Judo

TeamRocket37

https://judomagazine.pt/2023/02/24/fernandes-sai-de-cena/

Fernandes sai de cena

A eleição de novo ou de nova Presidente vai ser agendada. Juiz torna nula decisões da Assembleia Geral da FPJ e impede recandidatura de Fernandes

Veio a público a justificação da decisão de aceitação do Procedimento Cautelar por parte do juiz do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures que impediu a realização de eleições para os Órgãos Sociais da Federação Portuguesa de Judo no passado dia 19 de fevereiro.

A sentença clarifica que tendo os efeitos sido os parcialmente desejados pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco com a ação judicial contra a FPJ e contra a Lista A encabeçada por Jorge Fernandes – a não aceitação da Lista A como concorrente ao ato eleitoral – os fundamentos da decisão são num sentido diferente e remetem para a uma posição de eleição limitada e restrita do Presidente e a anulação das decisões da AG da FPJ que decidiu convocar eleições para todos os órgãos sociais.

Fernandes sai de cena
A matéria mais relevante do ponto de vista das tensões que têm estado presentes desde a destituição de Jorge Fernandes é o impedimento categórico da candidatura do ex-presidente da federação que vê o seu plano de recondução à frente da federação ruir como um castelo.

Recordemos que o pedido de destituição realizado pelo próprio na Assembleia Geral de dezembro passado tinha como pressuposto uma recandidatura que foi desde logo considerada como potencialmente vencedora. A auto-destituição como estratégia de vitimização e de agregação dos seus apoiantes a quente e até radicalizada contra os seus opositores teve um sucesso efémero. Jorge Fernandes vai sair de cena.

O que diz a sentença
O que determina a sentença relativa ao pedido de procedimento cautelar da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco contra a Federação Portuguesa de Judo e candidatura denominada como Lista A

1 – De  acordo com o art.º 19, n.º 1 e n.º 5 dos Estatutos da Federação Portuguesa de Judo " o preenchimento de vagas abertas em consequência da perda de mandato, da destituição ou da aceitação da renuncia, será feito pelo tempo que faltar para se completar o período de gerência em curso" e que "a vacatura do órgão Presidente implicará a convocação de Assembleia Geral Extraordinária, a qual  deverá realizar-se no prazo máximo de 90 dias". (21 e 22)

2 – Tendo em conta que os restantes membros dos corpos sociais da FPJ não se demitiram nem foram destituídos o único ato que deveria ter sido praticado seria o de convocação de eleições para substituição do presidente destituído. (23)

3- A convocatória por parte do Presidente da M.A.G. de convocação de eleições para todos os órgãos implica a "substituição de membros que não têm qualquer impedimento para o exercício do cargo, bulindo dessa forma com o regular funcionamento desses órgãos e com a sua legitimidade democrática". (24)

4 – Considera nulas as deliberações da Assembleia Geral de 19 de Dezembro de 2022 "haverá que determinar a nulidade da deliberação e consequente convocatória que deu origem ao presente processo eleitoral, datada de 19 de Dezembro de 2022 subscrita pelo atual Presidente da mesa da Assembleia Geral" e determina que "a A.G. delibere em conformidade com os estatutos". (27)

5 – Determina que o presidente destituído não se pode recandidatar. (28)

6 – Por razões diversas das que foram requeridas aceita o procedimento cautelar e declara a nulidade da convocatória da A.G. Eleitoral da F.P.J. de 19 de Fevereiro de 2023. (31 e 32).

O que está em causa, agora?
A eleição de um novo Presidente para liderar uma estrutura dirigente composta por órgãos que foram eleitos numa lista e na base de um programa apresentado pelo Presidente destituído coloca a questão da razoabilidade ou não de aparecer um candidato alternativo aquele que inevitavelmente os atuais Órgãos Sociais irão informalmente apresentar.

