Estádio da Luz

lobotomizado

Citação de: Knots em 26 de Março de 2023, 16:33
Citação de: lobotomizado em 26 de Março de 2023, 16:11
Citação de: Knots em 26 de Março de 2023, 15:05
Citação de: lobotomizado em 26 de Março de 2023, 13:40
Citação de: Aka em 26 de Março de 2023, 11:40
Citação de: tiagomachado18 em 25 de Março de 2023, 22:30

O urbanismo em Portugal é horrível.

Acho que faz parte.

O Coliseu até está bem posicionado com o envolvente, mas o exemplo e a comparação com países de terceiro mundo diz tudo do nosso também
O objectivo do meu post não era opinar sobre a organização urbanística envolvente ao Estádio.

Ah ok desculpa interpretei de outra maneira.. De qualquer forma acho que não deixa de ser uma questão bastante pertinente e que até merecia discussão
Sem dúvida. Desculpa desvirtuar.
Mas organização a longo prazo é um problema sistémico do país, o urbanismo é só uma manifestação disso.

tiago1991

o Benfica não pode ter só um pavilhão com tantas modalidades

S-Line

Música pré jogo :
"I Cant Get no Sleep"

Uma malha logo com aquele refrão

MadBeard

A pancada que por aqui vai para aumentar a capacidade para 80 mil.

Totalmente irrealista. É pensar mais com o coração do que com a razão.

Quantas décadas levaria para que o custo de contruçao fosse pago pelos 20 mil bilhetes extra? E sem garantias de sequer atingir isso.

O investimento vale a pena quando tivermos 60 mil constantemente, faça chuva ou faça sol, estejamos em 1o ou em 4o, seja o Benfica de Schmidt ou o Benfica de Jesus da época passada.

Até lá a actual capacidade é o mais razoável, por mais que doa ser difícil conseguir bilhetes para os grandes jogos.

gabbana

Citação de: J_PN em 24 de Março de 2023, 15:04
Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 15:01
Citação de: J_PN em 24 de Março de 2023, 14:52
Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 14:07Eu percebo ambas as partes.

Acho que a solução neste momento é colocar o safe standing em todo o piso 0 sagres, mas isto terá que ser falado com a malta das claques que não existem, ilegalmente e off the record terá que se chegar a uma solução PARA O BEM DO CLUBE.

Mas atenção, de todos os que leio, o que me parece mais perto "da verdade" é o monstrodascuecasrotas, no fundo era mais ou menos como termos o San Siro como estádio, teríamos sempre médias muito mais altas do que temos agora, caguem na % de ocupação que é absolutamente irrelevante.

Btw contra o Inter toda a gente que conheço quer ir, é a puta da loucura, e vamos chegar ao jogo e vão estar 62k.

62K é lotação esgotada por causa da margem de segurança da UEFA  ;D

O Bayern - PSG teve 75k que é a lotação máxima porque?

Não era jogo da UEFA?

Tinha a sensação que era regra da UEFA... Deve ser do clube ou do estádio então. Se reparares Benfica vs PSG, Benfica vs Juve e Benfica vs Sporting tiveram o mesmo número de espectadores, os tais 62k que falas.
Porque a Luz há muito que deixou de ter os 65k! Com as obras e obrinhas, foi-se diminuindo os lugares. O exemplo mais recente são os lugares retirados atrás do banco de suplentes para instalar elementos do corpo técnico.

gabbana

Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 15:12
Citação de: LuigiSLB83 em 24 de Março de 2023, 15:10
Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 15:05
Citação de: J_PN em 24 de Março de 2023, 15:04
Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 15:01
Citação de: J_PN em 24 de Março de 2023, 14:52
Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 14:07Eu percebo ambas as partes.

Acho que a solução neste momento é colocar o safe standing em todo o piso 0 sagres, mas isto terá que ser falado com a malta das claques que não existem, ilegalmente e off the record terá que se chegar a uma solução PARA O BEM DO CLUBE.

Mas atenção, de todos os que leio, o que me parece mais perto "da verdade" é o monstrodascuecasrotas, no fundo era mais ou menos como termos o San Siro como estádio, teríamos sempre médias muito mais altas do que temos agora, caguem na % de ocupação que é absolutamente irrelevante.

Btw contra o Inter toda a gente que conheço quer ir, é a puta da loucura, e vamos chegar ao jogo e vão estar 62k.

62K é lotação esgotada por causa da margem de segurança da UEFA  ;D

O Bayern - PSG teve 75k que é a lotação máxima porque?

Não era jogo da UEFA?

Tinha a sensação que era regra da UEFA... Deve ser do clube ou do estádio então. Se reparares Benfica vs PSG, Benfica vs Juve e Benfica vs Sporting tiveram o mesmo número de espectadores, os tais 62k que falas.

edit

Convites ou não, não tem de passar num torniquete e ser contabilizado?

