Bento (Ath. Paranaense) - Globo Esporte

johncleese

Não é só melhor que o grego. É MUITO melhor

novais

Citação de: Savicevic em 22 de Junho de 2023, 14:44
Citação de: novais em 22 de Junho de 2023, 14:32
Citação de: Savicevic em 22 de Junho de 2023, 14:19
Citação de: novais em 22 de Junho de 2023, 14:07
Citação de: Savicevic em 22 de Junho de 2023, 13:59
Citação de: novais em 22 de Junho de 2023, 13:55
Citação de: Savicevic em 22 de Junho de 2023, 11:33
Citação de: L1968 em 22 de Junho de 2023, 10:41Alguém consegue descrever este Guarda redes, qualidades e defeitos.

Já o escrevi anteriormente, mas volto a repetir.

Contexto: GR que joga numa equipa muito má colectivamente e já é assim desde os tempos do Scolari. Isto faz com que seja difícil avaliar as potencialidades do Bento na saída curta, uma vez que é um GR com muito poucos estímulos nesse parâmetro do jogo. Pedem-lhe pra bater na frente e ele bate. No pontapé longo tem um alcance quase tipo Ederson (esta época até já fez uma assistência) mas pode melhorar um pouco a precisão - uma vez mais, aqui os posicionamentos da equipa na saída longa não ajudam.

Aqui o vídeo da assistência para se perceber a patada que ele tem:

https://twitter.com/TNTSportsBR/status/1656456363298664448?s=20

À parte disso, que é o meu principal receio nesta potencial contratação (isto é, que ele não desenvolva esta competência com os pés, a qual claramente não trabalha), é um GR que oferece garantias nos aspectos em que o Vlachodimos não é competente.

Desde logo, nos posicionamentos. Disseram aí que era um GR "balizeiro" e isso não podia ser mais errado. Os posicionamentos do Bento são posicionamentos de GR de equipa grande. Se há coisa que ele não é é ser "balizeiro". E isto é verdade tanto para o posicionamento entre os postes como para o posicionamento quando a equipa está alta.

Para exemplificar:

https://twitter.com/sportv/status/1652477926850564101?s=20

Numa bola descoberta e defesa subida, o posicionamento inicial dele é praticamente na linha da área, preparado para tirar a profundidade. Quando percebe que a bola não entra profunda, recua e não se mete na baliza, fica na linha da pequena área. Logo que percebe que o avançado recebe mal, avança rápido para a mancha.

Este lance (que é exemplificativo, mas que quem o observa consegue facilmente padronizar) define genericamente o Bento como GR que tem posicionamentos adequados a uma equipa que jogue alta no campo, que tem boa leitura das jogadas, sabe interpretar quando deve sair ou ficar, não usa o recuo para a linha de golo como válvula de escape e que tem velocidade e agilidade entre os postes também. Ou seja, para concluir, no controlo da profundidade é um GR muito melhor do que temos e seria uma evolução imediata e de caras.

O outro aspecto (além do jogo de pés, que é um pouco uma incógnita) em que considero que ele pode melhorar, apesar de ser superior ao Vlachodimos, é na abnegação com que sai da baliza nos cruzamentos. Por vezes é "too much". Ele sabe sair, é corajoso, domina a área, define bem quando socar ou agarrar, mas por vezes peca por exagero nessas abordagens. Ou seja, lances em que se calhar nem era necessário sair e ele vai na mesma, corre riscos desnecessários e por vezes falha. Isto tanto pode ser um defeito dele como um sinal de que não confia na defesa e prefere ser ele a tentar limpar do que esperar. É um aspecto a rever, mas que considero que é passível de ser resolvido. E reforço que é bastante superior ao grego aqui.

Outra coisa que me parece importante é a "aura" que ele transmite e que o Vlachodimos não tem. O Bento é um GR tranquilo, seguro, confiável. Passa confiança, manda no seu espaço.

Por fim, tem o extra de ser bom a defender penaldos.

Do que vi dele, e com as reservas quanto ao jogo de pés que eu acho que, com os estímulos certos, ele poderá desenvolver, estamos a contratar um GR melhor que o Vlachodimos e que, acredito, saindo do contexto colectivo e de treino em que está actualmente e integrado num clube como o Benfica, pode atingir um nível muito alto.

Permite me este parênteses. Pelo vídeo que tu apresentas no controlo da profundidade, talvez não tenha sido o melhor exemplo. A mim parece me claro que naquele lance, a bola tem de ser cortada pelo GR na entrada da área. Eu não conheço o jogador, e espero que tenhas razão relativamente a esse ponto. Mas de facto este exemplo não é o ideal.

Se ele adoptasse o posicionamento que sugeres não haveria ninguém na baliza e em vez do passe podia sair remate.

O posicionamento dele no lance é o correcto, até porque tem o colega que também pode acompanhar o adversário.

A cruz verde é o local onde a bola é recebida pelo avançado. Não me expliquei corretamente. O posicionamento inicial é correcto. O que parece incorrecto é a decisão de recuar...

Pensava que isso era o posicionamento sugerido.

Mas então ainda concordo menos. A bola vem alta, fica curta e nunca entra no raio de acção dele. É que isto não é ver onde está e onde é que a bola cai, é preciso ver a trajectória da bola e se havia condições para a antecipação. A bola esteve sempre mais próxima do avançado do que do GR. Nunca na vida chegava lá. Para mim este lance é todo ele muito bem decidido pelo GR.

