Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Stigmat

Citação de: JoséTorres em 28 de Maio de 2024, 14:44
Citação de: Stigmat em 28 de Maio de 2024, 13:32
Citação de: maxi04 em 28 de Maio de 2024, 13:29Acho que o Nuno Gomes numa lista com Noronha, Pedro Ribeiro, Paneira, com apoios de RAP, Bernardo etc pegava bem nos chalupas.

Apesar de respeitar muito o Nuno, acho que precisamos de alguém mais agressivo.

Mas pronto ele não deve estar para se chatear com isto.

O Nuno, que é Gomes por causa do portista. Nunca! Nunca! :bandeiraslb2:

Ahahahahah lindo

E mais, o Paneira com aquele sotaque do Norte também não me convence. Cavalo de Troia!  :bandeiraslb2:

fdpdc666

Um Red Bull sem rodas.
O conteúdo desta entrevista [a Rui Costa], que se tornou cansativa ao fim de algum tempo, revela-nos primeiro que tudo um presidente que não se dá bem com as palavras.

Spoiler
A entrevista de Rui Costa à BTV é um exercício de comunicação interessante. A entrevista é longa, o que dá desde logo a entender que muito foi dito. Envolve muitos jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social e sensibilidade face ao Benfica, o que desde logo comunica uma ideia de cultura democrática e coragem perante os críticos. Permitiu confrontar o presidente com muitas perguntas, o que dá a entender que nada ficaria por dizer. Acontece em casa, no Seixal, num local a fazer lembrar o relvado que Rui Costa pisou em tempos, o mesmo que lhe garantiu legado suficiente para presidir ao clube. Trata-se de um exercício de forma bem conseguido, que só peca no essencial: a substância do que foi apresentado aos benfiquistas.

O conteúdo desta entrevista, que se tornou cansativa ao fim de algum tempo, revela-nos primeiro que tudo um presidente que não se dá bem com as palavras. Admito que a próxima observação não vá agradar a todos, mas o espaço que me tem cabido neste jornal representa-me a mim, antes de tudo. E por isso tenho de ser sincero: depois de meses à espera deste momento ou de alguma reação mais contundente e esclarecedora face aos muitos temas da vida do clube que aguardam por uma solução (já nem digo por uma resposta com maior visão estratégica), esperava um presidente mais articulado.

Não espero que seja palavroso, mas tendo a inferir desta dificuldade de Rui Costa em fornecer respostas claras e verbalmente bem conseguidas uma das seguintes hipóteses: estava nervoso, não contava com algumas das questões, preparou mal a entrevista, não tem as respostas que o momento pedia, ou uma combinação de todas.

Sei que há quem qualifique o resultado da entrevista como autenticidade, e compreenderia isso em muitos outros contextos, mas neste caso acho que seria conferir uma espécie de imunidade a alguém que, pela sinceridade alegadamente desarmante das palavras, ou pela forma complicada como junta as palavras em frases, não pode ser criticado. Não consigo aderir a este tipo de pensamento quando tenho à minha frente alguém que ocupa um dos cargos mais importantes na vida do país, pelo menos para mim. O momento do clube pedia uma entrevista de um presidente mais clara e esteticamente superior a esta. Não precisava de ter durado tanto tempo e não precisava de ter tido tantos jornalistas.

Espanta-me aliás esta aparente diminuição do rigor editorial da BTV, como se não fosse possível um jornalista da BTV fazer exatamente as mesmas perguntas. Será que não é, ou será, simplesmente, que se escolheu a forma em detrimento do conteúdo, dessa forma colocando em causa uma redação da casa?

Nem tudo é merecedor de críticas na entrevista. O presidente do Benfica começou com as más notícias, neste caso confirmando a continuidade de Roger Schmidt. É uma aposta corajosa de Rui Costa que, nas palavras do próprio, teve o condão de retirar alguma da responsabilidade do treinador, sem no entanto encontrar de forma objetiva outros responsáveis. «Este ano não correu tão bem», explica.

Só por acaso, vamos percebendo ao longo de cada longa resposta sobre o desastre dos últimos 12 meses, que só por mero acaso não ganhámos tudo esta época. Só faltou dizer que nem foi assim tão mau, como o próprio Schmidt fez há poucas semanas. Ganhámos tudo o que estava em disputa, excepto a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Liga portuguesa e a Liga Europa. Rui Costa termina a explicar que não podemos começar todos os anos projetos do zero, aqui num momento de convicção. Se não estamos a começar do zero, seria interessante perceber qual é o ponto de partida.

