Época 2022/2023

TeamRocket37

Sporting apostou na família Costa.

Benfica apostou em carrada de estrangeiros

Benfica ganhou EHF EUROPEAN LEAGUE + 1 Supertaça
Sporting ganhou 1 Taça de Portugal

É evidente, que o Benfica tomou a decisão certa.

E só dependente dele para fazer triplete nacional.
É dos 3 grandes grandes não podem fazer isso.

Andebol passou de patinho feio para 2ª melhor secção das modalidades de pavilhão masculina.

Basquetebol e Futsal geram muito mais preocupação.

Savicevic

Citação de: Vieri em 23 de Março de 2023, 16:17
Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 16:04
Citação de: Vieri em 23 de Março de 2023, 15:53
Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 15:34
Citação de: Vieri em 23 de Março de 2023, 15:30
Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 15:20
Citação de: Rui Nogueira em 23 de Março de 2023, 15:14
Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 13:58
Citação de: Rui Nogueira em 23 de Março de 2023, 13:18Rui Baptista do Águas
Gustavo Oliveira do Águas
Miguel Pinto do Águas
Tiago Sousa do Porto
Pedro Oliveira do Gaia
Rafael Vasconcelos do Colégio Carvalhos
Rodrigo Gomes do Ismai

São outros jogadores que poderíamos tentar controlar.

Tiago Sousa tem contrato com o Ademar, já não é do Porto. Pedro Oliveira é do Porto, está só emprestado ao Gaia.
Estava a falar do Tiago Sousa central de 16 anos do Porto.
https://www.zerozero.pt/player.php?id=906637&search=1

Eu acho muito bem que se tente ir buscar talento jovem, como fomos buscar o Guilhermão e o Zoric. A minha questão é apenas uma: que contexto competitivo é que temos para lhes dar? O Guilhermão e o Zoric este ano tiveram quase uma época perdida.

O andebol a norte está muitíssimo mais implementado, a formação é mais forte porque a competição é mais feroz. E o Porto vai deixando os miúdos, debaixo da sua asa, nos clubes de origem para justamente eles não serem obrigados a secar tudo.

Enquanto não for possível ter mais dois ou três clubes formadores na AM Lisboa sem que percam de imediato os melhores para Sporting e Benfica, vai ser sempre complicado recrutar a norte porque depois não temos contexto para os desenvolver.

Desculpa, mas não sei se percebi bem.
O que é que impede o Benfica de contratar os melhores jovens nacionais e os pôr a rodar em qualquer clube, seja do sul, ou do norte?
Estamos a falar de um país minúsculo, em que Lisboa e Porto estão separados por uma viagem de 2h30. 
Parece-me é que não há uma aposta séria e a sério no andebol, como no sporting, que vem contratando muito cá em cima e só está uns metros mais a Norte do que o Benfica.

Sporting contrata para a equipa sénior. Martim e Kiko vieram com o pai, em circunstâncias especiais. De resto, vai agora buscar o João Gomes, como foi em tempos buscar o Frade e o André José. Vieram todos para jogar, nenhum para contexto de equipa B ou formação, nenhum ficou emprestado.

A única excepção, a confirmar-se, será o Manuel Lima, que vai fazer 23 anos e ficará emprestado porque o Sporting não tem lugar pra ele. O André José tem contrato, deve ter os joelhos todos rebentados, acredito que quando o contrato terminar troquem um pelo outro.

Há uns posts atrás disseste que o Manuel Lima e Nuno Oliveira vão para o sporting, para rodar, pelo que percebi.
O Benfica não pode contratar nesses termos porquê?
Confesso que continuo sem perceber.
No futsal, por exemplo, o Benfica farta-se de vir aqui buscar putos ao Caxinas, já não parecendo que há qualquer problema "geográfico".

Com todo o respeito pela tua opinião, das mais avalizadas aqui, a geografia parece-me um argumento frágil quando falamos do, de longe, maior clube português.

Parece-me é que no Benfica não há um projeto sólido e uma aposta sustentada no andebol, como há nos outros 2.
Basta ver o que o FCP fez (faz?) durante anos com os cubanos e o que fez o Sporting com os Costas.
Nós, parece que andamos um pouco à cata das sobras dos outros 2, contentes com o 3.º lugar habitual.

O que o Sporting fez com os Costas foi pagar meio milhão de euros para os ter e ao pai. Podemos fazer isso com eles ou com os dois irmãos gémeos servo-espanhóis do Barcelona. É pegar no dinheiro e trazer.

