Rafa Silva

Avançado, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (2016-2024, 2026-), 337 jogos (21938 minutos), 96 golos
Em 2025/2026: 11 jogos (703 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

MTrigueiros

Citação de: FelipeVazTé1904 em 10 de Janeiro de 2024, 13:42Eu apesar de ser um grande fã do Rafa e de o achar o jogador mais importante do Benfica espero que não renove ,esta relação Rafa e adeptos é demasiado tóxica.

Para mim renovava, porque é um jogador superlativo e que não existe aí aos pontapés. Prefiro sempre tê-lo comigo do que contra mim.

Agora, há que meter uma coisa na cabeça e que é válida para o Rafa e todos os jogadores do plantel: o Benfica não acaba com a saída de nenhum jogador. Há mil e um jogadores espalhados pelo Mundo capazes de substituir o Rafa no Benfica. Talvez o impacto inicial não seja tão bom, é difícil. Mas a médio-prazo é substituível. Como foi o Enzo, como devia ter sido o Grimaldo e muitos outros.

Se o Rafa sair como se espera, é reforçar o plantel, talvez mudar a forma de encarar o jogo e continuar um Benfica forte. Não podemos ter medo de perder os grandes jogadores, porque essa é a nossa realidade.

Saiu? Obrigado por tudo e bora lá criar espaço para aparecerem jogadores novos, que provavelmente um dia também sairão e abrirão espaço para outros. É o Benfica. Os jogadores vão e vêm.

o Noruego

Citação de: van33 em 10 de Janeiro de 2024, 14:09
Citação de: LFVL em 10 de Janeiro de 2024, 09:22Já disse e repito... Tanto filme e irá acabar por renovar.
Espero bem que sim
A entrada directa na Liga dos Campeões será condição essencial,
Mas acredito plenamente no cenário da permanência.

Embora, temos de ter em conta que apesar da idade, tem tanto mercado como o Grimaldo.
Ainda para mais com a perfomance que o Grimaldo foi apresentar na Bundesliga!!

Agora além do ordenado noutro patamar, também será legítimo almejar a prémio equivalente a grande transferência!!
E isto não tem de ser estranhado.

rdr10

Aliás, em números melhor época no Benfica:

Rafa 45 jogos 29 G\A (21\22)
Rafa 44 jogos 23 G\A (18\19)
Rafa 47 jogos 21 G\A (22\23) Isto foi o ano passado

E o Rafa esta época:

Rafa 27 jogos 19 G\A lol

Ou seja, desde 16\17 que foi quando ele chegou as últimas 3 épocas são as melhores (com esta) com os 3 anos no top 4. ;D

o Noruego

Citação de: rdr10 em 10 de Janeiro de 2024, 14:18Aliás, em números melhor época no Benfica:

E o Rafa esta época:

Rafa 27 jogos 19 G\A lol

Ou seja, desde 16\17 que foi quando ele chegou as últimas 3 épocas são as melhores (com esta) com os 3 anos no top 4. ;D

E ao contrário do que se diz, não está apagado na maior parte dos jogos que acaba por não ficar tão directamente ligado aos golos!

MTrigueiros

Citação de: rdr10 em 10 de Janeiro de 2024, 14:13Porque raio dizem que está na fase descendente? Isso é factual e um não tema?
Eu vejo o Rafa no topo das suas capacidades.

Geração FIFA e FM. Batem os 30 e começam a cair. Só porque sim.

O Cristiano teve uma das melhores, se não a melhor época da carreira, aos 29/30 anos.

O Zidane atingiu o auge da carreira aos 30 anos quando chegou ao Real Madrid.

Há muitos casos de jogadores que atingiram o pico da carreira aos 28-32 anos. Temos inclusive casos no Tugão de jogadores com 40 anos ou o capitão do Benfica com 35 e a um nível alto ainda.

Diavolo Rosso

Citação de: LFVL em 10 de Janeiro de 2024, 09:22Já disse e repito... Tanto filme e irá acabar por renovar.
Também aposto nisso, espero é que não façam um negócio ruinoso para nós.

Smashin

Citação de: MTrigueiros em 10 de Janeiro de 2024, 14:38
Citação de: rdr10 em 10 de Janeiro de 2024, 14:13Porque raio dizem que está na fase descendente? Isso é factual e um não tema?