Mesmo na imagem que apresento, a bola ja se encontrava em trajetoria aérea, o que lhe permitiria uma leitura do local aproximado onde a bola iria cair. O passe não me pareceu nada tenso. Quando a bola sai o Bento esta mais proximo do local onde a bola cai. Do meu ponto de vista havia condições para uma antecipação.
Dito isto, é apenas um lance... vale o que vale.
Como referi não conheço o jogador. Certamente ja viste varios jogos dele, e espero mesmo que tenhas razão e que seja um upgrade ao grego.

Pá, vamos ter de concordar em discordar. Não concordo minimamente com essa leitura do lance, acho que tomou todas as decisões correctas e que se pediam naquela situação.

Tenho aqui um vídeo das acções dele no jogo de ontem onde tem duas saídas a controlar a profundidade muito boas, mas não consigo meter aqui.

Exato :)
O que importa é que se realmente vier, seja uma mais valia em relação ao Ody. Porque o grego neste momento é "curtinho" para o que se pede no Benfica

Ghost.Of.Red

Citação de: johncleese em 22 de Junho de 2023, 14:50Não é só melhor que o grego. É MUITO melhor

Com os pés e nas saídas pelo ar, deixa muito a desejar para ser o #1 do Benfica que se quer Europeu.

gringo da montanha

Citação de: johncleese em 22 de Junho de 2023, 14:50Não é só melhor que o grego. É MUITO melhor
Deixa-me adivinhar, faz-te lembrar o Preud'homme!!!! :estrelas:

EAGLEBOY

Citação de: CreedBratton em 22 de Junho de 2023, 14:40
Citação de: EAGLEBOY em 22 de Junho de 2023, 14:16Pelo jogo de ontem deu para ver que a defesa deles é uma valente merda.

Será que não dá para colocar o Veríssimo ou o Victor no negócio?

Resolviam-se 2 problema num só negócio.

Veríssimo ou Victor=(6M) + 2M + 20% do passe
Eu entendo e até concordo com a lógica de deixar % no clube vendedor em casos de jogadores com mercado e que estejamos a lutar com clubes fortes pela contratação. Agora, nestes casos, onde o jogador "facilmente" será nosso, não ia por aí.
A parte dos 20% parece ser uma exigência deles.

Eu preferia Veríssimo ou Victor + 4M

johncleese

Citação de: gringo da montanha em 22 de Junho de 2023, 15:07

Faz-me lembrar quando tínhamos um Guarda Redes que soubesse fazer o básico

fdpdc666

Citação de: gringo da montanha em 22 de Junho de 2023, 15:07

Nem é bom pensar o que seria termos um plantel como o que vamos tendo nos dias que correm e com um Michel entre os postes!
Nessa altura era ele lá atrás e o JVP lá na frente. Pouco mais havia infelizmente...

PATRÃO

Não dá para meter o Victor Roque no pack? Kkkkkk...se sair o Gonçalo claro.

É um avançado que alem do instinto goleador e todas as outras qualidades, possui algo que o Roger gosta muito num avançado que é a dinamica constante, pressão alta e contribui defensivamente para a equipa.

Nationalteam

Citação de: PATRÃO em 22 de Junho de 2023, 15:40Não dá para meter o Victor Roque no pack? Kkkkkk...se sair o Gonçalo claro.

É um avançado que alem do instinto goleador e todas as outras qualidades, possui algo que o Roger gosta muito num avançado que é a dinamica constante, pressão alta e contribui defensivamente para a equipa.
Ainda não está certo no Barca ?

PATRÃO

Citação de: Nationalteam em 22 de Junho de 2023, 15:53
Citação de: PATRÃO em 22 de Junho de 2023, 15:40Não dá para meter o Victor Roque no pack? Kkkkkk...se sair o Gonçalo claro.

Fala se de uma proposta de 45 milhões mas ainda nao está confirmado.

GoloDeLetra

Ainda vamos ter muitas saudades do Odysseas Vlachodimos.

infeh

Citação de: EAGLEBOY em 22 de Junho de 2023, 15:07
Citação de: CreedBratton em 22 de Junho de 2023, 14:40
Citação de: EAGLEBOY em 22 de Junho de 2023, 14:16Pelo jogo de ontem deu para ver que a defesa deles é uma valente merda.

Será que não dá para colocar o Veríssimo ou o Victor no negócio?

Resolviam-se 2 problema num só negócio.

Veríssimo ou Victor=(6M) + 2M + 20% do passe
Eu entendo e até concordo com a lógica de deixar % no clube vendedor em casos de jogadores com mercado e que estejamos a lutar com clubes fortes pela contratação. Agora, nestes casos, onde o jogador "facilmente" será nosso, não ia por aí.
A parte dos 20% parece ser uma exigência deles.

Eu preferia Veríssimo ou Lucas + 4M
Boa estratégia. Damos metade do Lucas Veríssimo. Levam o Lucas ou o Veríssimo e ainda ficamos com outra metade para negociar no Brasil 😄

Nationalteam

Citação de: PATRÃO em 22 de Junho de 2023, 15:56
Citação de: Nationalteam em 22 de Junho de 2023, 15:53

Fala se de uma proposta de 45 milhões mas ainda nao está confirmado.
Seria um Pack de 55M€ ou mais

VelhaGuarda

Citação de: GoloDeLetra em 22 de Junho de 2023, 15:59Ainda vamos ter muitas saudades do Odysseas Vlachodimos.

Em principio não se vai embora, precisamos dois GR, há muitos jogos a realizar numa época.

Savicevic

Citação de: GoloDeLetra em 22 de Junho de 2023, 15:59Ainda vamos ter muitas saudades do Odysseas Vlachodimos.

E do Vieira e do Rui Vitória