Já disse que o Manuel Lima assinou pelo Sporting e vai para o Águas emprestado no negócio do João Gomes. Para o Sporting não pagar mais uma cláusula mete lá o rapaz e depois troca-o pelo André José. É bom planeamento, mas não é aposta na formação nem em trazer miúdos para se desenvolverem. O Manuel Lima é o segundo melhor marcador do campeonato.

Nuno Oliveira tem 18 anos, sim, pode-se dizer que é a verdadeira excepção a tudo o que eu disse e até me esqueci do Belkaied e do Erekle que também vieram do VFC e do ABC para jogar no Sporting e não para rodar.

Se consideras um jogador uma aposta em determinada política, ok, eu considero um caso isolado.

O Benfica também tem o Gabriel Cavalcanti, o Valério, o Tonicher, o Guilherme Tavares, etc, emprestados. Todos internacionais jovens.

Podemos discutir se o que o Sporting faz é mais ou menos certo que o que nós estamos a fazer. Sei que nos últimos anos quem ganhou o maior troféu de sempre das modalidades de pavilhão em Portugal, foi o Benfica.

E quanto ao critério geográfico, a força do andebol em Portugal é o Porto. Como é óbvio, a maioria dos miúdos que jogam andebol no norte, tendo essa possibilidade, querem ir jogar para lá. E aproveitam o esquema quase piramidal que eles têm, com clubes como o Avanca, o Colégio dos Carvalhos, o Gaia ou o ISMAI a alimentá-los desde a formação. Tirar os miúdos desses clubes, que são os melhores a formar, é o mesmo que tirá-los do Porto. Para fazer isso é preciso pagar. Se pagas e trazes, não tens contexto competitivo para eles. Se pagas e não trazes arriscas a 1) ficar sem eles na mesma e 2) no entretanto tens um encargo adicional por um jogador que está num clube com ligação ao Porto e que pode vir a dar ou não dar.

Só não percebe este contexto e a diferença que há para o futsal e para o Caxinas em particular - cujo presidente é um antigo membro dos No Name Boys - quem não quer.

Sobre a próxima época, é esperar para ver.

Sim, se a bitola é o troféu europeu do ano passado, então está tudo bem.
A mim pareceu-me uma exceção, num ano de investimento anormal, e que, mesmo assim, não chegou para sermos campeões.

Se olharmos às classificações época após época, normalmente estamos em 3.º, atrás de fcp e sporting e, pelo que vejo, parece-me que será para continuar.
Se dizes que o fator geográfico será importante para termos essa posição subalterna, especialmente no recrutamento de talento nacional, custa-me a aceitar, até por comparação com outras modalidades, mas respeito.

Obrigado por teres respondido.

A bitola é a que é, o Benfica não foi campeão mas não foi por falta de qualidade no plantel ou por ter errado na aposta que fez. O Benfica não foi campeão porque perdeu dois jogos que tinha obrigação de ganhar, ou seja, não foi campeão por incompetência e má preparação de dois jogos que podia e devia ter ganho porque tinha qualidade para o fazer.

O Sporting, excepção feita aos anos de investimento anormal do BdC e numa altura em que o Porto não carregava tanto, tem ganho tantos campeonatos como nós. E é o Sportig que tem a realidade mais aproximada à nossa. O Sporting tem ido buscar talento nacional, o Benfica tem ido buscar estrangeiros. A diferença é essa. Podemos defender que temos de inverter a nossa política e passar a fazer o que eles fazem. É defensável.

Eu estou apenas a dizer que o Sporting não vai buscar para formar, desenvolver ou ter uma rede que lhes permita sustentação de longo prazo. O Sporting vai buscar para jogar e nesse sentido, sendo uma aposta diferente no tipo de jogador que contratam, não é distinta da nossa em termos de formação de plantel.

Quem tem uma realidade diferente e de longo prazo - e da qual, reitero, por conveniência geográfica, beneficia e muito - é e sempre foi o Porto, que tem a maioria dos miúdos com potencial sob contrato e com cláusulas de rescisão altas. Muitos deles a jogar em clubes que estão sob o seu controlo, basta pensar na quantidade de jogadores que o Gaia tem na equipa que pertencem ou têm forte ligação ao Porto.

No limite o que pode acontecer é haver outra opção estratégica de um clube qualquer a pagar 100k ou 200k por um Pedro Oliveira ou Vasco Costa.

