TdL MF : Sporting CP 1 - 4 SL Benfica, 09Fev. Ter. 20h15 *SIC*

Sporting CP 1 - 4 SL Benfica

Taça da Liga

Sporting CP: Rui Patrício, João Pereira, Anderson Polga, Daniel Carriço, Grimi, Pedro Mendes, Adrien Silva, João Moutinho, Izmailov, Sinama-Pongolle, Liedson
Treinador: Carlos Carvalhal
SL Benfica: Júlio César, Ruben Amorim, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Javi García, Ramires, Ángel Di María, Carlos Martins (Pablo Aimar [72m]), Éder Luís (Javier Saviola [70m]), Alan Kardec (Óscar Cardozo [70m])
Treinador: Jorge Jesus
Golos: David Luiz (08), Ramires (30), Luisão (68), Óscar Cardozo (90)

CaCo

Citação de: M30 em 09 de Fevereiro de 2010, 18:43
Citação de: Shoky em 09 de Fevereiro de 2010, 18:41
Já fui olhado de lado no metro...por estar a ler ABola... ;D
Aí tudo deve ler Onojo..

em qualquer café que entres ou lês "o nojo" ou o "JN"...  :bah2:  mas há excepções...

MB_caniggia

Citação de: Savimar em 09 de Fevereiro de 2010, 18:47
Citação de: MB_caniggia em 09 de Fevereiro de 2010, 18:45
Citação de: Savimar em 09 de Fevereiro de 2010, 18:44
E se fossemos ao estádio do Dragão festejar o título?
Isso é que era!
haveria mortos mas seria brutal

Pois.
Se formos lá e precisarmos da vitória para ser campeão, acredito que seríamos muito roubados.
Preferia ir lá já campeão!
Era uum grande gozo!
Mas acredito que haveria mesmo muita confusão.
epa eu prefiro ir la ja campeao ou entao decidir o campeonato em casa com o rio ave porque naquele estadio se precisarmos de ser campeao seria terrivel para os adeptos, para os jogadores e principalmente para o arbitro

_Benfiquista_

Eu tenho um livro que se chama "As tascas do Porto"(acho que é assim que se chama o guia) então aquilo nas fotos das tascas é só fotos alusivas ao fcp...excpções de algumas ao Boavista e Salgueiros...lol

pcnunes

Citação de: Eagle Fly Free em 09 de Fevereiro de 2010, 18:46
Citação de: pcnunes em 09 de Fevereiro de 2010, 18:34
Citação de: Eagle Fly Free em 09 de Fevereiro de 2010, 18:29
Citação de: pcnunes em 09 de Fevereiro de 2010, 18:22
Citação de: Eagle Fly Free em 09 de Fevereiro de 2010, 18:19
Citação de: pcnunes em 09 de Fevereiro de 2010, 18:17
Na realidade considerar um clube que nos últimos 50 anos, foi campeão por 8 vezes, e colocá-lo no mesmo patamar que Porto - 17 vezes e do Enorme Benfica - 21 vezes - é uma parvoíce...

Não é porque o fcp só começou a ganhar a partir da do final da década de 1970, portanto há uma grande recta 20 anos em que fcp não existiu. Por outro lado, nos últimos 30, o scp também tem contado pouco.

eu contabilizei 50 anos, por ser um espaço temporal considerável - meio século de história - e não para retirar títulos a este ou aquele.

O Porto, era pequeno e transformou-se grande.

O Sporting era grande e transformou-se em pequeno.

O Benfica era Enorme e agora é grande. Esperemos que, de novo, suba ao patamar que merece.

Olha que não é bem assim. Vai para aí um certo exagero.

O fcp era até o clube com melhor palmarés no campeonato até à chegada dos violinos e da geração da geração dos "diabos vermelhos". O Fcp não era "pequeno", atravessou foi uma crise colossal, mas era considerado sempre um grande, tal como o Belenenses.

