Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

Innuendo

Citação de: Innuendo em 30 de Agosto de 2023, 09:53
Citação de: Il trattore em 30 de Agosto de 2023, 09:44O ano passado como estava com o rabo a tremer assim que ficamos sem centrais nos dias seguintes apareceu logo um, este ano com o título e uma supertaça na bucho estando elevado a Deus pela carneirada e com crédito para mais 20 anos no poleiro vai ser esta sabotagem de plantel.

Uma avaliação muito fria da época passada é que aproveitou ao máximo o efeito Enzo, onde a equipa era avassaladora, e colheu os rendimentos disso. Após a saída do Enzo começou a trajetória descendente, mas felizmente a vantagem meritóriamente conseguida chegou ( se houvessem mais 2 ou 3 jornadas, não sei).

O momento chave para segurar a vantagem foi a entrada de João Neves, que me pareceu mais uma jogada a JJ (quando as coisas não estavam bem e lançou Ivan cavaleiro) para calar a contestação. Felizmente, o menino foi fantástico e segurou aquele frágil meio campo onde supostamente chiquidane estava a fazer esquecer Enzo.

Isso, associado às substituições estranhas, á ausência de plano alternativo de jogo quando o plano inicial não funcionava,á fraca rotação do plantel, as decisões no mínimo contestaveis de, por exemplo, dar férias nas paragens das seleções (corriam sempre maravilhosamente essas pausas) lançou algumas dúvidas, pelo menos a mim, sobre a real capacidade do treinador. Ter fetiches da sempre mau resultado.

Posto isto, espero que o treinador me cale. Sinceramente. Mas ou as coisas mudam ou esta época não vai ser muito feliz.
Citação de: andymc em 30 de Agosto de 2023, 09:50
Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:22
Citação de: andymc em 30 de Agosto de 2023, 09:09Fechar o plantel com médios e centrais adaptados a laterais, é de loucos.

Isto não se vê ao mais alto nível, e num ano que é obrigatório ser campeão.

E a situação do Ristic deveria ser esclarecida. Não é normal ir para o banco, jogando um adaptado naquela posição. 
Isso não se vê ao mais alto nível?

O City tem 3 laterais no plantel, e dois deles pouco jogam (Rico Lewis e Sérgio Gomez). Sabes porquê? O treinador prefere jogar com centrais adaptados naquela posição.

E aqui terás muito provavelmente três, pois o treinador prefere como alternativa o Aursnes. Preferiu o ano passado quando tinhas o Gilberto. Prefere este ano quando tens o Ristic.

Mas bastaram 2 jogos para perceber que o Fred não é opção para ali.

Este ano, e pelo perfil dos laterais, RS entendeu que quer dar verticalidade ao nosso jogo nas laterais, portanto é incompreensível que aposte em adaptações naqueles lugares, e que essas não tenham nada a ver com o que foi planeado.

O que eu acho mais criticável é a pré temporada não ter servido para consolidar uma ideia de jogo e para constatar lacunas no plantel.

Com o carro em andamento andamos com estas adaptações do pincel.

E aqui está a compactuação da estrutura.

pevmac

Citação de: J_PN em 30 de Agosto de 2023, 09:55Afinal, o grande plantel, o dream team está cheio de lacunas.

Epá, não estava nada à espera.

Nesse aspeto, e até ver, os lagartos fizeram contratações cirúrgicas, colmatando lacunas com jogadores de aparente qualidade. Só o tempo o dirá, mas investiram (graças a muitos perdões...), e ao que parece...bem.

Até os gunas do norte estão a conseguir equilibrar o plantel...

E nós, onde todos já referiam haver um "dream team" (eu nunca embarquei nessas lérias...), parece que caminhamos para um estado depressivo.

Sei que não interessa ser campeão do mercado de transferências, mas...

Uma palavra para a trupe de fontanários e restante ralé dos media...que vão tds p o crlh! Sabem tanto como eu de lagares de azeite! Aproveitadores de mrd!

Vulcan

Citação de: Shoky em 30 de Agosto de 2023, 09:45Vamos vieirar o final de mercado?
Temos 1 lateral em condições de representar o Benfica. 1 em 4.

Jurasek parece um tronco autêntico. Terá de evoluir muito para ter condições mínimas.
Ristic não conta para o treinador, estar ali ele ou um folhado de carne é igual.
João Victor. :rir:

Vamos andar a época inteira com o Aursnes desperdiçado nas duas laterais? Absurdo, indigno e péssimo planeamento desportivo. Ambição onde anda?