Rui Nogueira

Dos 7 que enumerei pelo menos o Rui Baptista vir para o lugar o do Juhasz, Gustavo Oliveira pelo Arnau acho que seriam boas apostas. O terceiro é o Tiago Sousa porque acho que ainda não tem contrato profissional com o Porto e o rapaz é muito bom jogador, futuro central da seleção principal.
Mas compreendo os argumentos do Savicevic e não estou completamente dentro do assunto para mandar postas de pescada só porque sim.

Rui Nogueira

Pivot substituto do Vranjes que veio cá passar férias para mim era este https://www.zerozero.pt/player_bio.php?id=660845

Savicevic

Citação de: Rui Nogueira em 23 de Março de 2023, 18:12Pivot substituto do Vranjes que veio cá passar férias para mim era este https://www.zerozero.pt/player_bio.php?id=660845

Gosto muito e tem enorme futuro mas penso que o Logroño se terá protegido bem. Também seria um dos meus preferidos. O problema vai ser que o Vranjes não sairá sem custos.

ForçadoBloqueio

Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 18:20
Citação de: Rui Nogueira em 23 de Março de 2023, 18:12Pivot substituto do Vranjes que veio cá passar férias para mim era este https://www.zerozero.pt/player_bio.php?id=660845

Gosto muito e tem enorme futuro mas penso que o Logroño se terá protegido bem. Também seria um dos meus preferidos. O problema vai ser que o Vranjes não sairá sem custos.

Claro. Tem que ficar mais um aninho. E o Zirbes também!

Rui Nogueira

Já dou como dado adquirido que vamos ter que pagar ao Vranjes, ficar é que não é opção.
No zerozero aparece que o Javi Rodríguez tem contrato até 2025 mas o zerozero não costuma ser muito fiável.
O rapaz tal como disse do Izquierdo tenho poucas dúvidas que vai ser jogador de seleção Espanhola. A investir e pagar cláusulas que seja neste género de jogadores.

DB4700

Citação de: TeamRocket37 em 23 de Março de 2023, 16:25Sporting apostou na família Costa.

Andebol passou de patinho feio para 2ª melhor secção das modalidades de pavilhão masculina.

se analisarmos as coisas com palas nos olhos, é capaz de ser isso.

se fores ver a realidade, o Sporting foi competitivo o ano passado com teenagers a carregar a equipa, está a ser competitivo este ano, vai ser competitivo para o ano, e no ano a seguir, e no ano a seguir e no ano a seguir. E se não for estes anos todos, recuperou o investimento todo que fez.

já nós, tivemos um título fantástico no ano passado, perdemos duas da referências logo a seguir, sem as conseguirmos substituir, e este ano vamos ser meros espectadores. para o ano vais perder outra. e uma das que ficou, deste-lhe um contrato de três anos e desde então entrou de férias. vais sempre andar sempre num projecto ano a ano. a mudar 3-4-5 estrangeiros todos os anos, e vais ser competitivo sempre que acertares nos estrangeiros todos de uma só vez. nós sem o Rogério, nunca teríamos conquistado aquela Final. e arranjar um talento como o Rogério (e como o Sergey) não é assim tão óbvio.

nós já ganhámos a decisão, porque é um título tão incrível que o Sporting mesmo ganhando os quatro campeonatos não bate a EHF European League. mas ganhámos a decisão numa coisa do acaso, calhou o Rogério naquele ano querer vir para Portugal. não porque a estratégia de só estrangeiros vs uma geração de ouro de Andebol seja melhor. e isso vê-se especialmente nos anos maus, como este, onde a levar 10-12 de uma grande equipa, a reação é nula.

Savicevic

Citação de: DB4700 em 23 de Março de 2023, 18:30
Citação de: TeamRocket37 em 23 de Março de 2023, 16:25Sporting apostou na família Costa.

se fores ver a realidade, o Sporting foi competitivo o ano passado com teenagers a carregar a equipa, está a ser competitivo este ano, vai ser competitivo para o ano, e no ano a seguir, e no ano a seguir e no ano a seguir. E se não for estes anos todos, recuperou o investimento todo que fez.

