Revisão Estatutos

Jeremy

E outra coisa se calhar sem estes números de votos absurdo, o Vieira nao tinha « ganho » a última vez...

Glori88

Citação de: Mannschaft em 14 de Julho de 2023, 19:09
Citação de: cajoyzen6 em 14 de Julho de 2023, 19:03Em relação aos sócios efetivos ou correspondentes, seguindo percebi, quem mora a mais de 50km já pode ser sócio efetivo, se pagar obviamente o mesmo valor do sócio efetivo

Ou entendi mal?
Já era assim.

Inicialmente tinha o estatuto de sócio correspondente. 3 ou 4 anos depois, decidi proactivamente alterar o meu estatuto para sócio efectivo, pagando mais, mesmo continuando elegível para ser sócio correspondente.

correto. efetivo era uma escolha. correspondente tinhas mesmo de ter morada (ou dar morada, pelo menos) a mais de 50km.

o sócio correspondente não podia ter 50 votos (o que foi alterado, aparentemente) e não podia ser membro de alguns orgãos sociais (mantém-se).

Glori88

Citação de: Jeremy em 14 de Julho de 2023, 19:20
Citação de: Rei em 14 de Julho de 2023, 18:48
Citação de: Jeremy em 14 de Julho de 2023, 18:38Para mim tinha que ser 1 voto que sejas socio com 1 ano ou 60...

Essa tá boa. Então um lagarto qualquer fazia-se sócio do Benfica para votar nas eleições daqui a 2 ou 3 anos e tinha os mesmos votos que eu que sou sócio e pago quotas desde os meus 18 e nunca falhei uma. Piada de mau gosto.
e isso faz de ti mais benfiquista que pessoas que sao socios ha menos tempo? Muitos ate sao adeptos do Benfica e fazem-se socios muito mais tarde por razao económicas, viver fora de Portugal... e nao é por isso que o teu voto tem que ter « mais poder ». Ate podía estar de acordo que socios podiam ganhar 1 voto mais todos os 10 años.
Um adepto do Benfica com 50 anos de socio tinha 5 votos.
Socios com 50 votos, isto tem que acabar.

concordo que tenham de acabar os 50 votos. e contra mim falo.

Não concordo que seja 1 sócio 1 voto. Não te torna mais ou menos Benfiquista mas o associativismo e a contribuição tem de ser recompensada.

O modelo ideial seria algo do estilo 1 votos por 5 anos de sócio até ao máximo de 5. Não deverias poder votar na primeira eleição em que fosses sócio para evitar alguma situações menos claras.

Rei

Citação de: Jeremy em 14 de Julho de 2023, 18:38Para mim tinha que ser 1 voto que sejas socio com 1 ano ou 60...

Essa tá boa. Então um lagarto qualquer fazia-se sócio do Benfica para votar nas eleições daqui a 2 ou 3 anos e tinha os mesmos votos que eu que sou sócio e pago quotas desde os meus 18 e nunca falhei uma. Piada de mau gosto.
e isso faz de ti mais benfiquista que pessoas que sao socios ha menos tempo? Muitos ate sao adeptos do Benfica e fazem-se socios muito mais tarde por razao económicas, viver fora de Portugal... e nao é por isso que o teu voto tem que ter « mais poder ». Ate podía estar de acordo que socios podiam ganhar 1 voto mais todos os 10 años.

Não foi isso que disseste inicialmente. Disseste que todos deviam ter o mesmo número de votos.

Red2802

A figura de sócio correspondente é um disparate nos dias de hoje.

Fazia sentido há décadas, onde o contacto com o clube era difícil à distância, a não ser por "correspondência".

Com a existência do site, das apps, do Benfica Play, do YouTube, etc, isto não passa de um disparate.

Sócios com menores direitos só porque residem mais longe do Estádio da Luz, muitos deles muito mais informados e participativos na actividade do clube.

Exigir a um sócio que mora longe de Lisboa que pague tanto de quota associativa sem que possa usufruir dos espectáculos com a mesma frequência é altamente discriminatório.

Ninguém contabiliza os custos que estes sócios têm para se deslocarem a Lisboa, ao futebol, às modalidades ou mesmo às Assembleias Gerais.

Aliás, sobre as AG nem uma palavra sobre a necessidade de se realizarem em dias anteriores ou coincidentes com fins-de semana ou feriados. É um escândalo que se continuem a convocar AG para quintas-feiras à noite. O SLB não é um grupo associativo de paróquia onde se reúnem sempre os mesmos à hora do costume.

E depois cortam-lhe nos direitos, porquê? Porque são uns preguiçosos que tratam da alteração dos estatutos. Além de demorarem um ano e meio a mais do que o previsto, limitaram-se a fazer alterações de natureza política, com impacto na opinião pública.

Limitação de mandatos, remuneração dos órgãos sociais, por aí...

Exigia-se mais, mais preocupação com os sócios.

paulomaia1972

Citação de: Rei em 14 de Julho de 2023, 19:31

Não foi isso que disseste inicialmente. Disseste que todos deviam ter o mesmo número de votos.

