SuperLiga Europeia

miniMilk

Mas porque os clubes periféricos seriam dizimados?

Se o Benfica entrasse para a PL, os ingleses tanto veriam o Benfica como um outro qualquer inglês.
O nosso mercado alargava a uma população de 10M+50M (bem, a PL é seguida mundialmente).

Continuaríamos a ter o nosso mercado interno mais pobre (bilheteira, etc), mas a nível de TV, não percebo como porque haveria diferença tão grande.

Não concordo com a liga europeia, porque é a antítese do futebol. o Futebol é o #1 precisamente porque consegue chegar das cidades às aldeias. Mas o Benfica faria boa figura, porque tem massa adepta para tal. Acho eu

Abidos

Citação de: BatatasTiti em 20 de Janeiro de 2016, 03:02
Citação de: Abidos em 19 de Janeiro de 2016, 13:31
Citação de: BatatasTiti em 19 de Janeiro de 2016, 08:24
Impossível. Uma liga europeia não tem qualquer cabimento, existem demasiados entraves logísticos. E depois Inglaterra nunca iria nisso, e Itália / França também iriam fazer frente a tal ideia. Por alguma razão queriam incluir equipas ali para os lados da Alemanha e não muito mais que isso.

Nem vejo porque é que essas tretas americanos têm tanta importância. Futebol é muito maior que futebol americano. Ninguém liga a essa merda nem ao formato que eles têm sem ser eles.

Quanto à liga Ibérica, esquece isso também. Só se a FPF for muito estúpida. Iria em muito beneficiar economicamente os clubes espanhóis (nunca terias uma divisão das coisas a 50%), e mais do que isso terias Real Madrid e Barcelona a ganhar os primeiros lugares todos os anos. Ganhavas o terceiro lugar e isso com muita sorte.

Vejo a Liga dos Campeões ser revista, mas esqueçam lugares garantidos. Isso era matar a competitividade dos clubes europeus, que já de si é bastante fraca.
A falta de competitividade das Ligas Nacionais, é uma das razões para apoiar uma Liga Europeia.
As diferenças do Real e do Barça para os restantes; a diferença do Bayern para os restantes; a diferença da Juve para os restantes; a diferença dos grandes em Portugal para os restantes... a diferença do PSG para os restantes... etc... etc... etc...
Uma Liga Europeia, seria sempre muito mais competitiva...

A falta de competitividade que existe nas Ligas Nacionais é uma das razões porque se devia ter apoiado a centralização dos direitos televisivos. A tua mentalidade sobre a Liga Europa era a mesma dos clubes pequenos no ano passado quando defendiam a centralização. Muito bonito no papel e no potencial, mas isso nunca isso iria ser aceite devido a interesses internos e externos de cada país.

E depois não tens qualquer força de negociação. Tens 10 milhões de pessoas neste país, esses gajos têm para cima de 50 milhões. Só se eles incluírem 5 clubes e nós só incluímos 1. E esses 10 milhões que nós temos estão fragmentados em três grandes, podemos dizer isto ou aquilo sobre adeptos e sócios, sobre grandezas de história... mas do ponto de vista comercial são todos mais ou menos equivalentes e demonstrou-se bem com os negócios com as operadoras.

Uma Liga Europa nunca iria nessa cantiga do dinheiro repartido por todos. Ficaria tudo na mesma, os grandes a ganhar exorbitâncias e os pequenos a ganhar migalhas. E estás enganado se pensas que o Benfica seria um grande na Europa, seria um pequeno. Mesmo na situação utópica de ganhar o mesmo que outros, ainda teria que penar e bem durante décadas. Os grandes da Europa já estão habituados e sabem ser grandes, em Portugal nunca se conheceu disso e teria de haver bastantes mudanças.

Por alguma razão quando esse tópico voltou a ser falado recentemente era só aquelas equipas à volta da Alemanha que foram mencionadas. São todos a mesma coisa, mais ou menos. Mesmo número de habitantes, mesmo numero de clubes interessados (com a excepção de Espanha, ainda estou para ver como os convenciam, LOL). Viste lá Portugal ou Benfica na lista? Não viste. Não penses que foi por acaso. Não está porque nós não interessamos nesses cenários.
Da mesmo forma como os grandes Clubes Ingleses e Alemães e Franceses... aceitaram a Centralização nas suas Ligas, também aceitariam numa Liga Europeia.

Até agora nunca houve um estudo sério sobre uma Liga Europeia. As declarações públicas de algumas pessoas valem o que valem... Criar uma Liga Europeia, com os 5 Países mais ricos, com clubes 'pequenos' desses Países, e deixar o Benfica, o Ajax, o Anderlecht, o Olympiakos, o Gala... entre outros, não faz qualquer sentido economicamente.

