As 10 maiores alegrias que o Benfica vos deu.

costapequeno

Benfica-marseille 1-0 1990
arsenal-Benfica 1-3 1991.

Festivus

O meu post foi feito há quase 4 anos...

Desde então:

Benfica 3-1 Fenerbahçe Liga Europa 2012/2013
Benfica 2-0 Porto Campeonato 2013/2014
Benfica 3-1 Porto Taça de Portugal 2013/2014
Juventus 0-0 Benfica Liga Europa 2013/2014

E claro o triplete da época passada.

Pancho Lopes 67

Por ordem cronológica:

SL Benfica 5-2 Boavista FC - Final da Taça de Portugal 1992/93

Depois de eliminarmos o Porto com o Isaías a rasgar o Fernando Couto no 1ºgolo, o Benfica caminhou até a final da Taça onde venceu um grande Boavista onde alinhavam Artur, Bobó, Marlon Brandão, Nogueira, Ricky ou Sanchez, com a melhor exibição do Futre a vestir a nossa camisola, guardo esta conquista da taça com grande carinho porque o plantel de 1992-93 foi o melhor plantel do Benfica nos últimos 23 anos. Era uma grande injustiça este plantel não ganhar sequer um título, perdemos o campeonato numa temporada em que eu não tenho a mínima dúvida em que houve mesmo muita "fruta" pelo meio. Uma pena o Toni não ter começado a temporada, podíamos ter feito a dobradinha e quem sabe com o Futre desde o início da época e sem o roubo de Turim, a Taça UEFA teria sido bastante possível.

Bayer Leverkusen 4-4 SL Benfica - Quartos-de-Final Taça das Taças 1993-94 (2ªMão)

Era miúdo na altura, mas lembro-me de ver este jogo como se fosse ontem, e que jogo foi. Quando penso nos melhores jogos de futebol que vi na minha vida apenas meto o FC Barcelona 5-4 Atlético Madrid dos Quartos-de-Final da Copa do Rei 1996-97 a frente deste, com a final da Taça UEFA 2000-01 do Liverpool FC 5-4 Deportivo Alavés em 2ºlugar empatado com este jogo. Tivemos fora da eliminatória a perder 2-0, depois a equipa transformou-se como sempre fazia nestas situações e viramos para 3-2, e quando parecia que as meias-finais estavam asseguradas a mentalidade alemã veio ao de cima e fizeram 4-3, com o Kulkov a empatar 4-4 com um belo passe do João Pinto e a dar-nos acesso as meias-finais. Não termos ganho a Taça das Taças neste ano é a minha maior dor europeia, a equipa merecia o título europeu, eramos de longe a melhor equipa da competição, não dúvido que venceriamos o Arsenal (amigos do Isaías) na Final, não tinham futebol para nós em 1994. Caimos perante o Parma (um gigante europeu na altura) depois de vencermos 2-1 na Luz onde demos um banho de bola, talvez com a melhor exibição do Rui Costa no Benfica (fazia 22 anos nesse dia), para depois perder 1-0 em Itália a jogar com 10 desde o minuto 20, onde um maldito canto voltou a levar a melhor sobre o Neno, na altura isso era o "prato do dia".

Sporting CP 3-6 SL Benfica - 30ªJornada 1993-94

A beleza desta equipa do Benfica de 1993-94 é que transformava-se nos grandes jogos, lembro-me de vencermos nesta temporada imensos jogos a fazer o mínimo em que todos questionavam o futebol do Benfica a longo prazo, e quando chegava os grandes jogos e as provas europeias a equipa jogava a um outro nível que a mim como benfiquista fazia-me acreditar que podiamos vencer qualquer equipa a face da terra. Em Alvalade João Pinto foi um Gigante, fez o jogo da vida dele, manteve o Benfica no jogo na 1ªparte com o 1ºgolão e o 2ºcom uma jogada mágica, após o 3-2 com o hat-trick do JVP, foi aproveitar a estupidez do Queirós a jogar sem lateral esquerdo na 2ªparte para esmagar o Sporting e celar o título. Este foi um daqueles jogos míticos que qualquer benfiquista vivo na altura jamais ira esquecer.

