Rui Costa

Médio, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1991-1994, 2006-2008), 178 jogos (12491 minutos), 29 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

Amsterdam

O número 10 é o do criador, o da origem, o da invenção do golo. O goleador faz a festa, salta para a frente das objectivas e ganha fama de decisivo, mas mesmo que não o assuma acaba sempre condenado a um eterno agradecimento e respeito aos que lhe colocam a bola nos pés. Simão, Luisão e Miccoli marcaram os últimos 4 golos do Benfica – Rui Costa ofereceu-os todos.

Depois do regresso frente à Académica, partida em que saltou do banco de suplentes após longa paragem por lesão, o Maestro voltou a ganhar importância no 4x4x2 de Fernando Santos. Está ainda a recuperar o ritmo e a confiança mas, entre o turbilhão de emoções visto no futebol benfiquista dos últimos tempos, tem sido sempre ele a estar na origem dos resultados.

Esta curta história, tantas vezes protagonizada em 17 épocas ao mais alto nível, começou com a abertura soberba – como se só ele a pudesse ter visto – que colocou Simão na cara de Costinha, no Estádio do Restelo. Como uma assistência nunca foi excepção para um jogador deste nível, pouco depois Rui Costa levantaria para a área a bola que iria encontrar na famosa testa de Luisão o desvio para o 2-0. E estava resolvida a tradicionalmente complicada deslocação a Belém.

Boavista

Não foi por falta do toque inspirado do Maestro que o Benfica, no jogo seguinte, acabaria por ficar a zero frente ao Boavista. O "regista" envolveu-se com a restante orquestra num assalto infrutífero, criou situações, cruzou, isolou colegas (Simão), mas os 90 minutos acabariam por resultar em algo "nunca visto em 20 anos de futebol", como o próprio descreveu.
póvoa.

Apesar de ter sido estéril, o Benfica atingiu uma boa exibição que no compromisso seguinte logo ficaria ofuscada pela eliminação da Taça de Portugal. As águias começaram a perder, devido ao autogolo de Nélson, mas voltariam à discussão dos acontecimentos com um raro golo de cabeça marcado por Simão, nascido de uma usual assistência de Rui Costa.

O lance foi uma fotocópia do desenhado para servir Luisão, no Restelo, e ainda bastante parecido com o cruzamento que daria o golo frente ao Dínamo de Bucareste, na última quarta-feira: bola batida da esquerda, para zona da marca de grande penalidade, e finalização do avançado – nesse jogo da UEFA, com a festa a nascer apenas após a recarga de Miccoli, aumentando o dramatismo do momento numa equipa que, apesar de tudo, tem vivido em divórcio com a baliza.

Record

Roke_SLB

Citação de: Amsterdam em 17 de Fevereiro de 2007, 13:29
O número 10 é o do criador, o da origem, o da invenção do golo. O goleador faz a festa, salta para a frente das objectivas e ganha fama de decisivo, mas mesmo que não o assuma acaba sempre condenado a um eterno agradecimento e respeito aos que lhe colocam a bola nos pés. Simão, Luisão e Miccoli marcaram os últimos 4 golos do Benfica – Rui Costa ofereceu-os todos.

Depois do regresso frente à Académica, partida em que saltou do banco de suplentes após longa paragem por lesão, o Maestro voltou a ganhar importância no 4x4x2 de Fernando Santos. Está ainda a recuperar o ritmo e a confiança mas, entre o turbilhão de emoções visto no futebol benfiquista dos últimos tempos, tem sido sempre ele a estar na origem dos resultados.

Esta curta história, tantas vezes protagonizada em 17 épocas ao mais alto nível, começou com a abertura soberba – como se só ele a pudesse ter visto – que colocou Simão na cara de Costinha, no Estádio do Restelo. Como uma assistência nunca foi excepção para um jogador deste nível, pouco depois Rui Costa levantaria para a área a bola que iria encontrar na famosa testa de Luisão o desvio para o 2-0. E estava resolvida a tradicionalmente complicada deslocação a Belém.

