Judo


RPicareta

Citação de: baar99 em 19 de Outubro de 2022, 10:01
A questão de apenas se ouvir a voz da Telma é porque ela é a unica daquele lote que tem "peso" fora da esfera do judo. É medalhada olimpica e com várias condecorações. A juntar que está em fim de carreira e não tem porque temer mais hostilidades no futuro. Daí ela ser a porta-voz deste movimento.

O que me parece estranho é a FPJ não colocar a nu quanto gasta por judoca. Porque me parece que o problema deverá estar por aí. Se calhar a verba que a Telma reclama foi gasta com outro judoca.

Eu compreendo o peso comunicacional de se ter a Telma na linha da frente, mas se repararmos bem no que se passou esta semana, apesar da Bárbara e da Rochelle também terem feito posts de apoio à Ana Hormigo, pouco ou nada se fala da preparação delas. Em particular da Rochelle...

De caminho, a Bárbara, para o tempo que leva de casa, tem 2 medalhas em 3 Mundiais, e vários pódios em Grand Slams, incluindo um ouro em Paris. Não são "peaners" como diria o outro! E está ou não a ser prejudicada? E se sim, directamente ou por afinidade?

Sobre a FPJ divulgar, é como diz a notícia, os cálculos são feitos à cabeça e os contratos com o IPDJ são públicos. Acho estranho a Federação... perdão, o Presidente da Federação (também já os começo a confundir) não apresentar é provas daquilo que diz serem comunicações. Ou o clube não accionar imediatamente os meios legais de os atletas terem aquilo que dizem ter direito.

antiporcos

A mim parece-me óbvio que deve haver uma história muito mal contada sobre o arrendamento do espaço em Coimbra para os estágios obrigatórios. Depois deve haver outra com a diferença entre a verba por atleta que a federação recebe e o que é efectivamente gasto com os atletas. Depois há as histórias de familiares do presidente a exercerem funções na federação. Também deve haver histórias muito engraçadas com as associações que garantem a eleição desta figurinha que é o presidente da federação.

O problema é que neste país qualquer borrabotas acha que consegue enfrentar o Benfica sem consequências, e com razão, porque além de um ou outro comunicado o Benfica não faz valer a sua força. E isso é que tem de mudar, enquanto tivermos esta postura submissa este tipo de casos continuarão a suceder-se.

RPicareta

Citação de: antiporcos em 19 de Outubro de 2022, 13:28
A mim parece-me óbvio que deve haver uma história muito mal contada sobre o arrendamento do espaço em Coimbra para os estágios obrigatórios. Depois deve haver outra com a diferença entre a verba por atleta que a federação recebe e o que é efectivamente gasto com os atletas. Depois há as histórias de familiares do presidente a exercerem funções na federação. Também deve haver histórias muito engraçadas com as associações que garantem a eleição desta figurinha que é o presidente da federação.

O problema é que neste país qualquer borrabotas acha que consegue enfrentar o Benfica sem consequências, e com razão, porque além de um ou outro comunicado o Benfica não faz valer a sua força. E isso é que tem de mudar, enquanto tivermos esta postura submissa este tipo de casos continuarão a suceder-se.

Muita coisa para dissecar, mas a verdade é que Jorge Fernandes e o seu executivo foram fundamentais para uma evolução do judo em Portugal, e os comportamentos recentes conseguem a proeza de manchar tudo isso.
Em particular a forma como "democratizou" (ou tornou menos sujeito ao amiguismo, vá...) muitas coisas, nomeadamente o acesso à alta competição. Daí eu compreender perfeitamente o apoio que as associações lhe deram no fim de semana, sendo a única surpresa o apoio de Castelo Branco, face ao que haviam sido as palavras a respeito de Ana Hormigo e da miúda do clube dela ainda há dois meses.

A questão das verbas por atleta seria interessante que se esclarecesse depressa. Seja pela Federação, demonstrando que cumpriu tudinho certinho, seja o clube, demonstrando em que é que a Federação não cumpriu.
Mas também seria interessante de perceber as questões sobre os requerimentos e sobre o acesso aos treinos. Lembro as queixas do Verão sobre acesso a treinos internacionais e que parecem agora ter caído. É assim? Porque pode dar-se o caso de haver quem queira umas regras para si e outras para os outros. Antes do Jorge Fernandes a FPJ regia-se muito assim, portanto não seria caso inédito...

