Morato

Defesa, 23 anos,
Brasil
Equipa Principal: 6 épocas (2019-2024), 85 jogos (6352 minutos), 2 golos
Em 2024/2025: 1 jogo (90 minutos), 0 golos

Equipa B: 4 épocas, 47 jogos, 4 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

fdpdc666

Morato e a posição de lateral-esquerdo: «É um pouco diferente, mas vou-me habituando»
Central brasileiro sente que tem ajudado o Benfica nas novas funções atribuídas por Roger Schmidt.

O brasileiro Morato tem sido aposta de Roger Schmidt como defesa-esquerdo, uma posição nova para o jogador que só pensa em contribuir para o sucesso coletivo da equipa. "É um pouco diferente, mas vou-me habituando ali e apanhando o 'feeling'. Por mais que esteja perto dos centrais, jogar a lateral tem coisas diferentes e estou a adaptar-me a cada jogo", afirma o camisola 5 dos encarnados num pequeno excerto da entrevista à BetanoMag.

"É uma posição diferente, mas isso não importa. Tenho somado minutos e tenho ajudado o Benfica", frisou Morato, que tem sido titular no flanco esquerdo da defesa desde o triunfo (2-1) no dérbi com o Sporting.

Por Record

BlankFile

Faz o que pode numa posição que não é a sua.

Flirt4ever

Citação de: BlankFile em 17 de Janeiro de 2024, 04:15Faz o que pode numa posição que não é a sua.
E tem-na feito bem. Primeiro um defesa devia saber defender e só depois atacar.

Com o Morato a defesa esquerdo, ganhámos consistência defensiva e ganhámos também muito poder no "choque" e nos duelos aéreos.

[R]

Acho que o último foi o pior jogo que fez lá. Se está cada vez mais habituado estamos mal.

Di_Maria

Preparem as redes sociais porque possivelmente este vai para o banco e já se sabe o que a casa gasta nesse aspecto.

fdpdc666

Morato lembra estreia pelo Benfica: «Quase nem dormi...»
Defesa-central recordou ainda a chegada à Luz em setembro de 2019.

Morato lembrou a chegada ao Benfica em setembro de 2019, proveniente do São Paulo, quando tinha apenas 18 anos.

«É sempre difícil sair de onde estás habituado a estar, onde cresceste e ir para um lugar diferente longe de tudo. O frio... Cheguei e depois de dois meses ficou um frio absurdo que nunca tinha vivido. Foi uma experiência que eu falo que foi  interessante, porque no começo queria saber como era... Todos os jogadores querem jogar na Europa. Tive essa experiência muito cedo. Houve muitos brasileiros aqui que me ajudaram, quer na equipa A, quer na B. Foi muito bom para mim. Ter vindo cedo ajudou-me», começou por referir, em entrevista à BetanoMag.

Relativamente à estreia pela formação principal das águias, o defesa-central brasileiro confessou que nem conseguiu dormir na noite que antecedeu o jogo.

«Foi em Setúbal, para a Taça da Liga, num empate 2-2. Foi emocionante. Quase nem dormi a pensar que ia jogar pela equipa A do Benfica. Fui dormir às nove da noite, mas só adormeci às duas da manhã. Foi empolgante. Aquele frio na barriga», atirou.

Rafael Fernandes in A Bola

fdpdc666

«Sporting e FC Porto são adversários difíceis e alvos a abater»
Morato analisa rivais do Benfica.

Morato admitiu que Sporting e FC Porto são «adversários difíceis» e «alvos a abater».

«São sempre adversários fortes. O Sporting subiu em relação à época passada, principalmente na tabela. São dois adversários difíceis e alvos a abater, mas estamos preparados», referiu, em entrevista à BetanoMag.

Esta época, as águias já derrotaram FC Porto (duas vezes, uma delas para a Supertaça) e Sporting: «Nesses jogos temos de entrar para ganhar. São jogos que podem decidir o campeonato. Temos essa responsabilidade, entramos com outra cabeça.»

fdpdc666

Morato não fecha a porta à seleção portuguesa.
Defesa-central coloca o Brasil num primeiro plano, mas admite representar Portugal.

Morato não fecha a porta à possibilidade de vestir um dia as cores da Seleção Nacional de Portugal, ainda que admita que o Brasil é a prioridade.

«Coloco a seleção brasileira em primeiro. Claro que, se um dia tiver oportunidade na seleção portuguesa, óbvio que vou olhar com bons olhos», disse, em entrevista à BetanoMag.

fdpdc666

Morato revela adversários mais difíceis que já enfrentou.
Defesa-central destacou ainda a dificuldade de 'bater' Rafa nos treinos do Benfica.

