Judo

RPicareta

Citação de: TeamRocket37 em 12 de Maio de 2023, 09:42Rodrigo Lopes parece-me claramente que vai apanhar o comboio.

Anri com este andar a saltar de categoria para frente e para trás vai-se lixar.

Não é claro para mim. Diria que ele e o João são os que estão no limbo, mas pelo que descrevi aqui no fórum, acho que por alturas de Tóquio, o Rodrigo está mais fora que dentro.

O Anri já não conta, só se esqueceram de lhe dizer. Quase (QUASE) que me apetece dizer que se o gajo se qualificar me faço sócio da lagartagem...

TeamRocket37

Citação de: RPicareta em 12 de Maio de 2023, 10:11
Citação de: TeamRocket37 em 12 de Maio de 2023, 09:42Rodrigo Lopes parece-me claramente que vai apanhar o comboio.

Anri com este andar a saltar de categoria para frente e para trás vai-se lixar.

Não é claro para mim. Diria que ele e o João são os que estão no limbo, mas pelo que descrevi aqui no fórum, acho que por alturas de Tóquio, o Rodrigo está mais fora que dentro.

O Anri já não conta, só se esqueceram de lhe dizer. Quase (QUASE) que me apetece dizer que se o gajo se qualificar me faço sócio da lagartagem...

Faltou-me o "não", queria dizer:
Rodrigo Lopes parece-me claramente que não vai apanhar o comboio.

Anri desde do grand slam de Paris 2021 não faz 1 resultado de jeito, isto nos -90k g

TeamRocket37

A nossa ex-atleta alugada a Katie Jeminina fez 5º lugar no Mundial, derrotou a Butkereit e a Gahie no seu percurso.

A ex-atleta alugada da Reka Pupp fez 5º lugar também, derrotou a nossa ex-atleta a Odette nos quartos de final (Odette sacou 1 bronze depois).

RPicareta

Acabou a prestação da selecção. 3 combates para a Raquel Brito, 2 para a Patrícia.

Croissant

A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

RPicareta

#1835
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

O ponto dos veteranos é interessante. Fiquei com a sensação no nacional de veteranos que nas categorias "V1-V4" há malta que ia ao nacional de séniores e vinha de lá medalhado. Por outro lado houve muitos júniores a portarem-se bem no Nacional de Seniores.
Do lado da quantidade, se hoje há poucos praticantes, o que dizer do tempo do Michel Almeida, do Guilherme Bentes, do Pedro Soares, da Paula Saldanha ou da Filipa Cavalleri?

lancadordedois

Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

isso é facil , risco versus recompensa

tens ideia da percentagem de lesoes ? estou a perguntar genuinamente , não é retorica.


Croissant

Citação de: lancadordedois em 12 de Maio de 2023, 15:55
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

isso é facil , risco versus recompensa

tens ideia da percentagem de lesoes ? estou a perguntar genuinamente , não é retorica.



O Judo é o desporto de combate em que tens mais probabilidade de conseguir a viver da alta competição, mais do que quase todos os outros desportos de combate mais mediáticos. Mas essa realidade não se verifica aqui em PT, infelizmente.

A percentagem de lesões não deve ser nada baixa, não vamos dourar a pílula. Eu nesse aspeto sou "sortudo": sem contar com dedos de mãos e pés partidos pois isso é tão comum que nem conta (nós treinamos facilmente com dedos partidos, desde que a fratura não seja grave, basta por adesivo no dedo) a lesão mais grave que tive foi uma rotura na coxa em que fiquei 6 meses no estaleiro.

Mas há pessoal que ainda nem aos 18 chegou e já vai com operações aos ombros.

Ainda assim, o pessoal do JJB deve ter bem mais lesões porque o ruleset deles permite técnicas que se forem executadas de modo explosivo não vais ter tempo de bater.

Do boxe/kickboxe já nem falo, porque levares repetidamente pancadas na cabeça é das coisas menos saudáveis que deve existir.

