Direitos televisivos - Petição para a suspensão e revisão do modelo

Pedro Neto

A negociação colectiva seria espectacular para o Campeonato Nacional, um pouco à semelhança das grandes Ligas Europeias. Aumentaria a competitividade da Liga Nacional, o que aumentaria o nível das equipas portuguesas na Europa e, provavelmente, até da Selecção Nacional.

Acho que só seria possível sem a Olivedesportos a mediar, no entanto. Só acredito nisto se o Governo entrar no esquema, o que eu acho que é pouco provável. Num país mesquinho, egoísta, invejoso e fanático, acho pouco provável que se olhe para o "bem maior".

odistraido

ahahhahaha negociação colectiva... são tão engraçados...

Bekambol

Citação de: PAslb em 15 de Fevereiro de 2011, 11:15
Citação de: Americano69 em 15 de Fevereiro de 2011, 10:39
Citação de: kitnoce em 15 de Fevereiro de 2011, 10:30
Citação de: Americano69 em 15 de Fevereiro de 2011, 10:25
Citação de: PAslb em 15 de Fevereiro de 2011, 10:20
Citação de: Americano69 em 15 de Fevereiro de 2011, 09:41
Gostava sinceramente que o Benfica inovasse neste campo e apresentasse em AG da Liga um projecto para a negociação colectiva, nos moldes (ou semelhante) a algo que apresentei aqui há tempos. Era um sinal claro de que o nosso clube quer liderar e melhorar o futebol português, e um sinal claro aos clubes mais pequenos que podem aliar-se a nós e ter benefícios reais. Sei que o Presidente da Liga apoiaria com todo o entusiasmo, todos ganhariam e só um perderia, a Olivedesportos. Mas isso é muito utópico...
Sou totalmente contra.
Num mercado pequeno como o Português, onde os resultados desportivos são adulterados, onde há uma máfia instalada (até a justiça comum tem medo) e onde tudo funciona mal, veja-se a própria Federação Portuguesa de Futebol, defendo que cada um negoceie por si os seus direitos televisivos.
Nada me garante que se os clubes pequenos recebessem mais dinheiro, iriam aumentar a competititividade do nosso futebol.
Quem acabaria por sair prejudicado seria mesmo o Sport Lisboa e Benfica, como sempre. O Benfica deve ter liberdade para negociar os seus direitos televisivos como e com quem bem entender.

Mas qual prejudicado, havendo uma negociação colectiva o bolo a dividir pode ser maior pelo que mesmo a fatia a dividir pode ser maior. Quanto à máfia instalada, é exactamente por posições como a tua que ela vai continuar, a minha sugestão visa exactamente uma medida para combater essa situação. Quanto mais fortes os clubes forem, quanto mais perceberem a necessidade de valorizar o produto do futebol português, mais tenderão a fazê-lo.

Imagina o Benfica negociar x e o Porto ter uma clausula estipulando que o Olibeiredo tem que alinhar o montante dos morcões ao nosso (acredito pois não penso que o PdC teria assinado à toa, sem saber quanto iriamos receber)?

Com o calculo que foi apresentado, seria tudo claro (coisa rara nestes tempos...)

É essa a grande vantagem, tem de se esquecer os nomes, as merdices entre o clube A e B, tem de haver um método objectivo, claro, e assente em factores facilmente verificáveis como sucesso desportivo e audiências. E nem é algo de inovador, no fundo é uma adaptação do que a UEFA faz, ou seja assegurar um mínimo para cada participante, assegurar valores pelo sucesso desportivo, e ainda um remanescente em market pool conforme as quotas de mercado de cada país. É um sistema já adoptado em vários países europeus, como eu já disse anteriormente a única novidade em Portugal teria de ser reforçar a fatia destinada às audiências de forma a que os 3 grandes aceitassem e mantivessem assim valores muito superiores (mas uma superioridade muito menor à de hoje) aos restantes. E o ideal para o modelo, na minha opinião, é no futuro caminhar para uma situação onde também se engolbe a Liga Vitalis, devendo também distribuir uma verba fixa pelos clubes que nela participam, tendo como objectivo futuro tornar a mesma mais interessante. Este é um modelo que penso já ser praticado em França, por exemplo, e é importante para evitar que a diferença das receitas entre a 1ª e a 2ª Liga seja tão abismal como é hoje, levando a que muitos clubes quando descem entrem num processo de quase pré-bancarrota.
Numa negociação coletiva tem de haver sempre uma clausula em que recebe mais dinheiro na época seguinte quem ganha o título na época anterior, logo, como seria possível credibilizar o futebol Português dessa forma? Os porcos continuariam a fazer tudo, mas mesmo tudo, para ganhar campeonatos a qualquer preço, custe o que custar.
O Benfica como maior clube Português tem de receber mais do que os outros clubes e partindo desse pressuposto, os outros 2 clubes grandes, nunca aceitariam partir dessa base negocial.
Eu sei de fonte segura que a negociação coletiva dos direitos televisivos é a maior prioridade do atual Presidente da Liga, mas o objectivo dele é outro, o objectivo dele e fazer com que os clubes pequenos passassem a ganhar mais com os direitos televisivos. Mas partindo do princípio que os 3 grandes recebessem o mesmo e houvesse um prémio suplementar para quem fosse campeão.
Os porcos como têm os árbitros na mão e não só, têm todo o interesse em alinhar nisso.
Mas nós, verdadeiros benfiquistas não podemos entrar nessa cantiga, o Benfica é o clube que tem mais adeptos, gera mais receitas e atrai mais patrocinadores, etc. Tem de ser o clube que recebe mais independentemente de tudo o resto e assim, só há uma forma de garantir isso, é sermos nós a negociar com quem bem entendermos.

