António Pacheco

Avançado, (1966-12-01 - 2024-03-20),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1987-1993), 224 jogos (14689 minutos), 51 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

dmc

Citação de: cepp em 20 de Março de 2024, 21:32Confirmado o óbito no mesmo dia em que perdi o meu pai.
Sentimentos á família

Um forte abraço.

KRF

Descansa em paz campeão

RAFL

Do ponto de vista do ser humano, uma morte é sempre de lamentar.

Do ponto de vista futebolistico, este jogador traiu o Benfica, ao recindir e ir para os rivais, nunca compreendi porque foi "perdoado" pelo lfv, com idas para a tribuna e para falar na BTV, para mim, ele e o paulo sousa serão sempre persona non grata.

vieirah1904

Lembro-me de ter lido numa entrevista dele à uns anos que o pior erro da sua vida tinha sido ter trocado o Benfica pelo Sporting no verão quente.

Ele dizia que, depois disso, a vida dele fora do futebol passou a ser um inferno, nem ao supermercado ou restaurante conseguia ir.

Rapidamente se arrependeu do que tinha feito. Nada a ver com a corja do Paulo Sousa.

pjmorce

Descança em paz grande Pacheco.
Vi agora o resumo do Benfica Sporting 1991/1992 (2-0) em que Pacheco marca o 2-0.
Muitos dos nossos actuais jogadores têm muito a corar em termos de atitude comparando com QUALQUER jogador da nossa equipa da altura.
Descança em paz grande Pacheco.

fdpdc666

Descansa em paz, Pacheco.

Ghost.Of.Red

Citação de: daniii95 em 19 de Março de 2024, 23:56
Citação de: ag0stinh0 em 19 de Março de 2024, 04:50A título de curiosidade, acrescento a forma acérrima e descomplexada com que apelidava de "lagartagem" e "lagartos", amigos e conhecidos que frequentavam o bar, sabendo da minha doença pelo Glorioso, picava todos aqueles que se metiam com ele, e ai de quem se atrevesse a falar mal do Glorioso na frente dele...
O célebre episódio do verão quente teve mais pormenores à mistura, entre eles, proposta pessoal do presidente dos corruptos do norte, que também o abordou aquando do conhecimento da debandada de jogadores que estavam descontentes pelos salários em atraso, e não eram só João Vieira Pinto e Paulo Sousa, havia outros com pré acordos de boca com os rivais.
Mudando de assunto, recordo também a conversa sobre uma das finais da Taça dos Campeões Europeus (a primeira que disputou) frente ao PSV, que o capitão de então estava "borradissimo" para bater o penalti... O resto é história, mas diz que foi a pior viagem de sempre que fez, a de regresso, não se ouvia ninguém no avião, quando voltaram a Portugal.
O porquê de, como adepto, só anos mais tarde voltar a aparecer e mostrar que o seu Benfiquismo continuava intacto, das principais razões, foi de evitar perto dos filhos, o insulto gratuito (que nunca condenou, facto ao episódio que protagonizou), por parte de sócios e simpatizantes que nunca lhe perdoaram esse Verão Quente.
Mas muitas outras histórias ficam por contar, como estatutos de balneário, as grupetas segundo as nacionalidades, os lugares marcados à mesa, as idas às Antas e tudo o que era feito em dias de jogos pela gamorra do norte, enfim...
Mas volto a salientar, tinha sempre um brilho tão especial quando falava no nosso Benfica, nunca se negava a falar com tanto amor e carinho pelo Glorioso.
Respirava muito Benfiquismo, não tenham dúvidas disso.

