Bárbara Timo - Judo (-70kg)

danhel

Muitos parabéns. Que continue a levar o nome do Glorioso por esse mundo fora

TeamRocket37

Bárbara Timo: "Fiz tudo o que podia, lutei de corpo e alma e agradeço muito ao Benfica por acreditar em mim e dar-me toda a estrutura para que este sonho se realizasse hoje"

TeamRocket37

fusolfuser
Parabéns pelo excelente resultado. Sempre fui seu fã e acompanhei o seu judô e ficava muito puto com a @noticiascbj Que te deixava de lado e só insistia com a Portela. Precisou você mudar de país pra ter a chance de mostrar realmente o seu judô. Bem feito pra essa panelinha que é o Brasil. Você foi demais, sorte de Portugal

TeamRocket37

Ex-judoca do Flamengo que trocou Brasil por Portugal é prata no Mundial com costela fraturada
Em recuperação, Bárbara Timo choca japoneses em Tóquio ao derrotar nas oitavas a bicampeã mundial Arai. Lutando como portuguesa desde janeiro, ela alcança maior feito da carreira

Em agosto de 2018, Bárbara Timo tomaria a decisão que não só mudaria sua vida pessoal como também sua carreira como judoca. Ex-atleta do Flamengo, a carioca de 28 anos assinou contrato com o Benfica que, assim como o Paris Saint-Germain fez com a contratação do multicampeão Teddy Riner, passou a investir mais no judô. Mas o que ela não sabia era que, meses depois, iria se naturalizar portuguesa, deixando a seleção brasileira para trás. Um ano depois, ela alcança sua maior conquista na carreira, uma medalha de prata no Mundial de Tóquio, no Japão.

Bárbara não só chocou os japoneses, mas também causou espanto na imprensa portuguesa que vem acompanhando a trajetória da atleta. Durante os últimos dias eles tomaram conhecimento de que a jovem teve uma fratura em uma costela no último treino em Portugal antes de vir para o Japão. Ela então passou a usar uma cinta, o que torna a conquista ainda mais incrível, já que ela não está 100% recuperada.

- Minha primeira grande medalha e que fica para a minha história, estou muito feliz porque nem sabia se ia conseguir vir. Há 15 dias tive uma lesão na costela. Minha equipe sabe o quanto foi difícil. Nem sabia se conseguiria embarcar. Agradeço aos fisioterapeutas que conseguiram que eu estivesse bem hoje. No mesmo dia que machuquei a costela descobri uma fissura no cotovelo. Eu sabia que estava preparada, mas não sabia se conseguiria lutar. Eu agradeço a todos que confiaram em mim e em Portugal que investiu em mim e acreditou no meu sonho - vibrou Bárbara.

Bárbara Timo já vinha em grande fase na temporada. Desde que se naturalizou portuguesa em janeiro deste ano, ela foi bronze no Grand Slam de Paris, na França, em fevereiro e, um mês depois, conquistou seu primeiro ouro por Portugal. Foi no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Nesta quinta, contudo, ela teve um dia para ficar na memória.

- Em 2016 eu fiquei afastada um pouco antes do tempo. Não pude nem disputar. Não cheguei nem perto de disputar, eu não quero essa sensação de novo, quero ser campeã olímpica. Deixei minha família, meu cachorro, moro com uma amiga, então é um sonho realizado - disse.

O caminho no Mundial
Depois de bater Enkchimeg Tserendulam, da Mongólia, e Roxane Taeymans, da Bélgica, ela derrotou ninguém menos que a japonesa Chizuru Arai, atual bicampeã mundial e melhor o mundo em seu peso, causando espanto dos japoneses. Nas quartas, ela bateu a holandesa Van Dijke.

Confiante, Bárbara encontrou na semi Margaux Pinot, da França. E, simplesmente, não tomou conhecimento da algoz da brasileira Maria Portela. Canhota, Bárbara surpreendeu com um giro para a direita e, com um ippon, avançou à final com naturalidade.

Na decisão ela enfrentou outra francesa, Marie-Éve Gahié, atual número 2 do mundo. Com duas derrotas contra Gahié, uma em 2015 pelo Brasil, e uma em 2019 já por Portugal, não foi dessa vez que a brasileira naturalizada portuguesa conseguiu reverter o histórico negativo. Por ippon, a francesa acabou superando Bárbara no minuto inicial. Com o resultado, a vice-campeã mundial tem agora aproveitamento de 70,96%, com 22 vitórias em 31 lutas.