SL Benfica 3-1 Sporting CP - Final da Taça de Portugal 1995/96

Grande jogo manchado pelo episódio lamentável do Very Light, dominamos o Sporting desde o 1ºminuto, lembro-me que do Meio Campo para frente, Bruno Caires, João Pinto, Mauro Airez e Valdo foram enormes, com o Preud'Homme a ter aqui e ali boas intervenções. Para mim foi uma conquista importante, tendo em conta que a era "Artur Jorge" ainda era um passado recente, Mário Wilson esteve incrível nesta temporada como treinador.

SL Benfica 2-1 FC Porto - Final da Taça de Portugal 2003/04

Esta Taça soube-me melhor do que o campeonato ganho no ano seguinte, é claro que o campeonato em 2005 quebrou o jejum de 11 anos e foi um triunfo bem mais importante, mas considero esta Taça uma conquista mais consistente e meritória, porque não só derrotamos o Super Porto do Mourinho, como impedimos o Porto de torna-se a única equipa na história do futebol a vencer 2 anos seguidos, Campeonato, Taça e Competição Europeia. Até a final da Copa do Rei 2012/13 que o Mourinho perdeu 2-1 contra o Atlético de Madrid, o Benfica era a única equipa a vencer o "Special One" numa final.

Boavista FC 1-1 SL Benfica - 34ªjornada 2004-05

Não conquistamos ninguém com o nosso futebol, mas era necessário e urgente quebrar o jejum de 11 anos, no fim soube bem voltar a sentir o que é ser Campeão.

SL Benfica 3-1 FC Porto - Meia-Final Taça de Portugal 2013/14 (2ªMão)

A clara demonstração que o poder tripeiro no futebol português está a acabar...

Juventus FC 0-0 SL Benfica - Meia-Final Liga Europa 2013/14 (2ªMão)

Eliminar os porcos de Turim a quem eu gosto de chamar o Porto de Itália por serem juntamente com o FC Porto os dois clubes mais corruptos da Europa, numa altura em que a Juventus é provavelmente a única grande equipa de Itália ao nível dos tempos gloriosos do futebol italiano, soube mais que bem, especialmente ao acabar o jogo com 9. O Benfica neste dia provou que não é apenas uma grande equipa, mas que a sua Grandiosidade está de volta e que podemos novamente sonhar em voar alto.

flavioslb

Meddler

Por ordem cronológica:

Sporting 0 - 1 Benfica, 2004. Exibição segura do Zé Moreira e o banano fulminante do Geovanni.

Benfica 2 - 1 Porto, 2004. Final da Taça de Portugal contra o Porto de Mourinho. Quebra do Jejum de 8 anos sem ganhar nada.

Benfica 1 - 0 Sporting, 2005. Um passo de gigante rumo ao título.

Liverpool 0 - 2 Benfica. Indescritível. O glorioso Benfica europeu estava de volta.

Benfica 1 - 0 Porto, 2009/2010. A partir do golo do Saviola, comecei a acreditar que podíamos mesmo ser campeões.

Benfica 5 - 0 Olhanense, 09/10. Porque nos deixou a um ponto do tão ansiado título e porque foi a primeira vez que vi o Benfica ganhar ao vivo.

Benfica 3 - 1 Fenerbahce. Talvez o maior inferno da curta história do nosso novo estádio e o regresso a uma final europeia 23 anos depois.

Benfica 2 - 0 Porto, 13/14. O resultado e a exibição à campeão que se pedia para homenagear Eusébio e iniciarmos a caminhada vitoriosa a caminho do título.

Benfica  3 - 1 Porto, 13/14, meia-final da TdP. Absolutamente épico, no words needed.

Juventus 0 - 0 Benfica, 13/14. Aquele apito final gerou a maior exultação de benfiquismo que já vi em toda a minha vida. Um jogo heróico, para ficar sempre na nossa história.