Croissant

Citação de: RPicareta em 12 de Maio de 2023, 15:53
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

O ponto dos veteranos é interessante. Fiquei com a sensação no nacional de veteranos que nas categorias "V1-V4" há malta que ia ao nacional de séniores e vinha de lá medalhado. Por outro lado houve muitos júniores a portarem-se bem no Nacional de Seniores.
Do lado da quantidade, se hoje há poucos praticantes, o que dizer do tempo do Michel Almeida, do Guilherme Bentes, do Pedro Soares, da Paula Saldanha ou da Filipa Cavalleri?

Isso dos veteranos é capaz de ser verdade: o Diogo Silva se participasse se calhar ainda ficava no pódio, apesar de ter menos força numa perna do que noutra.

Eu estou a falar dos anos mais recentes: há aprox 5+ anos tinhamos bastantes juniores e um numero bom de séniores. Houve algo que falhou, claramente.
Tem de também haver incentivo para que os junióres e séniores continuem: podem não ser campeões mas se não houver quantidade de praticantes também não conseguimos qualidade de competição.

Os juniores a portarem-se bem também porque o campeonato de séniores está a precisar de sangue fresco.

Mas a maior prova da falta de praticantes séniores tem sido os campeonatos de equipas dos ultimos anos: muitos clubes que tiveram de se juntar a outros para conseguirem formar uma equipa.

Ainda tens imensos praticantes abaixo dos 16, deve ser o desporto com mais federados nesse escalão etário.

lancadordedois

#1839
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 16:06
Citação de: lancadordedois em 12 de Maio de 2023, 15:55
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

isso é facil , risco versus recompensa

tens ideia da percentagem de lesoes ? estou a perguntar genuinamente , não é retorica.



O Judo é o desporto de combate em que tens mais probabilidade de conseguir a viver da alta competição, mais do que quase todos os outros desportos de combate mais mediáticos. Mas essa realidade não se verifica aqui em PT, infelizmente.

A percentagem de lesões não deve ser nada baixa, não vamos dourar a pílula. Eu nesse aspeto sou "sortudo": sem contar com dedos de mãos e pés partidos pois isso é tão comum que nem conta (nós treinamos facilmente com dedos partidos, desde que a fratura não seja grave, basta por adesivo no dedo) a lesão mais grave que tive foi uma rotura na coxa em que fiquei 6 meses no estaleiro.

Mas há pessoal que ainda nem aos 18 chegou e já vai com operações aos ombros.

Ainda assim, o pessoal do JJB deve ter bem mais lesões porque o ruleset deles permite técnicas que se forem executadas de modo explosivo não vais ter tempo de bater.

Do boxe/kickboxe já nem falo, porque levares repetidamente pancadas na cabeça é das coisas menos saudáveis que deve existir.

hummm levar na cabeça mesmo com proteçao nao vou contra argumentar.

pá o resto depende dos atletas , nao ha assim uma grande variedade no take down e nem sempre é rapido e "violento" , chaves o normal é nao acontecer nada se quem faz for consciente e quem recebe bater . O nao ser consciente é maldade ou falta de experiencia e ai que o treina tem de avaliar , em competiçao é diferente pois nao tens como controlar o ambiente... mas o mais frequente nas chaves é resistires a chave por culpa propria e bateres tarde
ha lesoes claro e eu ha pouco sofri uma...poderia ter sido pior , mas ha coisas muito mais graves seja no BJJ seja no Judo.

agora o que me parece é que tens muito mais variedade e quantidade de take downs usados no judo (que muitos ate sao iguais ou semelhantes ao bjj) o que eleva muito a probabilidade de lixares o braço

ha um que se usa nos dois , nao recordo do nome mas é um classico , que se levantares um pouco mais o teu ombro quando o vais atirar ao chao , é certinho que ele va partir o braço

Judo é bue violento, entao se tens o corpo todo lixado como eu é tipo proibitivo.

lancadordedois

#1840
eu acho que é algo semelhante em outras modalidades abandonam por causa do estudo e porque é algo que nao vai dar o dinheiro da bola.
E apartir de uma certa idade onde ja se começa a ter força e explosao a coisa pode correr mal ou muito mal.