E aqui é que aparece o peso do clube. Desde Julho não vi o clube a assumir a liderança do processo, são sempre os atletas, com evidente custo pessoal e mental, e nesta fase tirar o peso de cima dos atletas seria importante. Até porque a conversa de "apoiamos os nossos atletas" devia ser mais fazer de escudo e menos empurrá-los para a frente.

Lebohang Mokoena

Citação de: baar99 em 19 de Outubro de 2022, 13:10
https://desporto.sapo.pt/modalidades/artes-marciais/artigos/be-pede-audicoes-sobre-diferendo-com-federacao-psd-tambem-quer-ouvir-secretario-de-estado

Alguém acha que isto era possivel se não existisse o nome da Telma pelo meio ?

A Telma Monteiro não é amiga de uma das manas Mortágua ou estou a fazer confusão?

RPicareta

GRAND SLAM ABU DHABI 2022

Depois de mais uma semana muito divertida no Judo nacional, por todos os motivos errados, chegamos a mais uma prova pontuável.

Portugal leva um contingente jeitoso naquilo que cheira a pontos "fáceis" para o ranking.
Em masculinos, 2 atletas do Benfica, Rodrigo Lopes em -60 e Anri Egutidze em -90. Em femininos um largo contingente que apenas não tem representantes em -70, com Catarina Costa (-48), Joana Diogo (-52), Telma Monteiro (-57), Bárbara Timo (-63), Patrícia Sampaio (-78) e Rochelle Nunes (+78).

Rodrigo começa frente a Henrique Silva, um júnior Brasileiro. Apesar de o Brasil ser uma escola forte, acredito que um atleta com a rodagem do Rodrigo terá a maturidade necessária para ultrapassar esta luta. Assim o fazendo, terá pela frente no segundo combate, ao que tudo indica, o líder do ranking mundial e 🥉no Mundial,  Yang Yung Wei, de Taiwan. Não acredito que o cansaço do Mundial seja de tal ordem que permita ao Rodrigo chegar aos quartos. (Previsão: 160 pontos)

Anri, em -90, tem um sorteio com mais espaço para sonhar, quiçá até para entrar na luta pelas medalhas. No primeiro combate defronta Jamal Petgrave, e apesar da recente subida de forma dos atletas britânicos, penso que com o foco certo conseguirá ultrapassar este. Se assim, for encontrar-se-á nos oitavos de final e com um combate duro pela frente. Caso seja frente a Smink, o osso mais duro de roer, creio que a diferença no ranking não traduz a diferença de qualidade entre ambos. Será importante perceber que há aqui uma boa oportunidade de chegar aos quartos de final e amealhar os pontos que fugiram no Mundial. (Previsão: 260 pontos)

Em -48, Catarina Costa tem um sorteio dejá vu, podendo defrontar no segundo combate uma Katharina, para o caso Tanzer. Ainda acho que Catarina devia ter feito melhor no Mundial, daí que tenha esperanças elevadas para o que será a performance da segunda cabeça de série desta prova, e não espero menos do que um combate para medalha. (Previsão: 360 pontos)

Em -52 temos o segundo duelo luso-brasileiro a abrir uma prova, com Joana Diogo a defrontar Yasmin Lima. Penso que será um combate equilibrado, onde Joana terá de demonstrar o seu valor, frente a uma adversária a querer somar pontos para se chegar a Larissa Pimenta e distanciar-se de Maria Taba. Joana Diogo segue a sua tarefa de demonstrar que andar a alimentar o cartão de milhas de Joana Ramos foi uma asneira que se paga agora em ranking, e se vencer leva na segunda ronda com a cabeça de série Estrella Sheriff. Será uma grande surpresa a atleta espanhola não ganhar a quem quer que lhe calhe. (Previsão: 10 pontos)