Espero que esta época consiga meter aqui um jogo nesta lista... Quem sabe quando recebermos os andrades na Luz.

diob121

Ora bem, vamos lá.
Benfica Fenerbahçe 3-1 Meia Final Liga Europa 2012/2013
Benfica Porto 3-1 Meia Final da Taça de Portugal 2013/2014
Benfica Olhanense 2-0 O jogo do 33 2013/2014
Juventus Benfica 0-0 2ºmão meia final da liga europa 2013/2014
Benfica Rio Ave 2-1 o ano do 32 2009/2010

Estas foram muito importantes.
Mas o Benfica dá-me uma alegria dia a dia. Cada vez que vejo o maior. Em cada vitória. A Emoção é enorme.

É o amor da minha vida.

33 others like this

Citação de: diob121 em 06 de Março de 2015, 17:53
Ora bem, vamos lá.
Benfica Fenerbahçe 3-1 Meia Final Liga Europa 2012/2013
Benfica Porto 3-1 Meia Final da Taça de Portugal 2013/2014
Benfica Olhanense 2-0 O jogo do 33 2013/2014
Juventus Benfica 0-0 2ºmão meia final da liga europa 2013/2014
Benfica Rio Ave 2-1 o ano do 32 2009/2010

Estas foram muito importantes.
Mas o Benfica dá-me uma alegria dia a dia. Cada vez que vejo o maior. Em cada vitória. A Emoção é enorme.

É o amor da minha vida.
Grande post.
Tive a sorte de estar no estádio em todos esses jogos. Em breve regressarei a Portugal após 8 meses de ausência espero acrescentar mais um/uns a essa lista.
Carrega Benfica!

Jotenko

Campeonato europeu de hóquei em 2013.

Foi a maior alegria, em todas as modalidades.

Meias-finais não contam para mim.

MACQ

Citação de: franciscoafonso em 06 de Abril de 2011, 14:45
Ser campeão europeu com André Lima teve um gosto especial.
estive no pavilhão Atlântico,  fantástico

Il Regista

Benfica 3-3 (7-6)g.p. Sporting | Taça de Portugal | 21 de Janeiro de 2005
O melhor derby que já vi, bons golos, reviravolta no marcador, 4 golos em 22 minutos, a emoção dos penaltys, etc.

Boavista 1-1 Benfica | Campeonato | 22 de Maio de 2005
O primeiro campeonato que vi o Benfica ganhar.

FC Porto 0-2 Benfica | Campeonato | 15 de Outubro de 2005
Cresci a ver o futebol nos anos 90, a podridão do futebol português, o penta do FC Porto, os casos dos quinhentinhos, do Calheiros, etc., os erros grosseiros de arbitragem, a corrupção, os anos negros sem ganhar qualquer título. Esta vitória em pleno Dragão foi indescritível. Ainda por cima os golos foram marcados por um dos meus ídolos, um grande Benfiquista e uma pessoa que sempre respeitei.

Benfica 2-1 Rio Ave | Campeonato | 9 de Maio de 2010
Segundo campeonato que vi. Este campeonato foi especial por várias razões, ao nível pessoal e do clube. Foi também a única vez, em toda a minha vida, que tinha a certeza que íamos ser campeões. Uma pessoa acredita sempre no título, mas ter aquela certeza intrínseca que o título não foge é diferente.

Benfica 3-1 Fenerbahçe | Meia-final da Liga Europa | 2 de Maio de 2013
Reviravolta épica da eliminatória, grande jogo, grande Óscar Cardozo. Permitiu-me ver, pela primeira vez, o Benfica numa final europeia.

Benfica 4-3 Sporting | Taça de Portugal | 9 de Novembro 2013
A vendetta dos 5-3 nos quartos da Taça em 2008. Há muito que aguardava este jogo e foi dos jogos que mais festejei. A cereja no topo do bolo foi ganhar a Taça, porque é isso que fica na história, ao contrário daquele derby "do golo do Lima depois da jogada do Gaitán" em que o Benfica não ganhou o campeonato e cairá no esquecimento.

Benfica 3-1 FC Porto | Meia-final da Taça de Portugal | 16 de Abril de 2014
Depois do Benfica ter sido eliminado da Taça em 2011, da maneira que foi, há muito que se esperava uma vingança. Este foi esse jogo. O facto de termos perdido a primeira mão, o facto do Varela ter empatado o jogo, do Siqueira ter sido expulso, do golo da vitória ter sido marcado pelo ex-capitão da equipa de formação que o treinador do FC Porto mandou embora, tudo isso tornou este num dos jogos mais épicos de sempre.

