Roger Schmidt

Treinador, 58 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

immoreofadogperson

Para além de tudo o resto, ainda continua a entender que o duplo pivô é a melhor opção para o nosso modelo, e que a melhor interpretação é feita pelo Kokçu.

Está, obviamente, às portas da saída, porque um plantel que custa o que custa o do Benfica, não pode ser gerido desta forma.

Harlem

Comunicação inenarrável que obviamente só faz com que existam ainda mais dificuldades na relação com os adeptos.

Não consegue admitir 1 mau jogo, não consegue explicar 1 opção que seja de forma clara.

DMSG

Estamos basicamente taco a taco em número de títulos com o Porto e este senhor ontem deitou ao lixo uma Taça da Liga DADA.

E ainda vem com um discurso da treta sem qualquer noção do clube que representa.

Sinto-me sem moral para falar de sorteios favoráveis para os adversários quando apresentamos merda contra equipas como o Estoril.

E nem comecem com a conversa que as outras equipas também jogam à bola, é vergonhoso perder meias-finais contra equipas destas.

Não se esqueçam de vir defende-lo quando voltar a ser assobiado na Luz.

Borges Coutinho

O Benfica tem de começar, desde já, a pensar no próximo treinador. E eu defendo que os eixos devem ser estes:

- A Direção deve ter um plano interventivo na construção do plantel (com uma visão de curto, médio e longo prazo; os treinadores só têm a visão de curto prazo): os jogadores são desportistas de alto nível, mas são também ativos da SAD, não dá para andar contratar jogadores e passados 3 meses querer empandeirá-los para um lado qualquer;

- Um plantel é composto por 2 jogadores de raiz para cada uma das posições e todas as posições no terreno têm a mesma importância;

- O modelo de jogo é da incumbência do treinador, mas o Benfica tem de ter modelos de jogo alternativos, para os casos em que o jogo "emperra". A Direção deve obrigar, pois, o treinador a planificar modelos de jogo alternativos;

- Uma vez decidido o modelo de jogo base da equipa A, a equipa B e a sub-23 devem adotar o mesmo modelo de jogo, já que, na sua essência, estas equipas servem para munir a equipa A de jogadores;

- A equipa A e a B devem funcionar quase como se fossem uma única equipa: os jogadores que são contratados de realidades futebolísticas e/ou culturais muito diferentes da portuguesa, as jovens esperanças, os jogadores que vêm de lesões prolongadas e os jogadores em baixa de forma devem jogar na B, de forma a acelerar a sua (re)integração na A. Da mesma forma, o treinador da A deve estar permanentemente atento à evolução da B, chamando progressiva e continuamente jogadores que lá se destaquem;

- Se o treinador for estrangeiro, deve ser encorajado a aprender português o mais rapidamente possível, de forma a melhorar a comunicação interna e externa (isto partindo do princípio que a base do plantel do Benfica é constituída por jogadores de língua materna portuguesa, como se deseja).

LuisPortugal

Mais uma vez, um rival directo tropeça e a gente vai logo atrás com um balão de oxigénio.



Incrível. Eu sempre quis defender este treinador, já foi alvo de muito ataque injustamente mas esta obsessão de entrar com o mesmo onze, não rodar, insistir em adaptações.. já não dá.


Desde que o substituto não seja o Abel, por mim podia ir já no próximo voo para a China.

Borges Coutinho

Citação de: O Património em 25 de Janeiro de 2024, 13:20
Citação de: Borges Coutinho em 25 de Janeiro de 2024, 13:19
Citação de: josel em 25 de Janeiro de 2024, 10:57
Citação de: Borges Coutinho em 25 de Janeiro de 2024, 10:41
Citação de: josel em 25 de Janeiro de 2024, 07:17
Citação de: Borges Coutinho em 25 de Janeiro de 2024, 07:05Pior que o resultado é a atitude da maioria dos jogadores e, sobretudo, do treinador.
Esta época, ainda não vi um jogo que o Benfica tivesse controlado do princípio ao fim. E pior: nada indica que isso vai mudar

Nada indica que vai mudar porque não tens jogadores que sejam bons para te garantir controlo de jogo.
Quer dizer, até tens, mas não jogam para jogar os afilhados todos.

Ter Di Maria, Rafa e JM no mesmo 11 é muito complicado teres controlo, porque pressionam quase à vez (o Rafa é o mais consistente na pressão e em pressão organizada é bom, mas na reação à perda por vezes desliga) e obriga o meio campo a desdobramentos e desgaste desnecessário. Trocar JM por Tino e passar o Kokcu na esquerda (não adoro a ideia) já te dava muito mais segurança e controlo, mas o JM tem que jogar sempre...

Então, concordas comigo, certo? O problema de fundo não é o jogador A ou o jogador B, nem sequer que falta contratar um jogador para a posição A ou para a posição B.
O problema de fundo é, por um lado, o próprio treinador, mas, sobretudo, a Direção, que vê um treinador esgotado, sem ideias nem alternativas e não faz a esse respeito.

Sim, em questão de fundo, infelizmente sim.

O Schmidt trás boa ideia de casa por norma, e gostando ou não, nota-se trabalho em vários momentos do jogo (outros, melhor não comentar).
O problema é que ele está com muita dívida de gratidão ao JM e Rafa (talvez por medo de não ter continuidade de jogadores da época passado no ataque), não sabe gerir a bomba Di Maria e anda perdido com os avançados.
Além disso, os jogadores que tem neste momento, e que ele insiste estupidamente em usar, não são do futebol dele.

No fundo, concordo contigo. Seria possível fazer mais, mas o homem está bloqueado, e ou não ouve ninguém e insiste na sua própria ideia, ou não confia nele e nas escolhas dele para mudar. Ambas são muito más, mas convém perceber qual das duas é, porque se não confia nele próprio, a confiança que ele próprio irá transmitir para o balneário é nula e facilmente o perde.

Sim, concordo com o que dizes.
Neste momento, o melhor que nos podia acontecer era um clube querer o Schmidt e vir cá buscá-lo.
Livrávamo-nos do homem e não tínhamos de pagar indemnização.
Ou então, que o tipo veja a bela bosta que anda a fazer e que se vá embora, pelo seu próprio pé.

O melhor meeesmo, era ganhar uma consciência e meter as pedras certas nos lugares certos, mas isso são outros quinhentos.
.

player12

Citação de: Croissant em 25 de Janeiro de 2024, 13:21Aquela substituição para meter o Cabral foi à JJ :rir:
Devia ter entrado mais cedo é claro, devia ter tirado o João Mario que sinceramente está época não lhe apetece muito e o Kokçu idem porque jogava muito mais no Feyenoord apesar  estar a fazer um trabalho que devia ser o Tino ou outro medio a fazer com o Neves ao lado, também podia ser o Aursnes mas como só temos 1 não pode estar em todo lado.


Shoky

Citação de: Harlem em 25 de Janeiro de 2024, 13:29Comunicação inenarrável que obviamente só faz com que existam ainda mais dificuldades na relação com os adeptos.

Não consegue admitir 1 mau jogo, não consegue explicar 1 opção que seja de forma clara.

Só tinha que dizer que o que se passou ontem foi inadmissível, pedir desculpas aos adeptos pelo fracasso e garantir trabalho para dar a volta nas competições mais importantes.

Top top game
We have to accept. It s football
Good luck to Estoril



Só lhe falta a bolinha vermelha no nariz.
Cobarde e rato.

apedro.stb

Vários problemas por resolver.

