Tiago Gouveia

Avançado, 23 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2022, 2023-), 31 jogos (886 minutos), 5 golos
Em 2024/2025: 3 jogos (115 minutos), 1 golo

Equipa B: 4 épocas, 48 jogos, 12 golos

EAGLEBOY

Na parte ofensiva oferece tudo aquilo que o Roger quer para um lateral.

Jogador de linha, forte no cruzamento e no 1vs1.

Na parte defensiva acredito que teria muitas dificuldades tanto a nível de posicionamento como a defender 1vs1.

Contudo os nossos melhores laterais nos últimos anos eram extremos, incluindo o Bah...

DeSousa

Citação de: The_Riggs em 24 de Junho de 2023, 11:56
Citação de: DeSousa em 24 de Junho de 2023, 11:32
Citação de: The_Riggs em 24 de Junho de 2023, 11:05Não vai ficar no plantel. Se se confirmar os jogadores que se fala, não tem qualidade para fazer parte deste grupo.

Quanto às conversas de lateral faz me lembrar o cervi. Acham que descobrem a pólvora só porque querem muito que um jogador seja o que achavam que era e não é.
Bah era extremo, Nelson Semedo, Coentrão. Só dos nossos melhores laterais dos últimos anos.

3 exceções.

Agora diz quantos não resultaram.

Tiago Gouveia não é jogador para ser lateral. Só mais uma tentativa desesperada de fazerem como fizeram ao Diogo Gonçalves porque não conseguem assimilar que nem todos os jogadores que saem da formação tem qualidade para ir jogar no City ou Bayern.

Tiago Santos que o Benfica quer/queria fez toda a formação como atacante.
Gouveia tem caraterísticas físicas e técnicas favoráveis para jogar a lateral, a extremo dificilmente terá futuro no Benfica, acho que valia a pena tentar.

Se não quiserem tentar, é emprestar onde se possa valorizar.

The_Riggs

Citação de: DeSousa em 24 de Junho de 2023, 12:23
Citação de: The_Riggs em 24 de Junho de 2023, 11:05Não vai ficar no plantel. Se se confirmar os jogadores que se fala, não tem qualidade para fazer parte deste grupo.

Quanto às conversas de lateral faz me lembrar o cervi. Acham que descobrem a pólvora só porque querem muito que um jogador seja o que achavam que era e não é.
Bah era extremo, Nelson Semedo, Coentrão. Só dos nossos melhores laterais dos últimos anos.

3 exceções.

Tiago Gouveia não é jogador para ser lateral. Só mais uma tentativa desesperada de fazerem como fizeram ao Diogo Gonçalves porque não conseguem assimilar que nem todos os jogadores que saem da formação tem qualidade para ir jogar no City ou Bayern.

Gouveia tem caraterísticas físicas e técnicas favoráveis para jogar a lateral, a extremo dificilmente terá futuro no Benfica, acho que valia a pena tentar.

essa história de na formação jogadores passarem de pontas de lança para centrais existe em todo o lado, nem sequer é raro. Já estamos a falar de coisas diferentes de futebol sénior ao mais alto nível.

O Tiago Gouveia tem potencial para ser um jogador do Benfica, de plantel, até ficar muitos anos, ser um jogador estilo Silvestre Varela no Porto, mas no plantel do próximo ano, se se confirmar os jogadores que se fala e não houver saídas, simplesmente não tem lugar, era irresponsável tê-lo um ano parado.

Para defesa direito o Benfica precisa de um jogador que dê garantias para a posição, porque se viu que a lesão do Bah comprometeu e muito objetivos da época que acabou.

Kampz

O Tiago é um jogador raçudo na disputa de bola mas tem uma tendência para marcar com os olhos a defender.

Mesmo os poucos minutos que fez nos A, cheio de vontade, falhava no acompanhamento do lateral adversário.

Tinha que mudar muito a sua postura e qualidade defensiva para ser lateral...

Mais facilmente o via ser segundo avançado ao estilo do Guedes.

Android1974

O pessoal não gosta de adaptações, mas trata-se sequer de uma adaptação? A verdade é que, no Benfica do Schmidt, quem tem comportamentos ofensivos de extremo, no sentido de ir à linha e cruzar, por exemplo, são os laterais. Ou seja, na maior parte do tempo os movimentos que fazia no Estoril são de lateral aqui.

Claro que depois precisam também de algumas valências defensivas, que muitos não têm ou não conseguem desenvolver (mas que também lhes farão falta a jogar na pressão alta como interiores).

Coloca-se o problema inverso com a adaptação eventual do J.Victor a lateral-direito. Terá velocidade e comportamentos defensivos para tal, mas a questão é se tem os ofensivos, sem os quais é praticamente inútil.

Mas não se preocupem, que nisto de adaptações o Schmidt parece bem conservador. Ou melhor, prefere fazê-las ao contrário (Aursnes de médio-centro para interior).

Tellmo

Nuno Santos, Maxi Pereira, Acuna, Marcelo, Danilo, Alaba, etc etc etc

Não se percebe como é que ainda existe esse pensamento retrógrada com as adaptações a laterais.

