A velha Catedral - Estádio da Luz

Fake Blood

Terreno onde viria a ser erguido o Estádio da Luz.

Construção da 2ª circular junto ao estádio. ( :confused:)

jgilcruz

Citação de: Fake Blood em 03 de Setembro de 2014, 22:53

Isto é aquele túnel onde agora estão os graffitis?

dfernandes

Citação de: Fake Blood em 03 de Setembro de 2014, 22:53
Terreno onde viria a ser erguido o Estádio da Luz.

Como tudo era diferente. Tão rural, e sossegado. Como as coisas mudam...

Fake Blood

Citação de: jgilcruz em 04 de Setembro de 2014, 03:12
Penso que sim. A referência que tenho é que é junto ao estádio, e todas as outras com essa referência são mesmo perto, sendo possível ver o estádio.

Citação de: dfernandes em 04 de Setembro de 2014, 11:07
Ver se coloco aqui mais material das redondezas. É  tão impressionante ver tanto espaço com nada e depois a criação de prédios, como é triste ver que com a construção do novo estádio perdemos um espaço tão belo...

dfernandes

Citação de: Fake Blood em 04 de Setembro de 2014, 12:06
Penso que sim. A referência que tenho é que é junto ao estádio, e todas as outras com essa referência são mesmo perto, sendo possível ver o estádio.

Ver se coloco aqui mais material das redondezas. É  tão impressionante ver tanto espaço com nada e depois a criação de prédios, como é triste ver que com a construção do novo estádio perdemos um espaço tão belo...

Mas é que mesmo. Uma zona rural tão agradável completamente estrangulada pelo betão, pelas estradas e pelos prédios.

faneca_slb4ever

MonstroDasCuecasRotas

Fake, como é que um gajo tão nabo arranja fotos tão fabulosas?

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Nowakowski em 24 de Julho de 2014, 15:22
Que estádio monstruoso. Isso era a versão mais imponente do Coliseu de Roma!

Bitch, esse galinheiro de Roma tinha capacidade para 50 000 lugares. 50 mil tinha a Luz só nos primeiros 3 degraus.

Pablo_8

Citação de: dfernandes em 04 de Setembro de 2014, 12:14
Expandir...

Expandir...

Mas é que mesmo. Uma zona rural tão agradável completamente estrangulada pelo betão, pelas estradas e pelos prédios.

não há nada a fazer, é a evolução natural das coisas, estamos a falar de zonas adjacentes a lisboa, obrigatoriamente tem que evoluir, há sítios mais preocupantes onde a natureza pode e deve ser preservada, o que importa é que o Estadio da Luz esta la, belo e imponente.
:slb2:

Dandy

Citação de: Pablo_8 em 06 de Setembro de 2014, 12:14
Citação de: dfernandes em 04 de Setembro de 2014, 12:14
Expandir...

não há nada a fazer, é a evolução natural das coisas, estamos a falar de zonas adjacentes a lisboa, obrigatoriamente tem que evoluir, há sítios mais preocupantes onde a natureza pode e deve ser preservada, o que importa é que o Estadio da Luz esta la, belo e imponente.
:slb2:

Fuck the Nature.

Stadium of Light above all things!

Fake Blood

Na verdade referia-me ao nosso complexo desportivo....
Nada -> Estádio -> Prédios -> Novo estádio a ocupar menos espaço -> Ainda mais "prédios"

slbfan1904

Infelizmente, há páginas em que não consigo ver as fotos, não sei se passa isso com mais alguém.
Eu sou daqueles que tive a sorte de ir à Luz antiga e no máximo do seu esplendor. Ou seja, sem a nova cabine construída para o Mundial de Juniores e sem o fosso. Creio que visualmente, ambas as obras provocaram um desequilíbrio visual que lhe retirou parte da sua imponência. Só aquele terceiro anel a tocar os céus conservou essa grandeza.
Sonhava ver o estádio só com cadeiras, como em Inglaterra, mas nesse tempo parecia uma obra demasiado monumental para os recursos financeiros do clube, nos anos 90. Quando tal se verificou, a cor não foi suficiente para corrigir a imagem daquilo que referi antes.
Mas a verdade é que não tinha grandes condições, embora pensemos de uma forma mais crítica agora que nos habituámos a outro tipo de confortos.
Senti a nostalgia do tempo escrito pela história do Benfica e pelas experiências sentidas. Mas o plano de recuperação, penso que no tempo do Vale e Azevedo, era tão horroroso que já não havia nada a fazer, para mim. Caiu a lágrima no dia da despedida mas não hesitei que o futuro tinha que ser encarado com a mesma coragem como outros, anteriormente haviam felizmente feito.
Acho que não teremos um estádio novo em 50 anos nem lá perto. As novas construções abrangem já os requisitos necessários de qualidade para durarem muito mais tempo... Este chega na dimensão que tem, embora, para aqueles que não têm memória do anterior, seja mais fácil aceitar o actual. As assistências nos anos 90 eram demasiado pobres. Comecei a ver jogos em meados dos anos 80 e aí sim ainda havia romaria de se lhe gabar. Os míticos 100 mil apareciam tão poucas vezes que o tema era discutido entre mim e o meu pai com frequência. Tinha a mania de dar palpites sobre o número de adeptos presentes em cada jogo. No dia seguinte ia comparar com o que vinha no jornal do Público. O entorno actual, quero acreditar que, à falta de espaço ao redor do estádio com tanto prédio, sirva para que no futuro possamos ter muitas pessoas próximas para assistirem às partidas, porque ter o estádio à porta de casa é muito bom.
Infelizmente, não puder ver os jogos de todas as bancadas. Comecei a ir à bola no 3º anel. Depois quisemos mudar para ver tudo mais perto e fomos, eu e o meu pai, para ao lado dos DV. Quando comecei a ir sozinho, fui para o topo sul e no último dia, fiquei na bancada topo norte, 1º ou 2º anel. Estes foram os meus lugares. E tenho uma cadeira de recordação. Tenho que ver o que posso fazer com ela. Muitas vezes penso como não fui ao estádio um dia à tarde tirar fotos a todos os pormenores que hoje dariam para recordar. Enfim, pelo menos ia lá passar as tardes dutrante a semana quando estava deprimido com alguma derrota mais difícil de digerir.