Em -57 a cabeça de cartaz da prova e campeã em título, Telma Monteiro, sobe ao tatami pela primeira vez desde a sua intervenção médica. Consigo traz, para lá do peso de ser a campeã em título, todo o peso da disputa que mantém com o Presidente da Federação. Em risco de sair do top-10, não quererá ficar-se pelo primeiro combate, mas no segundo, se lhe calhar a prodigiosa ucraniana Daria Bilodid, a oposição será muito apertada. A ucraniana defrontará na primeira ronda Mariana Esteves (atleta que se naturalizou Guineense após diferendo com a FPJ :whistle2:). Se ultrapassar a atleta ucraniana dificilmente não chegará à luta pelas medalhas, onde a diferença de capacidade física começará a ser um factor determinante. (Previsão muuuuuuuito conservadora: 160 pontos)

Em -63 segue-se Bárbara Timo, a atleta portuguesa que mais medalhas em provas de Grand Slam para cima tem papado desde 2019 :tocha:. Não querendo menosprezar as adversárias, mas é difícil olhar para o quadro de prova e não achar que se está a preparar mais uma medalha para a colecção. Apenas algum cansaço do mundial recente poderá fazer com que o metal fuja à Bárbara. (Previsão: 500 pontos)

Em -78 Patrícia Sampaio tem o seu regresso após mais uma lesão. Já achei que poderia ter um futuro risonho, mas neste momento já só peço que passe do primeiro combate sem lesões. Acabou no quadro de qualificação que lhe dá mais margem para sonhar (o C ou o D seriam quase impossíveis). Depois do trambolhão de 5 lugares no ranking, será de particular importância vencer o 1º combate, frente à veterana Vanessa Chala, para ficar apenas com Giorgia Stangherlin entre ela e a rota das medalhas. As atletas italianas têm-se apresentado muito fortes e bem preparadas e não será fácil. (Previsão: 160 pontos).

Para terminar, em +78 Rochele Nunes pode continuar a demonstrar os bons sinais que tem dado desde a lesão grave que lhe robou metade do ano. Tem um sorteio que permite sonhar com as meias finais, onde poderá cavar um fosso no ranking para Kamila Berlikash e reeditar novamente o duelo com Lea Fontaine. O histórico é francamente negativo frente à Francesa, por motivos justificáveis, mas tenho o feeling que desta é que é (#fullpau)! (Previsão: 500 pontos)

RPicareta

Dia 1:
Rodrigo - 2 combates, 1 vitória.
Catarina - 5º lugar
Joana - 1 combate
Telma - 1 combate

Jayson Tatum



Jayson Tatum


RPicareta

Citação de: Jayson Tatum em 22 de Outubro de 2022, 14:45



Parabéns, Bárbara!

Foi o único combate que não vi. Peço desculpa, da próxima porto-me melhor.

Jayson Tatum




Boas notícias da Rochelle


RPicareta

Participação Portuguesa em Abu Dhabi:

Catarina Costa - 5º lugar (360 pontos)
Joana Diogo - 1 combate (10 pontos)
Telma Monteiro - 1 combate (10 pontos)
Bárbara Timo - 2º lugar (700 pontos)
Patrícia Sampaio - 2 combates (160 pontos)
Rochele Nunes - 3º lugar (500 pontos)

Rodrigo Lopes - 2 combates (160 pontos)
Anri Egutidze - 1 combate (10 pontos)

Mais logo faço um comentário às prestações e ao que me parecem ser as consequências para o ranking das pontuações.

Jayson Tatum

Citação de: RPicareta em 23 de Outubro de 2022, 15:39
Participação Portuguesa em Abu Dhabi:

Catarina Costa - 5º lugar (360 pontos)
Joana Diogo - 1 combate (10 pontos)
Telma Monteiro - 1 combate (10 pontos)
Bárbara Timo - 2º lugar (700 pontos)
Patrícia Sampaio - 2 combates (160 pontos)
Rochele Nunes - 3º lugar (500 pontos)

Rodrigo Lopes - 2 combates (160 pontos)
Anri Egutidze - 1 combate (10 pontos)

Mais logo faço um comentário às prestações e ao que me parecem ser as consequências para o ranking das pontuações.

Parabéns, Rochele!