Existem jogadores que precisam de espaços para utilizarem todas as suas capacidades e não é mentira alguma que é a lateral onde esses espaços existem em maior quantidade. Um extremo que jogue a vir de trás irá sempre melhorar o seu jogo ofensivo e é capaz de se tornar um belo defesa se aprender a defender como um defesa.

O Tiago tem todas as características para ser um lateral com as características do Semedo.
Deviam realmente pensar sobre o assunto, é win win para toda gente se correr bem.

Tiago_I_

Para mim é alternativa ao David Neres e fica garantidamente no plantel!

Android1974

Citação de: Tiago_I_ em 25 de Junho de 2023, 11:39Para mim é alternativa ao David Neres e fica garantidamente no plantel!
Ao Neres que nem ele próprio era titular claro na cabeça do Schmidt, e isto antes do Di María chegar? Está bem...

Tiago_I_

Citação de: Android1974 em 25 de Junho de 2023, 21:25
Citação de: Tiago_I_ em 25 de Junho de 2023, 11:39Para mim é alternativa ao David Neres e fica garantidamente no plantel!
Ao Neres que nem ele próprio era titular claro na cabeça do Schmidt, e isto antes do Di María chegar? Está bem...

Não sei qual a ideia do Roger mas para mim:

Neres e Tiago Gouveia na direita.

Di Maria e Schjelderup na esquerda.

Rafa, João Mário e Guedes no meio.

Isto no papel porque estes 7 mais o Aursnes podem fazer qualquer das 3 posições (tirando o miúdo que me parece que joga preferencialmente na esquerda).

Kurt Cobain 10

Se não sair ninguém,vai ser impossível se manter no plantel .

É pena porque é miúdo com a cabeça no lugar , tem talento e benfiquista.

Tiago1982

Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Junho de 2023, 11:43Se não sair ninguém,vai ser impossível se manter no plantel .

Pois exactamente... mantendo-se Aursnes, João Mário, Rafa, Neres, Guedes, Scheldrup e ainda chegando Di Maria, vai ser complicado.

Eventualmente disputará o lugar no plantel com o Scheldrup... mas temo que qualquer um dos dois tenha pouca utilização, claro está, a manterem-se todos os outros no plantel.

Kurt Cobain 10

Citação de: Tiago1982 em 26 de Junho de 2023, 11:52
Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Junho de 2023, 11:43Se não sair ninguém,vai ser impossível se manter no plantel .

Pois exactamente... mantendo-se Aursnes, João Mário, Rafa, Neres, Guedes, Scheldrup e ainda chegando Di Maria, vai ser complicado.

Eventualmente disputará o lugar no plantel com o Scheldrup... mas temo que qualquer um dos dois tenha pouca utilização, claro está, a manterem-se todos os outros no plantel.

gosto do Tiago, mas o Andreas é um prodígio e que custou 14 M . Tem de ficar.

Android1974

Citação de: Tiago_I_ em 26 de Junho de 2023, 11:38

Isto no papel porque estes 7 mais o Aursnes podem fazer qualquer das 3 posições (tirando o miúdo que me parece que joga preferencialmente na esquerda).
O mais óbvio neste sistema, por causa dos movimentos para dentro e remates com pé trocado, seria Di María na direita e T.Gouveia na esquerda também.

J.Mário não começou um jogo sequer a segundo-avançado esta época, parece-me invenção tua. Guedes também o vejo preferencialmente na esquerda, onde jogou mais vezes e melhor. Neres é que jogou muito e bem a segundo-avançado e é ótima concorrência para o Rafa, se este se mantiver.

Tiago_I_

Citação de: Android1974 em 26 de Junho de 2023, 13:19
Citação de: Tiago_I_ em 26 de Junho de 2023, 11:38

O mais óbvio neste sistema, por causa dos movimentos para dentro e remates com pé trocado, seria Di María na direita e T.Gouveia na esquerda também.

J.Mário não começou um jogo sequer a segundo-avançado esta época, parece-me invenção tua. Guedes também o vejo preferencialmente na esquerda, onde jogou mais vezes e melhor. Neres é que jogou muito e bem a segundo-avançado e é ótima concorrência para o Rafa, se este se mantiver.

Foda-se santa paciência... mas qual invenção minha?

Eu não estou a falar da posição que jogaram... estou a falar da posição dos jogadores na teoria.. trata-se apenas de uma esboço não estou a falar da posição que vão jogar.

Neres e Gouveia à partida jogam mais na direita tal como Rafa, Guedes e Schjelderup preferencialmente na esquerda. João Mário e Aursnes no meio apesar de com Roger terem jogado mais como interiores.

A minha observação inicial foi somente de que o Tiago Gouveia cabe no plantel como alternativa ao Neres.

Pela qualidade Neres, Rafa e Di Maria podem perfeitamente entrar os 3 no onze... Agora na prática não vejo o Roger abdicar de João Mário e Aursnes... há Guedes quando recuperar... e espero que Gouveia e Schjelderup façam parte do plantel porque qualidade nunca é demais!

Red skin

Citação de: DeSousa em 24 de Junho de 2023, 12:23

3 exceções.

Porquê?

Acho que tem qualidades mais que suficientes para ser extremo no Benfica! É preciso evoluir em alguns aspetos, mas nada de dramático.