Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

RS14

Citação de: happy one em 09 de Janeiro de 2014, 12:10
Ja dei a minha homenagem , tenho 12 anos e ando nas escolas geraçao benfica.

Marquei um golo e dediquei-o ao ENORME KING.
Muito bem miúdo!

Mestre30

Mt bem!  :slb2:

PAslb

Continua assim...  O0

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: jase25 em 09 de Janeiro de 2014, 13:55
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 09 de Janeiro de 2014, 13:54
Sou o único a achar que o melhor local para o Eusébio estar nem é o Panteão mas sim os Jerónimos ?
Nos Jerónimos estão o Camões e o Vasco da Gama. Eu adoro o Eusébio, mas calma lá.

Então preferes tê-lo onde mais tarde irão estar o Aníbal e o Mário ?  :confused:

EPluribusUnum

O não estarem no Panteão figuras do nosso País como o Egas Moniz, o Eça ou o Aristides de Sousa Mendes não tem que fazer com que o Eusébio não venha a estar. Isso só vem mostrar que no nosso País muitas vezes se esquece de grandes pessoas que fizeram o bem. No caso do Aristides de Sousa Mendes então é algo de escandaloso, a magnitude do que fez é óbvio que é merecedor do Panteão, mas para um País que o deixou morrer na miséria, acaba por não ser surpreendente. Tratamos muito mal pessoas que não merecem e bem quem não merece, muitas vezes.

jase25

Citação de: Churchill em 09 de Janeiro de 2014, 14:54
Citação de: jase25 em 09 de Janeiro de 2014, 14:38
Citação de: Slb-Ag em 09 de Janeiro de 2014, 14:20
Citação de: jase25 em 09 de Janeiro de 2014, 13:52
Citação de: Paspalho em 09 de Janeiro de 2014, 13:39
http://expresso.sapo.pt/eusebio-e-a-democracia-pop=f849599
Esse texto tem alguns pontos interessantes (concordo que fruto do momento está a haver muito alarido em redor disto, e que convinha dar mais tempo para se falar em Panteão Nacional - algum distanciamento ajuda sempre), mas esbarra completamente no facto do Daniel Oliveira ver o Eusébio meramente como "um futebolista" (ignorando todo o significado social de Eusébio, que não se esgota na popularidade que ele refere), já para não falar no término do texto em que ele fala na questão de quer o Eusébio quer a Amália serem contemporâneos do Estado Novo, e serem símbolos desse tempo, ainda que "involuntariamente". Se são involuntariamente, porque raio ele o refere na crónica? Há ali uma vontade mais ou menos evidente de misturar os temas.
Isso é ridiculo. Eusébio e Amália são símbolos de Portugal e não deste regime ou de outro, como se viu nos seus funerais. Já o Daniel Oliveira é símbolo de um jornalismo parcial e ideologicamente podre e ultrapassado - e que o povo português na sua maioria não apoia - que vende cada vez menos jornais.
Há ali algum ressabiamento típico, sim.

Mas eu nem percebo bem a cena dele. Supostamente ele devia ser a favor do Eusébio no Panteão, já que isso simboliza a possibilidade de pessoas do povo que se destacam poderem lá estar também, tal como quaisquer outros políticos e gente da dita elite.

Honestamente, penso que o texto está bastante bom, mesmo discordando da opinião dele. Dá-se ao trabalho de justificar a sua posição, coisa que poucos tendem a fazer, infelizmente.

Um ponto que considero deveras interessante e que ele muito bem fala nele foi a facilidade com que se decidiu esta medida. Foi num completo ápice, numa altura em que Portugal ainda se despedia de Eusébio, coisa que até então nunca tinha acontecido com qualquer outra pessoa, nem mesmo com Amália aquando da sua morte.

Uma outra coisa que tive oportunidade de reparar é que caso se confirme esta medida julgo que a mesma será única no mundo inteiro, a de ter um desportista num Panteão Nacional que pretende servir de identificação colectiva às gerações futuras, algo que na qual o nosso, diga-se a bono da verdade, falha redondamente.
Pois, eu concordo com isso de se estar a fazer tudo depressa. É essa parte com a qual concordo. Está logo no meu primeiro post da conversa. Depois, acho que ele se perde um bocado e aquelas associações ao Estado Novo são perfeitamente supérfluas e fora de contexto, que nada contribuem para a sua argumentação.

Por curiosidade e já que falas nisso, sei que o Ferenc Puskás teve funeral de Estado na Hungria e está na Basílica de Santo Estêvão em Budapeste.

Kurt Cobain 10

Nunca te esqueças kem ganha nem sempre e o melhor (porco)por isso mais vale ganhar com merito (Benfica)do k corrupçao.Continua sempre Benfiquista para nunca nos deixarmos ultrapassar ao nivel Adeptos em relaçao aos corruptos,tens 12 anos mas ja tens mentalidade de adulto uma  :bow2: para ti .ABRAÇO

Bekambol

havia um nenino de 3 anos que dizia "eu jogo pelo EUSÉBIO", e também dizia, "eu jogo e gosto muito do BENFICA". Mais tarde, lhe explicaram. O EUSÉBIO, É O MAIOR JOGADOR DO BENFICA. E O BENFICA, É UM GRANDE CLUBE, do qual faz parte O GRANDE JOGADOR EUSÉBIO.
Mais tarde, esse menino teve o GRATO PREVILÉGIO de Falar DIRETAMENTE COM O SEU ÍDOLO DE SEMPRE E PARA SEMPRE. E,
Perguntou-lhe, SENHOR EUSÉBIO, JÁ MARCOU MUITOS GOLOS, JÁ GANHOU MUITOS TÍTULOS.
"Sim, talvez, MAS O MELHOR PRÉMIOS QUE RECORDO DOS QUE CONQUISTEI, FORAM OS AMIGOS"
"Sabes, disse o jovem," és UM GRANDE REI"
"Sim, mas mas os grandes Reis, Como dizes, São os amigos"
OBRIGADO GRANDE REI.
OBRIGADO, RESPEITOSAMENTE, GRANDE AMIGO.
CONTINUAS NOS NOSSOS CORAÇÕES.
"E PERDOA-ME"
SINCERAMENTE "GRANDE REI"

jase25

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 09 de Janeiro de 2014, 15:05
Sou o único a achar que o melhor local para o Eusébio estar nem é o Panteão mas sim os Jerónimos ?
Nos Jerónimos estão o Camões e o Vasco da Gama. Eu adoro o Eusébio, mas calma lá.

Então preferes tê-lo onde mais tarde irão estar o Aníbal e o Mário ?  :confused:
Certamente não acho que o seu lugar seja ao lado de Camões e Vasco da Gama. E
é obrigatório esses irem para lá? Acho que não. Anyway, também lá está o Óscar Carmona.

Kurt Cobain 10

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: jase25 em 09 de Janeiro de 2014, 15:18
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 09 de Janeiro de 2014, 15:05

Certamente não acho que o seu lugar seja ao lado de Camões e Vasco da Gama. E
é obrigatório esses irem para lá? Acho que não. Anyway, também lá está o Óscar Carmona.

Não é obrigatório mas é o que vai acontecer.

Precisamente, ainda me dás mais razão.

Nick Valensi

Este gajo nasceu em 2001  :rir:

fgsilva

Acabei de ter uma excelente notícia. Não percam a próxima edição da Revista Futebolista onde vou deixar a minha homenagem ao REI.