Judo

lancadordedois

Citação de: RPicareta em 13 de Maio de 2023, 06:59Se a coisa pode correr mal com os menos experientes, é metê-los a treinar com os mais experientes, que não só controlam melhor o que fazem, também se defendem melhor da nabice alheia. E consoante a inclinação de cada um, até podem ter conselhos e advertências para dar aos mais novos.

Se por o judo competitivo ser se quer dizer que há um elevado grau de exigência física então está certo. Exige capacidade de explosão e resistência, força e agilidade. Sobre coisas mais extremas, há imensos vídeos de malta a apagar em competição, mas isso não quer dizer que haja uma "epidemia" de estrangulamentos levados longe demais. Olhando para o panorama do circuito IJF dos últimos 12 anos, diria que é mais provável um atleta lesionar-se a treinar do que a competir.

concordo , ha quem nao ponha sequer iniciante a "rolar" durante meses , mas nao sei qual a realidade no judo.

RPicareta

As realidades do judo que conheço é o que descrevi ali, mas vai daí nunca assisti/participei em treinos de alguns clubes mais vocacionados para a competição do que para a formação integral.

lancadordedois

um pouco offtopic , mas como um gajo compensa a muita falta de peso com tecnica , neste caso de judo
este polaco é impressionante , ja o Bulgaro era , mas este é ainda mais magro


TeamRocket37

JUDO

Federação admite erro
que decidiu título mundial
A Federação Internacional de Judo
admitiu ter sido cometido um erro de
arbitragem na final da categoria +100
kg nos recentes Mundiais em Doha,
ao não validar contragolpe (wazari) o
russo Inal Tasoev ao francês Teddy
Riner que lhe conferiria a vitória no
combate, que este último acabou por
vencer e sagrar-se campeão do
mundo pela 11.ª vez.

IPASLB

Citação de: lancadordedois em 15 de Maio de 2023, 16:50um pouco offtopic , mas como um gajo compensa a muita falta de peso com tecnica , neste caso de judo
este polaco é impressionante , ja o Bulgaro era , mas este é ainda mais magro

Técnica e força, independentemente do tamanho ou do peso, existem homens com força além do normal.

lancadordedois

Citação de: IPASLB em 18 de Maio de 2023, 14:13
Citação de: lancadordedois em 15 de Maio de 2023, 16:50um pouco offtopic , mas como um gajo compensa a muita falta de peso com tecnica , neste caso de judo
este polaco é impressionante , ja o Bulgaro era , mas este é ainda mais magro

Técnica e força, independentemente do tamanho ou do peso, existem homens com força além do normal.

O Enho Akira tambem é muito interessante 1,67m 100kilos (agora) a limpar lutadores mais altos e com quase o dobro do peso , quando ele por exemplo estava nos 80 e tal kilos 90 e a lutar contra 160..eheh

ve logo o primeiro , 95kg contra 179...

lancadordedois


RPicareta

Até aos 4:30 minutos esse vídeo é uma boa merda e mais fruto de gajo frustrado que outra coisa.

Começa logo mal quando define o judo como sendo essencialmente "defending attacks". Se isto fosse verdade não teríamos uma boa rabujice contra lutadores que criam estratégias em torno de fazer o adversário parecer mau.

E essa questão da estratégia não é um problema do judo de hoje. Desde que comecei a ver judo, na década de '90, tirando o breve período em que não havia limite para os Waza-ari que podias acumular, que sempre houve isso. Sempre! E falar em "non-japanese" quando os japoneses são os que mais beneficiaram de fazer os outros parecerem mal? Puta que pariu!

Quando começou a querer defender os mergulhos de cabeça desliguei. Há limites para a quantidade de parvoíce seguida que consigo ouvir. Vejo o resto depois do jogo de Alvalade... Se não tiver de ir correr nu na rua!

lancadordedois

Citação de: RPicareta em 21 de Maio de 2023, 19:49Até aos 4:30 minutos esse vídeo é uma boa merda e mais fruto de gajo frustrado que outra coisa.

Começa logo mal quando define o judo como sendo essencialmente "defending attacks". Se isto fosse verdade não teríamos uma boa rabujice contra lutadores que criam estratégias em torno de fazer o adversário parecer mau.

E essa questão da estratégia não é um problema do judo de hoje. Desde que comecei a ver judo, na década de '90, tirando o breve período em que não havia limite para os Waza-ari que podias acumular, que sempre houve isso. Sempre! E falar em "non-japanese" quando os japoneses são os que mais beneficiaram de fazer os outros parecerem mal? Puta que pariu!

