João Vale e Azevedo (Presidente)

Presidente, 68 anos,
Portugal

4x4x2

Estes números pecam pela falta de rigor no controlo.

Lembro-me que os bilhetes só tinham as zonas marcadas, e não os lugares. Na bancada central lembro-me, por exemplo, de ver zonas sobrelotadas, onde nem nas escadas conseguíamos passar. No célebre 2-2 com o Sporting, eu tinha bilhetes para a central mas, quando cheguei, já lá estava tanta gente que não estavam a deixar entrar ninguém para aquele sector. Acabei por andar à volta do estádio a tentar arranjar uma porta onde me deixassem entrar, e acabei por ver o jogo num camarote, atrás da bancada dos No Name.

ivodaniello

Nem "zonas marcadas" praticamente tinham. o bilhete "normal" de sócio dava acesso a mais de 50% do estádio.

pcssousa

Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 18:55
Citação de: pcssousa em 15 de Setembro de 2013, 18:53
Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 18:14
Citação de: pcssousa em 15 de Setembro de 2013, 17:36
Mesmo assim. A mais baixa assistência de sempre na Luz, consta ter andado ligeiramente abaixo dos dois mil, isto segundo artigo que li no jornal do clube, não me lembro é qual o jogo.

Não é verdade Sousa, e digo-te isto porque nesse jogo contra o Leiria dava para contar quase ao dedo as pessoas que estavam no estádio. Foi uma época simplesmente deprimente. O próprio Valdo disse nessa altura (referindo-se às assistências) que nunca imaginou jogar com tão pouca gente nas bancadas. que na sua primeira passagem havia treinos que tinham mais gente. Esse jogo dos 500 adeptos é relativo à recepção ao Tirsense. Pode ser que alguém tenha mais informações relativamente a isso.

Já agora, desde a época 90/91 ficam aqui os jogos e respectivas épocas em que tivemos assistências acima dos 60.000 espectadores (apenas campeonato)

90/91

Porto        - 90.000
Sporting    - 100.000
Beira-Mar  - 80.000

91/92

Sporting   - 80.000
Porto        - 90.000

92/93

Porto      - 80.000

93/94

Sporting    -80.000
Boavista    - 80.000
Porto        - 70.000
Guimarães - 120.000

94/95

Porto      - 60.000

95/96
________

96/97

Porto      - 75.000

97/98

Salgueiros  - 70.000
Braga        - 70.000

98/99

Boavista    - 80.000

99/00

Sporting   - 75.000
Farense    - 60.000

00/01

Sporting    - 65.000
Porto         - 70.000
Boavista    - 82.000

01/02

Porto         - 80.000
Sporting    - 75.000     
Descreves uma situação obviamente impossível. Nem conseguias da bancada central saber quantos estavam na tribuna.
500 pessoas? Impossível, isso é erro. Vou consultar o meu arquivo de jornais e amanhã digo o que lá está.

Sousa, este numero vem no anuário oficial do SLB.
O que mais tenho é livros que são produto oficial do Benfica e que contem gralhas e erros. Não tenho um único, entre mais de 3 dezenas no qual não tenha detectado incorreções, te garanto.

Çula

Citação de: 4x4x2 em 15 de Setembro de 2013, 19:02
Estes números pecam pela falta de rigor no controlo.

Lembro-me que os bilhetes só tinham as zonas marcadas, e não os lugares. Na bancada central lembro-me, por exemplo, de ver zonas sobrelotadas, onde nem nas escadas conseguíamos passar. No célebre 2-2 com o Sporting, eu tinha bilhetes para a central mas, quando cheguei, já lá estava tanta gente que não estavam a deixar entrar ninguém para aquele sector. Acabei por andar à volta do estádio a tentar arranjar uma porta onde me deixassem entrar, e acabei por ver o jogo num camarote, atrás da bancada dos No Name.

A questão principal aqui não está nos numeros exactos. Esses são impossiveis de saber ao pormenor.
Os numeros que aqui pus são dos anuarios do clube até ao ano de 1999 e nos anos seguintes retirados do site "fora de jogo".
Agora, não é por esse motivo que passas a ter margens de erro desajustadas ou casas reais de 60.000 e oficiais de 40.000. Como te disse as margens de erro devem andar na casa do 5.000. Umas vezes para cima outras vezes para baixo.