Benfica 2-0 Olhanense | Campeonato | 20 de Abril de 2014
Mais um campeonato.

Juventus 0-0 Benfica | Meia-final da Liga Europa | 1 de Maio de 2014
Mais um apuramento épico para uma nova final europeia.

Benfica 1-0 Rio Ave | Final da Taça de Portugal | 18 de Maio de 2014
Final histórica da Taça de Portugal, que nos permitiu festejar o histórico triplete, e ganhar uma taça de Portugal onde o Benfica eliminou os dois rivais. Épico.

pcssousa

Hoje, mesmo sabendo que o Benfica já me deu muitas, muitas alegrias, estou certo que as maiores de todas ainda estão para vir. E virão mesmo.

É indiscritível acompanhar este clube há mais de trinta anos. Ser miúdo e ouvir os resultados das modalidades na rádio ao Domingo à tarde antes do relato do futebol. Ouvir os relatos do hóquei aos sábados à noite. Outros tempos...
O melhor está para vir.

Festivus

Citação de: Meddler em 06 de Março de 2015, 17:32
Por ordem cronológica:

Sporting 0 - 1 Benfica, 2004. Exibição segura do Zé Moreira e o banano fulminante do Geovanni.
O Moreira esteve em grande nessa época. Já na Noruega frente ao Rosenborg tinha feito uma excelente exibição. Mais valia o Scolari ter levado a ele ao Euro em vez do frangueiro do Ricardo. Quem sabe que tipo de carreira o Moreira não teria tido se não tivessem sido as lesões constantes, enfim...

Citação de: pcssousa em 23 de Março de 2015, 01:11
Hoje, mesmo sabendo que o Benfica já me deu muitas, muitas alegrias, estou certo que as maiores de todas ainda estão para vir. E virão mesmo.

É indiscritível acompanhar este clube há mais de trinta anos. Ser miúdo e ouvir os resultados das modalidades na rádio ao Domingo à tarde antes do relato do futebol. Ouvir os relatos do hóquei aos sábados à noite. Outros tempos...
O melhor está para vir.
Eu também acredito que sim. No futuro veremos bi e tri campeonatos. Isso e eventualmente uma taça europeia.

Sinceramente, por muito parvo e imaturo que isto possa soar... o Benfica é das poucas coisas que me vêm logo à cabeça quando penso porque vale a pena continuar a viver. Podemso não ser campeões todos os anos mas que praticamente todas as épocas há um jogo ou outro marcantes há e vale a pena estar cá para os ver.

The_King

Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Março de 2015, 16:16
Por ordem cronológica:

SL Benfica 5-2 Boavista FC - Final da Taça de Portugal 1992/93

Depois de eliminarmos o Porto com o Isaías a rasgar o Fernando Couto no 1ºgolo, o Benfica caminhou até a final da Taça onde venceu um grande Boavista onde alinhavam Artur, Bobó, Marlon Brandão, Nogueira, Ricky ou Sanchez, com a melhor exibição do Futre a vestir a nossa camisola, guardo esta conquista da taça com grande carinho porque o plantel de 1992-93 foi o melhor plantel do Benfica nos últimos 23 anos. Era uma grande injustiça este plantel não ganhar sequer um título, perdemos o campeonato numa temporada em que eu não tenho a mínima dúvida em que houve mesmo muita "fruta" pelo meio. Uma pena o Toni não ter começado a temporada, podíamos ter feito a dobradinha e quem sabe com o Futre desde o início da época e sem o roubo de Turim, a Taça UEFA teria sido bastante possível.