Boavista

Não foi por falta do toque inspirado do Maestro que o Benfica, no jogo seguinte, acabaria por ficar a zero frente ao Boavista. O "regista" envolveu-se com a restante orquestra num assalto infrutífero, criou situações, cruzou, isolou colegas (Simão), mas os 90 minutos acabariam por resultar em algo "nunca visto em 20 anos de futebol", como o próprio descreveu.
póvoa.

Apesar de ter sido estéril, o Benfica atingiu uma boa exibição que no compromisso seguinte logo ficaria ofuscada pela eliminação da Taça de Portugal. As águias começaram a perder, devido ao autogolo de Nélson, mas voltariam à discussão dos acontecimentos com um raro golo de cabeça marcado por Simão, nascido de uma usual assistência de Rui Costa.

O lance foi uma fotocópia do desenhado para servir Luisão, no Restelo, e ainda bastante parecido com o cruzamento que daria o golo frente ao Dínamo de Bucareste, na última quarta-feira: bola batida da esquerda, para zona da marca de grande penalidade, e finalização do avançado – nesse jogo da UEFA, com a festa a nascer apenas após a recarga de Miccoli, aumentando o dramatismo do momento numa equipa que, apesar de tudo, tem vivido em divórcio com a baliza.

Record

ora esta aki uma noticia que alguns users, k escreveram neste topico a criticar o rui costa, deviam ler

LuigiSLB83

Pois é. Contra factos não há argumentos...

Messe

Citação de: RedStar1982 em 14 de Fevereiro de 2007, 23:35
Meus amigos, depois de um jogo complicado, quer pela atitude e qualidade do adversario quer pela falta de visao que o F SANTOS teve hoje na minha opinião, venho aqui colocar em debate o seguinte:

Com o RUI COSTA a titular o Benfica na minha opinião vai perder todas as competições em que esta inserido, uma já foi e as outras irao se a teimosia em agradar aos adeptos continuar!!!

...o Rui nao tem rendimento, acabou, agradecemos tudo o que foi para nós, mas agora deixa jogar quem pode!!!

...abraço REDSTAR

FORÇA SLB

E eu pensava que já tinha lido todas as barbaridades possíveis e imaginários. Mentira... :-\

Goldarch

Desde que esteja bem fisicamente, sempre titular !!!

INTOCÁVEL...

Tem mais classe a dormir que os outros a sprintar.

Sousa_slb

Axo k o sistema tactico n é o melhor para ele, mas continuo a axar k mereçe ser titular(mesmo n tendo a velocidade doutros tempos) pois é dos poucos k consegue fazer passes de morte.

saudações

Nuno Eiras

Já disse e volto a repetir: o Rui joga melhor parado do que alguns a correr...

LuigiSLB83

Citação de: Nuno Eiras em 17 de Fevereiro de 2007, 13:53
Já disse e volto a repetir: o Rui joga melhor parado do que alguns a correr...

E isso não esta ao alcance de como o Rui Costa.

Outro caso é o Rivaldo no Olympiakos

Roke_SLB

para os que falam mal do rui costa so tenhu uma coisa a dizer... o R.Costa com akeles pezinhos ate se podia dar ao luxo de arranjar uma cadeira pa por no circulo de meio campo, sentava-se quando lhe passassem a bola ele so tinha de distribuir!!! jogava melhor ele assim do que muitas pseudo estrelas k ai andam!!

Trankas1904

Desculpem, mas não consigo dizer mal do Rui Costa...
Agora não pode é fazer 2 jogos por semana, pelo menos por agora...

D32

Porque Rui Costa?

Simples, porque só há no Benfica 3/4 jogadores com uma técnica acima da média (Rui Costa, Simão, Léo , talvez Miccoli...). Quando falo de técnica não me estou a referir a passar os pés por cima da bola e fazer meia dúzia de fintas para o youtube, falo de recepção, passe e capacidade para executar rápido e em espaços curtos.

Penso que não se deve abusar do Rui que fisicamente ainda não está a 100% fisicamente ao que acresce a sua idade. Mas seria um crime tirá-lo em jogos como Boavista, Varzim ou Dinamo pois de um momento para o outro pode decidir um jogo (de quantos jogadores se pode dizer isso?).

Prova disso é que esteve na origem de todos os golos que o Benfica marcou nos últimos 4(!!!) jogos.

