Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Mestre30

Eterno Rei...................faltam-me as palavras para te agradecer.

Tu confundes-te com o Benfica e só por aí se vê o que tu significas para a Nação Benfiquista!

Que descanses em Paz num quinto anel e que assistas e mts vitórias do Nosso Benfica.

"Até já" ;)

brankinho_gaspar

É a primeira vez que vejo o LFV emocionado. Acredito que ele gostava genuinamente do Eusébio.

benficaslb1

Sou dos que não liga peva ao futebol, mas lembro-me perfeitamente da loucura que foi o campeonato do Mundo de 1966 (tinha eu doze anos) e de quanto se vibrou com os feitos de um único homem, saído do muceque de Mafalala (Moçambique) com um sonho nos pés: Eusébio. A ele se devem horas galvanizantes de fuga à dureza do quotidiano: éramos um país atrasado, com uma elevada taxa de analfabetismo. Milhares de portugueses debandavam à procura de melhores condições de vida noutras paragens e os mais novos iam parar a África, a uma guerra injusta e implacável, em defesa de um império que se esboroava pela teimosia e tacanhez de quem nos governava, para muitos voltarem estropiados ou mortos. E não era uma medalha atribuída cínica e postumamente no dez de Junho, no Terreiro do Paço, que amaciava a dilacerante dor das mães de negro. Viviam-se tempos de censura e bufaria (pensar que elas ainda existem , travestidas!) e era na arte felina de Eusébio, feita de velocidade, fintas, golos e instinto,  que o pais se levantava em urras e gáudios, ganhando a grandeza que internacionalmente nos recusavam.

Vejam-se os títulos, de então, dos mais importantes jornais do Mundo:

"Eusébio excede quanto se possa imaginar"- The Observer

"Eusébio é absolutamente diabólico" -  France-Soir

"Um novo rei do futebol, o Grande Eusébio" – Sunday Mirror

"O Brasil foi vencido por um Eusébio" -  L´Équipe

"É difícil vencer Portugal com Eusébio inspirado" – Tribune de Géneve

"Eusébio merece o manto da grandeza do mundo do futebol"-  The People

"Eusébio, o imperador"-  Sunday Mail

"Eusébio, génio puro e instintivo"- Sunday Express

"Eusébio: prestigio e classe"-  France-Football

"Eusébio: a personalidade mais proeminente do Mundial"-  Times

A fama e engenho de Eusébio correram Ceca e Meca, sempre ao serviço de um futebol diferente, ainda não feito de "televisão, comércio e dinheiro". Terá sido ele, por certo, um dos maiores provocadores deste que é espectáculo dominical a levar milhões aos estádios à espera que uma bola saltite, corra e se aconchegue nas redes.

Não ligo peva ao futebol mas o que celebro aqui é o talento maior de quem, apesar de ter apenas a quarta classe, se impôs ao Mundo, levando alto, a par de Amália, o nome de Portugal, numa altura em que o país nada mais tinha para exportar que sol e Fátima.

Perguntou-lhe um dia Miguel Esteves Cardoso, que teria ele sido se não fosse jogador e a resposta não tardou certeira: "Teria sido bailarino. O maior bailarino do Mundo. Na Broadway!".  Logo na Broadway, o coração do espectáculo musical. Logo bailarino, ele que "dançou" como ninguém, nos relvados.

O pano caiu para Eusébio, mas a memória, essa, não se finará.

Manuel Luís Goucha

Geovanni95


Calvin

Para mim é o número 1 do futebol mundial.
O Deus do futebol.

PudimDanone

Citação de: Leandro_Reis em 05 de Janeiro de 2014, 19:18
O Benfica não personaliza nenhuma das camisolas retro que vende?

Tens uma dedicada ao Eusébio com o 10 nas costas.. se era isso que estavas a pensar.


flavioslb

Custodio e Eduardo visivelmente emocionados no minuto de silencio no Estádio Axa

nikas

Citação de: brankinho_gaspar em 05 de Janeiro de 2014, 19:18
É a primeira vez que vejo o LFV emocionado. Acredito que ele gostava genuinamente do Eusébio.

Também me pareceu realmente genuíno.

Geovanni95



Fake Blood

Citação de: Leandro_Reis em 05 de Janeiro de 2014, 19:18
O Benfica não personaliza nenhuma das camisolas retro que vende?
Tem uma com o 10 do Eusébio.

MiguelPalma92

Ninguem gravou a homenagem do United?

AnotherDoom

Ver um jogador tão mal tratado pelo Benfica como Kennedy a chorar... é brutal!

Karel Alinho