1. Estamos no final de Janeiro e jogamos com dois laterais adaptados há demasiado tempo. Num sistema de jogo que depende tanto dos laterais (seja defensivamente na pressão alta e reação à perda, como ofensivamente na exploração da profundidade e no desequilíbrio através de combinações com os alas, criando oportunidades através de cruzamentos para os avançados, que raramente têm ocasiões para finalizar) não faz qualquer sentido jogar com Morato, que está a ser "queimado" numa posição que não é nem nunca será a sua, nem Aursnes, que faz bastante falta mais à frente.

2. O nosso desequilíbrio coletivo começa aqui, pois torna toda a pressão coletiva ineficiente e o nosso jogo ofensivo lento e previsível e dependente de rasgos do Rafa e do Di no lado direto, facilitando imenso a vida aos nossos adversários, que já sabem que do lado esquerdo a capacidade de desequilíbrio com Morato e JM é inexistente, a equipa é pouco profunda, joga encolhida.

3. Assim, os adversários sabem que havendo uma perda de bola de alguém na frente, a equipa "parte" porque coloca muitos jogadores no momento ofensivo, incluindo os dois médios, que possuem características claramente mais ofensivas que defensivas (Kokçu em particular é frágil nos duelos defensivos). Os nossos dois alas não são rápidos nem capazes de correr para trás, a defesa fica exposta e muitas vezes em situações de igualdade numérica com os atacantes adversários. É uma situação insustentável, que origina demasiadas situações de perigo ao adversário e várias vezes apenas resolvidas pelo Trubin.

4. Por outro lado, parece-me evidente que o Roger está a privilegiar a gestão do balneário acima do que é a sua ideia de jogo. A equipa não está a render o que deve porque neste momento não joga com os jogadores que melhor servem o seu modelo de jogo.

5. Com o regresso dos lesionados, isto é uma situação que tem obrigatoriamente de mudar se queremos subir o nível e ganhar algum troféu está época. É necessário outra rotação do plantel, é necessário que certos jogadores (João Mário à cabeça) saiam e outros entrem (Bah, Carreras, possivelmente Florentino e Neres), é porventura necessário ajustar o esquema tático e o meio-campo (Kokçu à esquerda faz bem mais sentido que João Mário a 8, ou até Aursnes à esquerda e Kokçu no meio quando (ou se?) Bah estiver recuperado). É preciso um avançado que as meta lá dentro.

6. São muitas questões em aberto e um verdadeiro teste à capacidade do Roger, que tem agora um mês de Fevereiro decisivo para recuperar os lesionados e sobretudo estabilizar a equipa. Veremos se é capaz disso.

Smballs

Citação de: player12 em 25 de Janeiro de 2024, 13:34
Citação de: Croissant em 25 de Janeiro de 2024, 13:21Aquela substituição para meter o Cabral foi à JJ :rir:
Devia ter entrado mais cedo é claro, devia ter tirado o João Mario que sinceramente está época não lhe apetece muito e o Kokçu idem porque jogava muito mais no Feyenoord apesar  estar a fazer um trabalho que devia ser o Tino ou outro medio a fazer com o Neves ao lado, também podia ser o Aursnes mas como só temos 1 não pode estar em todo lado.

o q dizem n faz qq sentido

ele meteu o cabral para os penaltys---tão somente isto !

Fazer passar a mensagem q meteu o jogador a 2min do fim, como se fosse esperar alguma coisa dele, parece-me profundamente desonesto !

+1benfiquista

Citação de: Harlem em 25 de Janeiro de 2024, 13:29Comunicação inenarrável que obviamente só faz com que existam ainda mais dificuldades na relação com os adeptos.

Não consegue admitir 1 mau jogo, não consegue explicar 1 opção que seja de forma clara.

Eu achei vergonhoso o que se passou no jogo com o Farense mas a verdade é que a postura dele não ajuda. E convém deixar claro que não acho que a reação seja justificada... apenas acho que é  2+2. Não quero cães raivosos mas ignorar o óbvio não é nada.