Num contexto de uma Liga Europeia, Portugal não tem espaço para 3 Clubes. Dois no máximo... 1 provavelmente seria o ideal.

Abidos

Citação de: VitorPaneira7 em 20 de Janeiro de 2016, 10:41
Quem dá dinheiro ao futebol é o adepto comum, neste grupo está a audiência, o sócio que paga as quotas, que vai ao estádio e subscreve aos canais pagos.

O adepto comum é como eu e muitos, gosta do seu clube. Eu não sou do Benfica por nostalgia ou tradição, eu sou do Benfica porque gosto do Benfica e jogue mal ou bem eu vejo o Benfica. Eu se vou pagar alguma coisa é para ver o Benfica, não estando lá não ligo porra nenhuma e há muitos assim.

Depois há que ver a Europa a variedade é imensa, existem países como Portugal e Espanha que são dominados por 2 ou 3 clubes depois vemos uma Inglaterra pejada de clubismos regionais e Alemanha idem  com o exemplo do Bayern supremo na Bavaria a nivel regional e outros mais citadinos (Bremen, Estugarda, Moenchgladbach ou Schalke e o dortmund que dividem uma região com seu derbi regional) uma Itália onde há os clubes de Roma, Génova, Turim, milão, Florença e Nápoles (só nesta realidade destas cidades italianas 10 clubes). Esta é a realidade clubística europeia.

Hoje em dia o adepto comum consegue ver a sua equipa em ligas nacionais, taças nacionais e champions, paga bem para as ver e a subscrições aumentam. Está mais que contente, sente-se sim descontente com uma champions cada vez mais concentrada no top 4, numa liga europeia nem quero imaginar, e em situações como a nossa com a sua desorganização e fantochada. Mas não é uma liga europeia que iria salvar o Benfica disto.

E a nossa liga está é precisar de uma limpeza e de uma nova organização virada para competitividade.
Outro dos nossos pontos discordantes, é esta tua visão que as futuras gerações vão ver Futebol - e o Benfica do nosso caso -, da mesma forma, como nós hoje o vimos e sentimos...
As coisas mudam, uma vezes para bem, outras nem por isso!

Com o autêntico massacre mediático, com as maratonas televisivas ao fim-de-semana com jogos de todas as Ligas, com jogadores Portugueses a jogarem no estrangeiro, será cada vez mais fácil, perder-se a ligação sentimental aos clubes regionais... no nosso caso ao Benfica.

E não é preciso aparecer uma Liga Europeia, para isso acontecer...

VitorPaneira7

Acho incrivel é que a cada argumento que apresento desvias, falo da realidade americana e as suas diferenças económicas em relação aos países da UE, falas em mercado de futebol da Europa e centenas de competições,  falo na questão da fidelização dos adeptos , falas em nostalgia e tradição , falo que hoje em dia é o que suporta e depois vens falar de gerações futuras, algo que não disse em nenhum dos meus posts, não referi em lado nenhum algo sobre as gerações futuras.

Eu falei da actualidade, as liga nacionais estão cada vez mais reforçadas com o dinheiros da tv, os clubes do top 4 a serem cada vez mais ricos, excepto os alemães que tem que fazer barulho para terem mais dinheiro da tv, daí a conversa do rummenigge.

Desafio-te é a desmentir os argumentos que te apresentei:
- as diferenças económicas, culturais e desportivas entre EUA e UE, principalmente entre estados americanos e  países europeus;
- a existência de draft e tecto salarial, que permite equilibrio nos EUA e não existe na Europa;
- os contratos milionários dos ingleses que inflaccionaram as receitas tv no plano europeu;
- a fidelização dos adeptos aos seus clubes e que reforça ligas como a italiana, inglesa e alemã (estou a falar da actualidade por isso não venhas com gerações futuras) e na portuguesa e espanhola que reforça os grandes de ambos;
- a diferença económica e de população entre os vários estados da UE;
- a diferença económica entres os clubes do top 4 (alemanha, inglaterra, itália e Espanha) para com o resto;
-o facto dos contratos televisivos, novamente hoje em dia, dependerem ou da expressão nacional dos clubes (grandes de Espanha, Portugal, Grécia) ou regional (Inglaterra, Alemanha, Itália) a nível de adeptos, a principal base de subscritores do pay per view;
-o cada vez maior reforço das ligas nacionais com melhores contratos de TV;
- o risco do top 4 dominar liga europeia quanto a receitas e prémios marketpool (ver exemplo da euroliga de basquetebol onde dominam os grandes europeus);

argumentos que demonstram quão complicado é fazer uma liga europeia actualmente e cuja logística e recursos financeiros seriam astronómicos.