já nós, tivemos um título fantástico no ano passado, perdemos duas da referências logo a seguir, sem as conseguirmos substituir, e este ano vamos ser meros espectadores. para o ano vais perder outra. e uma das que ficou, deste-lhe um contrato de três anos e desde então entrou de férias. vais sempre andar sempre num projecto ano a ano. a mudar 3-4-5 estrangeiros todos os anos, e vais ser competitivo sempre que acertares nos estrangeiros todos de uma só vez. nós sem o Rogério, nunca teríamos conquistado aquela Final. e arranjar um talento como o Rogério (e como o Sergey) não é assim tão óbvio.

nós já ganhámos a decisão, porque é um título tão incrível que o Sporting mesmo ganhando os quatro campeonatos não bate a EHF European League. mas ganhámos a decisão numa coisa do acaso, calhou o Rogério naquele ano querer vir para Portugal. não porque a estratégia de só estrangeiros vs uma geração de ouro de Andebol seja melhor. e isso vê-se especialmente nos anos maus, como este, onde a levar 10-12 de uma grande equipa, a reação é nula.

O Sporting vai ser competitivo até perder os irmãos, que não vão ficar lá para sempre. Quando os perder, boa sorte a tentar encontrar outros com o mesmo talento, como se fosse dar um chuto num calhau e aparecem logo outros dois.

O Sporting acabou de perder contra uma equipa inferior na mesma competição que nós. Pegar no jogo do Flensburgo (que é muito melhor que nós, com a nossa equipa deste ano ou com a do ano passado) como exemplo do que quer que seja é uma estupidez pegada.

Savicevic

Citação de: Rui Nogueira em 23 de Março de 2023, 18:30

Já dou como dado adquirido que vamos ter que pagar ao Vranjes, ficar é que não é opção.
No zerozero aparece que o Javi Rodríguez tem contrato até 2025 mas o zerozero não costuma ser muito fiável.
O rapaz tal como disse do Izquierdo tenho poucas dúvidas que vai ser jogador de seleção Espanhola. A investir e pagar cláusulas que seja neste género de jogadores.

O Vranjes vai sair, vamos ver é se conseguimos mitigar os custos.

DB4700

Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 18:37

O Sporting vai ser competitivo até perder os irmãos, que não vão ficar lá para sempre. Quando os perder, boa sorte a tentar encontrar outros com o mesmo talento, como se fosse dar um chuto num calhau e aparecem logo outros dois.

O Sporting acabou de perder contra uma equipa inferior na mesma competição que nós. Pegar no jogo do Flensburgo (que é muito melhor que nós, com a nossa equipa deste ano ou com a do ano passado) como exemplo do que quer que seja é uma estupidez pegada.

renovaram até 2027. se os perder, recupera o investimento. o Sporting vai virar o jogo facilmente em casa, como nós virámos com o Toulouse.

o exemplo do Flensburg é apenas relativo à atitude dos jogadores. mas podemos também falar do jogo com o Póvoa. e provavelmente o jogo com o Marítimo já neste fim de semana.

o que é inegável é que o projecto do Sporting tem uma base sólida para os próximos 4-5 anos. nós vamos vendo ano a ano. este ano o Vranjes é péssimo, o Alexis, o Rahmel e o Djordjic não lhes apetece jogar, e tivemos o azar da lesão do Juhasz. para ano talvez tenhamos mais sorte.

Savicevic

Citação de: DB4700 em 23 de Março de 2023, 18:49

renovaram até 2027. se os perder, recupera o investimento. o Sporting vai virar o jogo facilmente em casa, como nós virámos com o Toulouse.

o exemplo do Flensburg é apenas relativo à atitude dos jogadores. mas podemos também falar do jogo com o Póvoa. e provavelmente o jogo com o Marítimo já neste fim de semana.

o que é inegável é que o projecto do Sporting tem uma base sólida para os próximos 4-5 anos. nós vamos vendo ano a ano. este ano o Vranjes é péssimo, o Alexis, o Rahmel e o Djordjic não lhes apetece jogar, e tivemos o azar da lesão do Juhasz. para ano talvez tenhamos mais sorte.

A atitude dos jogadores é igual à dos do Dínamo de Bucareste que levou 13 golos do Kiel ou do Pick Szeged que levou 13 golos em casa do grande rival. É a atitude de quem começa o jogo horrivelmente, sabe que é inferior e nunca encontra a motivação nem o momento para fechar contra um adversário muito mais forte.

Não é preciso sorte, é preciso escolher melhor e contratar para resolver problemas. Esta época o planeamento teve por base uma ideia que não funcionou e, pior do que isso, escolheu-se mal para uma posição determinante.

