Possível Criação Equipa Ciclismo Benfica

Andreg86

A questão que deixo é qual o retorno do ciclismo?

Vemos muitos patrocinadores a sair, e esses esperam incrementar as vendas ou incrementar a visibilidade.

De que forma espera o Benfica de obter retorno.


_Huji_Slb

Citação de: Andreg86 em 20 de Junho de 2023, 01:36A questão que deixo é qual o retorno do ciclismo?

Vemos muitos patrocinadores a sair, e esses esperam incrementar as vendas ou incrementar a visibilidade.

De que forma espera o Benfica de obter retorno.



Eu sou contra neste momento.

Mas a sair, pelo contrario nunca o ciclismo mundial teve tanto dinheiro em patrocínios.

Andreg86

Citação de: _Huji_Slb em 20 de Junho de 2023, 01:43
Citação de: Andreg86 em 20 de Junho de 2023, 01:36A questão que deixo é qual o retorno do ciclismo?

Vemos muitos patrocinadores a sair, e esses esperam incrementar as vendas ou incrementar a visibilidade.

De que forma espera o Benfica de obter retorno.



Eu sou contra neste momento.

Mas a sair, pelo contrario nunca o ciclismo mundial teve tanto dinheiro em patrocínios.

Eu por acaso é um tópico que não tenho mesmo a opinião formada.

Não vejo grande interesse em andar no ciclotugao.

E la fora são custos enormes, para os quais não sei qual seria o retorno para o Benfica.

Se gostava de ver a camisola do Benfica no tour, claro que gostava. Mas realisticamente acho muito difícil. Teria de passar por se juntar a alguma outra marca com interesse num projecto mais largo que apenas ciclismo.




FtRaven

A investir, teria que ser entrando numa equipa WT como patrocinador secundário e, se possível, criar um projecto nacional sub-23 que em conjunto com a equipa WT poderia preparar vários atletas a dar o salto.

Investir numa equipa pro ou continental não faz muito sentido na minha opinião. Não estou a ver qual a necessidade de publicitar o nome do Benfica em território nacional através do ciclismo... É necessário entrar nas grandes transmissões TV internacionais e isso só se consegue através de equipa WT.

Se não houver dinheiro para isso, mais vale estar quieto, mas isso é a minha opinião.

Lebohang Mokoena

Citação de: Woodwaid em 19 de Junho de 2023, 09:25Acho que o projecto devia ser criado pela raiz e não pelo fruto, dá sempre asneira.
Deviam criar estrutura de apoio e desenvolvimento próprias, para a prática do ciclismo de forma a gerar e formar ciclistas com detecção e formação de elite.
Após 3 anos, pegar nos frutos formar equipa com 5 trintoes para ensinar a miudagem e uma cabeça de cartaz e ir atrás da licença pro

Completamente irrealista pensar que agora teremos um Almeida a cada 2/3 anos, como se isto fosse Futebol.

Citação de: Bethinho em 19 de Junho de 2023, 14:59se,e digo se porqu para já não há nada de concreto,se for para começar um projeto aqui no tugão(que para mim seria uma enorme desilusão) tem que ser um projeto para ganhar no imediato.
o Benfica,sendo o clube que é,nunca se pode associar a um projeto para ganhar umas migalhazinhas e ver o que dá daqui a 3 ou 4 anos.

Sim claro, depois acontece o mesmo que em 2008 onde o Benfica começou a época a pensar em ser convidado para a Vuelta e acabou a extinguir a secção.

Eagle Heart

Citação de: SLUG em 19 de Junho de 2023, 22:16
Citação de: Zulmira Ferreira em 19 de Junho de 2023, 16:39
Citação de: Eagle Heart em 19 de Junho de 2023, 15:14Uma criaçao de uma nova equipa de ciclismo do Benfica seria só para estrada ou tambem seria para BTT e para pista?

Há ciclismo de pista por clubes?
Pista competitivamente e a um nível minimamente profissional, não.

MTB tem várias vertentes que são disputadas por equipas e não por nações.

Agora, voltar ao ciclismo não é para andar a fazer provas de XCO, com todo o respeito que elas merecem... Quanto muito seria um complemento.