Quando começou a querer defender os mergulhos de cabeça desliguei. Há limites para a quantidade de parvoíce seguida que consigo ouvir. Vejo o resto depois do jogo de Alvalade... Se não tiver de ir correr nu na rua!

eu acho pertinente a questão dos pontos, relativamente ao mergulho de cabeça é tao discutivel como outras situaçoes que ao que parece tem vindo a ser retiradas para mitigar o risco.
opinião de outsider

relativamente a questao dos pontos , por exemplo o rickson gracie decidiu fazer a sua propria federaçao (mais uma portanto..) exactamente por isso , diz que o JJ actual  da demasiada prioridade aos pontos e tambem premeia uma passividade no combate , o que se torna enfadonho para quem assiste .

RPicareta

Bom, lá me castiguei até ao fim para esclarecer que é um dos "puros" da coisa, que acha que isto era bom era há 100 anos e desde aí foi sempre a descer.

Começando pelo fim, a proposta de futebolização do judo é idiota porque judo não é futebol (como diria La Palice). Como nós já nos debruçámos há uns posts, o motivo pelo qual os Jogos têm uma importância que vai muito acima da dificuldade, é porque são fundamentais para atletas (fora do Japão) que querem viver do judo. Bolsas e patrocínios dependem largamente dos resultados Olímpicos e de Mundiais para serem atribuídos.

Como entre 1967 e 2009 os Mundiais se realizaram a cada 2 anos, com Jogos pelo meio, não sei que espaçamento extraordinário é esse que o comentador tem saudades e que iria fazer dessas competições "especiais", como se o não fossem já.

E continuando a andar para trás, a questão das regras. Eu até me revejo em algumas das críticas que ele faz à questão do ligeiro encosto a pontuar, mas não pode comparar shiai com uchi-komi! Onde faz pior é ao analisar a questão Tasoev-Riner com base em "não parece um guerreiro sanguinário". A questão é simples: qual o nome da técnica? Se não há nome para dar à técnica no Gokyo, então não há projecção, simples (é por assim dizer o capítulo introdutório das regras da IJF). Agora, dizer que não há controle nem intenção e foi só "deixar-se cair", é de gajo de 70 kilos que não sabe o que é judo pesado e que aparece só à Quarta para praticar o seu Nage No-Kata.
O que é que eu acho da questão? Te guruma, aplicada aos dias de hoje - sem pega na perna.

O vídeo é de um saudosismo por uma merda que nunca existiu e acrescenta muito pouco, se alguma coisa, à discussão dos problemas do judo, ficando-se muito pela rama e comparações irreais, na questão dos ataques fracos, não falando da questão de ne vs tachi waza, ou abordando a falta de competitividade face aos japoneses.

RPicareta

#1855
Citação de: lancadordedois em 22 de Maio de 2023, 10:12eu acho pertinente a questão dos pontos, relativamente ao mergulho de cabeça é tao discutivel como outras situaçoes que ao que parece tem vindo a ser retiradas para mitigar o risco.
opinião de outsider

relativamente a questao dos pontos , por exemplo o rickson gracie decidiu fazer a sua propria federaçao (mais uma portanto..) exactamente por isso , diz que o JJ actual  da demasiada prioridade aos pontos e tambem premeia uma passividade no combate , o que se torna enfadonho para quem assiste .


Desculpa mas só vi agora a resposta.
A questão da cabeça acho que é absolutamente pertinente, em particular com a ascensão de uma data de lutadores da Ásia Central, que são mais afoitos ao risco. Ninguém quer ver um tipo a torcer o pescoço numa prova e acho que é daquelas onde é preferível ser conservador do que lidar com as consequências.

Eu também acho pertinente a questão dos pontos, só não acho que esse fulano a aborde convenientemente. Aliás, até fico sem saber o que é que ele quer. Quer voltar ao sistema KYWI (Koka-Yuko-Waza ari-Ippon)? Quer que o WA passe a valer o que valia nesse tempo (Ippon ao qual só falta um critério)? Ou se os WA têm o valor de um yuko antigo, então não devia haver limite aos que podes acumular?

A questão dos pontos existe para facilitar o acesso ao visionamento do desporto. E como fruto do crescimento do mesmo, para penalizar a passividade, porque quando o desporto cresce, crescem os prémios e a malta fica menos afoita ao risco e quer fazer as coisas muito mais pela certa. De parte a parte. Ele fala da "pureza dos japoneses", mas a única final de um Grand Slam que eu vi em que ambos os combatentes foram desqualificados por passividade, foi uma entre dois japoneses. (E de cabeça não me lembro de nenhuma outra ocorrência.)