O Cristiano teve uma das melhores, se não a melhor época da carreira, aos 29/30 anos.

Há muitos casos de jogadores que atingiram o pico da carreira aos 28-32 anos. Temos inclusive casos no Tugão de jogadores com 40 anos ou o capitão do Benfica com 35 e a um nível alto ainda.
Realmente, comparar jogadores nivel CR, Zidane ou até Pepe e Otamendi com Rafa... Parece gozo.

Ainda para mais quando nenhum é/era um jogador que assenta 100% do seu jogo em rapidez e agilidade (que se perde e muita quando se entra nos 30's) mas sim em tecnica.
O Zidane não precisava de se mexer para fazer a diferença. O CR, Pepe e Otamendi são monstros fisicos. O que é o Rafa?

MTrigueiros

Citação de: Smashin em 10 de Janeiro de 2024, 14:54

Realmente, comparar jogadores nivel CR, Zidane ou até Pepe e Otamendi com Rafa... Parece gozo.

Ainda para mais quando nenhum é/era um jogador que assenta 100% do seu jogo em rapidez e agilidade (que se perde e muita quando se entra nos 30's) mas sim em tecnica.
O Zidane não precisava de se mexer para fazer a diferença. O CR, Pepe e Otamendi são monstros fisicos. O que é o Rafa?

O Rafa é um monstro físico, mas tu não estás preparado para esta conversa porque para ti um monstro físico deve significar ser alto e forte.

Smashin

Citação de: MTrigueiros em 10 de Janeiro de 2024, 15:01

O Rafa é um monstro físico, mas tu não estás preparado para esta conversa porque para ti um monstro físico deve significar ser alto e forte.
Adoro a condescêndecia de me chamares burro indirectamente quando te respeitei a 100% na resposta que te dei. A falta de educação é lixada.
Não te esforces muito a responder, não vale a pena

ff77

Citação de: rdr10 em 10 de Janeiro de 2024, 13:42
Citação de: ff77 em 09 de Janeiro de 2024, 11:23
Citação de: raymanzarek em 09 de Janeiro de 2024, 10:01Infelizmente é o típico modo de pensar balofo e português (e eu tenho muito orgulho de ser português, atenção, embora não me identifique por vezes com o sebastianismo ou pedantismo.

Passo a explicar. Só valorizamos realmente o que vem de fora, o que não temos, ou o que é cobiçado exteriormente. A marca interna, comparada com algo de fora, é sempre, moral e intrinsecamente, inferior para o português. E isso repercute-se em quase todos os sectores da sociedade e da vida.

Os defeitos do Rafa são hiperbolizados e manietados consoante a narrativa que se pretenda explorar.

Ou é o jogador que quer explorar o clube, ou vai trocar o clube pelo rival, ou mesmo não se interessa, ou é gay, ou não liga a futebol, ou falha muito (mas os golos que marca não interessa), ou vai ficar lento (já lá vão 3 anos nessa lenga lenga)...

O jogador quer ser pago como acha que o historial e compromisso ao clube validam (sem que o clube ultrapasse o tecto salarial) e com uma extensão de contrato que lhe permita viver comodamente no seu país e num contexto que adora.

Nós não queremos porque só pensamos em dinheiro. Há jogadores que mereciam um pouco mais de nós enquanto vestem a nossa camisola. O Rafa sempre deu tudo ao clube, e o clube sempre honrou o seu compromisso.

Não percebo como é que uma das lendas do novo Estádio da Luz não tem direito a um salário de lenda (respeitando os limites do clube). Não percebo eu nem perceberá ninguém que goste de futebol e de jogadores diferenciados.

É uma estupidez pagarmos esse valor por um suplente muito utilizado (Neres), e recusarmos pagar a quem sempre (com os seus defeitos) correu dentro do campo, levou pau de meia noite, e pelo menos remata, empurra, fuça e corre independentemente do rival ou contexto.

Mais do que homenagear jogadores quando já não estão connosco, importa reconhecer a sua importância e influencia dentro do balneário enquanto atletas e representantes do clube.

Mas como isso seria pagar por um jogador sem retorno (o que está aqui em causa é somente retorno financeiro), não há esforço, sensibilidade ou reconhecimento.