Esta matéria abre portas a diversas abordagens e reflexões, tais como:

O ciclo olímpico e a estabilidade
1º Afastado Jorge Fernandes e estando a conclusão do ciclo olímpico a um ano e meio, não seria preferível o processo de alguma estabilização na FPJ ser privilegiado e as próximas eleições serem disputadas com um ambiente mais são e mais transparente?

Presidente condicionado
2º A decisão judicial que impõe a eleição apenas de um Presidente que substituirá aquele que foi destituído não restringe o processo democrático ao condicionar os potencias candidatos a diversos órgãos sociais que estão alinhados com o presidente que vai ser substituído?

MAG pode demitir-se
3ª As condições para a Mesa da Assembleia Geral conduzir um ato eleitoral em cujo processo preliminar foi clara e duramente criticada pelo juiz estarão reunidas e as questões da confiança democrática estarão garantidas?

Esclarecimento público e/ou contraditório
4º Não havendo recurso à decisão tomada sobre o procedimento cautelar, já a matéria jurídica que a sentença incorpora, pelos vistas apenas consensual para o próprio juiz, poderá ou não suscitar contraditório nos lugares que sejam convenientes ou adequados, tendo em conta outros argumentos que dominaram o debate no espaço público nos últimos meses?

Resta agora saber que opiniões virão a expressar os diversos protagonistas do judo, desde os delegados à Assembleia Geral da FPJ até às associações, clubes e os restantes atores da modalidade.


RPicareta

Bárbara em acção no Sábado em Tashkent.
Para abrir reedição da final do Grand Prix de Almada frente à Brasileira Gabriella Moraes. É para assumir o favoritismo e chegar aos oitavos.
Não conheço a potencial adversária Mexicana, mas o Uzbequistão desde que contrataram o Iliadis tem tido uma ascensão brutal. No final do dia, acho que dá para medalha, talvez mesmo para final.

Do Benfica mais ninguém em prova. João Fernando em -81 só precisa de ganhar o primeiro para já estar a ganhar (mais) pontos. Em -52 vão a Joana Diogo e a Maria Siderot. Sorteio mau para ambas, mas ligeira "vantagem" para a Joana.

RPicareta

Maria Siderot a disputar o bronze com Reka Pupp. Pode-se encarar marginalmente como um um Sporting-Benfica.

RPicareta

A Bá saíu à primeira. Não faço ideia de como correu o combate.
O João Fernando também.

De resto, Catarina Costa de prata e o duelo em -52 entre Joana Diogo (7ª) e Maria Siderot (5ª) viu a atleta leonina a somar mais pontos. Patrícia Sampaio soma mais uma medalha, a terceira em quatro provas este ano, e escala os rankings.

Croissant

Com a saída do Fernandes em definitivo diria que haveria condições para o retorno da Mariana Esteves.

RPicareta

CAMPEONATO NACIONAL DE JÚNIORES 2023
 -63kg
Gonçalo LAMPREIASUS
Carlos COSTASCP
 João MARTINS ACMC
 Joaquim ROVIRAAAC
-66KG
Miguel GAGOAAC
Bernardo FERNANDESACMC
Pedro HORTAULHT
Henrique FERREIRASCP
-73KG
Otari KVANTIDZESCP
Tomás GOMESSUS
Afonso FARIAAAC
Gonçalo CABRALULHT
-81KG
Filipe ALMEIDA SUS
Rodrigo PIRES SLB
Daniel SERATILASUS
Manuel BAPTISTA JCPt
-90KG
1º Pedro LIMA SAD
Manuel MONGESCP
Francisco PEREIRA EJC
Diogo LUISSCP
-100KG
Guilherme SILVAGRGc
Max MZYARCNSu
Leonardo CORDEIROJCJc
Romeu GUERREIROCASJ
+100KG
José CUNHAJCMo
Bruno TAVARESSLB