Estudo do caraças sobre as lesoes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7922358/


Croissant

Citação de: lancadordedois em 12 de Maio de 2023, 16:42
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 16:06
Citação de: lancadordedois em 12 de Maio de 2023, 15:55
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

isso é facil , risco versus recompensa

tens ideia da percentagem de lesoes ? estou a perguntar genuinamente , não é retorica.



O Judo é o desporto de combate em que tens mais probabilidade de conseguir a viver da alta competição, mais do que quase todos os outros desportos de combate mais mediáticos. Mas essa realidade não se verifica aqui em PT, infelizmente.

A percentagem de lesões não deve ser nada baixa, não vamos dourar a pílula. Eu nesse aspeto sou "sortudo": sem contar com dedos de mãos e pés partidos pois isso é tão comum que nem conta (nós treinamos facilmente com dedos partidos, desde que a fratura não seja grave, basta por adesivo no dedo) a lesão mais grave que tive foi uma rotura na coxa em que fiquei 6 meses no estaleiro.

Mas há pessoal que ainda nem aos 18 chegou e já vai com operações aos ombros.

Ainda assim, o pessoal do JJB deve ter bem mais lesões porque o ruleset deles permite técnicas que se forem executadas de modo explosivo não vais ter tempo de bater.

Do boxe/kickboxe já nem falo, porque levares repetidamente pancadas na cabeça é das coisas menos saudáveis que deve existir.

hummm levar na cabeça mesmo com proteçao nao vou contra argumentar.

pá o resto depende dos atletas , nao ha assim uma grande variedade no take down e nem sempre é rapido e "violento" , chaves o normal é nao acontecer nada se quem faz for consciente e quem recebe bater . O nao ser consciente é maldade ou falta de experiencia e ai que o treina tem de avaliar , em competiçao é diferente pois nao tens como controlar o ambiente... mas o mais frequente nas chaves é resistires a chave por culpa propria e bateres tarde
ha lesoes claro e eu ha pouco sofri uma...poderia ter sido pior , mas ha coisas muito mais graves seja no BJJ seja no Judo.

agora o que me parece é que tens muito mais variedade e quantidade de take downs usados no judo (que muitos ate sao iguais ou semelhantes ao bjj) o que eleva muito a probabilidade de lixares o braço

ha um que se usa nos dois , nao recordo do nome mas é um classico , que se levantares um pouco mais o teu ombro quando o vais atirar ao chao , é certinho que ele vai partir o braço

Judo é bue violento, entao se tens o corpo todo lixado como eu é tipo proibitivo.

Mesmo com o corpo lixado ainda consegues treinar. Competir é mais dificil, sim. Se tiveres num bom clube e com bons atletas que saibam distinguir entre Randori e Shiai (infelizmente as gerações mais novas têm tido mais dificuldade neste ponto), corre bem.

Isso das chaves não é 100% verdade: uma chave ao tornozelo rápida, ou ao joelho e já foste. Do joelho para baixo o tempo de latência do nosso cérebro é maior e tens de antecipar o tap. Isto para quem não tem muita experiência pode correr muito mal.
E no BJJ permite chaves em transição direta: um Juji Gatame a aproveitar a cinética da projeção é fatal, não vais ter tempo de bater se o outro for muito explosivo e usar muita força.

Mas sim, Judo competitivo é mais violento no corpo, concordo.

lancadordedois

Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 17:35
Citação de: lancadordedois em 12 de Maio de 2023, 16:42
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 16:06
Citação de: lancadordedois em 12 de Maio de 2023, 15:55
Citação de: Croissant em 12 de Maio de 2023, 14:52A modalidade em Portugal está com falta de praticantes. Os treinos 16+ têm muitos cadetes porque já não temos juniores nem séniores com número suficiente, e assim é díficil evoluir.
Não é a treinar contra veteranos acima de 40 anos como eu que esta malta consegue evoluir :rir:

isso é facil , risco versus recompensa

tens ideia da percentagem de lesoes ? estou a perguntar genuinamente , não é retorica.



O Judo é o desporto de combate em que tens mais probabilidade de conseguir a viver da alta competição, mais do que quase todos os outros desportos de combate mais mediáticos. Mas essa realidade não se verifica aqui em PT, infelizmente.

