Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

fdpdc666

Eriksson recorda jogos pelo Benfica e ambição antiga: «Sempre sonhei treinar o Liverpool».
Ex-técnico das águias respondeu ao convite de Klopp e revela como começou a paixão pelo clube inglês.




Sven-Göran Eriksson recordou o sonho que tinha em treinar o Liverpool e puxou a fita atrás para lembrar os jogos em que orientou o Benfica pela formação inglesa. A viver com um cancro em fase terminal, o sueco falou aos jornalistas ingleses na véspera do dia em que vai, então, cumprir uma ambição antiga, já que vai treinar os reds num jogo de lendas frente ao Ajax.

"O meu pai era adepto do Liverpool, veio daí. Escrevi para o clube para saber se podia participar num treino. Eles responderam-me e convidaram-me para ver um jogo. Foi fantástico. Durante muitos anos, o Liverpool dominou o futebol europeu. Defrontei-os pelo Benfica. Perdemos aqui 1-0... depois perdemos 5-1 em casa [n.d.r as águias perderam por 4-1]", disse, em alusão aos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus.

O técnico, na verdade, esteve muito perto de se tornar treinador do Liverpool, como revelou nesta sexta-feira. "É como um sonho. Sempre sonhei com o Liverpool e chegou a haver conversas nesse sentido. Estive muito perto de ser treinador do clube uma vez", frisou.

Assim, Eriksson está motivado para o seu último jogo da carreira. "Quando me convidaram, pensava que era uma piada. O 'You'll Never Walk Alone' é mágico. Estou expectante para esse momento. É importante ganharmos, mas não assim tanto. Sinto-me honrado e agradecido ao Liverpool por esta oportunidade", expressou, admitindo que a famosa música que os adeptos entoam antes de todos os jogos ainda lhe causam "arrepios."

Agradeceu convite de Klopp

Depois de anunciar que tinha um cancro no pâncreas, em janeiro deste ano, e que teria, no máximo, um ano de vida, Eriksson foi convidado pelo técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, a orientar os reds por um dia. Agora, o sueco respondeu: mostrou-se muito agradecido e pondera juntar-se ao alemão por um dia.

"Não falei com ele. Foi uma surpresa. Foi muito gentil da parte dele. Um dia eu vou. Ele está a fazer um trabalho fantástico. Fico triste que vá sair. Acredito que o Liverpool vai ganhar o campeonato", frisou.

Por Record

fdpdc666

Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!

Alexandre1976

Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!
Nessa mesma época também perdemos 4-1 em Guimarães quase no final do campeonato.A lesão do Humberto Coelho no inicio da temporada desestabilizou o nosso sector defensivo.Nesse jogo em Guimarães o Eriksson joga só com 3 defesas,tactica que utilizou em vários jogos na segunda volta desse campeonato.

joaoaria

Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!

Uma das minhas 1as grandes desilusões benfiquistas

Dandy

Citação de: joaoaria em 22 de Março de 2024, 18:32
Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!

Uma das minhas 1as grandes desilusões benfiquistas




   Tenho imagens mentais, do meu Pai, a acompanhar esse jogo pela rádio.




Dandy

Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!




   Tenho recordações de infância dessa noite. Não tanto do jogo ... mas, por exemplo, da circunstância de ter existido transmissão televisiva (coisa que, na época, era todo um acontecimento).

   Depois disso, já adulto, revi vezes sem conta a ficha do jogo disponibilizada pelo "zerozero".




Dandy







   No ano anterior, contra o Anderlecht, numa altura em que o Benfica só podia apresentar dois estrangeiros (Filipovic e Stromberg) em prova ... fez-me sempre enorme confusão como é que os belgas puderam jogar com 06 (seis) estrangeiros contra nós:


   » Peruzovic (Yug) ... fez os 180' da final

   » Hofkens (Ned) ... fez 90' da final

   » Olsen (Den) ... fez os 180' da final

   » Lozano (Esp) ... marcou o golo na Luz (e fez os 180')

   » Frimann (Den) ... fez os 180' da final

   » Brylle (Den) ... marcou o golo em Bruxelas


   Com excepção do espanhol, todos os restantes eram internacionais pelos seus respectivos países.





joaoaria

Citação de: Dandy em 23 de Março de 2024, 11:36
Citação de: joaoaria em 22 de Março de 2024, 18:32
Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!

Uma das minhas 1as grandes desilusões benfiquistas




   Tenho imagens mentais, do meu Pai, a acompanhar esse jogo pela rádio.





Até hoje o Rush não me sai da cabeça.
Avançado assustador para qualquer adversário.
Lamentável a morte do extraterrestre adepto inglês que apareceu no 3° anel e veio cá parar abaixo.
Mas isso são outros quinhentos

Trapattoni

Citação de: joaoaria em 23 de Março de 2024, 13:10
Citação de: Dandy em 23 de Março de 2024, 11:36
Citação de: joaoaria em 22 de Março de 2024, 18:32
Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!

Uma das minhas 1as grandes desilusões benfiquistas




   Tenho imagens mentais, do meu Pai, a acompanhar esse jogo pela rádio.





Até hoje o Rush não me sai da cabeça.
Avançado assustador para qualquer adversário.
Lamentável a morte do extraterrestre adepto inglês que apareceu no 3° anel e veio cá parar abaixo.
Mas isso são outros quinhentos
O que se passou com o adepto inglês?

Dandy

Citação de: joaoaria em 23 de Março de 2024, 13:10
Citação de: Dandy em 23 de Março de 2024, 11:36
Citação de: joaoaria em 22 de Março de 2024, 18:32
Citação de: fdpdc666 em 22 de Março de 2024, 18:11Aquele 1-4 de 1984 marcou-me profundamente.
Até então, a possibilidade de sofrer uma derrota caseira dessa magnitude nunca tinha passado sequer pela minha imaginação de menino.
Que grande equipa tinha esse Liverpool!

Uma das minhas 1as grandes desilusões benfiquistas




   Tenho imagens mentais, do meu Pai, a acompanhar esse jogo pela rádio.





Até hoje o Rush não me sai da cabeça.
Avançado assustador para qualquer adversário.
Lamentável a morte do extraterrestre adepto inglês que apareceu no 3° anel e veio cá parar abaixo.
Mas isso são outros quinhentos




   Posso dizer-te que nunca ouvi semelhante caso.

   Sei que houve agressões no estádio, nesse jogo, mas nunca ouvi falar de mortes ... por queda (acidental ou provocada) ou por qualquer outra razão.

   A própria reportagem da RTP, relativa ao jogo, mostra imagens de um inglês a ser agredido por um grupo de "valentes" benfiquistas.




Dandy


Kakarotto


Kakarotto


Kakarotto


https://www.liverpoolfc.com/news/memory-life-sven-goran-eriksson-reflects-anfield-experience-lfc-legends

An emotional Sven-Goran Eriksson made a 'memory for life' by being part of Saturday's charity match between Liverpool FC Legends and AFC Ajax Legends at Anfield.

francisco

Indesculpável o Rui da lágrima não o ter trazido para uma homenagem na Luz. Palavras leva-as o vento.