E sinceramente se queres debater não distorças os meus posts a teu favor, em nenhuma parte falei das gerações futuras e dos seus gostos, nem tu e nem eu conseguimos prever os gostos futuros. Uma coisa é discordar, e por isso tenho gostado de debater, outra é distorcer os argumentos , daí apresentar um tom mais ríspido. tu próprio dizes isto:

Outro dos nossos pontos discordantes, é esta tua visão que as futuras gerações vão ver Futebol - e o Benfica do nosso caso -, da mesma forma, como nós hoje o vimos e sentimos...

Ou seja o adepto sente e quer ver o seu clube e são essas  gerações actuais continuam a ir ao estádio e a subscrever ao pay per view.

Desafio-te a dizer onde falei da visão das gerações futuras, a única parte do meu post que falaste é da forma como se hoje em dia vê o futebol.Posso admitir , se provado, que estou errado em algumas coisas, não admito é que metam palavras na minha boca.

E esta parte sim é mais nostalgia e futurista,  o dia que deixarem de ter um clube de coração do seu país, porque a nível regional é um risco que sempre houve seja cá em Portugal ou Inglaterra em deterimento dos clubes que mais vencem ou são mais populares, é o dia que o futebol perde a sua paixão pois o futebol vive-se nos estádios e dos seus ambientes, mesmo que nesse dia se ganhe mais dinheiro com as receitas tv, é vender a alma ao demónio. Aqui já podes pegar no texto como tradicional, nostálgico e com uma visão de futuro diferente.

Quanto ao que os adeptos vão gostar ou não, sem liga europeia ou com esta, isso são previsões, não sabes o que vai acontecer ou não. A tua opinião da liga europeia baseia-se muito num futuro risonho sem ligar às circunstâncias actuais.

costapequeno

Com os novos direitos tv nao acho que os clubes portugueses se possam queixar.

so nao vao ter qualidade na liga por pura incompetencia.

liga europeia nao faz sentido agora.

VitorPaneira7

Citação de: Abidos em 20 de Janeiro de 2016, 13:33
Impossível. Uma liga europeia não tem qualquer cabimento, existem demasiados entraves logísticos. E depois Inglaterra nunca iria nisso, e Itália / França também iriam fazer frente a tal ideia. Por alguma razão queriam incluir equipas ali para os lados da Alemanha e não muito mais que isso.

Nem vejo porque é que essas tretas americanos têm tanta importância. Futebol é muito maior que futebol americano. Ninguém liga a essa merda nem ao formato que eles têm sem ser eles.

Quanto à liga Ibérica, esquece isso também. Só se a FPF for muito estúpida. Iria em muito beneficiar economicamente os clubes espanhóis (nunca terias uma divisão das coisas a 50%), e mais do que isso terias Real Madrid e Barcelona a ganhar os primeiros lugares todos os anos. Ganhavas o terceiro lugar e isso com muita sorte.

Vejo a Liga dos Campeões ser revista, mas esqueçam lugares garantidos. Isso era matar a competitividade dos clubes europeus, que já de si é bastante fraca.
A falta de competitividade das Ligas Nacionais, é uma das razões para apoiar uma Liga Europeia.
As diferenças do Real e do Barça para os restantes; a diferença do Bayern para os restantes; a diferença da Juve para os restantes; a diferença dos grandes em Portugal para os restantes... a diferença do PSG para os restantes... etc... etc... etc...

A falta de competitividade que existe nas Ligas Nacionais é uma das razões porque se devia ter apoiado a centralização dos direitos televisivos. A tua mentalidade sobre a Liga Europa era a mesma dos clubes pequenos no ano passado quando defendiam a centralização. Muito bonito no papel e no potencial, mas isso nunca isso iria ser aceite devido a interesses internos e externos de cada país.

E depois não tens qualquer força de negociação. Tens 10 milhões de pessoas neste país, esses gajos têm para cima de 50 milhões. Só se eles incluírem 5 clubes e nós só incluímos 1. E esses 10 milhões que nós temos estão fragmentados em três grandes, podemos dizer isto ou aquilo sobre adeptos e sócios, sobre grandezas de história... mas do ponto de vista comercial são todos mais ou menos equivalentes e demonstrou-se bem com os negócios com as operadoras.

Uma Liga Europa nunca iria nessa cantiga do dinheiro repartido por todos. Ficaria tudo na mesma, os grandes a ganhar exorbitâncias e os pequenos a ganhar migalhas. E estás enganado se pensas que o Benfica seria um grande na Europa, seria um pequeno. Mesmo na situação utópica de ganhar o mesmo que outros, ainda teria que penar e bem durante décadas. Os grandes da Europa já estão habituados e sabem ser grandes, em Portugal nunca se conheceu disso e teria de haver bastantes mudanças.

