SuperLiga Europeia

Abidos

Nos últimos dias voltou-se a falar de uma futura Liga Europeia de Futebol, ao estilo das Ligas profissionais Americanas.
Pessoalmente, acho que seria bom para o Benfica. Desportivamente e financeiramente.

Inicialmente é normal existir alguma resistência à ideia, o pessoal está habituado às Ligas nacionais, mas creio que rapidamente teríamos muito provavelmente o maior produto desportivo a nível Mundial... com os lucros a serem encaminhados para os Clubes, ao contrário do que acontece hoje. Onde temos uma quantidade absurda de Clubes com Dívidas gigantes, apesar de todo o dinheiro envolvido no Futebol...

Vou dar um exemplo, de um possível Formato, dessa tal Liga:
A
1-Barcelona
2-Atlético Madrid
3-Sevilha
4-Arsenal
5-Manchester City
6-Liverpool
7-PSG
8-Lyon
9-Lille
10-Benfica
11-Ajax
12-Basileia
13-Brugge

B
14-Real Madrid
15-Valência
16-Atlétich Bilbao
17-Manchester United
18-Chelsea
19-Tottenham
20-Marselha
21-Bordeus
22-Celtic
23-Porto
24-PSV
25-Salzburgo
26-Anderlecht

C
27-Bayern Munique
28-Bayer Leverkusen
29-Schalke 04
30-Milan
31-Roma
32-Juve
33-Panatinhaikos
34-Zenit
35-Fenerbache
36-Steua Bucareste
37-Dinamo Kiev
38-Sparta Praga
39-Partizan Belgrado

D
40-Borrusia Dortmund
41-Wolfsburgo
42-Monchaglabach
43-Inter
44-Napolés
45-Fiorentina
46-Olympiakos
47-CSKA Moscovo
48-Galatasaray
49-Shakthar Donestsk
50-Legia Varsóvia
51-Dinamo Zagreb
52-Estrela Vermelha

52 Clubes. Divididos por 4 grupos(divisões) - tentei limitar as deslocações grandes, evitar 'grupos' só com equipas do mesmo País, e ao mesmo tempo manter algumas rivalidades... -, com os Clubes do mesmo 'grupo' a jogarem 2 vezes entre si, e uma vez com os restantes Clubes, o que dá 63 jornadas (recordo que com este modelo, sem Champions ou Liga Europa, e sem Taças da Liga... as datas disponíveis para cada jornada são logo mais)
Com um Play-off com 16 equipas, a duas mãos, com a Final num jogo.
(6)- Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália
(5)- França
(2)- Portugal, Grécia, Turquia, Holanda, Sérvia, Bélgica, Ucrânia e Rússia
(1)- Escócia, Polónia, Croácia, Suiça, Rep. Checa, Áustria e Roménia
Tentei fazer incluir todos os Mercados, com os Clubes mais representativos, e com uma 'ocupação' geográfica dentro dos respectivos Países - os maiores, porque nos mais 'pequenos', os Clubes mais representativos normalmente estão na Capital.

Como é evidente teria que existir a nível de regulamento laboral e disciplinar uma uniformização total.
Com tectos salariais, e contratos com diferentes 'categorias' como existe na MLS, para promover o equilíbrio e a competitividade entre todos. E teria que haver algo parecido com um Draft...
A diferença entre orçamentos seria atenuada, com a distribuição de receitas da televisão e dos patrocínios, mas os Clubes continuariam a ter possibilidade de ter receitas próprias: bilheteiras, sócios...
E até as receitas das Apostas Online, seriam mais facilmente canalizadas para os Clubes...

Isto é só uma possibilidade, a Liga seria 'fechada', mas tal como acontece nas Ligas Americanas, ao longo dos anos, existem alargamentos das Ligas, Clubes a sair outros a entrar... e se no meu exemplo temos 52 equipas, creio que existe espaço para cerca de 60 equipas.

Existem alguns mercados que ficaram de fora do meu exemplo: Irlanda, Suécia, Noruega, Hungria, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Bielorússia, Chipre... e alguns Clubes com dimensão em número de adeptos; em Assistência nos Estádios; ou em representação das suas zonas geográficas, que podiam aqui estar: Newcastle, Everton, a maior parte dos Alemães... o PAOK, o Besiktas, o Corunha, o Villarreal, o Saint-Etienne, o Standart Liege, o Feyenoord, Lokomotiv Moscovo, o Spartk Moscovo... entre outros...

As Ligas Nacionais continuariam a existir, com os restantes Clubes, com menos visibilidade obviamente. Os Clubes da Liga Europeia podiam mesmo continuar a participar com as suas equipas B, ou Clubes Satélites como acontece no Basebol Americano... Podia até continuar a existir um estilo de Liga Europa, com os melhores destas Ligas Nacionais!!!