Porque não?
É ciclismo na mesma, atrai mais jovens, não há sempre aquela nuvem de suspeiçao que ha sempre no de estrada.
Claro que estrada seria sempre a "modalidade mãe" da secçao, mas tambem se poderia entrar nesta, princpalmente la fora. Penso eu de que.

SLUG

Citação de: Eagle Heart em 20 de Junho de 2023, 17:33
Citação de: SLUG em 19 de Junho de 2023, 22:16
Citação de: Zulmira Ferreira em 19 de Junho de 2023, 16:39
Citação de: Eagle Heart em 19 de Junho de 2023, 15:14Uma criaçao de uma nova equipa de ciclismo do Benfica seria só para estrada ou tambem seria para BTT e para pista?

Há ciclismo de pista por clubes?
Pista competitivamente e a um nível minimamente profissional, não.

MTB tem várias vertentes que são disputadas por equipas e não por nações.

Agora, voltar ao ciclismo não é para andar a fazer provas de XCO, com todo o respeito que elas merecem... Quanto muito seria um complemento.

Porque não?
É ciclismo na mesma, atrai mais jovens, não há sempre aquela nuvem de suspeiçao que ha sempre no de estrada.
Claro que estrada seria sempre a "modalidade mãe" da secçao, mas tambem se poderia entrar nesta, princpalmente la fora. Penso eu de que.
Não há a nuvem de suspeição porque ninguém quer saber. Por acaso no MTB até aconteceram mais barracas com malta de mais alto nível (Toon Aerts) do que na estrada que desde do Dawg só apanham nomes secundários. Já para não falar no único caso sancionado de doping mecânico. 

Comparar ciclismo de estrada com MTB é como comparar Futebol com Futsal. Não significa que não seja duro e espectacular, mas não estamos a falar do mesmo campeonato. 

Bethinho

Citação de: Lebohang Mokoena em 20 de Junho de 2023, 15:18
Citação de: Woodwaid em 19 de Junho de 2023, 09:25Acho que o projecto devia ser criado pela raiz e não pelo fruto, dá sempre asneira.
Deviam criar estrutura de apoio e desenvolvimento próprias, para a prática do ciclismo de forma a gerar e formar ciclistas com detecção e formação de elite.
Após 3 anos, pegar nos frutos formar equipa com 5 trintoes para ensinar a miudagem e uma cabeça de cartaz e ir atrás da licença pro

Completamente irrealista pensar que agora teremos um Almeida a cada 2/3 anos, como se isto fosse Futebol.

Citação de: Bethinho em 19 de Junho de 2023, 14:59se,e digo se porqu para já não há nada de concreto,se for para começar um projeto aqui no tugão(que para mim seria uma enorme desilusão) tem que ser um projeto para ganhar no imediato.
o Benfica,sendo o clube que é,nunca se pode associar a um projeto para ganhar umas migalhazinhas e ver o que dá daqui a 3 ou 4 anos.

Sim claro, depois acontece o mesmo que em 2008 onde o Benfica começou a época a pensar em ser convidado para a Vuelta e acabou a extinguir a secção.

mas isso aconteceu porque andaram a brincar ao ciclismo e não souberam criar um projeto solido e sustentado.
não é para ir imediatamente ao Tour e desafiar o Pogacar,Vingegaard e cª Lda,mas tb para brincar ás corridas aqui no tugão mais vale estarm quietos.

Lebohang Mokoena

Primeiro ano disto, partindo do pressuposto que será 2024, será sempre para queimar dinheiro porque não há ciclistas nacionais nem estrangeiros de jeito a querer assinar por uma equipa recém-fundada, a menos que se coloquem garantias financeiras na mesa que o projeto dura pelo menos duas a três épocas. E aí os adeptos benfiquistas vão ter que se mentalizar que vamos passar um ano a comer pó.

Equipa só ganhará de forma consistente para aí no segundo/terceiro ano.

Nicolae Sena Santos

E por que não criar uma escola de formação em experiência por 5 anos e ver o que se consegue a partir daí ? Não me parece que seja muito caro, a marca Benfica arrastaria sempre patrocinadores e não creio que colocasse em risco os investimentos que estamos a fazer nas modalidades de pavilhão.