Por alguma razão quando esse tópico voltou a ser falado recentemente era só aquelas equipas à volta da Alemanha que foram mencionadas. São todos a mesma coisa, mais ou menos. Mesmo número de habitantes, mesmo numero de clubes interessados (com a excepção de Espanha, ainda estou para ver como os convenciam, LOL). Viste lá Portugal ou Benfica na lista? Não viste. Não penses que foi por acaso. Não está porque nós não interessamos nesses cenários.
Da mesmo forma como os grandes Clubes Ingleses e Alemães e Franceses... aceitaram a Centralização nas suas Ligas, também aceitariam numa Liga Europeia.

Até agora nunca houve um estudo sério sobre uma Liga Europeia. As declarações públicas de algumas pessoas valem o que valem... Criar uma Liga Europeia, com os 5 Países mais ricos, com clubes 'pequenos' desses Países, e deixar o Benfica, o Ajax, o Anderlecht, o Olympiakos, o Gala... entre outros, não faz qualquer sentido economicamente.

Num contexto de uma Liga Europeia, Portugal não tem espaço para 3 Clubes. Dois no máximo... 1 provavelmente seria o ideal.

E aceitaram porque não existe o dominio nacional de um grande ou 2 como se verifica em Portugal, nesses países a massa adepta está dividida por vários clubes, em Itália passa-se o mesmo.

Se não faz sentido como é que explicas que BPL vá gerar  mais 7 biliões de euros no contrato de 2016-19, a La Liga 2,65 biliões para o mesmo período, a Bundesliga gerou 630 milhões em 2015 e os italianos 888 milhões de euros no mesmo ano.

França Alemanha, Reino Unido,Espanha e Itália , mais de 250 milhões de habitantes de mercado televisivo, quase tantos como os EUA(que estão nos 300), achas que vão mesmo vacilar perante a falta que vão fazer  40 milhões de habitantes que fazem o conjunto do mercado português, belga, grego e holandês. Demonstras que não tens noção do poder destes países a nivel desportivo e económico.

Volto-te a perguntar como vais convencer um clube inglês de topo desistir de uma receita certa , como sendo um dos primeiros 5,  de 150-200 milhões de euros , e a aumentar e ainda com a possibilidade de ganhar mais com os prémios da champions e marketpool.Achas que vai aceitar a centralização sem ter contrapartidas  iguais ao que recebe na BPL.

Vieste discutir sobre a liga europeia sem ter noção das receitas actuais e das realidades desse países para garantir tal.

VALEBEM

Acho que a liga europeia é um exagero, e estragaria o futebol, pois mitigaria rivalidades seculares.
Um bom caminho, como já defendi várias vezes, seria a criação de ligas regionais, envolvendo 2 ou mais países vizinhos, que tornassem o campeonato mais lucrativo, mais competitivo, e com maiores receitas. No basquetebol já existe a liga adriática, com bastante sucesso, e no futebol há um forte interesse em fundir os campeonatos belga e holandês.

Abidos

Citação de: VitorPaneira7 em 20 de Janeiro de 2016, 15:04
Acho incrivel é que a cada argumento que apresento desvias, falo da realidade americana e as suas diferenças económicas em relação aos países da UE, falas em mercado de futebol da Europa e centenas de competições,  falo na questão da fidelização dos adeptos , falas em nostalgia e tradição , falo que hoje em dia é o que suporta e depois vens falar de gerações futuras, algo que não disse em nenhum dos meus posts, não referi em lado nenhum algo sobre as gerações futuras.

Eu falei da actualidade, as liga nacionais estão cada vez mais reforçadas com o dinheiros da tv, os clubes do top 4 a serem cada vez mais ricos, excepto os alemães que tem que fazer barulho para terem mais dinheiro da tv, daí a conversa do rummenigge.

Desafio-te é a desmentir os argumentos que te apresentei:
- as diferenças económicas, culturais e desportivas entre EUA e UE, principalmente entre estados americanos e  países europeus;
- a existência de draft e tecto salarial, que permite equilibrio nos EUA e não existe na Europa;
- os contratos milionários dos ingleses que inflaccionaram as receitas tv no plano europeu;
- a fidelização dos adeptos aos seus clubes e que reforça ligas como a italiana, inglesa e alemã (estou a falar da actualidade por isso não venhas com gerações futuras) e na portuguesa e espanhola que reforça os grandes de ambos;
- a diferença económica entres os clubes do top 4 (alemanha, inglaterra, itália e Espanha) para com o resto;
-o facto dos contratos televisivos, novamente hoje em dia, dependerem ou da expressão nacional dos clubes (grandes de Espanha, Portugal, Grécia) ou regional (Inglaterra, Alemanha, Itália) a nível de adeptos, a principal base de subscritores do pay per view;
- o risco do top 4 dominar liga europeia quanto a receitas e prémios marketpool (ver exemplo da euroliga de basquetebol onde dominam os grandes europeus);

argumentos que demonstram quão complicado é fazer uma liga europeia actualmente e cuja logística e recursos financeiros seriam astronómicos.