Há que ir buscar pérolas novas e com alto valor de rentabilização (nada contra, mas uma coisa não inviabiliza a outra), e depois, a certa altura, não se podia fazer nada porque o jogador quis outros voos. E num ápice, nem Rafa, nem Prestianni, nem nada.

Livrem-se de todos os jogadores que sentem a camisola (Rafa, Guedes, Di Maria, Otamendi, OS MIÚDOS maravilha) e depois queixem-se!
Concordo com tudo, mas há uma ressalva a fazer. Rafa ganha o mesmo que Otamendi que renovou por 2 épocas. E isso é o "susposto" tecto salarial. Aliás, o mesmo que Di Maria.
As exceções são João Mário e Neres que vieram com reduções de salário mas ainda assim acima desse teto.

Não ganha.

Rafa atualmente ganha praticamente o mesmo que o Tino.
Nope.

MTrigueiros

Citação de: Smashin em 10 de Janeiro de 2024, 15:06

Adoro a condescêndecia de me chamares burro indirectamente quando te respeitei a 100% na resposta que te dei. A falta de educação é lixada.

Errado. Tu é que estás a assumir isso para te vitimizares e não responderes.

Um jogador com a agilidade, aceleração e velocidade do Rafa não é um jogador físico? Além da resistência, porque consegue fazê-lo 90 minutos em cima de 90 minutos.

Não há uma fórmula científica que diga que os jogadores chegam aos 30 e começam a perder capacidades físicas. Por norma, é assim, mas depende de mil e um fatores e não é certo que aconteça com todos. Qualidade à parte, dei exemplos de jogadores que atingiram o pico perto da idade que o Rafa tem hoje. E foi só de cabeça, porque como os que referi há às centenas.

IPASLB

Sobre a não questão de ele ter sido (ou mesmo ainda ser) sportinguista, vale pouco ou nada, principalmente num jogador de Futebol profissional a ganhar salários principespos em Portugal.

Já disse e repito, Benfiquistas são os sócios que PAGAM ao SLB só para serem Sócios, ou aqueles que por várias razões, nem sócios são, mas sofrem MAIS sem receber UM TUSTO por parte do clube, PONTO!

Só o Rafa saberá por quem no íntimo, torce, posto isto, enquanto for profissional do SLB, SÓ QUERERÁ as vitórias do SLB, Ponto FINAL.

A minha percepção do jogador profissional de Futebol é esta, nem teria lógica ser outra.

Tantos e tantos exemplos de jogadores ou ex jogadores que "eram" de um clube na infância e depois de representarem outros clubes, passaram a "ser" adeptos dos mesmos;

O nosso Toni era do Belenenses.
João Moutinho era do SLB e agora é do fcp.
Cristiano Ronaldo era do SLB e hoje é do scp.
Otávio Machado, era do scp e hoje é...do scp e...do fcp...(o que não é virgem nem nos jogadores nem nos...adeptos, os lagartos têm um fraquinho pelos corruptos do Porto, depois existe uma minoria que é só do scp e ao mesmo tempo, anti SLB, esta última "característica" é comum a todos eles).

E poderia continuar com muitos outros exemplos.

Na minha opinião, todo o jogador ou ex jogador de Futebol (profissionais), não têm a mesma forma de ver o Futebol ou mesmo o SLB como eu/nós, os sócios e adeptos ferrenhos.

Eles serão mais ou menos como alguém com personalidade narcisista, em primeiro lugar estarão sempre eles e o que os rodeia, e se houver espaço para o clube, que haja.

Estou a generalizar, pois exceções, haverão sempre.

O meu desejo é que Rafa aceite a renovação, e espero que Rui Costa dê um muito bom prémio de assinatura, Rafa é MUITO diferenciado, fundamental no tugão e não só, tenho a certeza que as características/qualidades físicas dele, se irão manter intactas por mais alguns anos, não o deixem sair a menos que não exista qualquer hipótese de o manter.

E até posso estar completamente enganado, mas hoje em dia, tenho em crer que o Rafa até será mais "Benfiquista" que outra coisa qualquer, e não estou a falar no profissional de Futebol, "esse" é totalmente Benfiquista.