Por princípio seria o ideal, não podendo ser divisão entre 1 a 3 votos, seria razoável.

Guardião Encarnado

Vamos ver se esta tentativa de show off do Jaimão não lhe rebenta nas ventas.

Olos

Jeremy

Citação de: Rei em 14 de Julho de 2023, 19:31

claro para mim temos que ter o mesmo numero de votos. Nao sou mais benfiquista que novos socios.
Agora aceitaria se os socios mais antiguos tinham 1 Voto mais todos os 10 anos

Surfada

Então aumentem para 5anos.
O facto de ser sócio há mais tempo pode estar simplesmente associado a uma idade mais avançada ou a possibilidade de alcançar a independência financeira mais cedo.
Estes dois factores não fazem ninguém mais Benfiquista, nem deviam dar direito a um maior número de votos.

Seven Red

Citação de: Red2802 em 14 de Julho de 2023, 19:36A figura de sócio correspondente é um disparate nos dias de hoje.

Fazia sentido há décadas, onde o contacto com o clube era difícil à distância, a não ser por "correspondência".

Com a existência do site, das apps, do Benfica Play, do YouTube, etc, isto não passa de um disparate.

Sócios com menores direitos só porque residem mais longe do Estádio da Luz, muitos deles muito mais informados e participativos na actividade do clube.

Exigir a um sócio que mora longe de Lisboa que pague tanto de quota associativa sem que possa usufruir dos espectáculos com a mesma frequência é altamente discriminatório.

Ninguém contabiliza os custos que estes sócios têm para se deslocarem a Lisboa, ao futebol, às modalidades ou mesmo às Assembleias Gerais.

Aliás, sobre as AG nem uma palavra sobre a necessidade de se realizarem em dias anteriores ou coincidentes com fins-de semana ou feriados. É um escândalo que se continuem a convocar AG para quintas-feiras à noite. O SLB não é um grupo associativo de paróquia onde se reúnem sempre os mesmos à hora do costume.

E depois cortam-lhe nos direitos, porquê? Porque são uns preguiçosos que tratam da alteração dos estatutos. Além de demorarem um ano e meio a mais do que o previsto, limitaram-se a fazer alterações de natureza política, com impacto na opinião pública.

Quanto aos sócios correspondentes,  estás bastante mal informado. Ninguém é obrigado a ser sócio correspondente, é apenas oferecido a quem mora longe a possibilidade de pagar menos e ficar também com menos direitos. Mas qualquer pessoa, more onde morar, pode ser sócio "normal", basta querer. Tem é que pagar as quotas normais.

Benficaenadamais

Lendo por aí nas caixas de comentários fiquei com a ideia de que a medida de limitação de estatutos parece ser a mais criticada pelos benfiquistas. O que é pena. Para mim era a alteração mais importante.

Red2802

Citação de: Seven Red em 14 de Julho de 2023, 20:05
Citação de: Red2802 em 14 de Julho de 2023, 19:36A figura de sócio correspondente é um disparate nos dias de hoje.

Quanto aos sócios correspondentes,  estás bastante mal informado. Ninguém é obrigado a ser sócio correspondente, é apenas oferecido a quem mora longe a possibilidade de pagar menos e ficar também com menos direitos. Mas qualquer pessoa, more onde morar, pode ser sócio "normal", basta querer. Tem é que pagar as quotas normais.

Mal informado?! Está certo.

Um sócio correspondente tem um desconto de 40€ ano em relação a um sócio efectivo.

Basta ser do norte e numa única ida ao estádio da luz gasta muito mais do que isso e ainda perde direitos, principalmente no acesso aos órgãos sociais.

É um disparate pegado e quem está mal informado és tu.

Os sócios que moram longe deveriam continuar a ter um desconto na quota e ter o mesmo direito que os outros.

Podem ser efectivos? Claro que sim. Eu moro no norte e sou efectivo. Mas só o sou porque quero ter plenitude de direitos e não porque tenha algum benefício com isso.

Uma coisa é igualdade, outra é equidade. E a igualdade nem sempre é aplicável. Aliás, o número de votos em função do tempo de filiação é a prova disso.

Kurt Cobain 10

Francisco Benitez
@F_Benitez
A proposta de revisão estatutária hoje disponibilizada aos Benfiquistas está, em alguns pontos, bastante distante do que seria DESEJÁVEL.
O Servir o Benfica, COM A COLABORAÇÃO DE todos os Benfiquistas que se quiserem juntar, irá apresentar as suas propostas DE MELHORIAS em breve.

https://twitter.com/F_Benitez/status/1679930291769466880

Se alguém tiver alguma proposta para apresentar ...mande DM ao FB.

Maldini

Quero ver se tenho tempo para ler, mas para os primeiros tópicos não prevejo grande espingarda...

Todos os atletas sócios! Pagam quotas?

Sócios com diferentes números de votos ...!!!