Palmarés do Sport Lisboa e Benfica

pcssousa



Troféu da Taça de Honra da AFL, que o Benfica conquistou nas épocas de: 1919/20, 1921/22, 1962/63, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1971/72, 1972/73, 1973/74, 1974/75, 1977/78, 1978/79, 1979/80, 1981/82, 1983/84, 1985/86, 1987/88.
Esta foto reporta-se ao troféu de 1981/82, podendo ainda observar-se na foto as luvas que João Alves, o "luvas pretas", usou nessa final e uma faixa de campeão nacional relativo ao campeonato de 1980/81, do mesmo.

IPASLB

Excelente, nunca consegui encontrar uma foto da taça de Honra da AFL na internet...

pcssousa

Citação de: IPASLB em 01 de Junho de 2011, 12:50
Excelente, nunca consegui encontrar uma foto da taça de Honra da AFL na internet...
Por curiosidade, e até para se ter uma melhor noção das dinmensões do troféu, até porque se vêem ao fundo troféus de campeão nacional e da taça de Portugal, aqui deixo esta foto da Eusébio Gold Exhibition:






BC

Citação de: pcssousa em 31 de Maio de 2011, 21:31
Ui, ainda aí faltam aí uma série de troféus, como fizeste questão de referir e muito bem... desde o troféu António Prates, o torneio dos campeões e a supertaça Portugal-Angola tudo no basquetebol, até à taça das nações de Montreux de 1963 e o torneio de Vigo CERH no hóquei... Isto para não dizer que os titulos das senhores também deveriam ter direito a destaque, e que grandes equipas tivemos, desde as "Marias do vólei" até à grande equipa de andebol de Irene Henriques e Judite Paris...
Exacto... não inseri todos totalmente. E sendo todos os títulos importantes, meti mesmo os mais relevantes.

Espero que este ano ainda tenhamos pelo menos mais 3 títulos nas modalidades. Estou confiante. E para o ano ganhar muito mais... :)

God LetKo

Boas noites, Pcssousa no tópico das competições nacionais referiste que cometeste um erro deliberadamente que foi parar á CS. Podes-me dizer qual foi?

Por outro lado gostava de saber como consegues saber tanto sobre o historial do nosso clube. Livros? Muita pesquisa?

Obrigado pelos esclarecimentos acerca da Taça Latina e outros.

pcssousa

Citação de: God LetKo em 01 de Junho de 2011, 22:03
Boas noites, Pcssousa no tópico das competições nacionais referiste que cometeste um erro deliberadamente que foi parar á CS. Podes-me dizer qual foi?

Por outro lado gostava de saber como consegues saber tanto sobre o historial do nosso clube. Livros? Muita pesquisa?

Obrigado pelos esclarecimentos acerca da Taça Latina e outros.
A seu tempo revelarei... mas foi um erro pequenino mais uma pequena impercisão, nada para enganar o pessoal, apenas e só para ver se "roiam" a armadilha, conforme sucedeu.
Neste momento, enviei para o Sport Lisboa e Benfica toda a informação que tenho e revelei inclusivé esse aspecto, para que o possam denunciar. De toda a maneira já enviei, de modo a que seja entregeu em mão, uma carta ao sr, presidente do Real Madrid Club de Fútbol, que como sabem conquistou 2 desses troféus, com todos os dados em português, traduzidos para espanhol e também para inglês caso ele queira fazer uma exposição à FIFA ou apresentar queixa acerca da veracidade do que foi escrito pela Lusa.

De toda a maneira, enquanto não apresentarem um comunicado da FIFA, como aconteceu em relação à Intercontinental, em 2007, para mim é falso e reafirmo que não é a primeira vez que esta agência inventa noticias sem fundamento em relação ao Sport Lisboa e Benfica, tendo o clube já apresentado queixa da mesma mais do que uma vez.
Estou certo que o clube algo fará para repôr a verdade, até porque certamente que terá mais dados e provas que eu, mas para qualquer pessoa que tenha dois palmos de testa e sem palas nos olhos vê que aqui já foi provado inequivocamente que a competição era mesmo oficial.

Quanto a conhecimentos, há pessoas aqui no fórum que os têm bem mais aprofundados que eu próprio. Os que tenho fui adquirindo lendo revistas antigas, livros e falando com alguns protagonistas, que verdadeiramente suaram a camisola encarnada.
Eu quando tenho uma paixão sinto sempre a necessidade de saber o máximo acerca dela, acontece assim com a minha actividade profissional, como acontece com o Benfica.

God LetKo

Citação de: pcssousa em 02 de Junho de 2011, 10:20
Citação de: God LetKo em 01 de Junho de 2011, 22:03
Boas noites, Pcssousa no tópico das competições nacionais referiste que cometeste um erro deliberadamente que foi parar á CS. Podes-me dizer qual foi?

Por outro lado gostava de saber como consegues saber tanto sobre o historial do nosso clube. Livros? Muita pesquisa?