E sinceramente se queres debater não distorças os meus posts a teu favor, em nenhuma parte falei das gerações futuras e dos seus gostos, nem tu e nem eu conseguimos prever os gostos futuros. Uma coisa é discordar, e por isso tenho gostado de debater, outra é distorcer os argumentos , daí apresentar um tom mais ríspido. tu próprio dizes isto:

Ou seja o adepto sente e quer ver o seu clube e são essas  gerações actuais continuam a ir ao estádio e a subscrever ao pay per view.

Desafio-te a dizer onde falei da visão das gerações futuras, a única parte do meu post que falaste é da forma como se hoje em dia vê o futebol.Posso admitir , se provado, que estou errado em algumas coisas, não admito é que metam palavras na minha boca.

E esta parte sim é mais nostalgia e futurista,  o dia que deixarem de ter um clube de coração do seu país, porque a nível regional é um risco que sempre houve seja cá em Portugal ou Inglaterra em deterimento dos clubes que mais vencem ou são mais populares, é o dia que o futebol perde a sua paixão pois o futebol vive-se nos estádios e dos seus ambientes, mesmo que nesse dia se ganhe mais dinheiro com as receitas tv, é vender a alma ao demónio. Aqui já podes pegar no texto como tradicional, nostálgico e com uma visão de futuro diferente.

Quanto ao que os adeptos vão gostar ou não, sem liga europeia ou com esta, isso são previsões, não sabes o que vai acontecer ou não. A tua opinião da liga europeia baseia-se muito num futuro risonho sem ligar às circunstâncias actuais.

Se não quiseres ser mal interpretado, ou contrariado, aconselho a não leres este comentário!!!

Rebatendo:

As diferenças existem, mas nenhuma delas impede a criação de uma Liga Europeia de Futebol. O PIB Alemão é muito maior que o Português, e não é por isso que o adepto/consumidor português deixa de 'consumir' Futebol: é mais caro ser sócio do Benfica, do que ser sócio do Bayern; são mais caros os bilhetes em Portugal... e suspeito que os Canais de Desporto em Portugal, sejam mais caros do que na maioria dos Países Europeus mais ricos... Mas os Portugueses continuam a gastar dinheiro, e principalmente os Benfiquistas, continuam a ir ao Estádio
(40 mil na Luz, é uma média razoável mesmo a nível Europeu, apesar de eu achar baixa para o potencial do Benfica, mas pronto a crise económica e a emigração explica alguma coisa...)

Eu defendo uma Liga Europeia fechada, e portanto bastante regulada, e como é óbvio com tectos salariais... O regulamento salarial da MLS é bastante interessante, e podia ser um ponto de partida...
O Draft é praticamente impraticável, mas se os Tectos Salariais fossem realmente impostos, os problemas de competitividade - com a distribuição dos melhores jogadores por várias equipas -, seriam resolvidos... Sendo que existem soluções para dar a volta à não aplicação do Draft, como por exemplo um esquema de jogadores formados no clube por exemplo...

Podes não gostar do argumento, mas é um facto, os consumidores, consonem o que lhes põem à frente!!!
Até admito um período de transição, mas com uma Liga Europeia, os adeptos dos tais Clubes regionais, que ficavam 'fora' da Liga Europeia, passariam a ser 'consumidores' de outros Clubes... Por que não, de Clubes, de outros Países...!!!
Além disso, esses Clubes continuaram a existir, provavelmente nos seus campeonatos nacionais, que seriam uma espécie de 2.ª divisão europeia... e até podiamos ter o caso, de ter adeptos do clube da 'terra' (regional) e ao mesmo tempo adeptos do Clube 'grande'!
A fidelização para mim e para ti, pode ser eterna, mas não é assim para todos. A capacidade de impingir 'produtos' novos aos consumidores é quase infinita...

Este argumento funciona a 'meu' favor.
É esta diferença interna, nas respectivas Ligas, que me faz defender que a longo prazo, com o aumento do fosso, entre estes Clubes e os restantes (internamente), vai tornar inevitável uma Liga Europeia...

Uma Liga Europeia fechada com os melhores Clubes Europeus, de todos os mercados, teria sempre Pay per View garantido, não interessa se são Clubes nacionais ou regionais.
Não estamos a falar de 17 'jornadas' por ano, como é actual Champions, estamos a falar de 80 'jornadas', praticamente duas jornadas por semana!
O problema do Desporto Pago na TV, não está no modelo das competições. A evolução tecnológica, o aumento do numero de pessoas a aceder a Sites Piratas, a Liga Argentina a ser transmitida em directo do YouTube... entre outros exemplos, é que podem alterar radicalmente as receitas das TV's
Apesar de acreditar que os operadores vão sempre encontrar um formato de distribuição, onde não vão perder receitas.