Bayer Leverkusen 4-4 SL Benfica - Quartos-de-Final Taça das Taças 1993-94 (2ªMão)

Era miúdo na altura, mas lembro-me de ver este jogo como se fosse ontem, e que jogo foi. Quando penso nos melhores jogos de futebol que vi na minha vida apenas meto o FC Barcelona 5-4 Atlético Madrid dos Quartos-de-Final da Copa do Rei 1996-97 a frente deste, com a final da Taça UEFA 2000-01 do Liverpool FC 5-4 Deportivo Alavés em 2ºlugar empatado com este jogo. Tivemos fora da eliminatória a perder 2-0, depois a equipa transformou-se como sempre fazia nestas situações e viramos para 3-2, e quando parecia que as meias-finais estavam asseguradas a mentalidade alemã veio ao de cima e fizeram 4-3, com o Kulkov a empatar 4-4 com um belo passe do João Pinto e a dar-nos acesso as meias-finais. Não termos ganho a Taça das Taças neste ano é a minha maior dor europeia, a equipa merecia o título europeu, eramos de longe a melhor equipa da competição, não dúvido que venceriamos o Arsenal (amigos do Isaías) na Final, não tinham futebol para nós em 1994. Caimos perante o Parma (um gigante europeu na altura) depois de vencermos 2-1 na Luz onde demos um banho de bola, talvez com a melhor exibição do Rui Costa no Benfica (fazia 22 anos nesse dia), para depois perder 1-0 em Itália a jogar com 10 desde o minuto 20, onde um maldito canto voltou a levar a melhor sobre o Neno, na altura isso era o "prato do dia".

Sporting CP 3-6 SL Benfica - 30ªJornada 1993-94

A beleza desta equipa do Benfica de 1993-94 é que transformava-se nos grandes jogos, lembro-me de vencermos nesta temporada imensos jogos a fazer o mínimo em que todos questionavam o futebol do Benfica a longo prazo, e quando chegava os grandes jogos e as provas europeias a equipa jogava a um outro nível que a mim como benfiquista fazia-me acreditar que podiamos vencer qualquer equipa a face da terra. Em Alvalade João Pinto foi um Gigante, fez o jogo da vida dele, manteve o Benfica no jogo na 1ªparte com o 1ºgolão e o 2ºcom uma jogada mágica, após o 3-2 com o hat-trick do JVP, foi aproveitar a estupidez do Queirós a jogar sem lateral esquerdo na 2ªparte para esmagar o Sporting e celar o título. Este foi um daqueles jogos míticos que qualquer benfiquista vivo na altura jamais ira esquecer.

SL Benfica 3-1 Sporting CP - Final da Taça de Portugal 1995/96

Grande jogo manchado pelo episódio lamentável do Very Light, dominamos o Sporting desde o 1ºminuto, lembro-me que do Meio Campo para frente, Bruno Caires, João Pinto, Mauro Airez e Valdo foram enormes, com o Preud'Homme a ter aqui e ali boas intervenções. Para mim foi uma conquista importante, tendo em conta que a era "Artur Jorge" ainda era um passado recente, Mário Wilson esteve incrível nesta temporada como treinador.

SL Benfica 2-1 FC Porto - Final da Taça de Portugal 2003/04

Esta Taça soube-me melhor do que o campeonato ganho no ano seguinte, é claro que o campeonato em 2005 quebrou o jejum de 11 anos e foi um triunfo bem mais importante, mas considero esta Taça uma conquista mais consistente e meritória, porque não só derrotamos o Super Porto do Mourinho, como impedimos o Porto de torna-se a única equipa na história do futebol a vencer 2 anos seguidos, Campeonato, Taça e Competição Europeia. Até a final da Copa do Rei 2012/13 que o Mourinho perdeu 2-1 contra o Atlético de Madrid, o Benfica era a única equipa a vencer o "Special One" numa final.

Boavista FC 1-1 SL Benfica - 34ªjornada 2004-05

Não conquistamos ninguém com o nosso futebol, mas era necessário e urgente quebrar o jejum de 11 anos, no fim soube bem voltar a sentir o que é ser Campeão.

SL Benfica 3-1 FC Porto - Meia-Final Taça de Portugal 2013/14 (2ªMão)

A clara demonstração que o poder tripeiro no futebol português está a acabar...