Na próxima a trajectória vai ser corrigida, se tudo correr dentro do pretendido.

Jack Bauer

O Porto controla o Norte e controla o que quiser.

Tem uma estrutura impactante e com poder.

Dá-se ao luxo de ter jogadores novos a evoluírem na 1 divisão, mormente no Norte do país, e criar protocolos com clubes a mais de 200Km da cidade do Porto, que realmente são a Norte, mas a Norte de Lisboa.

Aliás, protocolo em causa, permitiu que o clube em questão subi-se logo para a 2ª divisão.

Aliás, a sensação que dá é que vão buscar quem realmente lhes interessa, o que é normal para uma organização que tem uma cabeça pensante há mais de 25 anos e  elementos na estrutura (e.g. equipa B) que já no século passado tinham proximidade com o clube, apesar de treinarem clubes vizinhos.

É disto que estamos a falar.

Mas apesar deste quadro, o impacto que possam ter no Colégio dos Carvalhos, aflorado anteriormente por aqui, é bem menor, para não dizer nulo. Isto foi o que partilharam comigo.

Se o foco do Andebol estivesse em Lx (e.g. nomeadamente formação/competitividade), até para poder incorporar jogadores da área, certamente que fariam um protocolo com um "CALE" desta vida, apoiariam financeiramente, e incorporavam elementos que percebessem de andebol para ajudar (e.g. treinadores se fosse preciso, scouting).

Apesar desta época estar a ser pior que a anterior, parece que estamos melhor que há uns anos. Algumas das movimentações são boas e sem conhecer as pessoas, parece-me que algumas coisas estão a ser bem feitas e há vontade de melhorar.

Agora...e mais uma vez comparando...os indivíduos do Porto estão em todo o lado. Jogos da seleção, estágios de observação, "noutros clubes". Ainda no jogo contra a Macedónia do Norte, lá andava o responsável máximo do porto em "todo o lado". Parecia um dos donos daquela merda. Ainda por cima nem dava nas vistas, tal o casaco azul forte que trazia.

Nós, ainda permitimos merdas que fazem rir na cidade do Porto. Antes de um jogo, temos quem vá de trotinete para o pavilhão (informação fidedigna). De fato de treino, sem capacete, com tempo "meh", feliz e contente pela cidade.

É de levar às lágrimas.

Pode-se debater contratações e investimentos, mas na minha opinião, ainda existem pormaiores mais importantes a serem trabalhados, que não se limitam ao exemplo da trotinete e que poderiam ser ensinados pelo Marcel Matz, como blindar a secção.

Se calhar, dava jeito.

Jack Bauer

Estou muito curioso para perceber o que o Porto tem previsto para o Abdoula Modi.

Se vão aproveitar os mais de 210cm e mais de 110kg do jovem de 21 anos. Tem evoluido com o Ljubomir Obradovic.

Jorge Calha García

Citação de: Savicevic em 23 de Março de 2023, 19:07
Citação de: DB4700 em 23 de Março de 2023, 18:49

A atitude dos jogadores é igual à dos do Dínamo de Bucareste que levou 13 golos do Kiel ou do Pick Szeged que levou 13 golos em casa do grande rival. É a atitude de quem começa o jogo horrivelmente, sabe que é inferior e nunca encontra a motivação nem o momento para fechar contra um adversário muito mais forte.

Não é preciso sorte, é preciso escolher melhor e contratar para resolver problemas. Esta época o planeamento teve por base uma ideia que não funcionou e, pior do que isso, escolheu-se mal para uma posição determinante.

Na próxima a trajectória vai ser corrigida, se tudo correr dentro do pretendido.

Pois, mas tal e como o Benfica Modalidades é gerido, nāo acontece nada se tu fizeres mal o teu trabalho, como foi o caso.

Os que passam de roupeiro a diretor, os que contratam treinadores que andam perdidos na Tailândia, os que parecem que vāo sair mas o presidente, que nāo percebe nada de hóquei, manda renovar com ele etc etc etc...

Muito amadorismo, muito pouco trabalho sério... uma espécie de Tacho sem Fronteiras, com 6 milhões de orçamento e muito pessoal a viver à custa do Benfica.

Para o ano, amigo, temos mais do mesmo!

Ps: Parece que tenho alguma coisa contra ti mas, pelo contrário, aprecio muito a tua atividade neste fórum. Mas, temos algumas opiniōes diferentes.