Leonzo

#805
Sinceramente pegava na LA, eles não se importariam de ser apenas patrocinadores e nos cederem a licença.
Aliás eles sempre trabalharam assim, ultimamente como têm sido mais um clube de formação é que não....

Eles começam a ter já um leque de ciclistas bem interessantes, se continuarmos a apostar seriamente na formação e nos reforçarmos com meia dúzia de ciclistas experientes, pode ser um projecto bem interessante.

O dono da LA é da margem sul e um fanático pelo ciclismo, certamente ficaria orgulhoso. Desconheço se tem alguma afinidade a algum clube dos grandes.

Juntar mos uma Prozis ou Sonae aos patrocinadores, podemos muito bem ter um orçamento de 1M, 1,5M que para a nossa realidade já era estupendo.

Lebohang Mokoena

Confesso que não percebo este fascínio por uma equipa que ganhou bola nos últimos dois anos e que está cheia de corredores de 20/21/22 anos que sim, são jovens, mas que se fossem alguma coisa de extraordinário não estariam aqui no Tugão mas a correr em equipas de desenvolvimento estrangeiras ou, mínimo dos mínimos, em equipas espanholas.

Quando chegar o final da temporada este "projeto de formação" quanto muito mete um ciclista em Espanha numa CT que é tipo o mínimo dos mínimos que uma equipa portuguesa consegue fazer.

Mas pronto, a malta vê a média de idades e fica logo a pensar que está aqui um viveiro de jovens talentos para dinamitar o Tugão em 5 anos para depois, sem grandes surpresas, quando virem os corredores à entrarem em fugas para disputarem a montanha do GP Douro ou Albimota pedirem a extinção da secção.

Maestro.10

#807
A Jumbo acabou de anunciar que vai deixar de patrocinar a equipa.
Já estou a ver o Roglic e o Vingegaard com as cores do glorioso! :)

Agora fora de brincadeiras, vi comentários de malta a falar em WT. Lamento dizer-vos mas isso é completamente irrealista. Fazendo um paralelismo com o futebol, mais rapidamente sacávamos o Bernardo Silva do que isso viesse a acontecer.

Só para terem noção, os orçamentos do WT são os seguintes:
1) Ineos Grenadiers: Estimated budget of €45 million to €50 million.
2) Soudal-QuickStep: Estimated budget of €30 million to €35 million.
3) Jumbo-Visma: Estimated budget of €20 million to €25 million.
4) UAE Team Emirates: Estimated budget of €18 million to €20 million.
5) Bahrain Victorious: Estimated budget of €15 million to €20 million.
(...)
16) Arkéa-Samsic: Estimated budget of €10 million to €12 million.
17) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux: Estimated budget of €8 million to €10 million.
18) Alpecin-Deceuninck: Estimated budget of €6 million to €8 million.

Para a escala nacional, inicialmente, terá que passar sempre por um investimento para Continental e a pensar a médio/longo prazo no Pro tour.
Ganhar a volta à Portugal regularmente, tentar sacar etapas na volta ao Algarve, fora de portas fazer uns brilharetes em voltas de 1 semana em Espanha. E este já seria um objetivo muito ambicioso para uma equipa com a marca Benfica com o orçamento de 500k.

E já agora, falam de várias equipas nacionais que podíamos aproveitar... Porque não a EFAPEL? Temos lá o José Azevedo que já representou as nossas cores e conhece o ciclismo nacional e internacional como ninguém!

_Huji_Slb

Se é para avançar e para ficar com a vaga disponível, e não se juntar a outra.

Pegar em alguns puto da LA, oliveirense(Na minha opinião e que tem os melhores puto a correr em Portugal) ou de equipas sub-23.

Uma equipa de 10 ciclistas.
 
5 putos
5 líder claros (1 Lider para a Geral, 1 gregário, 1 Sprinter , 1 lançador para o Sprinter e por fim 1 Puncher para ajudar na Montanha e no lançamento do nosso sprinter.