Obrigado pelos esclarecimentos acerca da Taça Latina e outros.
A seu tempo revelarei... mas foi um erro pequenino mais uma pequena impercisão, nada para enganar o pessoal, apenas e só para ver se "roiam" a armadilha, conforme sucedeu.
Neste momento, enviei para o Sport Lisboa e Benfica toda a informação que tenho e revelei inclusivé esse aspecto, para que o possam denunciar. De toda a maneira já enviei, de modo a que seja entregeu em mão, uma carta ao sr, presidente do Real Madrid Club de Fútbol, que como sabem conquistou 2 desses troféus, com todos os dados em português, traduzidos para espanhol e também para inglês caso ele queira fazer uma exposição à FIFA ou apresentar queixa acerca da veracidade do que foi escrito pela Lusa.

De toda a maneira, enquanto não apresentarem um comunicado da FIFA, como aconteceu em relação à Intercontinental, em 2007, para mim é falso e reafirmo que não é a primeira vez que esta agência inventa noticias sem fundamento em relação ao Sport Lisboa e Benfica, tendo o clube já apresentado queixa da mesma mais do que uma vez.
Estou certo que o clube algo fará para repôr a verdade, até porque certamente que terá mais dados e provas que eu, mas para qualquer pessoa que tenha dois palmos de testa e sem palas nos olhos vê que aqui já foi provado inequivocamente que a competição era mesmo oficial.

Quanto a conhecimentos, há pessoas aqui no fórum que os têm bem mais aprofundados que eu próprio. Os que tenho fui adquirindo lendo revistas antigas, livros e falando com alguns protagonistas, que verdadeiramente suaram a camisola encarnada.
Eu quando tenho uma paixão sinto sempre a necessidade de saber o máximo acerca dela, acontece assim com a minha actividade profissional, como acontece com o Benfica.

Obrigado pelo esclarecimento. E agora é preciso que o Benfica faça a sua parte e esclareça os seus adeptos e publico em geral.

Sobre a parte de obter conhecimento só tenho de dar-te uma vénia pela dedicação e por partilhares com o pessoal. :bow2:

pcssousa

Voltando ao assunto Taça de Honra da AFL (que dirá a FIFA acerca desta?), é a 2ª prova oficial mais antiga do país a seguir ao Campeonato de Lisboa. A prova teve um total de 64 edições (entre as épocas de 1914/15 e 1993/94), mas, ao contrário do Campeonato de Lisboa, aquela teve vários períodos de interrupção pelo meio, num total de 16 temporadas em que não se realizou.
Durante os primeiros anos, a Taça de Honra de Lisboa estava aberta a qualquer clube que nela desejasse participar. Esta competição disputava-se num sistema por eliminatórias, no final de cada época, e após a conclusão do Campeonato de Lisboa.
A partir da década de 60, a Taça de Honra de Lisboa passou a realizar-se no início de cada temporada, em jeito de preparação para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão que se aproximava. Aquela prova passou também a disputar-se num sistema tipo "Taça Latina", ou seja, os 4 melhores (clubes da AFL) classificados no campeonato da época anterior defrontavam-se em 2 jogos, nos quais se apuravam, para a final, os vencedores de cada jogo, tendo os vencidos que disputar o jogo para atribuição dos 3º e 4º lugares.
Dependendo das épocas, estes jogos passaram a realizar-se entre 3 estádios: o Estádio do Restelo, o Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade.

JMMC_NORTENHO

Alguém conhecedor do nosso palmarés do hóquei em patins que me possa responder a esta questão: No site oficial do Benfica dizem que temos 21 campeonatos, mas maior parte das pessoas dizem que temos 20, pois contam com o de 1962/1963. No site dizem que temos 12 taças de Portugal, mas ainda este fim-de-semana ouvi dizer que tínhamos 13 a contar com a de 1962/1963. Eu fui ver ao histórico dos campeonatos da modalidade e o campeonato de 1962/1963 não se realizou, alguém me sabe responder?

El Chouriçon

#339
As Taças do BENFICA
(Parte 1 de 6)



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

El Chouriçon

#340
As Taças do BENFICA
(Parte 2 de 6)



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

To Be Continued...

goscinny13

Grandes fotos. Isso era o museu antigo certo?

O_Glorioso

Aposto que muitos troféus já devem ter ido para o galheiro.

A fazer-se um museu devia ser com o tamanho correcto, e no que diz respeito aos troféus deviam estar todos protegidos (individualmente ou em conjuntos, conforme a importância), e não assim, a apanhar pó, cagadelas de moscas, etc.

El Chouriçon

Citação de: goscinny13 em 24 de Junho de 2011, 20:57
Grandes fotos. Isso era o museu antigo certo?

Sim, era o museu do antigo estádio

pcssousa

Citação de: O_Glorioso em 24 de Junho de 2011, 22:14
Aposto que muitos troféus já devem ter ido para o galheiro.

A fazer-se um museu devia ser com o tamanho correcto, e no que diz respeito aos troféus deviam estar todos protegidos (individualmente ou em conjuntos, conforme a importância), e não assim, a apanhar pó, cagadelas de moscas, etc.
Acredito que muitos troféus se encontram irremediavelmente perdidos, sim.
Antes dessa sala de troféus, no antigo estádio, estes estavam expostos na sede histórica na Rua Jardim do Regedor... aquando da mudança, só cerca de 10% dos troféus ficaram expostos na sala, ficando os outros encaixotados em condições de conservação muito duvidosas e ainda alguns nas salas das respectivas secções. Ou seja, foram expostos cerca de 1200. E já lá vão 20 anos... Diz-se que muitos estão a ser recuperados... veremos...