Resultados europeus do hóquei do SL Benfica

pcssousa

Citação de: Jotenko em 18 de Novembro de 2013, 03:34
Sousa parece que ainda era ontem que estavamos a conversar à noite no rescaldo da Liga Europa. Que alegrias estas do Hóquei.
Eu sigo o hóquei há muitos anos. Estavamos então a passar por um período negro, dos piores da secção. Lembro-me de não metermos ninguém na selecção e de a nossa principal figura ser o Carlos Garção e, creio que o Chambel. Recordo-me de um Rui Lopes bem jovem, da chegada do Luis Ferreira, na altura já um internacional de créditos firmados, e do Dantas, que até tinha sido nosso jogador. Foi aí o ressurgimento do nosso hóquei.
Com a chegada do Paulo Almeida e do Fortunato e a vinda do experiente Fernando Almeida para a baliza senti que iamos voltar aos títulos... Finalmente vencemos a Cers e a taça de Portugal no mesmo ano e no seguinte fomos campeões.
Ser campeão da Europa começava a parecer-me palpável e sonhava com isso. Simplesmente ficámo-nos pelas finais.
Um dia, quando menos esperava, pumbas.

pirolito1

Citação de: pcssousa em 18 de Novembro de 2013, 14:48
Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 02:48
Faltam aqui os jogos do Eurohockey 1995. Amanhã coloco-os.
Desconheço a competição.
Foi a competição que a CERH criou para servir de teste à Liga Europeia. Participaram 16 equipas: 3 portuguesas, 3 italianas, 1 suíça, 1 alemã, 1 francesa, 6 espanholas. Realizou-se em Espanha, não me lembro onde, no Verão. O SL Benfica foi eliminado pelo Monza nos quartos,ficámos em segundo do grupo com os mesmos pontos do primeiro, o Réus. Ganhou o Novara na final contra o Porto.

IPASLB

#92
Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 16:41
Citação de: pcssousa em 18 de Novembro de 2013, 14:48
Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 02:48
Faltam aqui os jogos do Eurohockey 1995. Amanhã coloco-os.
Desconheço a competição.
Foi a competição que a CERH criou para servir de teste à Liga Europeia. Participaram 16 equipas: 3 portuguesas, 3 italianas, 1 suíça, 1 alemã, 1 francesa, 6 espanholas. Realizou-se em Espanha, não me lembro onde, no Verão. O SL Benfica foi eliminado pelo Monza nos quartos,ficámos em segundo do grupo com os mesmos pontos do primeiro, o Réus. Ganhou o Novara na final contra o Porto.
Essa prova foi mesmo oficial?

É que apesar do Novara a ter ganho, eles próprios não dão muita importância à mesma, posso estar enganado, uma coisa é certa, experimental ou não, sendo o organizador o CERH, em teoria só pode ser mesmo oficial...

Shoky

Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 16:41
Citação de: pcssousa em 18 de Novembro de 2013, 14:48
Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 02:48
Faltam aqui os jogos do Eurohockey 1995. Amanhã coloco-os.
Desconheço a competição.
Foi a competição que a CERH criou para servir de teste à Liga Europeia. Participaram 16 equipas: 3 portuguesas, 3 italianas, 1 suíça, 1 alemã, 1 francesa, 6 espanholas. Realizou-se em Espanha, não me lembro onde, no Verão. O SL Benfica foi eliminado pelo Monza nos quartos,ficámos em segundo do grupo com os mesmos pontos do primeiro, o Réus. Ganhou o Novara na final contra o Porto.

O Porto no hóquei é genial a perder finais europeias.

pcssousa

Pois, já me lembro... Recordo-me de ainda há tempos ter visto o vídeo desse jogo com o Monza.

Não estou certo que seja oficial, mas mesmo que seja não entra nas contas das competições europeias mas antes nas das provas internacionais oficiais.

Lá para trás falou-se do torneio de Vigo. Ora, tanto quanto sei só a sua XXV edição foi oficial. Participámos também em 91, por exemplo.

pcssousa

Citação de: Shoky em 18 de Novembro de 2013, 17:10
Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 16:41
Citação de: pcssousa em 18 de Novembro de 2013, 14:48
Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 02:48
Faltam aqui os jogos do Eurohockey 1995. Amanhã coloco-os.
Desconheço a competição.
Foi a competição que a CERH criou para servir de teste à Liga Europeia. Participaram 16 equipas: 3 portuguesas, 3 italianas, 1 suíça, 1 alemã, 1 francesa, 6 espanholas. Realizou-se em Espanha, não me lembro onde, no Verão. O SL Benfica foi eliminado pelo Monza nos quartos,ficámos em segundo do grupo com os mesmos pontos do primeiro, o Réus. Ganhou o Novara na final contra o Porto.