Acho que depois do que viram em Vila do Conde pensaram que o mercado, as contratações, os planteis, é tudo uma farsa. Não vale de nada ter uma boa ou uma super equipa. Não há nada que se possa fazer contra episódios como o rio ave - porto

Shoky

Citação de: Vulcan em 30 de Agosto de 2023, 10:03
Citação de: Shoky em 30 de Agosto de 2023, 09:45Vamos vieirar o final de mercado?

Jurasek parece um tronco autêntico. Terá de evoluir muito para ter condições mínimas.
Ristic não conta para o treinador, estar ali ele ou um folhado de carne é igual.

Vamos andar a época inteira com o Aursnes desperdiçado nas duas laterais? Absurdo, indigno e péssimo planeamento desportivo. Ambição onde anda?

Acho que depois do que viram em Vila do Conde pensaram que o mercado, as contratações, os planteis, é tudo uma farsa. Não vale de nada ter uma boa ou uma super equipa. Não há nada que se possa fazer contra episódios como o rio ave - porto

Exacto, eu tinho visto e lido a indignação enorme da nossa estrutura.

andymc

Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:54
Citação de: andymc em 30 de Agosto de 2023, 09:09Fechar o plantel com médios e centrais adaptados a laterais, é de loucos.

E a situação do Ristic deveria ser esclarecida. Não é normal ir para o banco, jogando um adaptado naquela posição. 

O City tem 3 laterais no plantel, e dois deles pouco jogam (Rico Lewis e Sérgio Gomez). Sabes porquê? O treinador prefere jogar com centrais adaptados naquela posição.

E aqui terás muito provavelmente três, pois o treinador prefere como alternativa o Aursnes. Preferiu o ano passado quando tinhas o Gilberto. Prefere este ano quando tens o Ristic.

Este ano, e pelo perfil dos laterais, RS entendeu que quer dar verticalidade ao nosso jogo nas laterais, portanto é incompreensível que aposte em adaptações naqueles lugares, e que essas não tenham nada a ver com o que foi planeado.
Bastaram? O Aursnes vai continuar a ser titular a lateral. Tu achas que é incompreensível, enquanto o Roger continua a optar pela titularidade do Aursnes naquela posição e a justificá-la.

Continuas a justificar o injustificável.

Toda agente vê que o Fred ali, seja na esquerda ou na direita, não tem a qualidade que se exige a um lateral do Benfica.

E a ausência dele no meio-campo, tem feito com que tenhamos mais dificuldades na pressão e reacção à perda da bola.

Vulcan

Citação de: Shoky em 30 de Agosto de 2023, 10:05
Citação de: Vulcan em 30 de Agosto de 2023, 10:03

Exacto, eu tinho visto e lido a indignação enorme da nossa estrutura.

Não foi isso que eu disse. O que se passou não lhes causa indignação. Aliás até devem concordar que não deve existir um "Bayern" em Portugal, não é bom para o negócio.
Viram, aceitam, tudo bem. Só não vão andar a forçar no plantel se as coisas já estão definidas.

SLBTotti

Vieirou um mercado que começou de forma competente.

Acabou de forma pouco criteriosa, com zero rumo definido e com lacunas que já estavam assinaladas há tempo suficiente para terem sido resolvidas.

ElToto

Baliza continua um problema
Lateral direita continua um problema
Lateral esquerda continua um problema
...

J_PN

Citação de: pevmac em 30 de Agosto de 2023, 10:02
Citação de: J_PN em 30 de Agosto de 2023, 09:55Afinal, o grande plantel, o dream team está cheio de lacunas.

Epá, não estava nada à espera.

Nesse aspeto, e até ver, os lagartos fizeram contratações cirúrgicas, colmatando lacunas com jogadores de aparente qualidade. Só o tempo o dirá, mas investiram (graças a muitos perdões...), e ao que parece...bem.

Até os gunas do norte estão a conseguir equilibrar o plantel...

E nós, onde todos já referiam haver um "dream team" (eu nunca embarquei nessas lérias...), parece que caminhamos para um estado depressivo.

Sei que não interessa ser campeão do mercado de transferências, mas...

Uma palavra para a trupe de fontanários e restante ralé dos media...que vão tds p o crlh! Sabem tanto como eu de lagares de azeite! Aproveitadores de mrd!

