A velha Catedral - Estádio da Luz

gringo da montanha

#1440
Citação de: Matique21 em 25 de Julho de 2022, 11:10
Citação de: Black Panther em 28 de Junho de 2022, 22:08

Só de olhar para a foto já fiquei todo arrepiado!
Foto incrivel..muito misticismo com o guarda chuvas! Que tempos aureos, debaixo de chuva, e estadio cheio, sem telemoveis, tudo a remar para o mesmo lado!! Vi muitos jogos assim de chuço aqui no Norte, no Espinho, em que abriam as portas ao intervalo para entrar tudo!! Era demais! :slb2:

Mikaeil

Felizmente tenho muitas memórias da antiga Luz, mas uma das que ainda me arrepia hoje em dia é a da entrada das equipas em campo quando a Luz estava cheia.

Não havia essa coisa moderna de entrarem ao mesmo tempo. Primeiro entrava a equipa adversária, um coro de assobios de deixar uma pessoa com a cabeça azamboada tal era o nível de decibéis a que aquilo chegava. E depois... Depois entrava o Benfica... Uma explosão de Benfiquismo. Um barulho ensurdecedor! Entre os gritos de 'Benfica' e as palmas, até o cimento estremecia.

Na antiga Luz, as equipas adversárias já entravam a perder.

As palavras do Mozer quando veio jogar à Luz pelo Marselha são um exemplo disso:
https://www.youtube.com/watch?v=U-66vYBCbwA

Quem é mais novo (2.ª metdade da década de 80 para a frente), que não me leve a mal: Mas vocês sabem lá o que era o Inferno da Luz.

P.s. E nós sabíamos que naquelas 11 camisolas com o emblema do Benfica ao peito estavam a extensão do publico na bancada.

Red2802


Alexandre1976


Alexandre1976

#1444
O curioso dessa foto é que as pessoas no 1º e 2º anel não têm guarda chuva.Aliás,até parece que existe uma sobreposição de fotos já que o unico Benfica -Porto que se disputou debaixo de chuva nessa altura foi em 78-79.Da equipa que está a dirigir-se ao antigo 3º anel reconhecem-se Carlos Manuel (6),Nunes (8),Veloso (10),Oliveira(4),José Luis(9),Pietra(2) e Jorge Silva(11).

rkc

Citação de: Black Panther em 28 de Junho de 2022, 22:08


A malta que nunca vai ter oportunidade de ver isto nunca saberá o que é ficar arrepiado logo com a entrada da euqipa em campo.

Entravam os outros. Os adversários. Nunca inimigos, os oponentes. Assobios. Até se cagav todos.

Um par de minutos depois, entravam os nossos. A correr, prontos para trucidar quem tinha a ousadia de se apresentar na luz para nos defrontar!

Corriam a largura do campo e não iam até ao meio,iam mesmo até às lateral da bancada dos sócios (essa de frente), juntavam as mãos e saudavam os sócios.

Um barulho ensurdecedor. Metade da vitória estava garantida antes sequer da bola rolar!

eaglerp

Citação de: Mikaeil em 25 de Julho de 2022, 13:45
Felizmente tenho muitas memórias da antiga Luz, mas uma das que ainda me arrepia hoje em dia é a da entrada das equipas em campo quando a Luz estava cheia.

Não havia essa coisa moderna de entrarem ao mesmo tempo. Primeiro entrava a equipa adversária, um coro de assobios de deixar uma pessoa com a cabeça azamboada tal era o nível de decibéis a que aquilo chegava. E depois... Depois entrava o Benfica... Uma explosão de Benfiquismo. Um barulho ensurdecedor! Entre os gritos de 'Benfica' e as palmas, até o cimento estremecia.

Na antiga Luz, as equipas adversárias já entravam a perder.

As palavras do Mozer quando veio jogar à Luz pelo Marselha são um exemplo disso:
https://www.youtube.com/watch?v=U-66vYBCbwA

Quem é mais novo (2.ª metdade da década de 80 para a frente), que não me leve a mal: Mas vocês sabem lá o que era o Inferno da Luz.

P.s. E nós sabíamos que naquelas 11 camisolas com o emblema do Benfica ao peito estavam a extensão do publico na bancada.

Tantas tardes e tantas noites de glória passadas na Catedral
E claro também lá estava com o Marselha.....épico

Red2802

#1447
Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 16:26
O curioso dessa foto é que as pessoas no 1º e 2º anel não têm guarda chuva.Aliás,até parece que existe uma sobreposição de fotos já que o unico Benfica -Porto que se disputou debaixo de chuva nessa altura foi em 78-79.Da equipa que está a dirigir-se ao antigo 3º anel reconhecem-se Carlos Manuel (6),Nunes (8),Veloso (10),Oliveira(4),José Luis(9),Pietra(2) e Jorge Silva(11).