concordo, há sempre de ter em conta os nossos interesses e a nossa representatividade geral, embora que considere difícil um bom acordo....

Americano69

Acho ridículo a ideia que os 3 têm que receber o mesmo ou que o clube A tem de receber mais 50% que o clube B e C, ou qualquer outra imposição do género, é devido a essa mesquinhice que a negociação colectiva se torna impossível. Devem receber todos uma verba fixa, deve haver uma verba que premeie os resultados desportivos, e deve haver uma verba (que aqui teria de ser a maior) que premeie quotas de mercado e audiências. Como já disse é o que a UEFA faz, não é nenhuma inovação. O que quem vem com esses argumentos da treta merecia era que o Real, o Barça, o Manchester, e mais 3 ou 4 fizessem o mesmo na Champions, dissessem que sem eles aquilo valia pouco, e que por isso não havia cá verbas para solidariedade, não havia cá verbas fixas, não havia cá verbas para o vencedor, como eles sim fomentam os milhões envolvidos então teriam de ser eles a receber a grande fatia. Algo no fundo que os G14 chegaram a tentar fazer e que a UEFA travou e bem, senão aí sim seria a morte da já pouca competitividade do futebol europeu periférico. Aqui em Portugal é isso que se passa, os grandes (e os adeptos que partilham dessas teorias) querem é secar tudo à sua volta e alimentar a guerra de egos em que o importante não é o que recebem em absoluto, mas sim o que recebem relativamente ao rival A ou B. É por isso e por outras razões que concluo que a maioria dos adeptos do futebol português merece a merda de futebol que temos, ou até pior, mereciam que ficassem o Benfica, Porto, e Sporting a fazer um campeonato entre os 3 a 20 voltas...

Bekambol

Citação de: Americano69 em 15 de Fevereiro de 2011, 11:25
Acho ridículo a ideia que os 3 têm que receber o mesmo ou que o clube A tem de receber mais 50% que o clube B e C, ou qualquer outra imposição do género, é devido a essa mesquinhice que a negociação colectiva se torna impossível. Devem receber todos uma verba fixa, deve haver uma verba que premeie os resultados desportivos, e deve haver uma verba (que aqui teria de ser a maior) que premeie quotas de mercado e audiências. Como já disse é o que a UEFA faz, não é nenhuma inovação. O que quem vem com esses argumentos da treta merecia era que o Real, o Barça, o Manchester, e mais 3 ou 4 fizessem o mesmo na Champions, dissessem que sem eles aquilo valia pouco, e que por isso não havia cá verbas para solidariedade, não havia cá verbas fixas, não havia cá verbas para o vencedor, como eles sim fomentam os milhões envolvidos então teriam de ser eles a receber a grande fatia. Algo no fundo que os G14 chegaram a tentar fazer e que a UEFA travou e bem, senão aí sim seria a morte da já pouca competitividade do futebol europeu periférico. Aqui em Portugal é isso que se passa, os grandes (e os adeptos que partilham dessas teorias) querem é secar tudo à sua volta e alimentar a guerra de egos em que o importante não é o que recebem em absoluto, mas sim o que recebem relativamente ao rival A ou B. É por isso e por outras razões que concluo que a maioria dos adeptos do futebol português merece a merda de futebol que temos, ou até pior, mereciam que ficassem o Benfica, Porto, e Sporting a fazer um campeonato entre os 3 a 20 voltas...

sim, visto dessa maneira, concordo contigo, temos é de defender os nossos interesses, dentro das nossas possibilidades, não podemos simplesmente equacionar valôres, temos de ter em conta o que nos interessa....

Gonzalex

Esta proposta se for verdadeira...é ridicula...

13M * 2 + 15M? Se não me engano é tanto como o porto recebe agora....vão mamar

Pedro10

Concordo contigo amigo, pesando todos os lados da balança chegamos à conclusão de que a negociação colectiva era o melhor que poderia acontecer para o nosso futebol, pela verdade desportiva e para o nosso Benfica... mas vemos a realidade do país, o monopolio instalado no futebol e vemos que era preciso estratégias inteligentes e uma grande mudança de atitude de muita gente, o que me pareçe muito complicado mas não impossível aliás muito longe disso.