Morato foi desafiado a revelar os adversários mais difíceis que enfrentou.

«Djaló, do SC Braga, Edwards e Gyokeres também», atirou, em entrevista à BetanoMag.

Relativamente aos treinos do Benfica, o defesa-central não teve dúvidas: «O Rafa em curtos espaços. Coloca a bola na frente, muda de direção de forma rápida.»

fdpdc666

Morato e a nova posição: «Roger Schmidt foi dando pistas...»
Morato deixa ainda elogios a Otamendi, Di María e António Silva e aponta a revalidação do título como um dos objetivos para a atual temporada.

Morato tem sido aposta de Roger Schmidt na lateral-esquerda. O brasileiro referiu que o treinador não falou diretamente com ele sobre essa hipótese, mas foi percebendo a intenção do alemão nos treinos.

«Não me chegou a falar diretamente. Foi dando pistas no treino, no jogo disse para me sentir confortável, para fazer o que vinha a fazer, e que eu conseguiria jogar ali. Que tinha a agressividade, a força, a velocidade, o físico perfeito para jogar ali. E colocou-me ali», afirmou, em entrevista à BetanoMag.

O defesa deixou elogios a Roger Schmidt: «O mister é muito tranquilo, trabalhador. Depois dos jogos chama-me à sala dele para me dar feedbacks, o que acertei, o que errei.»

Morato admite que o ponto alto da carreira foi a conquista do título na temporada passada: «Tive a experiência de jogar no último encontro na Luz e ser campeão. Foi inesquecível. O primeiro nunca se esquece.»

Um dos objetivos para esta temporada é a revalidação do título: «É um objetivo, já conseguimos outro, a Supertaça. Não conseguimos a Liga dos Campeões, mas surgiu outro no caminho [Liga Europa]. O objetivo é ganhar todos os jogos.»

O defesa-central de origem elogiou Otamendi, Di María e António Silva.

«Otamendi e Di María são sensacionais. Rivalidade entre Brasil e Argentina? É só mesmo dentro do campo. Fazem bem ao grupo, têm compromisso. É um honra tê-los como colegas de equipa. Otamendi mostra que, mesmo já tendo tantos títulos, quer ganhar sempre e estar bem. Vamos aprendendo. Sobre o António... Sabemos que no Benfica surgem sempre casos todos os anos [vindos da formação]. Espero que tenha uma bela carreira, principalmente no Benfica», completou.

BlankFile

Citação de: Flirt4ever em 17 de Janeiro de 2024, 08:37
Citação de: BlankFile em 17 de Janeiro de 2024, 04:15Faz o que pode numa posição que não é a sua.

Com o Morato a defesa esquerdo, ganhámos consistência defensiva e ganhámos também muito poder no "choque" e nos duelos aéreos.

Tem-se notado maior desgaste e com isso maior propensão para o erro também, mesmo a nível defensivo. A posição exige mais, ele não dá a profundidade ofensiva que se exige ali.

O nosso corredor esquerdo tem-se ressentido com isso. É apenas uma solução de recurso.

Menino Do Rio

Se o Alvaro realmente pegar na equipe, temos aqui um bom reserva, que pode entrar tanto como zagueiro como lateral (solução de recurso).

Eu mantinha ele sempre perto do onze, entrando regularmente, e volta e meia surgindo como titular.

Motivado e em forma física, é bom jogador.

Bailey

Citação de: BlankFile em 17 de Janeiro de 2024, 16:37

Tem-se notado maior desgaste e com isso maior propensão para o erro também, mesmo a nível defensivo. A posição exige mais, ele não dá a profundidade ofensiva que se exige ali.

O nosso corredor esquerdo tem-se ressentido com isso. É apenas uma solução de recurso.
Considerando o inapto para futebol de alto nível que tem sido a sua concorrência para aquele lugar, a sua titularidade não merece discussão. De resto temos um aleijado. Agora chegou o Álvaro vamos ver se tem capacidade de pegar de estaca mas conhecendo o Schmidt não prevejo grandes mudanças enquanto estivermos numa onda de vitórias jogue se bem ou jogue se mal

Flirt4ever

Citação de: BlankFile em 17 de Janeiro de 2024, 16:37

concordo que seja de recurso, mas não existe profundidade não é pelo Morato, mas sim pelo João Mário.

Tenho a certeza que se  fosse o Frederick ou o Kokçu ou o Neres a jogar na esquerda, mesmo com o Morato, teríamos muito mais profundidade naquela faixa.

O último golo do Musa é exemplo disso mesmo.

Mas reitero, concordo que é de recurso.

MLM

"Que tinha a agressividade, a força, a velocidade, o físico perfeito para jogar ali."

E tu acreditaste Morato?!?!
 :rir: