Bárbara Timo - Judo (-70kg)

Jack Gonçalves

HAHA não sou o Jorge Gonçalves da secção d
Citação de: TeamRocket37 em 04 de Outubro de 2019, 12:23
Citação de: Jack Gonçalves em 04 de Outubro de 2019, 12:14
A Timo sempre se declarou muito agradecida e honrada por representar Portugal,
Quando fez soar o hino na Geórgia disse que lhe marcou muito e que não o cantou tal como não cantava quando fazia soar o brasileiro (não é por cantar o hino que se respeita ou deixa de respeitar, cada um respeita da forma que considera mais apropriada...)

O hino estava a dar mas um colega de equipa acabou de ser campeão mundial, obviamente existe um clima de grande festa nesse momento e ninguém imagina que a Telma não tenha consideração pelo hino, portanto se a Timo fosse atacada por isso...

Repito não há entrevista seja para Portugal ou para matérias do Brasil que tanto ela como a Rochele não sejam elogiosas para a com Portugal, COP, FPJ E Benfica. Ainda ontem ou antes de ontem a Timo fez um post no instagram sobre a competição por equipas no europeu em que mostra orgulho na equipa e diz que quer repetir a experiência nos jogos.

Sem dúvida um exemplo de pessoa e Portugal só tem a ganhar com pessoas assim, portanto sem problema onde não há problemas!

Esperemos a sua volta para competir, provavelmente nos próximos grand slam depois deste do fim de semana.

Obrigado Jorge Gonçalves pelo contributo no forum SB na secção do Judo.

HAHA atenção, não sou o Jorge Gonçalves da secção de Judo do Benfica... não vá alguém pensar. o que sei de judo é muito superficial como adepto!

TeamRocket37

#136


BÁRBARA TIMO: "O BENFICA ACREDITOU EM MIM E SOU GRATA POR ISSO"

Bárbara Timo tem 28 anos, nasceu no Brasil e chegou ao Benfica em 2018. Naturalizou-se portuguesa, devido ao sonho olímpico. Em entrevista concedida ao Jornal do Clube falou das três medalhas – uma delas de Ouro – vencidas ao serviço de Portugal; lançou as próximas competições; abordou os Jogos Olímpicos 2020 e revelou que as judocas do Benfica são... uma família.



Quem é Bárbara Timo
"Nasci no Brasil. Comecei a fazer judo aos 8 anos, mas até descobrir esta modalidade pratiquei outros desportos, mas o judo foi mesmo aquele que me conquistou. Acho que foi pela competitividade e pela filosofia que tem este desporto. Fui evoluindo, treinei, comecei a competir e cheguei à seleção do Brasil, aos 21 anos, e permaneci por lá durante 5 anos. Quando surgiu a oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos e representar Portugal, abracei essa oportunidade e vim para cá. Deixei tudo no Brasil... confesso que a mudança foi difícil, mas vim para o Benfica, que foi a instituição que acreditou em mim, e sou muito grata por isso."

Primeira grande competição
"Lembro-me de que na minha primeira prova eu já era muito alta e pesada para a idade que tinha, e então não tinha adversárias. No meu primeiro torneio, tinha eu uns 9 anos, lutei com meninos, e ganhei a eles todos! Recordo que fiquei muito feliz, pois vencer os rapazes e ganhar o meu primeiro ouro, no primeiro torneio em que participei, era e foi realmente muito bom."

Vir para Portugal

"Foi o sonho olímpico que me fez vir para Portugal. Este sonho é o que move o atleta de alto rendimento... Mas o primeiro ponto que me fez vir foi o Benfica. Eu vi que o Clube e a seleção portuguesa acreditavam em mim, até mais do que eu mesma.  Então eu apercebi-me de que não estava sozinha a correr atrás do sonho e que tinha uma estrutura por detrás de mim, e estávamos juntos. Este desporto já por si só é individual, então eu não caminhava sozinha... e quando fazemos as coisas sós, é tudo muito mais difícil, portanto, saber que tinha uma equipa comigo foi o que teve mais peso na decisão de vir para cá."




Tudo na altura certa

"Vir para o Benfica surgiu numa altura certa. A proposta surgiu de mim, e eles abraçaram a ideia, e isso foi fundamental. Esta mudança fez-me muito bem. Eu não conseguia estes resultados que tenho tido em tão pouco tempo. Realmente, isto fez-me e faz-me bem... não só como atleta, mas também como pessoa. Sair de casa, saber virar-me sozinha e vir para outro continente e adaptar-me. Tudo isto foi importante para mim como pessoa, e a consequência disso foi como atleta também."

Rotina de treino
"A rotina que tenho depende da altura em que estamos. O judo é um desporto individual, mas nós precisamos de treinar com os adversários. Então a nossa rotina é não ter rotina. Ficamos a cada 10 dias fora, depois voltamos 5 dias e depois viajamos... é uma coisa difícil de administrar. Se fizer um resumo, são treinos bidiários. Quando não fazemos judo de manhã, fazemos treino físico à tarde, e à noite também, cerca de duas horas. Temos fisioterapia, temos nutricionista, psicólogo... é praticamente o dia todo voltado para o tal sonho que nós, os atletas, temos."

Naturalização portuguesa
"A documentação saiu no ano passado, mas o direito de competição, no início deste ano. Naturalizar-me portuguesa foi pelo sonho que tenho, pelo sonho olímpico e tudo o que vinha no pacote: o sonho, a valorização que ia ter cá em Portugal, e até mesmo eu sabia que ia agregar o judo cá em Portugal, iam valorizar-me como pessoa também, ia melhorar o judo feminino, e na minha categoria não havia ninguém no sénior. Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos vai haver um campeonato que vai juntar três categorias femininas e três masculinas. Uma categoria é a Telma [Monteiro], outra sou eu, e outra é a Rochelle [Nunes]."



