para presidente descem para 15 anos de sócio efetivo ininterrupto e 35 anos de idade

Não é exaustivo, ainda não tive tempo de ver tudo.

Glori88

Citação de: Miklosf0rev3r em 14 de Julho de 2023, 16:51
vergonha?

Nunca vi edificios a votar. E são altamente relevantes, não só pelo óbvio conflito de interesses, mas pelo número de casas. São milhares de votos, decidem facilmente uma eleição.