O que é certo é que o onze é bem pior. Sairam 2 dos jogadores mais importantes para o colectivo e os que entraram são bem piores. Estou muito preocupado com o Jurasek e o Arthur, parecem dois tiros completamente ao lado.

O Kokçu também está a ter dificuldades em engrenar. O Di Maria não é jogador para jogar 90 minutos e nem tem feito nada de jeito (exceptuando Supertaça). Enquanto isso temos um lateral que abanca para um médio e do outro lado a alternativa é um central.

Androico

Citação de: andymc em 30 de Agosto de 2023, 10:05

Bastaram? O Aursnes vai continuar a ser titular a lateral. Tu achas que é incompreensível, enquanto o Roger continua a optar pela titularidade do Aursnes naquela posição e a justificá-la.

Toda agente vê que o Fred ali, seja na esquerda ou na direita, não tem a qualidade que se exige a um lateral do Benfica.

E a ausência dele no meio-campo, tem feito com que tenhamos mais dificuldades na pressão e reacção à perda da bola.
Eu não estou a justificar a opção, pois nem concordo com ela. Eu limito-me a constatar um facto: o Roger vê no Aursnes a alternativa para as laterais.

E esse facto é que não consegues aceitar, o que é irrelevante. É um facto.

É pela falta de alternativas? Não, visto que jogou com o Aursnes a lateral direito quando tínhamos o Gilberto e agora joga novamente quando temos o Ristic.   

Se a opção é boa ou má, isso é um aspecto técnico a discutir. Mas é essa opção do treinador.  E por isso é que talvez não se vá contratar mais um lateral, pois o treinador pode ter transmitido que o Aursnes é para ele uma opção válida como alternativa a esse lugar.

Kampz

O Património

Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:39
Citação de: O Património em 30 de Agosto de 2023, 09:35
Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:32
Citação de: MB em 30 de Agosto de 2023, 09:29
Citação de: slbenfica_croft em 30 de Agosto de 2023, 09:27Atacar a época com um lateral direito.

Quanta incompetência.

Mais valia terem mantido o Gilberto para segunda opção
Ora, nem mais.
O Gilberto não ia ser a segunda opção mas a terceira. O Aursnes é para o Roger a alternativa, acho que o final da época passada deixou poucas dúvidas em relação a isso.

O Aursnes, por muito bom que seja, ainda não tem o dom da omnipresença. Se calhar estou errado e qualquer dia aparece a titular na lateral esquerda E direita.
Se o Bah e o Jurasek estiverem de fora, o Roger aposta no Ristic na esquerda e o Aursnes na direita. Se o Bah estiver disponível e o Jurasek lesionado, como acontece no presente, o Aursnes é o titular na esquerda.

Ou seja, o Aursnes é a alternativa preferencial, quer para esquerda quer para a direita. Isto segundo o pensamento do Roger.

pois, parece-me que é provável que isso aconteça, e com isso perde-se o Aursnes no meio campo para aí em 50% dos jogos, onde ele é efetivamente mais útil

andymc

Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 10:16
Citação de: andymc em 30 de Agosto de 2023, 10:05

Eu não estou a justificar a opção, pois nem concordo com ela. Eu limito-me a constatar um facto: o Roger vê no Aursnes a alternativa para as laterais.

E esse facto é que não consegues aceitar, o que é irrelevante. É um facto.

É pela falta de alternativas? Não, visto que jogou com o Aursnes a lateral direito quando tínhamos o Gilberto e agora joga novamente quando temos o Ristic.   

Se a opção é boa ou má, isso é um aspecto técnico a discutir. Mas é essa opção do treinador.  E por isso é que talvez não se vá contratar mais um lateral, pois o treinador pode ter transmitido que o Aursnes é para ele uma opção válida como alternativa a esse lugar.

Claro que é irrelevante, mas pelo menos permite-me baixar as expectativas em relação a este ano.

Quando estivermos na piscina dos grandes, seremos expostos de forma brutal (a eliminatória frente ao Inter mostrou isso).

Androico

Citação de: O Património em 30 de Agosto de 2023, 10:19
Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:39
Citação de: O Património em 30 de Agosto de 2023, 09:35
Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:32
Citação de: MB em 30 de Agosto de 2023, 09:29
Citação de: slbenfica_croft em 30 de Agosto de 2023, 09:27Atacar a época com um lateral direito.