Estes é outro daqueles argumentos, que não me incomoda nada.
A Liga Europeia que eu defendo, iria substituir as Ligas Nacionais e as competições da UEFA (para 2016/17 está previsto que o Mercado Europeu de Futebol tenha cerca de €25 mil milhões de receitas), portanto quanto maior for o Mercado melhor...

Não conheço os pormenores da Euroliga de Basket, mas como já defendi antes, um tecto salarial, bem aplicado, seria suficiente para atenuar diferenças, mas obviamente haverá sempre uns mais fortes do que os outros... isso já acontece hoje.

Para terminar:
A minha convicção e defesa da Liga Europeia, baseia-se essencialmente numa simples equação matemática:
Um Mercado com mais consumidores/adeptos; com um Promotor monopolista; a dividir as receitas por Menos 'accionistas' = Mais dinheiro para cada Clube! Todos os Clubes incluindo os grandes Ingleses... Independentemente da forma como seja dividido o bolo.

Obviamente, que isto tinha que ser regulado, negociado em boa-fé, e acordado por todos.
E aqui sim concordo contigo, será sempre muito difícil meter toda a gente de acordo, mas isso não me impede de pensar que isto seria melhor para todos...
Mas quando o L'Equipe lembrou-se de fazer a Taça dos Campeões Europeus, também houve muitos que achavam impossível ou desinteressante!!!

VitorPaneira7

Se não quiseres ser mal interpretado, ou contrariado, aconselho a não leres este comentário!!!

Porquê que não leria o teu post , a unica coisa que não apreciei no debate foi teres dito isto:

porque em parte nenhuma falei das gerações futuras, quanto ao resto é um duelo de argumentos, parte integrante num debate. Quanto ao que debateste no post:

- a situação económica tem a haver  com a diferença de orçamentos que os clubes dos países mais ricos, a questão quotas, ppv e bilheteira será sempre de acordo com economia do país. Em inglaterra os mais baratos são 22 libras e os mais caros 97
http://www.independent.co.uk/sport/football/premier-league/ticket-prices-how-much-does-it-cost-to-watch-your-team-a6694486.html

pptv, como a sky sports é 45,50 libras, mais de 60 euros com o cambio actual

http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-3246157/Bundesliga-beats-Premier-League-La-Liga-value-money-football-index-average-ticket-price-just-23.html
http://www.pastemagazine.com/articles/2015/10/soccer-primer-why-are-bundesliga-ticket-prices-so.html
Isso tem a ver com a politica dos clubes da bundelisga.

http://www.theguardian.com/football/2014/aug/13/bundesliga-premier-league-germany-ticket-prices
Como podes ver não é por acaso que os ingleses tem as receitas que tem e os alemães perdem para eles nas receitas tv e bilheteira.

- a ideia do tecto é interessante e aumentará a competitividade e equilibrio de planteis, mas será complicado basta ver as dificuldades em impor o fair play financeiro, os mais ricos dificilmente largarão esta vantagem

- eu não disse que gostava do argumento, eu simplesmente disse que não falei em gerações futuras. Nos moldes actuais o consumidor ainda é o adepto comum que quer ver a sua equipa, daí o aumento das receitas tv a nivel nacional. O que ele quer consumir agora e à sua frente  é a sua equipa de futebol e depois a liga em que participa e depois as estrangeiras.  E mais uma vez falas em futuro e eu estou a falar no presente, por enquanto não existe as circunstâncias que propões.  A questão da fidelidade o futuro dirá se esta vertente se mantém,se as circunstâncias sobre o gostos alterarem, e pode acontecer, aí sim poderá se discutir  uma liga europeia.

- a diferença económica existe desde os anos 80 com a ascensão da tv global e dos agentes e depois aumentou com  a lei bosman. Os clubes do top 4 há 20 anos que pouco se importam com este fosso e fazem questão de aumentar. Como é que pode funcionar a teu favor.O proprio Rumenige só falou neles e na França , mais ninguém. Desde que continuem a ganhar dinheiro e a dominar a Europa estarão a borrifar para os outros.