Seria um projeto para ganhar o Tugao Cyclo e restantes provas nacionais e fazer um brilhante no pais vizinho, e provavelmente se sobrar dinheiro fazer aparições em provas de final de época(Apos o Tugao) ou clássicas das taças de frança ou Itália.

Depois de consolidado pode-se pensar num projeto PCT, mas sem dar a paço maior que a perna.   

SLUG

#809
Citação de: Maestro.10 em 21 de Junho de 2023, 19:34A Jumbo acabou de anunciar que vai deixar de patrocinar a equipa.
Já estou a ver o Roglic e o Vingegaard com as cores do glorioso! :)

Agora fora de brincadeiras, vi comentários de malta a falar em WT. Lamento dizer-vos mas isso é completamente irrealista. Fazendo um paralelismo com o futebol, mais rapidamente sacávamos o Bernardo Silva do que isso viesse a acontecer.

Só para terem noção, os orçamentos do WT são os seguintes:
1) Ineos Grenadiers: Estimated budget of €45 million to €50 million.
2) Soudal-QuickStep: Estimated budget of €30 million to €35 million.
3) Jumbo-Visma: Estimated budget of €20 million to €25 million.
4) UAE Team Emirates: Estimated budget of €18 million to €20 million.
5) Bahrain Victorious: Estimated budget of €15 million to €20 million.
(...)
16) Arkéa-Samsic: Estimated budget of €10 million to €12 million.
17) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux: Estimated budget of €8 million to €10 million.
18) Alpecin-Deceuninck: Estimated budget of €6 million to €8 million.

Para a escala nacional, inicialmente, terá que passar sempre por um investimento para Continental e a pensar a médio/longo prazo no Pro tour.
Ganhar a volta à Portugal regularmente, tentar sacar etapas na volta ao Algarve, fora de portas fazer uns brilharetes em voltas de 1 semana em Espanha. E este já seria um objetivo muito ambicioso para uma equipa com a marca Benfica com o orçamento de 500k.

E já agora, falam de várias equipas nacionais que podíamos aproveitar... Porque não a EFAPEL? Temos lá o José Azevedo que já representou as nossas cores e conhece o ciclismo nacional e internacional como ninguém!
A culpa não é tua, é do site que menciona esses valores (ProCyclingUK), mas esses orçamentos nem estão bem, tirando o da Skyneos e porventura o da Soudal. A Jumbo deve estar confortavelmente acima dos 30M, a UAE idem. A AG2R em 2021 era já quase 24M (source) e hoje é um bocado mais. A Groupama também está bem acima dos 12 a 14M mencionados e a Intermarché é o dobro do mencionado, tal como a Alpecin.

Ou seja, isto ainda reforça mais o ponto que o WT seria um investimento caríssimo. Basicamente a "barreira de entrada" no WT está nos 15M para quem quiser chegar lá vindo "do zero" e com ciclos mais longos de promoção/despromoção, a concorrência de equipas PCT que gasta mais do que várias equipas WT (Israel, TotalEnergies e Lotto) e o facto do recrutamento ser particularmente complicado, nem essa pequena fortuna era garantia de lá entrar a curto-médio prazo. Fazer um "takeover" podia ser ainda mais caro, ou seja, e apenas como exemplo, substituir um main sponsor que se vai retirar (como é o caso da Jumbo) é a forma mais "fácil" mas é  ainda mais caro.

Porque não a Efapel? Primeiro porque é altamente provável que o que aconteceu à W52 lhes possa acontecer também. Primeiro ainda está a Glassdrive, mas há mais que potencial para acontecer o mesmo. O Ace conhece tão bem o ciclismo internacional que como DS tem sido sempre a descer: RadioShack, Katusha, Delko e agora Efapel. De 19 a 23 passou do WT para andar a comer na boca de forma feia no CycloTugão... Depois, é alguém que ainda intensifica mais a primeira questão que mencionei como "bom defensor" old school da omertà em relação a questões farmacêuticas. Por fim, isso seria fazer o que o LOL fez com o Tavira em que teve os casos de doping enquanto levou na boca de quem ainda se bombava mais, uma receita para o desastre.