Bárbara Timo sempre sonhou morar fora do Brasil. Quando tirou férias em Portugal, começou os contatos com o Benfica. E o resto é história: bem pelo clube português, ligou o alerta de seleção e acabou se naturalizando, deixando seu histórico pelo selecionado do Brasil no passado.

- Eu tirei a internet, é de madrugada. Espero que meus amigos de Portugal e minha família no Brasil tenham visto - disse aos risos.

Em "casa"
Agora, a lutadora é a principal atleta da categoria -70kg de Portugal e continua como rival de Maria Portela, só que defendendo outras cores. Diariamente, ela tem na equipe alvirrubra a companhia de outros brasileiros.

Um deles é Rodrigo Lopes, ex-companheiro de treinos de Eric Takabatake na Sogipa e que bancou a ida ao Mundial entregando panfletos na rua, que também foi morar em Lisboa, e Rochele Nunes, dos pesos-pesados (+78kg), que fez o mesmo processo de naturalização pelo qual ela passou. Todos eles têm como referência e parceira de treinamentos a benfiquista Telma Monteiro, considerada a maior judoca da história de Portugal.

Emocionada com medalha histórica por Portugal, Bárbara Timo lembra lesões às vésperas do Mundial: "Quero ser campeã olímpica."

https://globoesporte.globo.com/judo/noticia/ex-judoca-do-flamengo-que-trocou-o-brasil-por-portugal-tem-melhor-dia-da-carreira-e-e-prata-no-mundial.ghtml

Quando o Brasil dá mais destaque pela conquista da Bárbara que nós os Portugueses

FaithNoMore

Enorme prestação da nossa judoca,muitos parabéns por esta medalha que tem ainda mais significado pelas debilidades fisicas com que se apresentava,pena que por ser do Benfica o destaque da comunicação social tenha sido perto de zero,fosse ela dos viscondes falidos e até abria telejornais,enfim...

VirtualKing

Jack Gonçalves

Realmente essa matéria da Globo está melhor que qualquer uma online em Portugal, mas ainda não li jornais...

Esteve ontem incrível a Bárbara, tenho de voltar a referir isto!

JM21

Foi enorme. Grande prestação.

Parabéns!  :slb2:

TeamRocket37

Vou só deixar um conselho a Bárbara...

Não gostei a forma como desvalorizou o hino português não cantando e estando a gargalhada com outra atleta quando apareceu a bancada aonde estavam os judocas portugueses quando hino tocou aquando da cerimonia do Jorge Fonseca.

Isto é bom bonito vir para Portugal, obter a nacionalidade portuguesa ainda mais rápido que Pichardo, porque no Brasil estava tapada para ir as grandes competições pela Portela e outras e participar e ganhar medalhas para ela.
Há que respeitar o país que a recebeu e a que fez que ela conseguisse ontem ser vice-campeã do mundial.

A imagem dela é a imagem dos Portugueses vão olhar em cima.

O Pichardo na 1 vez que esteve no pódio por Portugal não desiludiu cantou o hino e respeitou imenso o país que recebeu e ganhando a confiança no seio da selecção e de vários atletas do sporting a cabeça.

Fica só o conselho.

RP10

Citação de: TeamRocket37 em 30 de Agosto de 2019, 16:31

Não gostei a forma como desvalorizou o hino português não cantando e estando a gargalhada com outra atleta quando apareceu a bancada aonde estavam os judocas portugueses quando hino tocou aquando da cerimonia do Jorge Fonseca.

Isto é bom bonito vir para Portugal, obter a nacionalidade portuguesa ainda mais rápido que Pichardo, porque no Brasil estava tapada para ir as grandes competições pela Portela e outras e participar e ganhar medalhas para ela.
Há que respeitar o país que a recebeu e a que fez que ela conseguisse ontem ser vice-campeã do mundial.

O Pichardo na 1 vez que esteve no pódio por Portugal não desiludiu cantou o hino e respeitou imenso o país que recebeu e ganhando a confiança no seio da selecção e de vários atletas do sporting a cabeça.

Fica só o conselho.

Que parvoíce.
Já tinha visto o hino e não me chamou à atenção e até fui rever para ver se me tinha escapado algo. Alguma coisa engraçada aconteceu e começaram a rir, até a Telma também se vira para trás a rir-se.   