-48KG
Inês FARIASUS
Iara HENRIQUESA4JP
Constança ALVESSCBM
Matilde GONÇALVESEJAH
-52KG
Mariana MÁXIMOSCP
Iracema MANARTEADJF
Mariana PEREIRAADJF
Catarina SILVAAJAm
-57KG
Maria SILVEIRASAD
Maria DIASCRCh
Beatriz DUARTEJCPr
Sofia PASSÃOJCPr
-63KG
Mafalda SILVACJRG
Adriana TORRESEJAH
Joana MORGADOJCVa
Leticia MARTINSSAD
-70KG
Taís PINASAD
Ana QUEIRÓSManh
 Joana MORGADO JCVC
 Luísa SANTOSVFC
-78KG
Patrícia DIASJCPr
Mónica MENDONÇA ADJF
+78KG
Rosa MANÉJCAl
Maria COLITOEJC
 Ana SilvaManh


Citação de: Croissant em 11 de Março de 2023, 21:01Com a saída do Fernandes em definitivo diria que haveria condições para o retorno da Mariana Esteves.
Não interessa nem à Mariana nem ao Judo Português. Se o fizesse agora perdia todos os pontos que tem quer no ranking IJF, quer Olímpico. Até 2024 está tapada pela Telma, e em Los Angeles andará para lá dos 30. Do ponto de vista da FPF seria preferível investir na Ana Agulhas ou na Teresa Trindade (ambas com 21 anos), ou mesmo na Raquel Brás, pese ainda ser júnior.

Croissant

A Agulhas já tem 21? Damn, I'm old  ;D

RPicareta

Citação de: Croissant em 11 de Março de 2023, 22:59A Agulhas já tem 21? Damn, I'm old  ;D
Não me digas nada! Quando falaste na Mariana Esteves a minha primeira reacção foi "Não era mal pensado, até porque ainda é jovem."  :whistle2:

TeamRocket37

Jorge Fonseca (Sporting), nos 100 kg, ainda está em dúvida para o Mundial do Qatar, de 7 a 14 de maio, porque recupera de lesão no joelho.

A convocatória, sabe o nosso jornal, contemplará, em masculinos, Rodrigo lopes (60 kg), Anri Egutidze (81 kg), ambos do Benfica, e João Fernando (81 kg), do Sporting. Já em femininos, competirão Catarina Costa (Académica) e Raquel Brito (Algés), nos 48 kg, Joana Diogo (JC Coimbra) e Maria Siderot (Sporting), nos 52 kg , Telma Monteiro, nos 57 kg , Bárbara Timo, nos 63 kg, ambas do Benfica, Joana Crisóstomo (Lusófona), nos 70 kg, e nas categorias mais pesadas Patrícia Sampaio (Gualdim Pais), nos 78 kg, e Rochele Nunes (Benfica), em +78 kg.

As principais novidades são as presenças de Raquel Brito e Joana Crisóstomo, que obtiveram mínimos para o Mundial recentemente.

Torgeir Bryn

Citação de: RPicareta em 11 de Março de 2023, 22:21CAMPEONATO NACIONAL DE JÚNIORES 2023
-63kg
Gonçalo LAMPREIASUS
Carlos COSTASCP
João MARTINS ACMC
Joaquim ROVIRAAAC
-66KG
Miguel GAGOAAC
Bernardo FERNANDESACMC
Pedro HORTAULHT
Henrique FERREIRASCP
-73KG
Otari KVANTIDZESCP
Tomás GOMESSUS
Afonso FARIAAAC
Gonçalo CABRALULHT
-81KG
Filipe ALMEIDA SUS
Rodrigo PIRES SLB
Daniel SERATILASUS
Manuel BAPTISTA JCPt
-90KG
1º Pedro LIMA SAD
Manuel MONGESCP
Francisco PEREIRA EJC
Diogo LUISSCP
-100KG
Guilherme SILVAGRGc
Max MZYARCNSu
Leonardo CORDEIROJCJc
Romeu GUERREIROCASJ
+100KG
José CUNHAJCMo
Bruno TAVARESSLB