É um exercicio que serve apenas para demonstrar que desde há muitos anos que tinhamos um estádio que além de muito velhote tinha uma lotação completamente desajustada às nossas necessidades.
Basta ver o numero de jogos em que tivemos casas acima da lotação do estádio novo.

Çula

Citação de: pcssousa em 15 de Setembro de 2013, 19:15

O que mais tenho é livros que são produto oficial do Benfica e que contem gralhas e erros. Não tenho um único, entre mais de 3 dezenas no qual não tenha detectado incorreções, te garanto.

Isso qualquer adepto consegue detectar, desde que tenha a verdade dos factos na cabeça.
Agora, como é que tu podes refutar isso com tantas certezas? Acerca de um jogo do qual não te lembras das equipas, do resultado final, se choveu ou se fez sol etc? Se estes dados (e eu não digo que não seja possivel) vêm errados quem te diz a ti que o artigo que leste relativamente à menor assistência na Luz, não pode também ele estar errado?

Uma coisa é termos a resposta para uma coisa e a partir daí poder refutá-la, outra é dizer que tal situação é impossivel mesmo não fazendo a menor ideia acerca dos factos reais.
A unica coisa em que me posso apoiar é nos dados disponibilizados pelo clube. Se estão certos ou errados não sei, são os que tenho.

pcssousa

Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 19:31

Isso qualquer adepto consegue detectar, desde que tenha a verdade dos factos na cabeça.
Agora, como é que tu podes refutar isso com tantas certezas? Acerca de um jogo do qual não te lembras das equipas, do resultado final, se choveu ou se fez sol etc? Se estes dados (e eu não digo que não seja possivel) vêm errados quem te diz a ti que o artigo que leste relativamente à menor assistência na Luz, não pode também ele estar errado?

Uma coisa é termos a resposta para uma coisa e a partir daí poder refutá-la, outra é dizer que tal situação é impossivel mesmo não fazendo a menor ideia acerca dos factos reais.
A unica coisa em que me posso apoiar é nos dados disponibilizados pelo clube. Se estão certos ou errados não sei, são os que tenho.
Posso refutar, sim, se os três ou quatro jornais que tenho em arquivo e que fazem s crónica do jogo falarem, todos eles em números diferentes. No mínimo posso colocar isso em causa.

já disse lá atrás que os ia consultar e amanhã diria algo, mas parece que por cá não ha interesse nisso.

Çula

Citação de: pcssousa em 15 de Setembro de 2013, 19:36

Posso refutar, sim, se os três ou quatro jornais que tenho em arquivo e que fazem s crónica do jogo falarem, todos eles em números diferentes. No mínimo posso colocar isso em causa.

já disse lá atrás que os ia consultar e amanhã diria algo, mas parece que por cá não ha interesse nisso.

Lá está sousa, podes contestar à posteriori, depois de alguma pesquisa. Sem antes o fazeres não podes ter essas certezas todas.

Fui agora ao zerozero, e també eles têm esses 500 adeptos. Vale o que vale, até porque não colocam a fonte.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=14128

LMAB89

Os putos até certa idade não pagavam. Seguramente uns 20 a 30% do total da assistência não entravam nas contas.

pcssousa

Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 19:51
Citação de: pcssousa em 15 de Setembro de 2013, 19:36

Lá está sousa, podes contestar à posteriori, depois de alguma pesquisa. Sem antes o fazeres não podes ter essas certezas todas.

Fui agora ao zerozero, e també eles têm esses 500 adeptos. Vale o que vale, até porque não colocam a fonte.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=14128
já o tinha dito lá atrás que iria tentar averigua-lo, mas isso só é possível fazer de forma aproximada, apenas me parece irrealista o número, tão só isso. Nesse ano ficamos em segundo no campeonato e vencemos a taça. 2 jornadas depois desse jogo, jogámos em casa com o Estrela e eu estive lá e asseguro que estavam uns quantos, poucos, milhares.