Sem os pontos quanto tempo deveríamos estar a assistir à final? Como é que isso elevaria o desporto?

lancadordedois

Citação de: RPicareta em 22 de Maio de 2023, 12:33
Citação de: lancadordedois em 22 de Maio de 2023, 10:12eu acho pertinente a questão dos pontos, relativamente ao mergulho de cabeça é tao discutivel como outras situaçoes que ao que parece tem vindo a ser retiradas para mitigar o risco.
opinião de outsider

relativamente a questao dos pontos , por exemplo o rickson gracie decidiu fazer a sua propria federaçao (mais uma portanto..) exactamente por isso , diz que o JJ actual  da demasiada prioridade aos pontos e tambem premeia uma passividade no combate , o que se torna enfadonho para quem assiste .


Desculpa mas só vi agora a resposta.
A questão da cabeça acho que é absolutamente pertinente, em particular com a ascensão de uma data de lutadores da Ásia Central, que são mais afoitos ao risco. Ninguém quer ver um tipo a torcer o pescoço numa prova e acho que é daquelas onde é preferível ser conservador do que lidar com as consequências.

Eu também acho pertinente a questão dos pontos, só não acho que esse fulano a aborde convenientemente. Aliás, até fico sem saber o que é que ele quer. Quer voltar ao sistema KYWI (Koka-Yuko-Waza ari-Ippon)? Quer que o WA passe a valer o que valia nesse tempo (Ippon ao qual só falta um critério)? Ou se os WA têm o valor de um yuko antigo, então não devia haver limite aos que podes acumular?

A questão dos pontos existe para facilitar o acesso ao visionamento do desporto. E como fruto do crescimento do mesmo, para penalizar a passividade, porque quando o desporto cresce, crescem os prémios e a malta fica menos afoita ao risco e quer fazer as coisas muito mais pela certa. De parte a parte. Ele fala da "pureza dos japoneses", mas a única final de um Grand Slam que eu vi em que ambos os combatentes foram desqualificados por passividade, foi uma entre dois japoneses. (E de cabeça não me lembro de nenhuma outra ocorrência.)


Sem os pontos quanto tempo deveríamos estar a assistir à final? Como é que isso elevaria o desporto?

é realmente um pouco ridiculo.

muitos dos movimentos tornam se perigosos porque quem aplica ,  aplica mal ou fora de tempo forçando muito a coisa  , em que por exemplo uma queda que deveria ser de costas passa a ser na cervical ou cabeça. e isto deveria ser penalizado , retirar pontos e a continuar no limite suspensao ou algo do genero.
tal como o contrario , uma tecnica bem empregue ter bonus pela execuçao da mesma.
Existir um timer , x segundos para atacar x segundos para defender/atacar

Croissant

Pureza dos japoneses... :rir: Estamos a falar dum país onde a competitividade é altamente doentia.
Nos nacionais eles iam treinar aos dojos uns dos outros para lesionarem os adversários. Aliás, o Kani Basami é banido porque eles lixavam propositadamente os joelhos uns aos outros.

RPicareta

Citação de: lancadordedois em 22 de Maio de 2023, 13:01é realmente um pouco ridiculo.

muitos dos movimentos tornam se perigosos porque quem aplica ,  aplica mal ou fora de tempo forçando muito a coisa  , em que por exemplo uma queda que deveria ser de costas passa a ser na cervical ou cabeça. e isto deveria ser penalizado , retirar pontos e a continuar no limite suspensao ou algo do genero.
tal como o contrario , uma tecnica bem empregue ter bonus pela execuçao da mesma.
Existir um timer , x segundos para atacar x segundos para defender/atacar

Para o primeiro caso há, desqualificação. Um dos princípios do judo é considerares o teu bem estar e o do teu adversário.

No segundo caso também. Chama-se pontuar.  :cool2:

Croissant

Para judokas que estejam mais interessados num torneio com regras diferentes podem participar nos torneios da FJJDAP, pois a FPJ e IJF permitem que judokas participem nos torneios ligados a Jujutsu, desde que organizados por entidades que pertençam à JJIF e JJEU (ao contrário do que acontece com o JJB). Estes torneios têm o sistema de pontuação que muita gente procura e podem participar na modalidade grappling ou na modalidade atemi-waza + grappling. Penso que há poucos anos começaram também a ter no gi.
São torneios que têm muitos praticantes na Europa de Leste e na Ásia, este ano o Mundial é na Mongólia penso eu.