O Porto no hóquei é genial a perder finais europeias.
Olha que nós também levamos umas quantas perdidas.

Shoky

Eles já vão em 7 seguidas...só na Liga Europeia.

pcssousa

#97
Nós, no total vamos em 7. Vencemos 3 finais em 10.

Acho que é um presságio para o futebol, à 10a voltaremos a vencer.

Shoky

O Porto vai em 14. Ganhou 7.
Estou a contar Taças Continentais e Intercontinentais também.

pcssousa

Continentais e intercontinentais subimos para 6 em 13. Está melhorzito...

pirolito1

Em relação ao Eurohockey, é difícil mostrar agora se era oficial ou não, no entanto lembro-me de ver alguns jogos na Rtp 2 e ter a sensação de que era uma competição a que se deu alguma importância.

O Novara não lhe dá muita importância porque já não existe...

Para mim essa competição, devido ao nível dos participantes, é mais importante que o Torneio de Vigo. Até dou mais importância à edição de 1991 quando participaram os 3 vencedores de competições europeias mais o Liceo que à edição que o Benfica venceu.

O torneio de Vigo começou a ser disputado apenas por equipas espanholas, depois também equipas do Norte de Portugal, e depois -na sua melhor fase, nos anos 90 - pelas melhores equipas europeias. Depois entrou em declínio e terminou depois dessa edição que o SL Benfica ganhou. Para mim será sempre um torneio amigável, baseava-se em convites, sem mérito desportivo suficiente.

Também tenho o Eurohockey noutros torneios, não incluo os resultados nas competições europeias.

Já venho falar mais um pouco sobre ambas as competições.

pcssousa

Um torneio oficial é sempre um torneio oficial, valendo mais que os que não o são.
Não podes dizer que para ti é amigável, pois é de facto oficial.

Se reparares nos participantes desse torneio de Vigo, se calhar mudas ligeiramente de ideias.

IPASLB

Citação de: pcssousa em 18 de Novembro de 2013, 18:04
Um torneio oficial é sempre um torneio oficial, valendo mais que os que não o são.
Não podes dizer que para ti é amigável, pois é de facto oficial.

Se reparares nos participantes desse torneio de Vigo, se calhar mudas ligeiramente de ideias.
Apenas foram oficiais algumas edições do Torneio de Vigo, tanto que no Rinkhockey.net fazem a distinção desse torneio, outras edições tinham, também outro nome, tal como a taça das nações, nem todas eram taça das nações.

pirolito1

Tenho curiosidade de saber a vossa opinião caso o FC Porto tivesse vencido essa edição do Torneio de Vigo, sem que o SL Benfica fosse convidado sequer. Nunca será satisfeita a curiosidade.

IPASLB

Citação de: pirolito1 em 18 de Novembro de 2013, 17:56
Em relação ao Eurohockey, é difícil mostrar agora se era oficial ou não, no entanto lembro-me de ver alguns jogos na Rtp 2 e ter a sensação de que era uma competição a que se deu alguma importância.

O Novara não lhe dá muita importância porque já não existe...

Para mim essa competição, devido ao nível dos participantes, é mais importante que o Torneio de Vigo. Até dou mais importância à edição de 1991 quando participaram os 3 vencedores de competições europeias mais o Liceo que à edição que o Benfica venceu.

O torneio de Vigo começou a ser disputado apenas por equipas espanholas, depois também equipas do Norte de Portugal, e depois -na sua melhor fase, nos anos 90 - pelas melhores equipas europeias. Depois entrou em declínio e terminou depois dessa edição que o SL Benfica ganhou. Para mim será sempre um torneio amigável, baseava-se em convites, sem mérito desportivo suficiente.

Também tenho o Eurohockey noutros torneios, não incluo os resultados nas competições europeias.

Já venho falar mais um pouco sobre ambas as competições.
Não quero dizer se era ou não oficial o eurohockey (quando uma federação máxima europeia organiza um torneio/competição entre clubes, esta tem que ser oficial), além das competições europeias, o site oficial do CERH tinha o histórico do Torneo Ciudad de Vigo e não tinha o histórico do Eurohockey-http://web.archive.org/web/20080209112120/http://cerh.eu/en/Comps/Hist/CWC.php