GloriosoSLB1904

Citação de: Borges Coutinho em 25 de Janeiro de 2024, 13:32O Benfica tem de começar, desde já, a pensar no próximo treinador. E eu defendo que os eixos devem ser estes:

- A Direção deve ter um plano interventivo na construção do plantel (com uma visão de curto, médio e longo prazo; os treinadores só têm a visão de curto prazo): os jogadores são desportistas de alto nível, mas são também ativos da SAD, não dá para andar contratar jogadores e passados 3 meses querer empandeirá-los para um lado qualquer;

- Um plantel é composto por 2 jogadores de raiz para cada uma das posições e todas as posições no terreno têm a mesma importância;

- O modelo de jogo é da incumbência do treinador, mas o Benfica tem de ter modelos de jogo alternativos, para os casos em que o jogo "emperra". A Direção deve obrigar, pois, o treinador a planificar modelos de jogo alternativos;

- Uma vez decidido o modelo de jogo base da equipa A, a equipa B e a sub-23 devem adotar o mesmo modelo de jogo, já que, na sua essência, estas equipas servem para munir a equipa A de jogadores;

- A equipa A e a B devem funcionar quase como se fossem uma única equipa: os jogadores que são contratados de realidades futebolísticas e/ou culturais muito diferentes da portuguesa, as jovens esperanças, os jogadores que vêm de lesões prolongadas e os jogadores em baixa de forma devem jogar na B, de forma a acelerar a sua (re)integração na A. Da mesma forma, o treinador da A deve estar permanentemente atento à evolução da B, chamando progressiva e continuamente jogadores que lá se destaquem;

- Se o treinador for estrangeiro, deve ser encorajado a aprender português o mais rapidamente possível, de forma a melhorar a comunicação interna e externa (isto partindo do princípio que a base do plantel do Benfica é constituída por jogadores de língua materna portuguesa, como se deseja).

Concordo com quase tudo menos com o ponto 3. Nem faz qualquer sentido um clube ter plano B ou C.

O clube não deve interferir diretamente no modelo de jogo do treinador. O clube tem é de definir o quer na filosofia de jogo e contratar um treinador que se enquadre nesse perfil. A partir dessa momento o treinador é que tem de definir os detalhes.

E a filosofia de jogo deve ser algo integrado na formação, dando espaço obvio para formação diversificada de jogadores. A equipa B é deve ser decalcada da equipa A com maior integração de ideias, jogadores e treinadores.

O curioso é que no futebol feminino há maior integreação entre equipa A e B que na equipa masculina.

ajnogueira

Citação de: _Xebola_ em 25 de Janeiro de 2024, 13:19
Citação de: Diogo Brito em 25 de Janeiro de 2024, 11:47Montanha russa again?

Nem nunca foi tão bom, nem tão mau.

É um treinador mediano para a realidade Sport Lisboa e Benfica. Que ainda está a colher os frutos do alinhamento de astros que ocorreu entre Agosto22-Janeiro23.

Já nem ligo.


Essa é outra.

Calha a porcalhada não ter entrado tão mal no campeonato no ano passado, e a gente tinha ganho era cabeças...

É, só falta mesmo agora dizer que o campeonato do ano passado onde fizemos 87 pontos foi mau e "tivemos sorte".

tiago1991

Citação de: +1benfiquista em 25 de Janeiro de 2024, 13:38
Citação de: Harlem em 25 de Janeiro de 2024, 13:29Comunicação inenarrável que obviamente só faz com que existam ainda mais dificuldades na relação com os adeptos.

Não consegue admitir 1 mau jogo, não consegue explicar 1 opção que seja de forma clara.

Eu achei vergonhoso o que se passou no jogo com o Farense mas a verdade é que a postura dele não ajuda. E convém deixar claro que não acho que a reação seja justificada... apenas acho que é  2+2. Não quero cães raivosos mas ignorar o óbvio não é nada.

muito dos adeptos também são culpados

ontem aquela do Cabral ia ser assobiada na luz, e no final o pessoal ia dizer que a culpa tinha sido da instabilidade