Tenho um amigo que trabalha para uma seguradora que vai sempre para o camarote, ele ás vezes tem "bilhetes" a mais e nem sempre leva malta.
Esse é um dos problemas. São cerca de 2500 lugares de camarote vendidos mas não totalmente ocupados em dias de jogo.

gabbana

Citação de: 4x4x2 em 24 de Março de 2023, 15:35
Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 15:07Com capacidade para 65 mil espectadores, é sabido que por razões de segurança o Estádio da Luz vê esgotar a lotação com a assistência ontem verificada. Ficam, pois, sensivelmente 2700 lugares por preencher.

Segurança do "estádio", ou seja, o nosso estádio tem factualmente 62k, esqueçam a % de ocupação portanto.

Nós temos um desperdício crónico na zona do visitante. É capaz do Paços de Ferreira ir à Luz, trazer 300 pessoas e darmos espaço para mil ou 2 mil.
Não percebo porquê que nestas situações não fazemos como em Inglaterra, onde temos adeptos colados lado a lado, só divididos por alguns stewards
O sector visitante do estádio da Luz é sobredimensionado, são 4 mil lugares. Não percebo o porquê de o terem assim construído visto que 5 % de 65k são 3250, número irrealista aos tempos de hoje visto que a Luz tem menor capacidade, cerca de 63 mil lugares.
Os estádio de alvalade e dragão estão dimensionados à medida.

gabbana

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Março de 2023, 10:34
Citação de: Ghost.Of.Red em 25 de Março de 2023, 10:05
Citação de: Notguilty em 24 de Março de 2023, 02:34

Benfica vs Marselha meia final taça dos campeões europeus.

Velhos e bons tempos

E neste jogo?

https://www.youtube.com/watch?v=3ezRMuLFltM&ab_channel=scpcpmemoria

100k pessoas estavam ali. Miserável taxa de ocupação que nem a 90% chegou, 20k lugares às moscas, ca bargonha!!! Ahahahah Toda a gente que ali estava pensava "ai meu deus que humilhação, toda a gente vai ver que temos 20k cadeiras vazias", certo?

O que muita malta ainda não se consciencializou é que se hoje o Benfica tem a massa adepta que tem, se muitos dos que aqui estão são benfiquistas, isso se deve também ao fascínio único e inigualável que o seu estádio tinha. Todos contam e uns acabam a trazer os outros.

Eu cresci num meio familiar que era quase todo ele portista. Os meus primos, meus tios, todos me tentavam fazer a cabeça, mas como podia eu ser de outro clube senão daquele clube de camisola berrante que jogava naquele estádio que arrepiava os pêlos do cu? A grande memória que tenho da infância benfiquista e de sentir que o Benfica era muito superior à concorrência era muito devido ao estádio. Mítico, grandioso, lindo, deslumbrante, fascinante. Ganhando ou perdendo, na cabeça daquela criança o estádio desempatava tudo.

Se o Benfica tivesse um qualquer Alvalade ou Antas na altura seria hoje do Benfica? Se calhar não, dada o condicionamento familiar e o início da hegemonia portista que vivi, podia bem ter cedido.

E outra coisa, que fazem questão de esquecer: um estádio à nossa dimensão ajuda a trazer vitórias, porque é uma bola de neve de vários fatores. O impacto nos adversários é maior, porque o número de gargantas é maior, o desejo das pessoas quererem fazer parte daquilo e lá estar em algo único é maior, o fascínio e a mística associados ao clube aumentam, a percepção da sua grandeza é mais clara e todas essas coisas vão andando às costas umas das outras.

Se hoje o Benfica é o clube gigantesco que é em termos de massa adepta e de legado histórico e de memórias únicas que construíram a nossa mística muito se deveu ao estádio que teve. E mesmo que hoje tenha um belo estádio, podia ser melhor e mais ajustado à nossa dimensão. E se um belo estádio cria impacto, podem ter a certeza que um belo e grande estádio causaria muito mais.

75/80k, não é preciso mais. Seria mais do que suficiente para ser um excelente compromisso entre a média e os grandes jogos. E derreteria qualquer concorrência, que voltaria a sentir a inferioridade face ao Benfica que os novos estádios fizeram questão de eliminar em grande medida.

Tudo dito! Só quem pisou, tive esse privilégio, o relvado da Luz percebe o sentimento descrito por essas palavras.

GiiB_10

Citação de: rdr10 em 24 de Março de 2023, 15:07Com capacidade para 65 mil espectadores, é sabido que por razões de segurança o Estádio da Luz vê esgotar a lotação com a assistência ontem verificada. Ficam, pois, sensivelmente 2700 lugares por preencher.

Segurança do "estádio", ou seja, o nosso estádio tem factualmente 62k, esqueçam a % de ocupação portanto.

Basicamente, não metemos 60.000 em todos esses jogos, muito por culpa do sector visitante.

E se tivéssemos um estádio com capacidade para 80.000, certamente estariam cerca de 70.000 em todos esses jogos.

gabbana

Citação de: GiiB_10 em 26 de Março de 2023, 21:36

Basicamente, não metemos 60.000 em todos esses jogos, muito por culpa do sector visitante.