Juventus FC 0-0 SL Benfica - Meia-Final Liga Europa 2013/14 (2ªMão)

Eliminar os porcos de Turim a quem eu gosto de chamar o Porto de Itália por serem juntamente com o FC Porto os dois clubes mais corruptos da Europa, numa altura em que a Juventus é provavelmente a única grande equipa de Itália ao nível dos tempos gloriosos do futebol italiano, soube mais que bem, especialmente ao acabar o jogo com 9. O Benfica neste dia provou que não é apenas uma grande equipa, mas que a sua Grandiosidade está de volta e que podemos novamente sonhar em voar alto.

Sou de 90. Assino por baixo amigo.

misticaslb

A maior alegria que o Benfica me deu foi existir. Mas em ordem cronológica cá vai  :metal:

1. BENFICA - PORTO PARA A TAÇA DE PORTUGAL 2003/2004 - lembro-me de no dia seguinte ir para a escola com o equipamento completo e de me beliscar para ver se tinha sido verdade. Foi o primeiro troféu que vi o Benfica ganhar, tinha uns 8 anos.

2. BOAVISTA - BENFICA PARA O CAMPEONATO 2004/2005 - um dos melhores dias da minha vida, estava tão feliz que parti o pulso com os festejos.

3. BENFICA - RIO AVE PARA O CAMPEONATO 2009/2010 - depois de ver os cabrões serem tetra, já tinha voltado a mentalizar-me que não iria ver o Benfica ser campeão tão cedo. Desta vez não parti nada.

4. BENFICA - INTERVIÚ MADRID, FINAL DA UEFA FUTSAL CUP 2010 - é sempre uma alegria ver o Benfica ser campeão europeu, mas este título no futsal foi do caralho.

5. BENFICA - FENERBAHÇE, MEIA FINAL DA LIGA EUROPA 2012/2013 - foi neste jogo que elevei o Cardozo a Deus.

6. BENFICA - PORTO PARA O CAMPEONATO 2013/2014 - Dos jogos com mais carga emocional. Foi o primeiro jogo contra os porcos depois da kelvinada, foi o jogo de despedida do Rei, foi um jogo em que vencemos sem espinhas, foi tudo. Mas principalmente pelo Rei. E por aquele golo e festejo do Rodrigo.

7. BENFICA - PORTO, MEIA FINAL DA TAÇA 2013/2014 - Não vi o jogo, estava num avião (maior arrependimento da minha vida). Horas antes tinha estado no estádio da Luz ao pé da estátua do Rei e já tinha aquele pressentimento que ia acontecer alguma coisa épica. Ainda o avião não estava no chão, já eu estava a gastar os meus dados móveis todos no zerozero. Dei um grito tão grande que ficou toda a gente a olhar para mim  ;D

8. BENFICA - OLHANENSE, JOGO DO TÍTULO 2013/2014 - Voltei nesse dia para ver o jogo. Ao intervalo já estava a perder a paciência, mas depois lá levámos o caneco. A festa no Marquês foi épica, quero repetir todos os anos.

9. BENFICA - JUVENTUS, MEIA FINAL DA LE 2013/2014 - Confesso que não tinha grandes esperanças para este jogo, mal vi o sorteio comecei logo a agoirar. Foi um jogo brutal.

10. JUVENTUS - BENFICA, MEIA FINAL DA LE 2013/2014 - Foi ainda mais vivido que o primeiro, mesmo que não tenham havido golos. Tive uns 50 AVCs e ataques cardíacos durante o jogo. No momento em que eles marcaram o golo em fora de jogo nem reparei, caiu-me tudo em cima. Depois vi o Nuno Lulz a dizer que tinha sido fora de jogo e voltei a respirar. Que caralho.
Aquele apito final foi o apito final mais fantástico desde que me lembro.

Davidoff´

Destaco as seguintes:

1. Benfica Vencedor da Final 4 de Hóquei em Patins no Dragão Caixa contra o FCPorto (melhor é impossível)...

2. Benfica Campeão Europeu de Futsal em Lisboa.

3. Benfica Campeão Nacional de Basquetebol no último jogo no Dragão Caixa contra o FC Porto

4. As medalhas de Ouro conquistadas pelo Benfica nas Olimpíadas.