Os títulos contam muito, mas a importância que um clube tem na sociedade também é importante, e apesar de tudo parece-me que os verdes mantém a mesma importância nacional que tinham. Não é um clube pequeno.

Por esse andar, o Benfica também deve ser considerado pequeno, tendo em conta que desde 1994 só ganhou um título (!) tanto como o Boavista (!!!!!!!).

bem, eu tenho apenas aqui a lista desde 1934-1935, e nessa época foi do Porto, mas não há a prevalência que referes.

quanto ao resto, já expliquei. Se achas que para aquilatar da dimensão de um clube, é mais correcto falar dos últimos 15 anos ao invés dos últimos 50, tudo bem. Discordo, mas ok

Não percebeste muito bem o que eu disse.

O que eu disse é que um clube não se mede apenas pelo que ganha mas também pela sua dimensão social. Mesmo que as duas coisas estejam ligadas, quando um clube ganha muito, a sua dimensão social perdura no tempo. Daí que o Benfica seja "ainda" (suspiro) o maior clube português em termos sociais (ainda mantém claro o maior número de títulos alcançados), mas nos últimos 15 anos em termos de conquistas é quase nulo.

Em relação à prevalência, lá está, só contas o título, não a luta pelo título. Não é por acaso que o Belenenses era considerado um grande, primeiro pela sua dimensão nacional, segundo pelo facto de lutar pelo título.

Só o facto de ter perdido dimensão nacional e ter andado pela II Divisão e não ganhar títulos é que tirou o epíteto de "grande" ao Belém.

De resto, os verde são obviamente grandes, aí discordo de ti. O que eles não são é dominadores, mas pela sua  História, conquistas, etc, são obviamente grandes.

Neste aspecto, o jogo que tivemos com as celebridades revela bem porque o Benfica é ainda o principal clube português.

amigo, eu diferencio um clube grande de um clube que ombreia com os grandes.
Para mim, o Belenenses nunca fui verdadeiramente um grande, pese embora o tempo do Matateu, por exemplo.
Ombreava com os grandes...tal como o Braga agora está a fazer...sendo que o Belém foi durante mais tempo, vamos ver o Braga.

Quanto à prevalência social, concedo, mas mesmo assim, o único clube realmente grande, é o Benfica, pois em muitos adeptos em toda a parte, ao invés dos outros, sendo que o Porto cada vez tem mais adeptos por Lisboa, por exemplo, algo que o Sporting não consegue no Porto...

maxi04

E crl, sem querer ofender a cidade ou qualquer coisa que seja parece que estão a falar de outro mundo...
Ca cena!!

Savimar

Citação de: MB_caniggia em 09 de Fevereiro de 2010, 18:48
Citação de: Savimar em 09 de Fevereiro de 2010, 18:47
Citação de: MB_caniggia em 09 de Fevereiro de 2010, 18:45
Citação de: Savimar em 09 de Fevereiro de 2010, 18:44
E se fossemos ao estádio do Dragão festejar o título?
Isso é que era!
haveria mortos mas seria brutal

Pois.
Se formos lá e precisarmos da vitória para ser campeão, acredito que seríamos muito roubados.
Preferia ir lá já campeão!
Era uum grande gozo!
Mas acredito que haveria mesmo muita confusão.
epa eu prefiro ir la ja campeao ou entao decidir o campeonato em casa com o rio ave porque naquele estadio se precisarmos de ser campeao seria terrivel para os adeptos, para os jogadores e principalmente para o arbitro

Pois esse é o lado mau da história.
Por isso preferia ir lá já com o título garantido e acho que isso pode ser possível.

matavelhos

já vi um gajo sozinho a sair da estação de Santa Apolónia, com uma camisola do benfica vestida...

