Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

ivodaniello

Citação de: Ouriço em 11 de Agosto de 2010, 09:22
É uma pena, neste forum, não ter que se fundamentar o que se diz.
Admito que haja aqui um ou dois com conhecimento de causa sobre as funções do Rui Costa, não mais.
O resto, é o diz que disse. Não deixa de ser triste, mas é uma sina nacional.

Se calhar tem a ver com o facto de isto ser um fórum de adeptos do Sport Lisboa e Benfica, e não uma reunião dos órgãos directivos do clube...digo eu...

Topo Sul

Citação de: ednilson em 11 de Agosto de 2010, 10:01
Citação de: Topo Sul em 11 de Agosto de 2010, 09:59
Citação de: PattyBrooks em 11 de Agosto de 2010, 09:45
Citação de: Far(away) em 11 de Agosto de 2010, 09:41
Citação de: Topo Sul em 11 de Agosto de 2010, 09:37
Já foi dito inumeras vezes, mas eu vou voltar a repetir.
O Rui Costa é DD, a função dele é fazer a ponte entre todos os desportos do clube e o nosso presidente. Em concreto no futebol o Rui tem de se preocupar em dar ao JJ o que ele pede a nivel de condições, no entanto quando toca a contratações o Rui apenas tem a seu cargo a recolha de dados para apresentar um dossier mais elaborado sobre o jogador que o técnico precisa, pode ainda valer-se da sua imagem no futebol para convencer os jogadores a virem para o SLB, mas quando toca a negociar valores com clubes e jogador é o nosso presidente que assume.
Custa assim tanto entender.................

Eu não sei se é assim, mas a ser, é agora. Antes tinha outras funções mais alargadas digamos.

E tu sabes isso porque... te pareceu assim?

Pelos factos e por conversas que tenho no estádio da Luz com pessoas que sabem bem mais que 95% de quem frequenta este forum.
Não digo que as responsabilidades do Rui Costa sejam tão vagas e simplistas como escrevi no texto, mas num resumo bruto é básicamente o que escrevi. Tudo o que as diversas modalidades precisam vai parar ás mãos do Rui, o cargo dele não é só futebol alem do mais não vejo o presidente a ir negociar jogadores de futsal, andebol, basket, etc... no entanto quando toca a somas avultadas como é contractar um jogador de futebol é evidente que o nosso presidente deve estar envolvido e sentar-se á mesa a negociar.
A blindagem do balneário tem sido excelente, a protecção dos jogadores á CS tem sido boa, não se ouve falar em indisciplina...isso tudo é trabalho do Rui e está a ser bem feito com proveitos visíveis.

Isto é falso.

Se afirmas ser falso então justifica...
Atenção que o Rui tem pessoas abaixo dele que fazem uma primeira triagem/resolução das necessidades/problemas afinal um Director tem sempre subalternos mas em ultima instância é ele sempre a pessoa responsável.

PattyBrooks

Citação de: Far(away) em 11 de Agosto de 2010, 09:51
O Rui Costa é DD, a função dele é fazer a ponte entre todos os desportos do clube e o nosso presidente. Em concreto no futebol o Rui tem de se preocupar em dar ao JJ o que ele pede a nivel de condições, no entanto quando toca a contratações o Rui apenas tem a seu cargo a recolha de dados para apresentar um dossier mais elaborado sobre o jogador que o técnico precisa, pode ainda valer-se da sua imagem no futebol para convencer os jogadores a virem para o SLB, mas quando toca a negociar valores com clubes e jogador é o nosso presidente que assume.

Eu não sei se é assim, mas a ser, é agora. Antes tinha outras funções mais alargadas digamos.

A ti faço a mesma pergunta que fiz no post anterior.

Quem está a conjecturar és tu... quando alguém faz certas afirmações, para bem da sua imagem deve saber justificá-las e não tentar despistar quem o questiona com falsas acusações!

Far(away)

Citação de: PattyBrooks em 11 de Agosto de 2010, 10:12
Citação de: Far(away) em 11 de Agosto de 2010, 09:51

A ti faço a mesma pergunta que fiz no post anterior.

Quem está a conjecturar és tu... quando alguém faz certas afirmações, para bem da sua imagem deve saber justificá-las e não tentar despistar quem o questiona com falsas acusações!

Outra vez? Já respondi acima a isso. Quem anda aqui a despistar não sou eu.