Primeiro ouro por Portugal
"Ouvir o hino nacional quando subi ao primeiro lugar do pódio no Grand Prix, na Geórgia, foi muito especial. Foi o primeiro Grand Prix que eu ganhei, e pela luta que fiz ao longo da prova. Desde o início que eu tive combates muito difíceis. Na primeira luta ganhei à tricampeã mundial, e na final ganhei à atleta que foi bronze nos Jogos Olímpicos. Foi a minha segunda medalha por Portugal e foi aquela que eu carimbei, sem qualquer tipo de coincidência ou sorte, foi mesmo por ter feito um trabalho bem feito, e sei que tenho condições totais de conseguir maiores e melhores resultados. Foi emocionante ouvir o hino. Fiquei tão nervosa, senti as minhas pernas a tremer. Foi ali que eu senti mesmo o que tinha acabado de fazer. Só penso em repetir o feito nos circuitos mundiais e sobretudo nos Jogos Olímpicos."

Olhos postos nas próximas provas
"Avizinha-se o Europeu de Clubes, já no mês de novembro. Vai ser uma competição muito importante. A nossa equipa feminina está bem composta, e estamos muito animadas. Temos muita vontade de lutar pelo título, e vai ser aqui, em Portugal, e espero que os adeptos possam ir apoiar e torcer por nós, porque vamos trabalhar no duro para fazermos uma grande prova. No final do ano vamos ter mais uma competição. Espécie de mundial onde vão estar os 30 mais bem colocados, que é muito importante para a qualificação do ranking... Para o ano que vem, temos o Europeu, e dentro disso eu espero ficar entre as top 5 e 8 do ranking mundial. Estou em 10.º lugar no ranking olímpico, então não é algo muito distante. Temos também várias medalhas no circuito para chegar como cabeça de série aos Jogos Olímpicos, que é algo importante, pois qualquer detalhe vai ser de grande importância."



Medalhas olímpicas em 2020
"Uma medalha minha nos Jogos Olímpicos é algo alcançável. Acho que com este mundial eu provei que tenho a capacidade. Não só eu, mas também toda a equipa. Tivemos um resultado incrível. E acho que vamos ter um bom desempenho, e o resultado vai ser a competência do nosso desempenho, que acredito que vai ser excelente."

Companheiras dentro e fora do tatâmi
"Nós somos realmente uma família. Começou por uma amizade e companheirismo de equipa, mas depois, e hoje, sem querer, nós estamos sempre juntas. Não é obrigação do treino, nem de sermos da mesma equipa... passamos o final de semana juntas, ficamos em casa da Telma, noutros dias ficamos em minha casa... somos mesmo como uma família, e fico muito contente com isso. A nossa rotina é bastante stressante e estimulante, e tê-las como amigas é a válvula para combater o stress e chorar nos momentos tristes... e principalmente comemorarmos juntas nas vitórias."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2019/10/11/judo-entrevista-barbara-timo-vice-campea-mundo-jornal-o-benfica

TeamRocket37

Perdeu no 1º combate do Grand Slam de Osaka

TeamRocket37

Enorme Bárbara Timo ganhou a 3ª RM a holandesa Sanne Van Djike na 2ª Ronda e agora vão combater contra uma espanhola Marie Bernabeu 16º RM.

TeamRocket37

#139
Citação de: TeamRocket37 em 09 de Fevereiro de 2020, 11:16
Enorme Bárbara Timo ganhou a 3ª RM a holandesa Sanne Van Djike na 2ª Ronda e agora vão combater contra uma espanhola Marie Bernabeu 16º RM.

Ippon na Espanhola e está na 4ª Ronda mais uma vitória e está nas meias finais.
Esta Bárbara Timo é uma atleta fantástica.

De todos que vão a Tóquio é ela que acho mais perto está da medalha por parece que é talhada para grandes momentos.

Vai combater o acesso a meia final contra a Judo Paris a sueca Anna Berholm 8ª RM.

TeamRocket37

Barbara Timo que atleta fabulosa em desvantagem de cartões amarelos no Golden Score de 2-1 saca a vitória que garante a meia final.

TeamRocket37

Vai combater contra a Yoko Ono Japonesa 12º RM, campeã em título do GS Paris, e vencedora do última GS Osaka e medalha de bronze no Mundial em 2018.

TeamRocket37

Vai combater para Bronze, perdeu na luta no chão por imobilização 20s.
Japonesa muita forte.

TeamRocket37

Perdeu o combate pelo Bronze por castigos no ponto de ouro.
Combates do bronze muito infelizes para atletas do Benfica.

5º Lugar no Grand Slam do Paris

Jack Gonçalves

Uma penalidade por passividade não concordo :/

TeamRocket37

Citação de: Jack Gonçalves em 09 de Fevereiro de 2020, 16:39
Uma penalidade por passividade não concordo :/

Anri mostrou uma falta de respeito no fim, apesar de não concordar com a decisão da arbitragem não pode fazer aquilo.

Jack Gonçalves

O do Canadá deu lhe um baile de táctica.
Falta cabeça...

FaithNoMore

Tem feito diretos no instagram quase todos os dias,muito gata a nossa Barbara. :smitten:

Jack Gonçalves

Timo Bronze no Grand Slam da Hungria.

Primeira competição depois de uma cirurgia, nem foi aos nacionais, nada mau para primeira competição!
Top!

FaithNoMore

Excelente prestação depois da operação  que foi sujeita,parabéns!!!!!!