Smashin

Citação de: MTrigueiros em 10 de Janeiro de 2024, 15:12
Citação de: Smashin em 10 de Janeiro de 2024, 15:06

Errado. Tu é que estás a assumir isso para te vitimizares e não responderes.

Um jogador com a agilidade, aceleração e velocidade do Rafa não é um jogador físico? Além da resistência, porque consegue fazê-lo 90 minutos em cima de 90 minutos.

Não há uma fórmula científica que diga que os jogadores chegam aos 30 e começam a perder capacidades físicas. Por norma, é assim, mas depende de mil e um fatores e não é certo que aconteça com todos. Qualidade à parte, dei exemplos de jogadores que atingiram o pico perto da idade que o Rafa tem hoje. E foi só de cabeça, porque como os que referi há às centenas.
Para além de mal educado tiras conclusões erradas. Esperava mais.
E já é a segunda vez que o fazes.
Primeiro ao dizeres que não estou preparado para discutir contigo o assunto porque para mim um monstro fisico é ser alto e forte (dizes isto sem saber o que é para mim um monstro fisico. Como é que chegaste lá? Telepatia?).
E segundo quando dizes que me vitimizo para não responder (quando tu próprio dizes que não estou preparado para discutir o tema contigo. Queres que discuta contigo o quê se não estou preparado?).
Força ai. Zero paciência para iluminados como tu.

Slbttotosalvio

Citação de: raymanzarek em 09 de Janeiro de 2024, 10:01Infelizmente é o típico modo de pensar balofo e português (e eu tenho muito orgulho de ser português, atenção, embora não me identifique por vezes com o sebastianismo ou pedantismo.

Passo a explicar. Só valorizamos realmente o que vem de fora, o que não temos, ou o que é cobiçado exteriormente. A marca interna, comparada com algo de fora, é sempre, moral e intrinsecamente, inferior para o português. E isso repercute-se em quase todos os sectores da sociedade e da vida.

Os defeitos do Rafa são hiperbolizados e manietados consoante a narrativa que se pretenda explorar.

Ou é o jogador que quer explorar o clube, ou vai trocar o clube pelo rival, ou mesmo não se interessa, ou é gay, ou não liga a futebol, ou falha muito (mas os golos que marca não interessa), ou vai ficar lento (já lá vão 3 anos nessa lenga lenga)...

O jogador quer ser pago como acha que o historial e compromisso ao clube validam (sem que o clube ultrapasse o tecto salarial) e com uma extensão de contrato que lhe permita viver comodamente no seu país e num contexto que adora.

Nós não queremos porque só pensamos em dinheiro. Há jogadores que mereciam um pouco mais de nós enquanto vestem a nossa camisola. O Rafa sempre deu tudo ao clube, e o clube sempre honrou o seu compromisso.

Não percebo como é que uma das lendas do novo Estádio da Luz não tem direito a um salário de lenda (respeitando os limites do clube). Não percebo eu nem perceberá ninguém que goste de futebol e de jogadores diferenciados.

É uma estupidez pagarmos esse valor por um suplente muito utilizado (Neres), e recusarmos pagar a quem sempre (com os seus defeitos) correu dentro do campo, levou pau de meia noite, e pelo menos remata, empurra, fuça e corre independentemente do rival ou contexto.

Mais do que homenagear jogadores quando já não estão connosco, importa reconhecer a sua importância e influencia dentro do balneário enquanto atletas e representantes do clube.

Mas como isso seria pagar por um jogador sem retorno (o que está aqui em causa é somente retorno financeiro), não há esforço, sensibilidade ou reconhecimento.

Há que ir buscar pérolas novas e com alto valor de rentabilização (nada contra, mas uma coisa não inviabiliza a outra), e depois, a certa altura, não se podia fazer nada porque o jogador quis outros voos. E num ápice, nem Rafa, nem Prestianni, nem nada.

Livrem-se de todos os jogadores que sentem a camisola (Rafa, Guedes, Di Maria, Otamendi, OS MIÚDOS maravilha) e depois queixem-se!
Imprimir isto, enrolar numa pedra e mandar a cabeça do encosta

van33

Citação de: rdr10 em 10 de Janeiro de 2024, 14:18Aliás, em números melhor época no Benfica:

E o Rafa esta época:

Rafa 27 jogos 19 G\A lol

Prepara-te para logo editares isso com mais 2 golos e 1 A