-Claro que uma liga europeia só terá interesse se garantir o mesmo nº de jogos que as competições actuais. E eu estou a falar na base actual, por enquanto é assim o mercado ppv e já te apresentei como factos a própria Benfica tv e os moldes da liga inglesa (existe um documentário sobre a bpl que explica que foi por causa das receitas tv, mas os 5 grandes precisavam dos outros porque não possuiam dimensão nacional suficiente para forçar um negócio com um bolo maior)

- 25 mil milhões de receitas tv , tens a certeza não estás a falar de tudo o que envolve o futebol. Como se Inglaterra leva 2,5 biliões já em 2016-17, Espanha e Itália  1 bilião cada e alemanha 700,França 500-600  isto de acordo com os novos negócios (que apresentei links em posts anteriores) e a uefa distribuiu 988 M em 2015 e deverá dar em 2016 um valor proximo . Aqui estão 6 a 7 biliões entre as 5 ligas mais poderosas e a UEFA, onde vais arranjar os restantes 18-19 biliões que falas de receitas televisivas. Essas receitas devem incluir bilheteira, patrocínios, quotas e outras fontes de rendimento do qual somam os da tv. Só para veres na Russia são 30 milhões para uma liga inteira, holanda vai ser 80 este ano e a aumentar num contrato de 1 bilião por 12 anos com a sky de Murdoch, Grécia fala-se em 176 por 4 anos e os turcos fala-se em 400-450. O resto da Europa deve ter numeros bem menores que a Russia .

http://www.insideworldfootball.com/football-marketing/broadcast/17095-ntv-plus-poised-to-extend-russian-premier-league-pay-tv-deal

http://www.telegraaf.nl/telesport/voetbal/nationaal/20924148/__MURDOCH_KOOPT_TV-RECHTEN__.html

http://www.forthnet.gr/article.aspx?a_id=2018

http://www.goal.com/en-za/news/4633/soccerex/2014/11/11/6067911/digiturk-retains-domestic-rights-to-turkeys-super-lig

A discrepância entre o top 5 e os restantes é enorme e devem ser eles que tem a maior parte do bolo de 2016-17 das receitas globais.

- a questão euroliga

http://www.sportspromedia.com/news/euroleague_snubs_fiba_to_launch_new_competitions_with_img

From 2016/17 onwards, the revamped Euroleague will feature a new round-robin format and a reduced line-up of 16 teams – down from 24 in the current Euroleague iteration - with 11 sides that currently hold Euroleague A licenses given permanent berths.

These include: Anadolu Efes Istanbul and Fenerbahce Istanbul from Turkey; FC Barcelona Lassa, Real Madrid and Laboral Kutxa Vitoria Gasteiz from Spain; Olympiacos Piraeus and Panathinaikos Athens from Greece; Russia's CSKA Moscow; Italy's EA7 Emporio Armani Milan, Israel's Maccabi Fox Tel Aviv, and Lithuania's Zalgiris Kaunas

The 16-team field will also include the previous season's Eurocup champion, three direct-access spots for domestic league champions, and one place for the winner of a qualifying round featuring eight teams.three direct-access spots for domestic league champions, and one place for the winner of a qualifying round featuring eight teams.

The new Eurocup, meanwhile, will feature 24 teams – 21 with access through domestic leagues and three wild card invitations – and will follow an almost identical format currently employed in the Euroleague. A ten-round regular season will be followed by a 14-round Top 16, two-game quarter-final and semi-final home-and-away series, and a championship game

E uma liga europeia, mas quem a disputa são sempre os mesmos, chegou ao ponto de terem agora presença fixa. Nem um clube francês tem lugar fixo. Há 20 anos atrás o Benfica andava a jogar, e a ganhar, estas equipas, agora nada,  nem sequer disputa a segunda europeia. A euroliga resultou num fosso enorme entre os grandes e pequenos desde então cada vez maior.E estas equipas eram a base da champions de 94-96 que o Benfica disputava. Tem uma segunda divisão europeia cujo vencedor passa a entrar na Euroliga.
A ideia era similar, mas acabou por se tornar uma competição feita pelos mesmos e para os mesmos. Já havia um fosso na altura da sua criação, o Porto perdeu os jogos todos quando participou, mas agora é ainda maior.Isto pode acontecer numa Liga europeia.

-Mas é tudo previsões, as circunstâncias actuais por enquanto não criaram espaço para a nova ideia, houve um zunzun do Rummenigge e depressa desapareceu.Só no futuro se poderá ver se vai haver bases para uma liga europeia, agora enquanto o top 5 (com a França) sozinho fazer 6 biliões de receitas tv  e  o resto nem chega a 1 terço disso, dificilmente irão partilhar.

Abidos

Está muito longo para ler esta noite!!!

Os 25 mil milhões é o valor total de receitas, não só TV, calculado para a época 2016/17.
Este valor apareceu num estudo da Lloyd's sobre o Futebol, e esta semana num programa da BTV discutiram esse estudo...
Estava lá o Colaço, o Ventura e o Periquito.
Contas Feitas, Contas Desfeitas - creio que é o nome do programa.