flavioslb

pcssousa

A Catedral... O Estádio da Luz ou simplesmente o Estádio do Sport Lisboa e Benfica.
Tive a honra de o conhecer antes do fecho do terceiro anel. Ainda hoje tenho as fotos da primeira visita... O primeiro jogo seria já com ele fechado e esgotadíssimo, 135 mil pessoas, segundo A Bola, na altura ainda um jornal respeitável.

Foi o sonho de gerações de Benfiquistas, foi das coisas mais belas que vi na vida.
Depois de 50 anos de casa às costas, encontrámos o nosso local, o espaço da glória.
Há distância de muitos anos, sabemos que os tais 12 037 638$00 que custou, à volta de 60 mil €, e muitos litros de suor, muita dedicação, muito amor, muita vontade, foi o dinheiro mais bem gasto da história do clube... Quanta e quanta glória, quantos milhões de arrepios provocou, quantos biliões de sorrisos, quantos triliões de litros de lágrimas de felicidade se verteram...
A obra projectada pelo arquitecto João Simões, distinto sócio e antigo atleta ganhou a imortalidade. Projectado para 35 mil pessoas, 40 mil com a recontagem oficial + 2500 com a arquibancada, acabou com 55 mil lugares já expandidos, constando do projecto inicial já a ampliação através de uma bancada suplementar, aquilo que seria o terceiro anel. Um terceiro anel "aberto", pois o tal fecho nunca esteve programado.
O festival de abertura rendeu logo 1300 contos, mais de 1/10 do custo do projecto.
Dias mais tarde, a visita do primeiro adversário internacional, nada menos que o Real Madrid que dominaria o futebol europeu nos anos seguintes... Até nisso Ferreira Bogalho foi visionário!

O terceiro anel seria inaugurado na segunda mão da primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao Hearts de Edimburgo. Seria nesse jogo, através mais uma vez das páginas do Jornal A Bola, que falaria pela primeira vez no Inferno da Luz. Expressão feliz que seria eternizada.

No final dessa época o título europeu sorriria ao Benfica. O Estádio estava fadado para momentos mágicos, se na época da sua inauguração, o título nacional sorriria de forma incrível, no ano da sua ampliação o título europeu chegava à Luz de forma não menos feliz.

Mais de 20 passaram. O Benfica, desta vez a disputar nova final europeia, a da Taça Uefa contra o Anderlecht, vive momentos felizes.
A procura de bilhetes para o jogo é tal que obriga à colocação de uma bancada suplementar, pré-fabricada, com mais de 10 mil lugares. Ainda assim, a Luz revelar-se-ia pequena, pois 5 horas antes do início do jogo e uma após a abertura das portas, já a Catedral rebentava pelas costuras.
Decide-se fechar o terceiro anel, algo que mudaria a história do Clube. Se por um lado se abria o Estádio ao povo, permitindo dar-se ao luxo de baixar o preço dos bilhetes e democratizar o espectáculo, por outro nos 25 anos após a conclusão da obra o Benfica ganharia apenas 5 títulos de campeão nacional, sendo que nos 25 anteriores tinha conquistado 17.

Que saudades da Catedral!

jgilcruz

Hoje, 21 de setembro de 1985, inaugurou-se o fecho do Terceiro Anel. Comemorou-se a inauguração do fecho do Terceiro Anel, aquela que foi intitulada "a maior obra do ano", tanto em grandiosidade como em rapidez de execução. Depois da construção de parte do Terceiro Anel, em 1960, decidiu-se iniciar a obra que permitiria a sua finalização a 26 de setembro de 1984. Menos de um ano depois seria inaugurado, com a presença das mais altas individualidades da sociedade portuguesa e do Clube. No jogo inaugural encontraram-se as equipas do Dínamo de Bucareste e do Benfica, tendo o encontro terminado com a vitória das "águias" por 2-1.