As Taças nacionais também podiam continuar a existir, inclusive com a participação das principais equipas!!! Bastava para isso uma harmonização do formato e das datas das eliminatórias das Taças.

sardao

Acho isso impossível. Então com os clubes ingleses é 200% certo que nunca vai acontecer.

E honestamente nem via grande interesse nesse formato proposto. Continuo a preferir largamente os campeonatos nacionais tais como existem com as competições europeias intercaladas.

odistraido

Essa Liga Europeia seria de elite com os 4 países principais e talvez um ou outro. Isso significaria o fim do futebol europeu.

O platinas para evitar isso queria alargar a LC e colocar 7 clubes desses 4 principais países. Eu acho que é o que acabará por acontecer.

4x4x2

Já existe a Liga dos Campeões, esquece. Parece-me mais realista a discussão sobre uma Liga Ibérica.

sardao

Citação de: 4x4x2 em 15 de Janeiro de 2016, 15:15
Já existe a Liga dos Campeões, esquece. Parece-me mais realista a discussão sobre uma Liga Ibérica.
Apesar de não acreditar minimamente na hipótese, a Liga Ibérica pelo menos pode vir algum dia a ser uma realidade. Mas só imagino isso como sendo o campeonato espanhol com os 3 grande e vá, o Braga.

miniMilk

É sempre aquela coisa de

"epá como seria se.."

Mas depois penso um bocado e acho que é uma treta. Especialmente em formato americano.

O futebol tem a magia que vai de um Real Madrid ao cuscolhões da Roménia.  Esse cuscolhões tem direito à vida, e quem sabe se um dia não espeta 3 batatas a um qualquer grande nacional numa prova da taça qualquer.

As contratações/defeso são autênticos sonhos diários. Que piada tem um draft? Zero.  Nem football manager íamos ter para jogar. Ca merda. >:(

Mais sentido faria uma liga ibérica.

Perth

Acho que a tendencia será evoluir para um modelo de competiçao europeia, ou pelo menos essa ideia será testada dentro de poucos anos.

Na minha opiniao se isso acontecesse entao era acabar com os campeonatos nacionais e criar ym sistema de divisoes europeias. Por exemplo, vamos pegar nas 10 maiores ligas que sao cerca de 180 equipas e distribuir por 10 divisoes, tendo por base, talvez a posiçao no ranking europeu.

Depois claro que deveriam existir descidas e subidas de divisao de acordo com as classificaçoes.

Ha varios entraves obvios a uma ideia destas, o maior de todos talvez os custos brutais para suportar constantes deslocaçoes de todas as equipas e o desgaste que isso iria provocar.

Theroux

Nem estamos nos EUA, nem o futebol começou a ser jogado ontem, nem o futebol europeu tem 50 clubes, mas sim centenas.


4x4x2

Citação de: sardao em 15 de Janeiro de 2016, 15:19
Citação de: 4x4x2 em 15 de Janeiro de 2016, 15:15
Já existe a Liga dos Campeões, esquece. Parece-me mais realista a discussão sobre uma Liga Ibérica.
Apesar de não acreditar minimamente na hipótese, a Liga Ibérica pelo menos pode vir algum dia a ser uma realidade. Mas só imagino isso como sendo o campeonato espanhol com os 3 grande e vá, o Braga.

Apesar de tb não concordar, a minha opinião é semelhante à tua. Esta discussão irá provavelmente acontecer se porventura a Catalunha conseguir a sua independência. Seria um pretexto para o Barça continuar na Liga.

Flavius Julius

Esta ideia sem apoio da UEFA não vai a lado nenhum, mais isto seria "matar" as competições nacionais!

R_Mendes

Assim acabava aquela cena de dizer ah e tal o benfica e um dos maiores clebes do mundo mas quero sair para uma liga mais competitiva!

costapequeno

nao concordo para já.

mais viável juntas algumas ligas.

BENFIKA

Não vejo grande sentido numa coisa deste genero.
1º ia acabar com a liga dos campeões, e segundo, um clube jogava hoje em Lisboa, depois ia a Londres, depois a Milão, etc. As deslocações iam ser muito grandes.

Já para não falar que para nós ia ser muito mais complicado ganhar um campeonato, mesmo com distribuição similar do dinheiro.

Abidos

Citação de: sardao em 15 de Janeiro de 2016, 15:06
Acho isso impossível. Então com os clubes ingleses é 200% certo que nunca vai acontecer.

E honestamente nem via grande interesse nesse formato proposto. Continuo a preferir largamente os campeonatos nacionais tais como existem com as competições europeias intercaladas.
Sim, actualmente a UEFA (por outras razões) e a BPL vão fazer tudo para uma Lia Europeia nunca seja realidade.
Mas acredito que os Grandes Ingleses mais tarde ou mais cedo, vão fartar-se de jogar com os Bornemouth, WBA, QPR, etc... Tal como em Portugal, os Cachet's dados a todos os Clubes, são a reboque os Grandes...