Um dos que tinha acordo depois jogou na Fiorentina e do Milan... Agora não me recordo do nome dele. Mas sei que o pai o prendeu num apartamento no Algarve

Sei que nesse verão quente o João Ponto esteve fugido. Ninguém sabia dele e depois o Jorge de Brito encontra-o de férias em Espanha acho eu. Esse esteve quase a ir para o Sporting

O Isaías há esta história que não sei se é verdade. Ele acaba a época com dois meses de ordenados em atraso. Quando chega ao aeroporto está um funcionário do Sporting para lhe fazer contrato, mas aparece um do Benfica disfarçado que se antecipa e paga esses dois ordenados em atraso e dá mais três meses adiantados

Tempos complicados. O benfiquismo do Jorge de Brito com a contratação do Futre fez com que o Benfica antecipasse receitas da RTP e deu o desastre que depois se viu. Na altura existia essa ideia de ter uma equipa ambiciosa, forte, com mística e virada para a Europa. Veio desde o tempo do João Santos com a vinda do Eriksson e de outros craques como o Thern, Schwarz, Valdo, regresso do Mozer... Muito desse dinheiro veio dos bolsos do Jorge de Brito

No Verão quente aconteceu que os cofres do estádio estavam vazios. Muito do dinheiro ou quase todo era do Jorge de Brito... Foi um bocado por influência da família que obrigaram a tirar o dinheiro de lá. Só para terem a noção o homem teve vender obras de arte dele para pagar ordenados.

João Santos, Jorge de Brito eram pessoas ambiciosas. Jorge de Brito acaba um bocado mal financeiramente devido ao seu amor pelo clube

Só mais umas histórias de dois presidentes que mostraram o seu amor ao clube ao contrário do lixo que pareceu desde 1994:

- João Santos quis contratar um atleta do Sporting para o atletismo. Esse atleta estava a passar mal financeiramente devido á crise do Sporting causado pelo Jorge "bigodes" Gonçalves. Esse atleta disse francamente que não queria ir para o Benfica devido ao seu Sportinguismo. João Santos compreendeu, e mesmo assim ajudou-o financeiramente. Era um bom homem e defendia o clube, com unhas e dentes, como foi em 1991 após o aparecimento do guarda Abel
- Em 1981, Ferreira Queimado sai do clube para dar lugar a Fernando Martins. Fernando Martins disse que no clube estavam 46 mil contos do bolso do Ferreira Queimado. O Ferreira Queimado disse: "Ah sim... Pode usar para o bem do clube. Assim que poder pode pagar-me... Mas não há pressa nenhuma". Pagou com as receitas europeias de 82/83

Após isto só temos bananas, vigaristas e gente sem pulso

O único que dou algum valor (pouco mas dou) é ao Vilarinho por tirar o Azevedo e dar credibilidade financeira ao clube. Mas desportivamente foi um 0 á esquerda

Estragaste tudo no último parágrafo.

Dar valor ao cavalo de troia do Vieira? O Vilarinho não foi mais do que um testa de ferro do Vieira que não se podia candidatar na altura (nem sei se depois podia, mas isso são outros quinhentos).

Ele só foi eleito pelo abraço do Eusébio e pela promessa do Jardel qu nunca veio.

slbenfica_croft

Citação de: Ghost.Of.Red em 21 de Março de 2024, 08:51
Citação de: slbenfica_croft em 20 de Março de 2024, 22:07Paz à sua alma e sentimentos à família. Dia triste.

- - -

Podia ter feito uma carreira muito melhor.

Tinha talento acima da média, mas era imensamente inconsistente. Pelo meio, algumas lesões que também ajudaram e muito a isso.

Talvez tenha sido o último extremo puro da história do futebol Português. E quando estava em dia sim era verdadeiramente desconcertante e um diabo à solta.

Foi pena ter fugido como um rato no verão quente. Arrependeu-se naturalmente pouco tempo depois. Não se arrependeu recentemente ao contrário do que alguns chegaram a dizer. Percebeu a merda que fez muito cedo.

Pensar que antigamente era possível encontrar um Paneira no Famalicão, um Pacheco num Portimonense, um Helder num Estoril, um Rui Águas no Portimonense, um Abel Xavier (mesmo que verdinho) num estrela, ...

O Pacheco que descanse em paz.

Era um excelente extremo.

Em relação ao que escreveste, acho que o Hélder destoa um pouco.
A maioria só se lembra da última passagem do Hélder. Quando já estava na fase descendente e depois de várias lesões. Nada a ver com o nível que chegou a ter ainda bastante mais novo.

Podia e devia ter feito carreira no Benfica em vez de ter saído cedo para o estrangeiro.

Até às lesões era muito bom central. E foi uma excelente aquisição vinda do Estoril. Baixo custo e entrou com naturalidade no 11.