Festivus

Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 16:30
Citação de: Slb-Ag em 15 de Setembro de 2013, 01:16
Citação de: pcssousa em 13 de Setembro de 2013, 21:40
Maus resultados desportivos, equipas com menos qualidade dá nisso.
Em 92, 93, 94 e até 95 tinhamos boas equipas e as assistências já eram miseráveis...

90/91 - 39.000
91/92 - 29.000
92/93 - 25.000
93/94 - 35.000
94/95 - 22.000
95/96 - 9.000
96/97 - 19.000
97/98 - 31.000
98/99 - 28.000
99/00 - 27.000
00/01 - 29.000
01/02 - 30.000

Sem contar com ano de 02/03 (não consigo encontrar as assistências), nos seus ultimos 12 anos de vida, tivemos uma média de 27.000 espectadores por época.

Engraçado como a melhor fase destes anos todos foi quando o senhor que dá nome a este tópico pegou no clube. Na altura lembro-me que havia sempre uma festa antes dos jogos (lembro-me especialmente da recepção ao Salgueiros, que meteu pirotecnia e tudo) e parecendo que não aquilo levava gente ao estádio.

Nota ainda para a época 95/96 e para uma incrivel sequência de 3 jogos seguidos (Campomaiorense, U. Leiria e Tirsense) em que conseguimos um acumulado de 3.000 espectadores (1.500 + 1.000 + 500)  :buck2:. As coisas depois melhoraram um pouco mas ainda assim há muito que não se justificava um estádio daquelas dimensões (80.000 antes do inicio da demolição). 

Só 9.000 em 95/96?! O Damásio não tinah mesm ocarisma nenhum, estou a ver.

ivodaniello

Çula já agora, não me parece que a média das epocas 97/98 e 99/98 fosse assim tão baixa

Çula

Citação de: ivodaniello em 15 de Setembro de 2013, 21:00
Çula já agora, não me parece que a média das epocas 97/98 e 99/98 fosse assim tão baixa

As médias têm sempre a particulariadde de poderem serem "ajustadas" para cima ou para baixo com uma grande assistência ou uma muito fraquinha.

Por exemplo, na época 97/98 (com a eleição do Vale) passámos a meter mais gente num unico jogo (Guimarães 50.000, Salgueiros 70.000, Porto 50.000, Rio-Ave 50.000, Chaves 50.000, Braga 70.000) mas depois houve também jogos onde metemos pouquíssima malta (Académica 12.000, Farense 10.000, Varzim 5.000, Maritimo 10.000, Leça 5.000).

Se houver malta que goste deste tipo de estatistica eu durante esta semana posso ir colocando as assistências dos jogos das diversas épocas.

Theroux

LMAB89

Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 21:39
Citação de: ivodaniello em 15 de Setembro de 2013, 21:00

As médias têm sempre a particulariadde de poderem serem "ajustadas" para cima ou para baixo com uma grande assistência ou uma muito fraquinha.

Por exemplo, na época 97/98 (com a eleição do Vale) passámos a meter mais gente num unico jogo (Guimarães 50.000, Salgueiros 70.000, Porto 50.000, Rio-Ave 50.000, Chaves 50.000, Braga 70.000) mas depois houve também jogos onde metemos pouquíssima malta (Académica 12.000, Farense 10.000, Varzim 5.000, Maritimo 10.000, Leça 5.000).

Se houver malta que goste deste tipo de estatistica eu durante esta semana posso ir colocando as assistências dos jogos das diversas épocas.
Esse Leça dos 5000 acho que foi o dos 7-1. Se foi esse, eu estava lá. Só ia a esse tipo de jogos, porque era puto e não podia ir para o meio da confusão. Achava o aspecto das bancadas completamente desolador.

Çula

Citação de: Theroux em 15 de Setembro de 2013, 21:42
Existem dados anteriores a 90/91?

Existem sim, tenho quase a certeza absoluta que os tenho em casa dos meus velhotes. Comprei-os numa feira do livro aqui em Queluz, na manhã da final da Taça que perdemos contra o Setubal. Acho que iam desde 1986 até 99. Depois posso procurar isso.