Se alguém não acreditar que estamos em boas mãos, explica-nos que Roger Schmidt até recusou propostas para ficar. Mais tarde enveredou pelo mesmo caminho para esclarecer que o Benfica não é apenas bom a perder jogadores jovens. Também é extremamente competente a perder membros do scouting. Somos um clube muito desejado, apesar de pouco vencermos e não ganharmos uma Taça de Portugal há quase 10 anos. Percebo que o objetivo com esta espécie de gabarolice seja provocar um sentimento de gratidão, mas a mim só me sai angústia.

Embalado, o presidente alternou entre a fuga para a frente, a confusão e uma espécie de transparência radical em que as frases pareciam sinalizar uma mensagem, mas eu ouvia o contrário do que era defendido. Um dos momentos altos foi quando abordou a ausência de laterais de raiz, explicando que, pronto, é uma daquelas coisas que acontecem numa estrutura previdente e altamente competente.

Imagino que aconteça muito a projetos desportivos que, como o presidente argumenta, não têm de ser construídos do zero. Está tudo bem e estamos em boas mãos. Fica tudo como está, no fundo. Só é pena eu não me lembrar de um único clube de futebol - no mundo dos clubes que pretendem ser levados a sério - que tenha arriscado jogar uma época inteira sem laterais de raiz. Somos realmente um clube singular. Só nos faltaram os laterais de raiz!

Imaginem o diretor da equipa da Red Bull vir a público explicar que, sim senhor, compreende as críticas, mas que a única coisa que faltou a Max Verstappen nessa época foi o carro ter rodas. Qual acham que seria a reação? Agora imaginem que, perante a insistência dos jornalistas com este e outros temas, o diretor da Red Bull partia para outra linha de argumentação e explicava que era consumidor da bebida desde os 8 anos e que não tinha caído de pára-quedas naquela equipa. Acham que sobrevivia a mais um dia no cargo? Acham que os adeptos dessa equipa se deixavam infantilizar com este tipo de resposta?

Insisto que as respostas de Rui Costa foram excessivamente longas, evasivas, confusas, e que deixaram muita coisa por esclarecer. Foi uma boa fotografia para o instagram, mas quando abrimos o plano vemos a verdade à volta do fotografado. Apesar da forma ter prevalecido sobre o conteúdo, este tema merece mais alguma reflexão. Conto voltar a isto na próxima semana.
[fechar]

Vasco Mendonça in A Bola

Once_Human

Citação de: fdpdc666 em 28 de Maio de 2024, 14:50Um Red Bull sem rodas.
O conteúdo desta entrevista [a Rui Costa], que se tornou cansativa ao fim de algum tempo, revela-nos primeiro que tudo um presidente que não se dá bem com as palavras.

Spoiler
A entrevista de Rui Costa à BTV é um exercício de comunicação interessante. A entrevista é longa, o que dá desde logo a entender que muito foi dito. Envolve muitos jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social e sensibilidade face ao Benfica, o que desde logo comunica uma ideia de cultura democrática e coragem perante os críticos. Permitiu confrontar o presidente com muitas perguntas, o que dá a entender que nada ficaria por dizer. Acontece em casa, no Seixal, num local a fazer lembrar o relvado que Rui Costa pisou em tempos, o mesmo que lhe garantiu legado suficiente para presidir ao clube. Trata-se de um exercício de forma bem conseguido, que só peca no essencial: a substância do que foi apresentado aos benfiquistas.

O conteúdo desta entrevista, que se tornou cansativa ao fim de algum tempo, revela-nos primeiro que tudo um presidente que não se dá bem com as palavras. Admito que a próxima observação não vá agradar a todos, mas o espaço que me tem cabido neste jornal representa-me a mim, antes de tudo. E por isso tenho de ser sincero: depois de meses à espera deste momento ou de alguma reação mais contundente e esclarecedora face aos muitos temas da vida do clube que aguardam por uma solução (já nem digo por uma resposta com maior visão estratégica), esperava um presidente mais articulado.

Não espero que seja palavroso, mas tendo a inferir desta dificuldade de Rui Costa em fornecer respostas claras e verbalmente bem conseguidas uma das seguintes hipóteses: estava nervoso, não contava com algumas das questões, preparou mal a entrevista, não tem as respostas que o momento pedia, ou uma combinação de todas.