Foi um erro a sua venda. Mas era já o Vietname a dar sinais de consolidação definitiva.

O melhor Hélder era bastante underrated.

ABenficaC

Quem não perdoa, não é perdoado.

O Pacheco mostrou arrependimento. Mesmo que não tivesse mostrado, seria o meu dever de prestar condolências à família

Ghost.Of.Red

Citação de: slbenfica_croft em 21 de Março de 2024, 09:52
Expandir...
Citação de: slbenfica_croft em 20 de Março de 2024, 22:07Paz à sua alma e sentimentos à família. Dia triste.

- - -

Tinha talento acima da média, mas era imensamente inconsistente. Pelo meio, algumas lesões que também ajudaram e muito a isso.

Talvez tenha sido o último extremo puro da história do futebol Português. E quando estava em dia sim era verdadeiramente desconcertante e um diabo à solta.

Foi pena ter fugido como um rato no verão quente. Arrependeu-se naturalmente pouco tempo depois. Não se arrependeu recentemente ao contrário do que alguns chegaram a dizer. Percebeu a merda que fez muito cedo.

Pensar que antigamente era possível encontrar um Paneira no Famalicão, um Pacheco num Portimonense, um Helder num Estoril, um Rui Águas no Portimonense, um Abel Xavier (mesmo que verdinho) num estrela, ...

A maioria só se lembra da última passagem do Hélder. Quando já estava na fase descendente e depois de várias lesões. Nada a ver com o nível que chegou a ter ainda bastante mais novo.

Podia e devia ter feito carreira no Benfica em vez de ter saído cedo para o estrangeiro.

Até às lesões era muito bom central. E foi uma excelente aquisição vinda do Estoril. Baixo custo e entrou com naturalidade no 11.

Foi um erro a sua venda. Mas era já o Vietname a dar sinais de consolidação definitiva.

Mas eu lembro-me do Hélder de todas as passagens.

Também me lembro da lentidão do Hélder e do Bermudez perante no Arthur no jogo da Supertaça na Luz.

Não era mau, mas nada por aí além, pelo menos eu não gostava, preferia de longe o Mozer, o Ricardo, o Aldair e na altura em que o Hélder estava até o William pézinhos de lã me dava mais garantias do que o Hélder.

Ele foi vendido porque o Benfica não tinha dinheiro, foi ele e também o Dimas, para entrarem o Glen Hélder e o Amaral e para sair o Autuori que não foi tido nem achado nessa equação.

Limentaen

Infelizmente era uma situação esperada, que descanse em paz

slbenfica_croft

Citação de: Ghost.Of.Red em 21 de Março de 2024, 09:58
Citação de: slbenfica_croft em 21 de Março de 2024, 09:52
Expandir...

- - -

Mas eu lembro-me do Hélder de todas as passagens.

Também me lembro da lentidão do Hélder e do Bermudez perante no Arthur no jogo da Supertaça na Luz.

Não era mau, mas nada por aí além, pelo menos eu não gostava, preferia de longe o Mozer, o Ricardo, o Aldair e na altura em que o Hélder estava até o William pézinhos de lã me dava mais garantias do que o Hélder.

Ele foi vendido porque o Benfica não tinha dinheiro, foi ele e também o Dimas, para entrarem o Glen Hélder e o Amaral e para sair o Autuori que não foi tido nem achado nessa equação.
no último ano do Hélder antes da saída já o Benfica estava no Vietname. Vale o que vale.

Não o estou a comparar a Mozer, Ricardo ou Aldair naturalmente.

Mas podia e devia ter feito carreira no Benfica. Não que por si só impedisse a travessia no deserto. Mas se todos os Hélderes tivessem ficado, se os Paneiras não fossem escorraçados, se todos os Tonis tivessem aguentado o barco em vez de trazer o rei Artur, ....

Foram muitos erros. E todos juntos a começar na direção tiveram grande impacto

madlock

Um grande jogador, benfiquista, cometeu um erro, e...?
Condolências á familia e amigos.
O Benfica que faça a sua parte!

Maxell

Paz à sua alma.

57 anos...partiu muito novo..

joaonunes

Que descanse em Paz.