Quem está ao lado do Veloso (jogou com o 10 o que é uma boa pista para descobrir o jogo) é o António Bastos Lopes (3). Acho eu que é, porque me parece mais robusto que o José Luís, mas sem certezas.

Alcaide

Citação de: rkc em 25 de Julho de 2022, 16:43
Citação de: Black Panther em 28 de Junho de 2022, 22:08


A malta que nunca vai ter oportunidade de ver isto nunca saberá o que é ficar arrepiado logo com a entrada da euqipa em campo.

Entravam os outros. Os adversários. Nunca inimigos, os oponentes. Assobios. Até se cagav todos.

Um par de minutos depois, entravam os nossos. A correr, prontos para trucidar quem tinha a ousadia de se apresentar na luz para nos defrontar!

Corriam a largura do campo e não iam até ao meio,iam mesmo até às lateral da bancada dos sócios (essa de frente), juntavam as mãos e saudavam os sócios.

Um barulho ensurdecedor. Metade da vitória estava garantida antes sequer da bola rolar!
Ao som de "Benfica, Benfica, Benfica!"

Alexandre1976

#1449
Citação de: Red2802 em 25 de Julho de 2022, 19:02
Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 16:26
O curioso dessa foto é que as pessoas no 1º e 2º anel não têm guarda chuva.Aliás,até parece que existe uma sobreposição de fotos já que o unico Benfica -Porto que se disputou debaixo de chuva nessa altura foi em 78-79.Da equipa que está a dirigir-se ao antigo 3º anel reconhecem-se Carlos Manuel (6),Nunes (8),Veloso (10),Oliveira(4),José Luis(9),Pietra(2) e Jorge Silva(11).

Quem está ao lado do Veloso (jogou com o 10 o que é uma boa pista para descobrir o jogo) é o António Bastos Lopes (3). Acho eu que é, porque me parece mais robusto que o José Luís, mas sem certezas.
Tens razão.É o António Bastos Lopes.Nesse jogo em mais um dos muitos assomos inventores do Csernai,o António Bastos Lopes jogou a lateral esquerdo.O 11 dessa tarde foi: Bento,Pietra,Oliveira,Samuel,Bastos Lopes,Nunes,José Luis,Carlos Manuel,Veloso,Nené e Jorge Silva.Era uma equipa que reflectia a cultura unha de fome de Fernando Martins que para construir o 3º anel desmantelou um plantel que 2 anos antes chegara a uma final europeia.Alves,Frederico,Filipovic,Chalana e Stromberg já tinham ido de vela.Humberto lixou a carreira por causa de uma lesão num joelho.Faltavam nesse 11 jogadores como Alvaro,Sheu,Manniche ou Diamantino.E para quem se lembra no final dessa época Carlos Manuel,Diamantino e Jose Luis estiveram quase certos no Braga.

Red2802

Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 19:19
Citação de: Red2802 em 25 de Julho de 2022, 19:02
Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 16:26
O curioso dessa foto é que as pessoas no 1º e 2º anel não têm guarda chuva.Aliás,até parece que existe uma sobreposição de fotos já que o unico Benfica -Porto que se disputou debaixo de chuva nessa altura foi em 78-79.Da equipa que está a dirigir-se ao antigo 3º anel reconhecem-se Carlos Manuel (6),Nunes (8),Veloso (10),Oliveira(4),José Luis(9),Pietra(2) e Jorge Silva(11).

Quem está ao lado do Veloso (jogou com o 10 o que é uma boa pista para descobrir o jogo) é o António Bastos Lopes (3). Acho eu que é, porque me parece mais robusto que o José Luís, mas sem certezas.
Tens razão.É o António Bastos Lopes.Nesse jogo em mais um dos muitos assomos inventores do Csernai,o António Bastos Lopes jogou a lateral esquerdo.O 11 dessa tarde foi: Bento,Pietra,Oliveira,Samuel,Bastos Lopes,Nunes,José Luis,Carlos Manuel,Veloso,Nené e Jorge Silva.Era uma equipa que reflectia a cultura unha de fome de Fernando Martins que para construir o 3º anel desmantelou um plantel que 2 anos antes chegara a uma final europeia.Alves,Frederico,Filipovic,Chalana e Stromberg já tinham ido de vela.Humberto lixou a carreira por causa de uma lesão num joelho.Faltavam nesse 11 jogadores como Alvaro,Sheu,Manniche ou Diamantino.E para quem se lembra no final dessa época Carlos Manuel,Diamantino e Jose Luis estiveram quase certos no Braga.