PattyBrooks

Citação de: Topo Sul em 11 de Agosto de 2010, 10:08

Pelos factos e por conversas que tenho no estádio da Luz com pessoas que sabem bem mais que 95% de quem frequenta este forum.
Não digo que as responsabilidades do Rui Costa sejam tão vagas e simplistas como escrevi no texto, mas num resumo bruto é básicamente o que escrevi. Tudo o que as diversas modalidades precisam vai parar ás mãos do Rui, o cargo dele não é só futebol alem do mais não vejo o presidente a ir negociar jogadores de futsal, andebol, basket, etc... no entanto quando toca a somas avultadas como é contractar um jogador de futebol é evidente que o nosso presidente deve estar envolvido e sentar-se á mesa a negociar.
A blindagem do balneário tem sido excelente, a protecção dos jogadores á CS tem sido boa, não se ouve falar em indisciplina...isso tudo é trabalho do Rui e está a ser bem feito com proveitos visíveis.

Isto é falso.

Atenção que o Rui tem pessoas abaixo dele que fazem uma primeira triagem/resolução das necessidades/problemas afinal um Director tem sempre subalternos mas em ultima instância é ele sempre a pessoa responsável.
Topo Sul estava a referir-me ao Far(away), não a ti.

ednilson

Citação de: Topo Sul em 11 de Agosto de 2010, 10:08

Isto é falso.

Amigo, não só é falso, como revela total desconhecimento do que se passa no clube.

O Benfica tem um vice-presidente para as modalidades, João Coutinho.

Rui Costa é Director Desportivo da modalidade, futebol e para além disso, administrador da SAD.

O Benfica, por exemplo, no Andebol apresenta com DIRECTOR DESPORTIVO, Luis Gomes.

Para além de tudo isto, Carlos Lisboa é Director Geral das Modalidades.

ivodaniello

Ed, é isso mesmo, ele confundiu o nome de Carlos Lisboa com o de Rui Costa.

Joaquim Ferreira Bogalho

Nem percebo como se pode pensar que o Rui Costa pode ser um director desportivo de todas as modalidades...não só pelo organigrama que o Clube tem e é elucidativo por si só, mas, pelas próprias manifestações públicas do Presidente e do Rui Costa do que é o papel deste no SLB...

PattyBrooks

Citação de: ivodaniello em 11 de Agosto de 2010, 10:03
Velazquez a constatação é bem simples de se fazer, é mais que óbvio que há um completo distenciamento do RC nos campos da politica desportiva do clube, especialmente no campo da prospecção/negociação de jogadores. Só falta saber quem será o responsável por este distanciamento.

Nem por uma vez foi falado na CS a intervenção do nosso DD nas negociatas dos novos jogadores. Isso é mais facilmente constatável quando recordamos que em 2008 esteve presente directamente em todas as contratações, tendo mesmo feito deslocações nesse sentido, assim como o mesmo de passou de forma semelhante na época transacta.

Este ano simplesmente não é tido nem achado na negociações de jogadores, assim como é nítido que os potencias reforços provêm de mercados que aparentemente desconhece. 

Isto não é especular, é apenas constatar.

Mais uma vez conjecturas...
A relevância de nomes como Aimar, Saviola, Reyes, Suazo... implicou obviamente a utilização de um nome reconhecido no panorama internacional: RUI COSTA. Na falta de argumentos desportivos (por conta de uma qualificação paupérrima) era por demais óbvio a necessidade de usar o nome do Rui e a sua ambição e amor pelo clube para seduzir jogadores outrora grandes. Neste momento temos um campeonato, e uma liga dos campeões que falam por nós...

(e já agora, não é por os jornais não referirem a sua intervenção que ele deixa de a ter)

ivodaniello

Citação de: PattyBrooks em 11 de Agosto de 2010, 10:25
Velazquez a constatação é bem simples de se fazer, é mais que óbvio que há um completo distenciamento do RC nos campos da politica desportiva do clube, especialmente no campo da prospecção/negociação de jogadores. Só falta saber quem será o responsável por este distanciamento.

Nem por uma vez foi falado na CS a intervenção do nosso DD nas negociatas dos novos jogadores. Isso é mais facilmente constatável quando recordamos que em 2008 esteve presente directamente em todas as contratações, tendo mesmo feito deslocações nesse sentido, assim como o mesmo de passou de forma semelhante na época transacta.

Este ano simplesmente não é tido nem achado na negociações de jogadores, assim como é nítido que os potencias reforços provêm de mercados que aparentemente desconhece. 

A relevância de nomes como Aimar, Saviola, Reyes, Suazo... implicou obviamente a utilização de um nome reconhecido no panorama internacional: RUI COSTA. Na falta de argumentos desportivos (por conta de uma qualificação paupérrima) era por demais óbvio a necessidade de usar o nome do Rui e a sua ambição e amor pelo clube para seduzir jogadores outrora grandes. Neste momento temos um campeonato, e uma liga dos campeões que falam por nós...