Sei que há quem qualifique o resultado da entrevista como autenticidade, e compreenderia isso em muitos outros contextos, mas neste caso acho que seria conferir uma espécie de imunidade a alguém que, pela sinceridade alegadamente desarmante das palavras, ou pela forma complicada como junta as palavras em frases, não pode ser criticado. Não consigo aderir a este tipo de pensamento quando tenho à minha frente alguém que ocupa um dos cargos mais importantes na vida do país, pelo menos para mim. O momento do clube pedia uma entrevista de um presidente mais clara e esteticamente superior a esta. Não precisava de ter durado tanto tempo e não precisava de ter tido tantos jornalistas.

Espanta-me aliás esta aparente diminuição do rigor editorial da BTV, como se não fosse possível um jornalista da BTV fazer exatamente as mesmas perguntas. Será que não é, ou será, simplesmente, que se escolheu a forma em detrimento do conteúdo, dessa forma colocando em causa uma redação da casa?

Nem tudo é merecedor de críticas na entrevista. O presidente do Benfica começou com as más notícias, neste caso confirmando a continuidade de Roger Schmidt. É uma aposta corajosa de Rui Costa que, nas palavras do próprio, teve o condão de retirar alguma da responsabilidade do treinador, sem no entanto encontrar de forma objetiva outros responsáveis. «Este ano não correu tão bem», explica.

Só por acaso, vamos percebendo ao longo de cada longa resposta sobre o desastre dos últimos 12 meses, que só por mero acaso não ganhámos tudo esta época. Só faltou dizer que nem foi assim tão mau, como o próprio Schmidt fez há poucas semanas. Ganhámos tudo o que estava em disputa, excepto a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Liga portuguesa e a Liga Europa. Rui Costa termina a explicar que não podemos começar todos os anos projetos do zero, aqui num momento de convicção. Se não estamos a começar do zero, seria interessante perceber qual é o ponto de partida.

Se alguém não acreditar que estamos em boas mãos, explica-nos que Roger Schmidt até recusou propostas para ficar. Mais tarde enveredou pelo mesmo caminho para esclarecer que o Benfica não é apenas bom a perder jogadores jovens. Também é extremamente competente a perder membros do scouting. Somos um clube muito desejado, apesar de pouco vencermos e não ganharmos uma Taça de Portugal há quase 10 anos. Percebo que o objetivo com esta espécie de gabarolice seja provocar um sentimento de gratidão, mas a mim só me sai angústia.

Embalado, o presidente alternou entre a fuga para a frente, a confusão e uma espécie de transparência radical em que as frases pareciam sinalizar uma mensagem, mas eu ouvia o contrário do que era defendido. Um dos momentos altos foi quando abordou a ausência de laterais de raiz, explicando que, pronto, é uma daquelas coisas que acontecem numa estrutura previdente e altamente competente.

Imagino que aconteça muito a projetos desportivos que, como o presidente argumenta, não têm de ser construídos do zero. Está tudo bem e estamos em boas mãos. Fica tudo como está, no fundo. Só é pena eu não me lembrar de um único clube de futebol - no mundo dos clubes que pretendem ser levados a sério - que tenha arriscado jogar uma época inteira sem laterais de raiz. Somos realmente um clube singular. Só nos faltaram os laterais de raiz!

Imaginem o diretor da equipa da Red Bull vir a público explicar que, sim senhor, compreende as críticas, mas que a única coisa que faltou a Max Verstappen nessa época foi o carro ter rodas. Qual acham que seria a reação? Agora imaginem que, perante a insistência dos jornalistas com este e outros temas, o diretor da Red Bull partia para outra linha de argumentação e explicava que era consumidor da bebida desde os 8 anos e que não tinha caído de pára-quedas naquela equipa. Acham que sobrevivia a mais um dia no cargo? Acham que os adeptos dessa equipa se deixavam infantilizar com este tipo de resposta?

Insisto que as respostas de Rui Costa foram excessivamente longas, evasivas, confusas, e que deixaram muita coisa por esclarecer. Foi uma boa fotografia para o instagram, mas quando abrimos o plano vemos a verdade à volta do fotografado. Apesar da forma ter prevalecido sobre o conteúdo, este tema merece mais alguma reflexão. Conto voltar a isto na próxima semana.
[fechar]

Vasco Mendonça in A Bola

Ele teve de ser fazer entender pelos associados.

SousaLB

Citação de: jpcafe em 28 de Maio de 2024, 10:49
Citação de: Bertolucci Kasparov em 27 de Maio de 2024, 13:55O novo fantoche do Vieira, pronto para ser o próximo presidente do SLV2003

Ainda somos meninos de eleger este atrasado não somos?
Se houver 100 candidatos, aquela maioria esclarecida de sócios do Benfica vai escolher o pior e hostilizar os outros 99 (principalmente os melhores).