BatatasTiti

Citação de: Abidos em 20 de Janeiro de 2016, 13:33

UK foi nisso porque saberiam que ia tornar o campeonato mais competitivo, o que iria aumentar a qualidade do campeonato, o que iria fortalecer o atractividade do campeonato, o que ia tornar o campeonato mais competitivo, ... e assim por diante tipo pescadinha de rabo na boca. Os outros fizeram-me porque já têm campeonatos bastante distribuídos. Mas isso é apenas o interesse interno.

Estás muito enganado se pensas que isso se transcreve para o interesse externo. O bem comum de um país e de uma liga não é a mesma coisa que o bem comum de um conjunto de países e várias ligas. O UK já tem a melhor liga da Europa, a mais competitiva, a mais atractiva, a que mais rende dinheiro. Eles não precisam de uma liga da Europa. Aliás, bem que vão fugir desse tipo de coisas. Não lhes dá nada do que eles já não têm, e até lhes tirava bastantes regalias, para já não falar da faca e do queijo na mão.

Mas é claro que faz sentido deixar os países da treta de fora, tais como os nossos. A única razão porque se faria uma Liga Europa é porque estariam dispostos a apostar a curto prazo para ter mais dinheiro a longo prazo. Portugal tem um mercado muito pequeno e pouco rentável comparado com os países ricos do futebol, e isso nunca vai mudar porque somos pequenos. Como te disse, por isso é que Portugal ou o Benfica não figuravam na lista que o outro fez.

É claro que não existe mercado para uma Liga Europa com três portugueses, mas se pensas que PT ia ser aceite com a demografia de 10 milhões que temos, que pensar de uma de para aí 5 milhões se só o Benfica entrasse. Os andrades e os lagartos nunca quiseram saber do Benfica nas competições internacionais, quanto mais se lá não estivessem. Boicotavam, está claro.

E depois entre eles os dois... Havia de ser bonito, havia. 5 milhões de demografia para a Liga Europa (havia o Benfica de ganhar alguma coisa assim), e depois outros 5 milhões de demografia por uma Liga Portuguesa, porque é claro que os clubes nacionais nunca vão acabar, e uma que estaria bem mais distribuída. Quem ficava a ganhar eram o FCP e o SCP, e depois todos os outros com alguns anos em cima. Sozinhos a disputar futebol entre eles e o dinheiro deste Portugal entre eles também, enquanto que o Benfica a penar na Europa com zero títulos durante 20 anos. O mesmo se forem dois clubes de PT para essa tal Liga Europa, o que fica cá é que se safa.

Talvez depois desses 20 anos quando a coisa se equilibrasse as coisas seriam diferentes, mas até há argumentos para os dois lados.

| João |

Algo de não me importaria de ver seria uma liga ibérica, mas mesmo isso me parece dificil dado o apertado calendário das equipas espanholas. Já para os nossos 6 melhores clubes, a subsituição da taça da liga por esta taça ibérica seria uma boa opção.

| João |

Peço desculpa pelo ligeiro off topic, já que este tópico se destina à discussão da hipotética liga Europeia.

VitorPaneira7

Citação de: Abidos em 21 de Janeiro de 2016, 01:26
Está muito longo para ler esta noite!!!

Os 25 mil milhões é o valor total de receitas, não só TV, calculado para a época 2016/17.
Este valor apareceu num estudo da Lloyd's sobre o Futebol, e esta semana num programa da BTV discutiram esse estudo...
Estava lá o Colaço, o Ventura e o Periquito.
Contas Feitas, Contas Desfeitas - creio que é o nome do programa.

por isso é que meti isto
Essas receitas devem incluir bilheteira, patrocínios, quotas e outras fontes de rendimento do qual somam os da tv.

Tendo em conta que respondeste com esse valor a um argumento dedicado à situação do reforço de contratos de tv, é normal questionar porquê que esse valor vem ao de cima e não duvido esse valor, mas lá está se o top 5 sozinhos fazem 7 biliões só de tv partir de 2016, decerteza que tem mais de metade desse bolo como afirmei e é um valor de mercado que dificilmente partilhariam.Vê os valores tv de outros países, irrisório e acredita que isso serve de marketpool.

O post não foge nem vou alterar, está longo eu sei porque pretendi suportar os argumentos com alguns links, valores e etc

VitorPaneira7

Citação de: | João | em 21 de Janeiro de 2016, 09:47
Peço desculpa pelo ligeiro off topic, já que este tópico se destina à discussão da hipotética liga Europeia.
Não é porque tem sido apresentado por outros users como opção e falaram de outras ligas (belgia-holanda, dos países da ex jugoslávia, etc). Trata-se de uma alternativa que pode ser discutida.