lá heroi é ele, o que lhe acontece não sei lol

pcnunes

Citação de: flexluis em 09 de Fevereiro de 2010, 18:47
Citação de: pcnunes em 09 de Fevereiro de 2010, 18:38
Citação de: flexluis em 09 de Fevereiro de 2010, 18:35
Citação de: pcnunes em 09 de Fevereiro de 2010, 18:27
Citação de: flexluis em 09 de Fevereiro de 2010, 18:24
Citação de: Savimar em 09 de Fevereiro de 2010, 18:20
Citação de: pcnunes em 09 de Fevereiro de 2010, 18:17
Na realidade considerar um clube que nos últimos 50 anos, foi campeão por 8 vezes, e colocá-lo no mesmo patamar que Porto - 17 vezes e do Enorme Benfica - 21 vezes - é uma parvoíce...

Concordo absolutamente!
Mas eles mesmo assim pensam que fazem parte dos 3 grandes.

Por essa ordem de idéias e, mesmo percebendo, a análise, seria legítimo aos adeptos do fêcêpê dizer que é parvoíce considerar rival um clube que, nos últimos 20 anos, foi Campeão 2 vezes - O Benfica.
daí eu ter dito que eramos Enormes, e agora somos "apenas" grandes....

Nos últimos 20 anos temos um palmarés inferior ao do sporteen.

Rivalidade é uma coisa que não se explica de forma tão linear.
já tentei explicar num outro post.

Discordas, ok.

pcnunes, eu tentava não fugir à questão da explicação da rivalidade que tu afirmaste qualquer coisa "não fazer sentido considerar rival um clube que ganhou 8 títulos em 50 anos".

Concordo contigo que considerar meio século de história é mais importante que considerar 15 ou 20 mas, mais importante ainda é considerar toda a história, nomeadamente até ao início dos anos de ouro do fcp (últimos 25 anos).

Desta forma, facilmente se percebe porque é que o pessoal com 30 e tal anos ou mais considera o zbording o grande rival, além das outras razões (mesma cidade, etc).

mas isso eu sei...não só por ter essa idade, como por ser de Lisboa, nascido e criado...

MB_caniggia

eu este ano em maio la vou eu pra faculdade no Porto com a camisola e cachecol do benfica ;D

Savimar

Citação de: matavelhos em 09 de Fevereiro de 2010, 18:51
já vi um gajo sozinho a sair da estação de Santa Apolónia, com uma camisola do benfica vestida...

lá heroi é ele, o que lhe acontece não sei lol

:rir: :rir: :rir:

Chepo

Está cientificamente provado que à hora dos jogos do Porto  diminui:

- o número de assaltos à mão armada;
- o número de assaltos a bombas de gasolina;
- o número de tentativas de carjacking;

Resumindo, se o Porto continuar a ganhar o país será mais seguro... Pelo menos por umas horas!

_Benfiquista_

Citação de: maxi04 em 09 de Fevereiro de 2010, 18:50
E crl, sem querer ofender a cidade ou qualquer coisa que seja parece que estão a falar de outro mundo...
Ca cena!!
Mas ouve,em termos de Humanismo das Pessoas(sem falar de desporto)prefiro a Cidade do Porto á de Lisboa que é muito mais fria e distante em relação ás pessoas sem dúvida alguma...

pcnunes

Citação de: Shoky em 09 de Fevereiro de 2010, 18:47
Na cidade do Porto o ódio é extremo mesmo.
sim, já apanhei alguns... :-X

felizmente, como quase todos precisavam de mim, portaram-se muito bem... :angel:

Savimar

maxi04

Citação de: _Benfiquista_ em 09 de Fevereiro de 2010, 18:52
Citação de: maxi04 em 09 de Fevereiro de 2010, 18:50
Ca cena!!
Mas ouve,em termos de Humanismo das Pessoas(sem falar de desporto)prefiro a Cidade do Porto á de Lisboa que é muito mais fria e distante em relação ás pessoas sem dúvida alguma...
Sim eu sei, estou apenas a falar em relação aos clubes!