Mas depois há gente cheia de medo da entrada de "infiltrados de última hora" nos votantes.

É que se não for isso, "nós" vamos votar muito bem.

rude

Citação de: maxi04 em 28 de Maio de 2024, 13:29Acho que o Nuno Gomes numa lista com Noronha, Pedro Ribeiro, Paneira, com apoios de RAP, Bernardo etc pegava bem nos chalupas.

O Nuno Gomes nunca foi trancado numa cave para não assinar pelo rival

Once_Human

CitaçãoImaginem o diretor da equipa da Red Bull vir a público explicar que, sim senhor, compreende as críticas, mas que a única coisa que faltou a Max Verstappen nessa época foi o carro ter rodas. Qual acham que seria a reação? Agora imaginem que, perante a insistência dos jornalistas com este e outros temas, o diretor da Red Bull partia para outra linha de argumentação e explicava que era consumidor da bebida desde os 8 anos e que não tinha caído de pára-quedas naquela equipa. Acham que sobrevivia a mais um dia no cargo? Acham que os adeptos dessa equipa se deixavam infantilizar com este tipo de resposta?

Aahaahhaahhahaha lindo

Infelizmente os matarruanos ainda bateram palmas ao nossu ruie

Slbttotosalvio

SousaLB

Citação de: rude em 28 de Maio de 2024, 15:02

O Nuno Gomes nunca foi trancado numa cave para não assinar pelo rival
Não só não foi trancado como só não foi para lá porque não quis, quando voltou para o Benfica.

E era um Sporting com dois campeonatos em 3 anos, não era o circo dos anos 90.

Once_Human

Citação de: BugsySiegel em 28 de Maio de 2024, 12:09O Mauro Xavier anda a ter demasiado protagonismo.

Há 15 dias nem sabia quem era, agora aparece em qualquer página.

Está lançada a propaganda.

Isto é  como as Matrioskas

Abres uma e está outra lá dentro, e outra, e outra...

Tifosi

Citação de: perceptionman em 28 de Maio de 2024, 00:38
Citação de: Xanghai em 27 de Maio de 2024, 16:33Quando acabar a Vieirada e o legado do Banana... o gajo que vier com vontade de revivar o clube vai ter um trabalho desgraçado.

Passamos a ser um clube voltado para as negociatas, perdedor e antidemocrático... com adeptos acomodados e estrutura aburguesada. Vai levar anos a desmontar esta merda.

Eu consigo ser mais pessimista e dizer que nunca se conseguirá desmontar algo que já faz parte do ADN do clube.

Nunca me senti tão afastado do Benfica como agora. Clube com genes perdedores, falta de inteligência, falta de ambição, falta de amor próprio, falta de vergonha, falta de decoro... no fundo um clube de gente fraca, apoiada e suportada por gente ainda mais fraca.

A cultura dos pequenos poderes, do ser fraco com os fortes e forte com os fracos. Um clube totalmente aburguesado, conformado e sem qualquer planeamento a curto ou longo prazo.

Questiono-me muitas vezes, se isto é o Benfica, por que caralho é que eu sou Benfiquista?

Abomino tudo aquilo em que este clube se tornou.

É por haver "poetas" que sabem expressar o que lhes vai no coração, que depois existem citações.

INFELIZMNENTE este post sumariza o meu sentimento há muitos anos... e cada ano que passa, o sentimento de desilusão e alheamento é maior

gizmo

Citação de: jpcafe em 28 de Maio de 2024, 10:49
Citação de: Bertolucci Kasparov em 27 de Maio de 2024, 13:55O novo fantoche do Vieira, pronto para ser o próximo presidente do SLV2003

Ainda somos meninos de eleger este atrasado não somos?

onnel

Um incompetente ao mais alto nível este ninguém o vem buscar de certeza

gizmo

Citação de: ramasr em 28 de Maio de 2024, 14:26Só queria deixar aqui um exemplo de tempos onde se vivia o Benfica com a exigência que merece.

Em honra às desprezadas modalidades! Isto é que é um ambiente à Benfica! Que saudades!

https://youtu.be/cNbaO2gxjaU?si=L7gGbI_GAC6T6uY4

E nos inícios do vietname.
Hoje parece que estamos num grupo de baile.