(e já agora, não é por os jornais não referirem a sua intervenção que ele deixa de a ter)

Estás a cair em argumentos meramente especulativos.

"Neste momento temos um campeonato, e uma liga dos campeões que falam por nós..."

Isso tem dado uma ajuda excelente...

... em negociar mal os nossos activos mais apetecíveis, assim como para já não tem motivado nenhum alvo de nomeada a ingressar o clube.

enquanto o treinador quiser todo o protagonismo em relação aos reforços, o RC não fará mais do que oferecer camisolas aos novos jogadores.

Sparrow

Rui Costa director desportivo de todas as modalidade?
Parece-me bem...
Desde que ele não se confunda e traga o Luis Viana para jogar futebol ou o Wesley para natação.

Joaquim Ferreira Bogalho

Penso que, a questão do Rui Costa não passa pelo protagonismo do treinador, mas, pela vontade do Presidente...ter um treinador com protagonismo, faz com que Rui Costa possa trabalhar mais resguardado, mas, não lhe retira as funções para as quais foi nomeado.

O problema relaciona-se com aquilo que o Presidente quer, neste momento...nada.

Numa primeira fase, com maus resultados desportivos, Rui Costa foi chamado pelo Presidente, para tratar sozinho do futebol...foi dito, até, que seria numa perspectiva de poder, um dia, substituir LFV, na Presidência...os resultados desportivos fracos continuaram mais uma época e LFV manteve-se calado e deixou Rui Costa preparar a nova época, novamente...

Numa segunda fase, com o título no bolso, LFV apresenta-se como o obreiro da vitória, relegando Rui Costa, para uma posição de aprendizagem...em declarações de mau tom e de completa falta de lealdade, para já não falar, de respeito...(entre outras coisas, mas, adiante)..

Agora, a terceira fase, com LFV ao leme do futebol, assistiremos, novamente, à gestão desportiva que nos valeu quatro anos de misérias...

A nossa única hipótese chama-se Jorge Jesus...quanto a Rui Costa, permanecerá na sombra até ser necessário chamá-lo outra vez, para salvar a face do Presidente..alguém duvida que se este ano correr mal, LFV lançará de novo Rui Costa e imputará responsabilidades a este, mantendo-se em relativo silêncio?

Marafado

Acho muita graça às especulações que por aqui vão.

Faz quase o mesmo sentido de estarmos a avaliar o trabalho uns dos outros aqui., isto de quem trabalha claro.

Era o mesmo que dizer que os users que trabalham não trabalham porque estão sempre on line. Enfim....

melo7

Quem vos lê parece que ser director desportivo apenas é negociar e contratar jogadores. O rui não tem nenhum curso nem experiência na matéria de negociações e é obvio que LFV nesse aspecto é mais conhecedor (por vezes parece que não: 8,5 pelo Roberto). No entanto não esquecer que o DD é uma ligação entre o balneário e a direcção, é a voz dos jogadores. Claro que se tiver competência para negócios podem lhe ser delegadas essas funções mas se e um ex jogador, como é o caso, o Rui tem muito trabalho entre os jogadores

PattyBrooks

Citação de: ivodaniello em 11 de Agosto de 2010, 10:34
Citação de: PattyBrooks em 11 de Agosto de 2010, 10:25

Estás a cair em argumentos meramente especulativos.

"Neste momento temos um campeonato, e uma liga dos campeões que falam por nós..."

Isso tem dado uma ajuda excelente...

... em negociar mal os nossos activos mais apetecíveis, assim como para já não tem motivado nenhum alvo de nomeada a ingressar o clube.

enquanto o treinador quiser todo o protagonismo em relação aos reforços, o RC não fará mais do que oferecer camisolas aos novos jogadores.

Mas ainda se continua a acreditar que o Di Maria valia 40 Milhões? espantoso... e o Ramires era por demais evidente que a estadia dele aqui era mera passagem para outro campeonato!

Quanto aos alvos mais apetecíveis, mais uma vez especulas... encontrar esses jogadores é mais complicado que ir à base de dados do FM e dizer: "cá está um bom nome, não joga regularmente, está insatisfeito e em final de contrato, grand'a malha!",  não estamos sozinhos no mercado e tendo em conta o investimento feito nos últimos dois anos, não só ao nível das transferências como também de salários, tudo se torna mais complicado encontrares um Aimar, um Saviola, Reyes ou Suazo.

Por último se o Rui se limita a oferecer camisolas presentemente acho que deve ser ele a incomodar-se com isso e não nós, certo? no entanto, recuso-me a aceitar que ele como individuo dedicado que é se vergasse a essa posição de estilista do clube.