E se tivéssemos um estádio com capacidade para 80.000, certamente estariam cerca de 70.000 em todos esses jogos.
Sector visitante, lugares de camarote, lugares corporate.
São os artífices de lotações esgotadas com lugares vazios.

tiagomachado18

Citação de: gabbana em 26 de Março de 2023, 21:38
Citação de: GiiB_10 em 26 de Março de 2023, 21:36

Sector visitante, lugares de camarote, lugares corporate.
São os artífices de lotações esgotadas com lugares vazios.

Os ligares corporate e os camarotes não esgotaram contra os PSG e Juventos? Duvido

jdrodrigues

Citação de: S-Line em 26 de Março de 2023, 12:03
Citação de: jdrodrigues em 26 de Março de 2023, 11:38
Citação de: S-Line em 25 de Março de 2023, 10:28
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Março de 2023, 09:06
Citação de: Cyb3rNeo em 25 de Março de 2023, 01:23

"Aumento como?"

Está aí o como.
Já colocamos esta entrevista dezenas de vezes mas ainda não captaram nem querem captar.
Quando a ânsia de querer mostrar mais entendimento na coisa do que o próprio projetista deste estádio .

Se há alguém que o conheça de trás para a frente é ele . O mote foi lançado no 17mo aniversário.
Agora é haver recursos € e talvez siga para a frente em tempo certo .

A entrevista responde a pouco. A zona circundante ao estádio em 2002 (ou que seja o ano em que foi projetado) e 2023 não é exatamente a mesma coisa.

Que obras teriam de ser feitas à volta do estádio para permitir esse aumento?

Seria possível manter os pavilhões?

Quanto tempo demoraria as obras e quantos jogos teriam de ser jogados com lotação parcial?

Quais as consequências desse aumento a nível de licenciamento?

Como resolver o problema de o estádio já ser difícil de evacuar com 65k, quanto mais com mais uns quantos milhares?

Quanto custaria, e o que custaria ao clube, esse aumento?
Isso é outra questão .
Perguntaram lhe se era possível um aumento .
Ele respondeu de forma direta e por onde começar.

Agora , estar a falar em estádios novos , é simplesmente uma loucura .

Claro que é. Nem sequer entendo como alguém pode magicar tal coisa lol. Talvez daqui a 30 anos

24-7SLB

Citação de: Luisão_Rei em 26 de Março de 2023, 16:50Na minha opinião as obras a fazer nas próximas décadas são as seguintes:

- Aumento da lotação para 80/85 mil espectadores;

- Colocação de um relvado removível de forma a permitir ao estádio receber outros tipos de eventos com frequência, permitindo maximizar as receitas;

- Obras no exterior, envolventes e acessos do estádio;

- Substituição dos dois pavilhões atuais por um único, permitido aumentar o espaço à volta do estádio;

- Construção da Cidade Benfica com um pavilhão para os jogos e dois ou três para os treinos de todas as modalidades;

- Os jogos passarão a ser no pavilhão 1 (na Luz) e no pavilhão 2 (na Cidade Benfica), dependendo das modalidades, jogos e adversários.

Na minha opinião é isto que é preciso fazer. Claro que são obras muitos caras e são para ir fazendo aos poucos, uma coisa de cada, dependendo da capacidade financeira do Benfica e das oportunidades que surgirem como o Mundial 2030.

Betão Betão Betão Betão Betãooooo Gloriosoooooo Betão Gloriosoooooo Betãooooo

junkyarddog

Citação de: 24-7SLB em 27 de Março de 2023, 09:01
Citação de: Luisão_Rei em 26 de Março de 2023, 16:50Na minha opinião as obras a fazer nas próximas décadas são as seguintes:

- Aumento da lotação para 80/85 mil espectadores;

- Colocação de um relvado removível de forma a permitir ao estádio receber outros tipos de eventos com frequência, permitindo maximizar as receitas;

- Obras no exterior, envolventes e acessos do estádio;

- Substituição dos dois pavilhões atuais por um único, permitido aumentar o espaço à volta do estádio;

- Construção da Cidade Benfica com um pavilhão para os jogos e dois ou três para os treinos de todas as modalidades;

- Os jogos passarão a ser no pavilhão 1 (na Luz) e no pavilhão 2 (na Cidade Benfica), dependendo das modalidades, jogos e adversários.

Na minha opinião é isto que é preciso fazer. Claro que são obras muitos caras e são para ir fazendo aos poucos, uma coisa de cada, dependendo da capacidade financeira do Benfica e das oportunidades que surgirem como o Mundial 2030.

Betão Betão Betão Betão Betãooooo Gloriosoooooo Betão Gloriosoooooo Betãooooo

A unica coisa que eu gostava de ver no imediato era um peao moderno. Especialmente no piso 0 atras das 2 balizas. Acho mm que traria muito mais dinamica ao estadio durante o jogo.