Quanta incompetência.

Mais valia terem mantido o Gilberto para segunda opção
Ora, nem mais.
O Gilberto não ia ser a segunda opção mas a terceira. O Aursnes é para o Roger a alternativa, acho que o final da época passada deixou poucas dúvidas em relação a isso.

O Aursnes, por muito bom que seja, ainda não tem o dom da omnipresença. Se calhar estou errado e qualquer dia aparece a titular na lateral esquerda E direita.
Se o Bah e o Jurasek estiverem de fora, o Roger aposta no Ristic na esquerda e o Aursnes na direita. Se o Bah estiver disponível e o Jurasek lesionado, como acontece no presente, o Aursnes é o titular na esquerda.

Ou seja, o Aursnes é a alternativa preferencial, quer para esquerda quer para a direita. Isto segundo o pensamento do Roger.

pois, parece-me que é provável que isso aconteça, e com isso perde-se o Aursnes no meio campo para aí em 50% dos jogos, onde ele é efetivamente mais útil
É a opção do treinador e não me parece que seja por falta de alternativas, como demonstra a situação do Ristic. Tal como o ano passado apostou nele quando tínhamos o Gilberto. E se assim é, a crítica deve ser apontada ao Roger e não à construção do plantel. Ou vamos andar a contratar laterais para eles serem apenas figura de corpo presente?

Ghost.Of.Red

Citação de: Androico em 30 de Agosto de 2023, 09:18Bem, este dramatismo é mesmo típico de final do mercado.

Acho completamente normal que o Benfica não contrate mais ninguém e ficamos com um plantel de grande qualidade.

Podíamos contratar mais um lateral? Sim. Não vinha daí mal ao mundo. A sua não contratação é uma mancha que torna este mercado um desastre? Claro que não.

Acho que o Roger já demonstrou que independentemente das alternativas que se contratem, o Aursnes é a alternativa a lateral.

De resto, colmatamos um problema que tínhamos na baliza com a contratação do Trubin.
Contratamos um lateral-esquerdo para substituir o Grimaldo.
Temos, de momento, 5 centrais com muita qualidade.
Temos um meio campo com muitas opções e qualidade.
Temos, provavelmente, o meio campo ofensivo/ataque com mais opções de qualidade de que me recordo (João Mário, Aursnes, Rafa, Di Maria, Guedes, Neres, Cabral, Musa, Tengsted).

é isso, queres que comece por onde?

- Vamos manter o Samu no plantel? A sério que vamos brincar ao Varela 2.0?
- Não temos alternativa ao Bah. O João Victor faz a posição, no Nantes na final da taça também fez, é ver o que o Lequipe disse dele nesse jogo.
- Temos  central a mais, mas aí temos qualidade.
- Não temos DE que era a nossa fonte de desequilíbrio no ano passado. O Ristic não conta e sabe disso mas não quis sair até agora e o Jurasek nem dominar uma bola sabe, fica carote 15M por isso.
- No miolo continuamos sem alternativa ao Florentino. Continua por explicar a permanência de um cêpo como o Chiquinho que, caso o Kokçu se lesione, irá muitas vezes a jogo - o que é uma aberração.
- Na alas temos gente a mais e desequilibradores no 1*1 e em velocidade a menos. Basta ver o miudo do Braga a jogar na ala e nós nem 1 temos que faça isso, isto é capaz de fintar e sair em velocidade, ter bom remate, mas também apoiar na defesa. O Neres, não defende - o Di Maria não defende - O João Mário não tem velocidade - o Aursnes idem - o Schelderup nem defende nem tem cabedal para jogar na equipa principal.
- Dos 3 da frente, um não sei como está no plantel - o Tengstedt, o Musa é curto para ser opção a titular se for necessário, o Cabral é uma incógnita, para além de pesadão não dá o que o Ramos dava, não pressiona e isso altera substancialmente a nossa forma de jogar, e a nossa capacidade de pressionar (não é o único, mas se o Cabral não pressiona, o Di Maria defende com os olhos, o Rafa não pode estar em todo o lado e o Kokçu não tem as caraterísticas do Enzo - fica dificil continuar a jogar como no ano passado com esse tipo de jogadores). Agora entrou o Guedes que é mais uma incógnita - lesão - e que seria mais uma adaptação naquela posição.

70M gastos e estamos bem piores que no ano passado por esta altura.