A percentagem de lesões não deve ser nada baixa, não vamos dourar a pílula. Eu nesse aspeto sou "sortudo": sem contar com dedos de mãos e pés partidos pois isso é tão comum que nem conta (nós treinamos facilmente com dedos partidos, desde que a fratura não seja grave, basta por adesivo no dedo) a lesão mais grave que tive foi uma rotura na coxa em que fiquei 6 meses no estaleiro.

Mas há pessoal que ainda nem aos 18 chegou e já vai com operações aos ombros.

Ainda assim, o pessoal do JJB deve ter bem mais lesões porque o ruleset deles permite técnicas que se forem executadas de modo explosivo não vais ter tempo de bater.

Do boxe/kickboxe já nem falo, porque levares repetidamente pancadas na cabeça é das coisas menos saudáveis que deve existir.

hummm levar na cabeça mesmo com proteçao nao vou contra argumentar.

pá o resto depende dos atletas , nao ha assim uma grande variedade no take down e nem sempre é rapido e "violento" , chaves o normal é nao acontecer nada se quem faz for consciente e quem recebe bater . O nao ser consciente é maldade ou falta de experiencia e ai que o treina tem de avaliar , em competiçao é diferente pois nao tens como controlar o ambiente... mas o mais frequente nas chaves é resistires a chave por culpa propria e bateres tarde
ha lesoes claro e eu ha pouco sofri uma...poderia ter sido pior , mas ha coisas muito mais graves seja no BJJ seja no Judo.

agora o que me parece é que tens muito mais variedade e quantidade de take downs usados no judo (que muitos ate sao iguais ou semelhantes ao bjj) o que eleva muito a probabilidade de lixares o braço

ha um que se usa nos dois , nao recordo do nome mas é um classico , que se levantares um pouco mais o teu ombro quando o vais atirar ao chao , é certinho que ele vai partir o braço

Judo é bue violento, entao se tens o corpo todo lixado como eu é tipo proibitivo.

Mesmo com o corpo lixado ainda consegues treinar. Competir é mais dificil, sim. Se tiveres num bom clube e com bons atletas que saibam distinguir entre Randori e Shiai (infelizmente as gerações mais novas têm tido mais dificuldade neste ponto), corre bem.

Isso das chaves não é 100% verdade: uma chave ao tornozelo rápida, ou ao joelho e já foste. Do joelho para baixo o tempo de latência do nosso cérebro é maior e tens de antecipar o tap. Isto para quem não tem muita experiência pode correr muito mal.
E no BJJ permite chaves em transição direta: um Juji Gatame a aproveitar a cinética da projeção é fatal, não vais ter tempo de bater se o outro for muito explosivo e usar muita força.

Mas sim, Judo competitivo é mais violento no corpo, concordo.

a minha opiniao é que com os menos experientes (como eu ) ou pouco , a coisa pode mesmo correr mal mais vezes, porque querem fazer tudo rapido a primeira e claro usando a força.. eu ja entendi que nao pode ser ou nao deveria mas ha malta que nao.
mas por vezes da merda e nao precisa de ser muito rapido e com cinto preto, ve isto..


lancadordedois

#1843
minuto 6:20.... correu tudo mal... creio que ainda toca na adversaria para desistir mas ela continua a roda la , depois termina e demoram uma eternidade para assistir.


RPicareta

#1844
Se a coisa pode correr mal com os menos experientes, é metê-los a treinar com os mais experientes, que não só controlam melhor o que fazem, também se defendem melhor da nabice alheia. E consoante a inclinação de cada um, até podem ter conselhos e advertências para dar aos mais novos.

Se por o judo competitivo ser mais violento se quer dizer que há um elevado grau de exigência física então está certo. Exige capacidade de explosão e resistência, força e agilidade. Sobre coisas mais extremas, há imensos vídeos de malta a apagar em competição, mas isso não quer dizer que haja uma "epidemia" de estrangulamentos levados longe demais. Olhando para o panorama do circuito IJF dos últimos 12 anos, diria que é mais provável um atleta lesionar-se a treinar do que a competir.