Para os mais esquecidos (vs Belem: passe de génio para Simão + cruzamento perfeito para Luisão. vs Varzim: mais um cruzamento perfeito para o Simão, vs Dínamo:passe para simão que dá origem ao golo de miccoli)

Outro denominador comum destes golos, Simão (pq será?)

RedStar1982

Citação de: Messe em 17 de Fevereiro de 2007, 13:38
Meus amigos, depois de um jogo complicado, quer pela atitude e qualidade do adversario quer pela falta de visao que o F SANTOS teve hoje na minha opinião, venho aqui colocar em debate o seguinte:

Com o RUI COSTA a titular o Benfica na minha opinião vai perder todas as competições em que esta inserido, uma já foi e as outras irao se a teimosia em agradar aos adeptos continuar!!!

...o Rui nao tem rendimento, acabou, agradecemos tudo o que foi para nós, mas agora deixa jogar quem pode!!!

...abraço REDSTAR

FORÇA SLB

E eu pensava que já tinha lido todas as barbaridades possíveis e imaginários. Mentira... :-\

Se fosse uma barbaridade seria o unico a pensar desta maneira, e não o sou, é obvio que posso estar enganado na analise...mas tb acho que seria de bom grado que quem não concorda apenas dê a sua opinião sem qualquer tipo de agressividade, quanto a quem afirma que aqui se disse mal do RUI só pode ser mal intencionado e não merece a minha atenção!!!

Abraço e Força SLB

Amsterdam

Citação de: RedStar1982 em 17 de Fevereiro de 2007, 18:38

...abraço REDSTAR

FORÇA SLB

Se fosse uma barbaridade seria o unico a pensar desta maneira, e não o sou, é obvio que posso estar enganado na analise...mas tb acho que seria de bom grado que quem não concorda apenas dê a sua opinião sem qualquer tipo de agressividade, quanto a quem afirma que aqui se disse mal do RUI só pode ser mal intencionado e não merece a minha atenção!!!

Abraço e Força SLB

Tens razao....a minha intencao ao ir buscar este tópico nao era essa, mas acho que sabes disso...

Aliás a tua análise inicial está bem feita, mas deviamos dar mais atencao à tactica escolhida pelo nosso treinador, que nao tira o melhor rendimento dos jogadores, vide Nuno Gomes e Simao....e nao só....mas isso é outra conversa...

Discordo apenas com o exagero de algumas afirmacoes,quando por exemplo dizes que acabou ou que vamos perder todas as competicoes pela sua presenca na equipa...

Um abraço RedStar...

fidelito

o rui costa e o karagounis sao mto lentos, cansam-se muito, nao têm a competitividade defensiva até de um simão... e comprende-se.. nao sao novos e tacticamente sao 10  à antiga... por isso nota-se claro algumas entradas fora de tempo do rui em lances defensivos que até andam perto do amarelo, e nota-se bastante que  fica alguns buracos de espaço na ala esquerda que o leo tem que compensar e isso nao é bom...

por isso acho que o rui nao pode jogar 90 min...  eu diria que ele faria 45 iniciais na luz, durante o massacre que se impele que haja nos 20.25.30 min  à benfica... e 45 min complementares nos jogos fora onde o benfica deve jogar em contra ataque e os seu passes em profundidade podem ser bons pro simao e miccoli..

de qualquer forma, na proxima epoca eu creio que seria bom o benfica ter um 10 jovem, craque que faça a diferença pela rapidez e corajoso a enfrentar a area adversaria para sacar falatas e livres ( este ano isso rareia ) como foi o rui há 12 anos
atras, e de certa forma estava a ser o anderson no fc porcos

Messe

Citação de: RedStar1982 em 17 de Fevereiro de 2007, 18:38

...abraço REDSTAR

FORÇA SLB

Abraço e Força SLB

Na posição de nº 10 o Rui Costa não têm de correr q nem um desalmado, isso é mais para os laterais, médios-defensivos, ... , o Rui Costa tem é de pensar o jogo, distribuir a bola e se fazer a transição.
Ele pd não ter 25 anos, mas tem uma experiência que poucos jogadores no Mundo têm!