Agora é proibido rir durante o hino? Eu nasci em Portugal, considero-me bastante patriota e já ri bastantes vezes durante o hino. Então quando estou com o meu pai é quase sempre, ele dá cada desafinanço que começamos todos a rir.

É um dos problemas da actualidade arranjar problemas onde não existem. Para criticar alguém basta respirar.

GoldenState

Parabéns pelo feito.

Não conheço a rapariga nem o seu trajecto mas sempre que a ouvi a falar na btv mostrou-se muito grata e feliz por estar no Benfica e em Portugal.

Que continue a somar sucessos.

TeamRocket37

Citação de: RP10 em 30 de Agosto de 2019, 16:57
Citação de: TeamRocket37 em 30 de Agosto de 2019, 16:31

Fica só o conselho.

Que parvoíce.
Já tinha visto o hino e não me chamou à atenção e até fui rever para ver se me tinha escapado algo. Alguma coisa engraçada aconteceu e começaram a rir, até a Telma também se vira para trás a rir-se.   

Agora é proibido rir durante o hino? Eu nasci em Portugal, considero-me bastante patriota e já ri bastantes vezes durante o hino. Então quando estou com o meu pai é quase sempre, ele dá cada desafinanço que começamos todos a rir.

É um dos problemas da actualidade arranjar problemas onde não existem. Para criticar alguém basta respirar.

Eu na questão do hino sou muito patriota.
Não posso ser?! Faz mal? 

Não gostava de ver o Deco e o Quaresma de boca fechada.

Nós tomos sabemos com é a questão das naturalizações e o espectáculo que armou para Pichardo, acho que Barbara devia reservar de possíveis criticas, é só isso...

TeamRocket37

Jack Gonçalves

A Timo sempre se declarou muito agradecida e honrada por representar Portugal,
Quando fez soar o hino na Geórgia disse que lhe marcou muito e que não o cantou tal como não cantava quando fazia soar o brasileiro (não é por cantar o hino que se respeita ou deixa de respeitar, cada um respeita da forma que considera mais apropriada...)

O hino estava a dar mas um colega de equipa acabou de ser campeão mundial, obviamente existe um clima de grande festa nesse momento e ninguém imagina que a Telma não tenha consideração pelo hino, portanto se a Timo fosse atacada por isso...

Repito não há entrevista seja para Portugal ou para matérias do Brasil que tanto ela como a Rochele não sejam elogiosas para a com Portugal, COP, FPJ E Benfica. Ainda ontem ou antes de ontem a Timo fez um post no instagram sobre a competição por equipas no europeu em que mostra orgulho na equipa e diz que quer repetir a experiência nos jogos.

Sem dúvida um exemplo de pessoa e Portugal só tem a ganhar com pessoas assim, portanto sem problema onde não há problemas!

Esperemos a sua volta para competir, provavelmente nos próximos grand slam depois deste do fim de semana.

TeamRocket37

Citação de: Jack Gonçalves em 04 de Outubro de 2019, 12:14
A Timo sempre se declarou muito agradecida e honrada por representar Portugal,
Quando fez soar o hino na Geórgia disse que lhe marcou muito e que não o cantou tal como não cantava quando fazia soar o brasileiro (não é por cantar o hino que se respeita ou deixa de respeitar, cada um respeita da forma que considera mais apropriada...)

O hino estava a dar mas um colega de equipa acabou de ser campeão mundial, obviamente existe um clima de grande festa nesse momento e ninguém imagina que a Telma não tenha consideração pelo hino, portanto se a Timo fosse atacada por isso...

Repito não há entrevista seja para Portugal ou para matérias do Brasil que tanto ela como a Rochele não sejam elogiosas para a com Portugal, COP, FPJ E Benfica. Ainda ontem ou antes de ontem a Timo fez um post no instagram sobre a competição por equipas no europeu em que mostra orgulho na equipa e diz que quer repetir a experiência nos jogos.

Sem dúvida um exemplo de pessoa e Portugal só tem a ganhar com pessoas assim, portanto sem problema onde não há problemas!

Esperemos a sua volta para competir, provavelmente nos próximos grand slam depois deste do fim de semana.

Obrigado Jorge Gonçalves pelo contributo no forum SB na secção do Judo.