Tenho alguns jogos e resumos gravados em VHS, até de jogos europeus dessa geração do basket. Era um ambiente que nem há comparação possível com o que se vive agora.

daniii95

@Billy the Kid  Já que és o moço dos jornais, consegues dar-me a informação toda deste cabeça de caralho sff

Obrigado e boa semana

Fenómeno

Citação de: fdpdc666 em 28 de Maio de 2024, 14:42Certidão de óbito.
A comunicação do Benfica é gerida de forma a causar o mínimo ruído possível.

Spoiler
Paz à alma da comunicação do Sport Lisboa e Benfica. A mesma ainda deu sinais de vida durante a época 2023/2024, mas depois entrou de tal forma em coma profundo que simplesmente desapareceu. Crê-se na atestação do seu óbito e a recente entrevista do presidente em funções dificilmente a conseguirá ressuscitar. Isto porque não se pode optar por dar mais relevância ao facto da entrevista ter sido aberta a vários meios de comunicação do que propriamente fomentar o debate sobre a pouca clareza daquilo que foi dito pelo seu chefe máximo.

Só faltou parabenizarem publicamente a Atalanta e fazer uma estátua a Gasperini no Estádio. Era previsível a justificação do insucesso desportivo devido a «escolhas erradas» (por outras palavras, planeamento deficiente ou simplesmente má gestão) e os estatutos já nem sequer são tema de tal forma que a BTV forçou a pergunta final porque era conveniente oficializar uma Assembleia Geral cuja data de realização deverá saber-se hoje.

A auditoria foi tópico menosprezado por quem esteve a interrogar no campus mesmo depois do entrevistado, na qualidade de arguido, voltar a banalizar o conceito e alcance de auditoria forense com base em contratos e transferências de jogadores. As auditorias forenses investigam eventuais fraudes cometidas nas empresas através dos seus representantes legais para obter e avaliar evidências relativas às contas e declarações financeiras, regularidade e legalidade das operações e gestão financeira, tentando-se apurar o grau de correspondência entre essas mesmas provas e os critérios estabelecidos.

Assim, face a suspeitas de fraude (ou perante fraudes que possam ter sido consumadas), contratam-se terceiros para diagnosticarem potenciais ilícitos penais, contraordenacionais e civis após analisarem as áreas de contabilidade, criminologia, recolha e interpretação de dados, economia, finanças, direito, psicologia, antropologia, sociologia e, o mais importante de tudo, o envolvimento no setor desportivo. Pior só quando se ouve Rui Costa referir que a alteração estatutária e auditoria (duas maiores bandeiras de campanha eleitoral em 2021) são uma dupla inoportuna para serem apresentadas durante as épocas pois mexem com o futebol e as modalidades.

Foi esta a melhor justificação que os conselheiros do presidente arranjaram para apresentação aos sócios no último ano de mandato? Em Barcelona discorda-se. Aliás, um passo básico teria sido o Benfica contratar a consultora Kroll (responsável pela auditoria forense no FC Barcelona) para pegar nos seus casos.

Ora, não podemos fugir ao facto de que a comunicação do Benfica é gerida de forma a causar o mínimo ruído possível, sobretudo em ano horribilis. Mas isso não implica que não saiba utilizar, por exemplo, uma ferramenta premium como a BTV. É um canal pago com difusão exclusiva dos jogos da equipa principal (uma das principais fontes de receita) e das restantes modalidades com transmissão técnica, gráfica e eticamente credíveis e prestigiantes.

Contudo, a relação deste player interno com o futebol profissional é estranha, nunca tendo existido uma intenção em promover proximidade entre atletas e adeptos. Antes se dá azo a uma inexplicável inacessibilidade através de uma relação tensa, desagradável e pouco abonatória para os interesses da instituição a nível global.

Sei-o com conhecimento de causa pelos 10 anos de envolvência e em que seis deles tiveram influência direta da minha parte em determinado conteúdo, nomeadamente, como não podia deixar de ser, com cariz legal.

Numa lógica de relação de grupo e pela receita anual que gera, faria sentido que esta empresa gozasse de melhores condições ao nível de número de trabalhadores e respetiva atualização salarial (incluindo para colmatar saídas de valor humano-profissional elevado e para evitar com que os internos tenham que se tornar multidisciplinares para lhes serem assacadas diferentes capacidades de resposta e sustentar um padrão de mínimos sem excelência), as instalações deveriam comportar uma redação maior com melhores condições físicas, bem como o software de edição carece de atualização imediata.

Não há comunicação sem transparência. O impacto é positivo se os sócios virem que é bem feito, mesmo quando o resultado final não seja o esperado.
[fechar]

João Diogo Manteigas in A Bola
Uish!