4 de Maio de 1949: A tragédia de Superga

Joga Bonito

Meio_metro

já li algumas coisas sobre esta enorme equipa. não foi agora.

mas a ideia geral é que eram especiais, as outras equipas queriam jogar contra eles. eles representavam o futebol a bem dizer...

flavioslb

A chegada ao aeroporto de Lisboa

Equipa do Torino no seu ultimo jogo contra o Benfica

Inicio do jogo

Strata

É bem conhecida essa história, e não foi há muito tempo que estive nessa mesma Basílica, situada precisamente no monte onde o avião embateu. É lamentável ao fim destes anos todos não lhes ter sido feita a devida homenagem por parte do Benfica. Mais vale tarde que nunca. Certamente que seria um gesto bem recebido pelos italianos.

pica_foices

Citação de: JoRiMaPi em 04 de Maio de 2011, 20:00
Eu só à espera que aceitem a minha inscrição no fórum do Torino para lhes enviar uma mensagem.
Acho que não custava nada porem no site do Benfica uma pequena lembrança ao Torino, que afinal de contas, perdeu a sua grande equipa depois de nos prestarem homenagem.
Não é este o meu Benfica.

podem deixar a referência a este tópico
:)

pcssousa

Resta-me acrescentar que em Italia, precisamente por causa disto, sempre, sempre torci pelo Toro!

vitormopinto1987

Tb mandei um mail com um pequenos texto. era uma boa ideia amanhã no jogo contra os porcos b haver lá uma faixa com uma referência. acho que era bonito

Pablo_8

por acaso ja conhecia a historia e sabia algumas coisas o incrivel é que nao fazia ideia que tinha sido contra o benfica o ultimos jogo  :confused:...hoje em dia se a selecçao italiana e em geral o futebol italiano têm um futebol defensivo de grande qualidade e muito por culpa deste acidente...grande parte destes jogadores do torino eram da selecçao italiana inclusive a defesa...com o acidente a selecçao ficou desfalcada e teve que começar a construir um equipa...e começou a partir de trás...dai defender bem hoje em dia fazer parte do ADN do futebol italiano...coisas do destino  :confused:

Van Hooijdonk

Muito devido a este trágico acontecimento o Torino não está hoje a lutar lado a lado com o Inter, Milan e Juventus pelo scudetto, o clube nunca mais foi o mesmo.

É lamentável que os responsáveis do Benfica não façam nada, ainda por cima nós estamos ligados indirectamente a este trágico acontecimento.

_Benfiquista_

Envir mensagens no facebook também era bonito.Só não sei o facebook oficial deles.Mas penso existir um do "Il Grande Torino"...

vitormopinto1987

Citação de: _Benfiquista_ em 04 de Maio de 2011, 20:40
Envir mensagens no facebook também era bonito.Só não sei o facebook oficial deles.Mas penso existir um do "Il Grande Torino"...
já deixei uma mensagem aqui:

http://www.facebook.com/pages/Il-Grande-Torino/47352106656?sk=wall

ccm

Citação de: trainmaniac em 04 de Maio de 2011, 18:44
Aproveitando um post do Joga Bonito no blog onde escreve, porque acho que vale a pena relembrar. Faz hoje 62 anos que a equipa do Gran Torino desapareceu num acidente de aviação após ter vindo realizar um amigável a Lisboa para homenagear um grande capitão da nossa história.

"

Faz precisamente hoje 62 anos (foi a 4 de Maio de 1949) que uma das mais avassaladoras equipas da história do futebol morreu. O termo morreu é talvez demasiado forte, mas também demasiado real. Mas vamos enquadrar a situação...
A 3 de Maio de 1949, realizou-se o jogo de despedida do Capitão do Sport Lisboa e Benfica, o Senhor Francisco Ferreira. Como convidado de honra do jogo, compareceu o, na altura, chamado Gran Torino, equipa que dominava o Calcio a seu bel prazer, comparência essa que mostrou o respeito que já havia à altura pelo Benfica. No regresso a Torino, o avião que transportava toda a equipa do Torino, jornalistas, staff directivo e técnico bem como a tripulação embateu na Basílica de Superga tendo falecido todos os 31 tripulantes do voo. A pergunta que vos faço é: nos últimos 30 anos ( o tempo que tenho de vida) quantas homenagens do Benfica ao Torino F.C. já viram ? Eu, que me recorde, nunca vi nenhuma. O que lamento profudamente...

E não me parece muito difícil homenagear o Gran Torino. Não era preciso fazer torneios anuais contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso o Benfica ir a Turim jogar contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso nada de especial, mas isso se calhar sou eu....

Custava muito uma nota de pesar a cada 4 de Maio no Site Oficial do Benfica ? Ou outra ideia que já me tem ocorrido várias vezes e aproveitando o tema em voga dos equipamentos... Na sua génese e na sua história o equipamento do Benfica é de camisola vermelha e calções brancos. E o seu equipamento alternativo é branco, e não os atentados que se têm visto e se vão continuar a ver. Então se querem brincar aos equipamentos, que tal respeitar a história do Benfica, mantendo as cores do principal e do alternativo e fazerem um 3º equipamento ? E nesse 3º equipamento poderiam ir fazendo as homenagens que merecem e deviam ser feitas, como por exemplo ter um equipamento grená a homenagear o Gran Torino. Não seriam os primeiros a fazê-lo, homenagem essa que já foi reconhecida pelo Torino FC, clube que nunca mais foi o que era antes de Superga. Um destino que conheceram por, pura e simplesmente, terem vindo a Lisboa homenagear o nosso Capitão. Como troco, levaram com décadas de desprezo e ignorância Benfiquista.

Para pensar! É que mais vale tarde do que nunca..."

Junto-me à homenagem, recordando o episódio e com os votos de que esta equipa histórica do futebol mundial seja sempre recordada pelos benfiquistas, pois temos para com eles uma dívida de gratidão e o dever de nunca nos esquecermos de quem teve gesto tão nobre connosco.

E já agora, ao lamento sobre a falta de memória do Benfica para coisas verdadeiramente significativas como estas.

Só uma coisa. Gran Torino é nome de carro. IL GRANDE TORINO.

De facto é triste muita gente não saber desta história, tal como a de Francisco Lázaro, Luciano, etc.