Lembro-me perfeitamente.

A novela da renovação desses três tirou-me anos de vida em férias no Algarve. Era puto e passava o dia colado à Bola Branca e a tudo o que era jornal desportivo, comprados logo de manhã, quando havia, porque naquele tempo era trissemanários.

Apesar de termos ganho a Taça na final contra o Porto (no célebre onze feito pelos capitães) foi talvez a pior equipa de toda a década de 80.

Alexandre1976

Entre 84 e 87 a nivel de reforços a sério só se safam o Rui Águas,Dito,Nunes,Silvino e Chiquinho.Foi essa perda de competitividade que deu azo a que a vara criminosa tomasse conta do futebol português dentro e sobretudo fora do campo.Em relação ao nosso antigo Estádio quando estava a rebentar pelas costuras não existia nada que se lhe comparasse.

Red2802

Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 19:38
Entre 84 e 87 a nivel de reforços a sério só se safam o Rui Águas,Dito,Nunes,Silvino e Chiquinho.Foi essa perda de competitividade que deu azo a que a vara criminosa tomasse conta do futebol português dentro e sobretudo fora do campo.Em relação ao nosso antigo Estádio quando estava a rebentar pelas costuras não existia nada que se lhe comparasse.

Eu tenho respeito pela memória, pelo Benfiquismo e pelas intenções de Fernando Martins.

Mas a sua política desportiva e a sua amizade com Pinto da Costa foram fatais para a tomada de poder por parte dos corruptos do Norte.

Quando João Santos tentou inverter já não havia nada a fazer.

No final dos anos 80 o Porto já controlava tudo e todos e a década seguinte foi o culminar óbvio de um poder corrupto que solidificou a superioridade económica com as idas constantes à então nova Liga dos Campeões.

De 93/94 a 09/10 ganhámos apenas um campeonato em 15. As pessoas não têm noção dos desequilíbrios desportivos e financeiros que isso causa.

Só não acabaram connosco porque é impossível.

Um cenário contrário e o Porto estava extinto. Alias, um Tetra quase os mandou ao tapete e não fora o orelhas podia bem ter acontecido.

Todos sabemos porque não aconteceu.

Alexandre1976

#1453
O falecido Jorge de Brito chegou a ser candidato em 83 frente a Fernando Martins.Confesso que nesse momento seria quase impossivel fazer com que a massa associativa não elegesse o então presidente sobretudo por causa da carreira magnifica da equipa de futebol comandada por Eriksson.Mas provavelmente a ascenção do Corleone Azul fosse combatida de outra forma.Aliás,foi essa vantagem de dominio e corrupção no futebol Português que fez com que o Benfica para tentar inverter esse ciclo tivesse que gastar milhões para ter equipas para competir pelos titulos em Portugal.E isso mais tarde levou ao tal descalabro financeiro e desportivo que durou quase 2 decadas.Mas pronto,o tópico é para falar do Nosso Antigo Santuário e não para estar a massar com histórias com quase 40 anos.

RedVC

#1454
Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 19:38
Entre 84 e 87 a nivel de reforços a sério só se safam o Rui Águas,Dito,Nunes,Silvino e Chiquinho.Foi essa perda de competitividade que deu azo a que a vara criminosa tomasse conta do futebol português dentro e sobretudo fora do campo.Em relação ao nosso antigo Estádio quando estava a rebentar pelas costuras não existia nada que se lhe comparasse.


Alberto Miguéns explicou isso num dos programas da "História Gloriosa" de o "Benfica independente"

Fernando Martins caiu em diversas esparrelas de "acordos" com Pinto da Costa.
Um desses foi um pacto de não agressão em que um clube retirava-se de cena quando outro se mostrasse interessado na contratação de um jogador no mercado nacional. Claro que Pinto da Costa, e seus lacaios, rapidamente utilizaram essa ingenuidade para monopolizar os melhores jogadores.

E gradualmente emergiu um clube reles e tóxico.

O SCP entrava na sua longa travessia de equívocos diretivos e desportivos,
O Benfica desviava os seus recursos para o fecho do terceiro anel,
O estabelecimento do "acordo" com Pinto da Costa para as contratações,
O controlo dos árbitros (subornos, conselhos matrimoniais, viagens e bordéis),
O controlo dos conselhos de disciplina e de justiça,
O controlo da Assembleia das Associações de Futebol, logo da FPF,
A colaboração ativa de alguns jornalistas e media,
O controlo e/ou coação dos restantes jornalistas e media,
O alargamento de redes de influência e conivências políticas
A promoção do ódio, da violência e da coação generalizada dentro e fora dos campos,
E algumas coisas mais que poderão ser perguntadas ao antigo jogador Casagrande.