Pedro Neto

Tudo dito. E muito bem dito.
Podias era ter dado parágrafos.

:rir:

Enquanto se for mesquinho, a Liga Portuguesa nunca será uma boa Liga.
Vejam a evolução da Liga Francesa, por exemplo.

PAslb

Poderia começar a pensar de outra forma para a negociação colectiva dos direitos televisivos se houvesse uma profunda alteração ao futebol Português, nomeadamente:

1º. O Porco da Costa morresse e o seu sucessor não fosse nenhum dos atuais dirigentes do Porco;
2º. Os árbitros fossem profissionais e houvesse multas pecuniárias pesadas para arbitrabens más;
3º. Se adoptassem as novas tecnologias televisivas para auxiliarem os árbitros nas decisões mais complicadas;
4º. Se houvesse uma lei desportiva a impedir que os clubes emprestassem jogadores a clubes do mesmo escalão desportivo. (O Ukra esteve lesionado até à meia-noite de domingo, ás 0:01 de segunda já estava recuperado da lesão e disponível para treinar sem limitações nessa 2ª feira);
5º. Se houvesse um tribunal desportivo com a supervisão dos Tribunais superiores Portugueses, e os seus membros fossem escolhidos por concurso público de acordo com a sua competência e experiência profissional;
6º. Se todos os órgãos desportivos fossem compostos por profissionais independentes, por concurso público, escolhidos pelo Governo, com uma limitação de mandatos de no máximo 2 mandatos de 4 épocas, mas que pudessem ser substituídos pelo Governo a qualquer momento se fossem detectadas irregularidades no nosso futebol;
7º. Se fosse campeão sempre a melhor equipa, a que praticasse melhor futebol, sem qualquer tipo de dúvidas e sem qualquer benefício seja de quem for.

Se acontecessem estes pressupostos todos, sem excepção, eu seria a favor de uma negociação colectiva dos direitos televisivos.

Estava-me a esquecer:
8º. Todos os árbitros que estão presentemente no ativo teriam de ser substituídos, o campeonato Nacional teria de parar 1 época para formar novos árbitros.

oPastor

Citação de: Pedro Neto em 15 de Fevereiro de 2011, 11:19
A negociação colectiva seria espectacular para o Campeonato Nacional, um pouco à semelhança das grandes Ligas Europeias. Aumentaria a competitividade da Liga Nacional, o que aumentaria o nível das equipas portuguesas na Europa e, provavelmente, até da Selecção Nacional.

Acho que só seria possível sem a Olivedesportos a mediar, no entanto. Só acredito nisto se o Governo entrar no esquema, o que eu acho que é pouco provável. Num país mesquinho, egoísta, invejoso e fanático, acho pouco provável que se olhe para o "bem maior".

Mais do mesmo...

Nos outros paises que falas, não ha clubes com a dimensão do Benfica, comparando com os rivais.
Não é por acaso que em Espanha, Real e Barcelona não papam de negociações colectivas!

Ou é o Benfica que se tem que sacrificar para o futebol portugues melhorar, quando nem foi o Benfica o responsável pelo degredo em que mergulhámos?

cwally

x2

van33

temos de conseguir muitos milhoes neste negocio dê por onde der, com uns 25 milhoes epoca de transmissoes mais uns 10/15 milhoes no minimo a ir todos os anos à champions mais uns 30 milhoes epoca de bilheteira podemos comprar segurar alguns jogadores e comprar ramires, di maria's, e saviolas todos os anos...tenho dito

Pedro Neto

Citação de: oPastor em 15 de Fevereiro de 2011, 11:40
Citação de: Pedro Neto em 15 de Fevereiro de 2011, 11:19

Mais do mesmo...

Nos outros paises que falas, não ha clubes com a dimensão do Benfica, comparando com os rivais.
Não é por acaso que em Espanha, Real e Barcelona não papam de negociações colectivas!

Ou é o Benfica que se tem que sacrificar para o futebol portugues melhorar, quando nem foi o Benfica o responsável pelo degredo em que mergulhámos?

Sim, é este pensamento que corta logo qualquer possibilidade disto alguma vez ir para a frente. É também um reflexo do país. Primeiro eu, e depois eu... os outros que se fodam. E se for possível, lixá-los. O problema é que uma sociedade, tal como o futebol, só funciona colectivamente. Bem, é uma discussão estéril...

leather

americano 69=Fernando deusas gomes?

Zak

Falando nesse ponto dos clubes receberm por posicao....
Na Premier League os clubes recebem £500.000 (numeros de há 3/4 anos atras, agora acho que até é mais, talvez perto de £1M) por cada posicao na tabela. Mas nao tem nada a ver com os contratos da TV, é mesmo a Liga que dá esse dinheiro. Tipo um premio de participacao.

Pensei que fizessem algo parecido em Portugal.

Os clubes em Portugal ganham algum dinheiro quando conquistam o campeonato ??