-48KG
Inês FARIASUS
Iara HENRIQUESA4JP
Constança ALVESSCBM
Matilde GONÇALVESEJAH
-52KG
Mariana MÁXIMOSCP
Iracema MANARTEADJF
Mariana PEREIRAADJF
Catarina SILVAAJAm
-57KG
Maria SILVEIRASAD
Maria DIASCRCh
Beatriz DUARTEJCPr
Sofia PASSÃOJCPr
-63KG
Mafalda SILVACJRG
Adriana TORRESEJAH
Joana MORGADOJCVa
Leticia MARTINSSAD
-70KG
Taís PINASAD
Ana QUEIRÓSManh
Joana MORGADO JCVC
Luísa SANTOSVFC
-78KG
Patrícia DIASJCPr
Mónica MENDONÇA ADJF
+78KG
Rosa MANÉJCAl
Maria COLITOEJC
Ana SilvaManh


Citação de: Croissant em 11 de Março de 2023, 21:01Com a saída do Fernandes em definitivo diria que haveria condições para o retorno da Mariana Esteves.
Não interessa nem à Mariana nem ao Judo Português. Se o fizesse agora perdia todos os pontos que tem quer no ranking IJF, quer Olímpico. Até 2024 está tapada pela Telma, e em Los Angeles andará para lá dos 30. Do ponto de vista da FPF seria preferível investir na Ana Agulhas ou na Teresa Trindade (ambas com 21 anos), ou mesmo na Raquel Brás, pese ainda ser júnior.
A Iara Henriques (-48) faz prata e bronze nos nacionais de júniores e cadetes. Resultando brilhante para uma atleta de Aveiro.

RPicareta

Por motivos de trabalho não deu para fazer o lançamento de Tblissi, onde só estão judokas do Benfica a representar Portugal.

Para já, pela ficha de prova, boa prova do Rodrigo, que já eliminou o Nozadze (em Tblissi!!!). Bora Rod!

Amanhã Anri e Bárbara. Rochele no Domingo.

Telma está lesionada? Precisava mais dos pontos do que quer a Bá quer a Ro...

RPicareta

O Rodrigo ficou mesmo em 7º. Melhor prova em muito tempo. Espero que apesar das duas derrotas sirva de motivação.

RPicareta

Citação de: TeamRocket37 em 21 de Março de 2023, 10:12Jorge Fonseca (Sporting), nos 100 kg, ainda está em dúvida para o Mundial do Qatar, de 7 a 14 de maio, porque recupera de lesão no joelho.

A convocatória, sabe o nosso jornal, contemplará, em masculinos, Rodrigo lopes (60 kg), Anri Egutidze (81 kg), ambos do Benfica, e João Fernando (81 kg), do Sporting. Já em femininos, competirão Catarina Costa (Académica) e Raquel Brito (Algés), nos 48 kg, Joana Diogo (JC Coimbra) e Maria Siderot (Sporting), nos 52 kg , Telma Monteiro, nos 57 kg , Bárbara Timo, nos 63 kg, ambas do Benfica, Joana Crisóstomo (Lusófona), nos 70 kg, e nas categorias mais pesadas Patrícia Sampaio (Gualdim Pais), nos 78 kg, e Rochele Nunes (Benfica), em +78 kg.

As principais novidades são as presenças de Raquel Brito e Joana Crisóstomo, que obtiveram mínimos para o Mundial recentemente.

A Joana já devia estar mais rodada, mas tem de aproveitar agora e sem desculpas!

RPicareta

Espero que o campo de treino na Geórgia valha a pena, porque em termos de prova só se salvou o 7º lugar do Rodrigo.

Entretanto na Taça de Júniores em Coimbra, um duro banho de realidade...

Croissant

Júniores e séniores de primeiro ano está uma crise muito complicada. Poucos são os clubes que conseguem ter equipa competitiva hoje em dia.
Só a título de exemplo: o JCP e os Salesianos costumavam ter sempre boas equipas em juniores e esta época têm que se juntar a outros clubes para conseguir competir por equipas.